17/08/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
A partir desta aula, os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 anos, poderão:
Como sugestão antes da realização desta aula ministra-se as aulas que estão publicadas neste portal que tratam desta temática.
1º momento - O professor deverá deixar os relógios expostos na sala de aula para cada criança movimentar os ponteiros e marcar a hora da atividade (inicio e fim), nesse momento o professor deve utilizar o relógio convencional para fazer a leitura juntamente com as crianças. Caso isso não seja possível, deve encontrar uma estratégia de trabalho em duplas ou grupos de quatro alunos, para utilizar o relógio como referência e acompanhamento da atividade.
2 º momento - Antes das crianças iniciarem a atividade deve consultar o relógio real e marcar a hora em um mural que relaciona o tempo cronológico com o tempo metereológico e a data da atividade. Como apresentamos na figura abaixo:
3º momento - No final da atividade as crianças marcam a hora, movimentando os ponteiros dos relógios, conforme registraram no quadro demonstrativo do tempo.
Avalia se as crianças começaram: a apresentarem atitudes de se referenciar pelo relógio para a contagem do tempo necessário ao desenvolvimento da atividade planejada; a noção do tempo referente a uma hora, meia hora, e minutos (cinco, dez, quinze); a lógica do movimento dos ponteiros e da representação da hora (em qual direção movimentaram os ponteiros? Se orientaram pela lógica da relação da hora e dos minutos?; a habilidade de contar incluindo o valor menor no maior. Em cada atividade desenvolvida, o(a) professor(a) acompanha e avalia o nível de compreensão das crianças e os ajudam quando for necessário.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/07/2010
Cinco estrelasColega vc esta de parabens, por conseguir se organizar e preparar aula maravilhosa e encantadora.
24/03/2010
Cinco estrelasPrezada colega, fiquei maravilhada com o seu trabalho, pois comoe ducadora do infantil a 23 anos me estimula muito ver exemplos parecidos com os meus, acredito se todos vissem na educação infantil o pnta pé para transformar toda anossa educaçãoa s coisas seriam melhores na educação do país.Quando uma criança começa construindo sua aprendizagem ela vai longe. PARABÉNS!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a forma de ensinar as crianças desta idade, a utilizar-se do relógio para medir o tempo.