17/08/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão:
• Perceber que o relógio como instrumento que mede o tempo;
• Conhecer a história do relógio e o seu desenvolvimento em função das necessidades humanas;
• Desenvolver a noção do tempo vivido.
Concentração e tolerância para ouvir histórias e recontá-las.
Atividade – Ouvir e participar da história do relógio na humanidade.
1º MOMENTO – O professor deverá selecionar previamente os materiais sobre o tema para apresentar na roda para as crianças.
Fonte: Imagens google - pre-vestibular.arteblog.com.br
2º MOMENTO - É hora de contar a história! Primeiro, o professor traz imagens de diferentes relógios e/ou instrumentos que marcaram a história de sua evolução ao longo dos anos pela humanidade. Depois, o professor pede para as crianças organizarem as imagens pela ordem cronológica da evolução dos mesmos na história e, em seguida, pede para as crianças recontarem a história tomando como referência essa ordem.
A sugestão é que após a organização das imagens pelas crianças na roda, o professor vá construindo um texto coletivo com o que as crianças relatam, em um painel fixado na parede (papel madeira, cartolina etc), com base na ordem cronológica do surgimento dos diferentes tipos de relógios. Desse modo, a noção de tempo histórico se entrelaça com a noção desse instrumento de medida para marcar o tempo.
3º MOMENTO - Ao final da escrita pelo professor do texto coletivo ele faz a leitura do texto coletivo para as crianças e discute se realmente representa o que eles estudaram.
Para organização desta aula o professor poderá acessar os seguintes endereços eletrônicos:
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=24236.0
Nesta atividade o professor poderá analisar se as crianças entenderam a história contada sobre o relógio; se conseguem escolher dentre os modelos, aqueles que representam o texto lido; se fazem referência aos modelos que fazem parte do seu cotidiano e, enfim se recontam a história pesquisada, reconstruída e lida.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!