02/06/2011
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ter conhecimentos sobre alimentação.
AMBIENTE 1: Sala de aula
ATIVIDADE 1
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
● Revistas;
● Tesouras
Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
● Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
● A atividade será realizada em duplas, onde a formação das duplas ficará a critério do professor;
● Participação ativa das duplas na aula.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Sugere-se que o professor inicie a atividade questionando aos alunos sobre o que significa uma alimentação saudável. Na medida em que os alunos responderem, o docente deve registrar as respostas na lousa. Recomenda-se solicitar que os alunos devem procurar em revistas imagens que representem uma alimentação saudável e uma não saudável, e também, anotar no caderno porque consideram as imagens como representação destas alimentações (saudável e não saudável). Terminada a pesquisa os alunos devem apresentar as imagens e suas anotações e junto com o professor fazer a classificação das imagens.
MOMENTO DO ALUNO:
Esse é o momento em que os alunos estarão realizando a pesquisa e fazendo as anotações sobre alimentação saudável e não saudável. Recomenda-se ao professor acompanhar a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter, como por exemplo: em relação a quantidade de alimentos ingeridos e o peso do individuo. Propõe-se que o docente realize algumas perguntas para ajudar os alunos na realização da atividade, como: “Engorda mais ingerir gordura ou massa?”, “Por que os japoneses são associados a uma alimentação saudável?”.
DISCUSSÃO:
Esse é o momento em que as duplas estarão apresentando para a turma sua pesquisa e anotações. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “O que uma alimentação precisa para ser saudável?”; “Quais alimentos são considerados não saudáveis? Por quê?”, “Ser gordo é sinal de uma alimentação saudável? E os magros?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos façam a classificação das imagens que representamalimentações saudáveis e não saudáveis. Recomenda-se que com ajuda das informações dadas pelos alunos no inicio da aula e com base nas anotações das duplas o professor explique que uma alimentação saudável deve conter uma proporção de alimentos, como: carboidratos (macarrão, biscoitos, pães, arroz), proteínas (feijão, carne, ovos, lacticínios), gorduras (óleo, batata-frita, manteiga), vitaminas (A, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, potássio), onde não pode ser ingerida apenas uma classe de alimentos. Em relação a alimentação não saudável, sugere-se explicar que as propagandas na televisão e revistas ajudam que boa parte da população não se alimente corretamente, onde estão em grande parte direcionadas ao público infantil que pode ser verificada a partir do aumento de casos de obesidade infantil.
AMBIENTE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE
ATIVIDADE 2
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
● Imagens de alimentos;
● O computador com o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos;
● Data-show;
● Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO HIPERTEXTO:
Este hipertexto apresenta a pirâmide dos alimentos, onde os alunos irão clicar sobre um alimento que aparece na esteira e levá-lo até o local adequado na pirâmide, onde cada acerto vale um ponto. Os alunos terão um minuto e meio para levar os alimentos da esteira para a pirâmide. A pirâmide apresenta-se dividida em 7 grupos, onde apresenta o nome do grupo e a quantidade que deve ser consumida de cada grupo.
Fonte: Imagem do autor
PARA INSTALAÇÃO DO HIPERTEXTO:
1. Fazer o download do hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos através do site do BIOE:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13174
Obs: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do hipertexto proposto. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
2. O hipertexto também pode ser acessado online através do endereço:http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao-piramide.html
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade solicitando que a turma forme um círculo, onde cada aluno terá que escolher uma imagem de um alimento. Após a seleção das imagens, os alunos devem se reunir com outro colega que consideram possuir um alimento parecido. Se houver um data-show disponível, este poderá ser utilizado para projetar o hipertexto Jogo da Pirâmide dos alimentos, mostrando assim a imagem da pirâmide e dando as instruções de utilização do recurso educacional. Recomenda-se que os alunos anotem individualmente quantos pontos conseguiram.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em considerar que o tomate faz parte do grupo das verduras e legumes, e também, em saber sobre grãos e leguminosas. Propõe-se que o professor explique que o tomate é um fruto do tomateiro, onde por possuir um sabor salgado e ser usado geralmente em pratos culinários acaba causando dúvida em relação a sua classificação (verdura, legume ou fruta). Recomenda-se também explicar que as leguminosas são grãos de vagens (parte que reveste as sementes), onde o docente poderá levar para a sala de aula uma vagem ou mostrar uma imagem.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vagem/vagem-1.php
DISCUSSÃO:
Nesse momento os alunos deverão apresentar as suas observações e dificuldades no uso do recurso educacional, como também sua pontuação. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “Quais alimentos da pirâmide são mais consumidos pela população?”, “Que alimentos precisam ser consumidos com moderação? Por quê?”, “Por que os alimentos mais saudáveis não são muito consumidos?”
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. O professor deve explicar sobre a importância dos alimentos para uma alimentação saudável e de se respeitar a quantidade de cada alimento no momento das refeições objetivando uma alimentação balanceada.
ATIVIDADE 3: Construção da pirâmide
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
● Revistas;
● Tesouras;
● Caderno, lápis ou caneta;
● Cartolinas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Sugere-se que inicialmente, o professor explique que a atividade será realizada em oito equipes, onde cada equipe deverá ficar responsável por pesquisar na Internet sobre um grupo da pirâmide alimentar. Propõe-se abaixo uma sugestão de divisão das equipes:
1º grupo: cereais, pães, tubérculos (batata, batata-doce, inhame ou mandioca);
2º grupo: frutas;
3º grupo: legumes e verduras;
4º grupo: carnes e ovos;
5º grupo: leite, queijo e iogurte;
6º grupo: feijões;
7º grupo: óleos e gorduras;
8º grupo: açúcares e doces.
Durante a pesquisa, os alunos devem verificar os seguintes aspectos:
Concluída a pesquisa, os alunos deverão procurar em revistas imagens para ilustrar seu grupo da pirâmide alimentar e produzirem o cartaz.
Fonte: http://www.alexandersantos.com.br/2010/09/piramide-alimentar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AlexanderSantos+%28Alexander+Santos%29
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos buscarão cumprir as tarefas solicitadas, para isso, recomenda-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter, como por exemplo, em saber quais alimentos são considerados cereais e tubérculos. Sugere-se ao professor explicar que os tubérculos são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas que são utilizadas como alimento, por exemplo: rabanete, batata, nabo, batata-doce, cenoura, mandioca, beterraba, entre outros.Propõe-se explicar que os cereais são sementes ou grãos comestíveis, onde temos como representantes, por exemplo: arroz, aveia , milho, trigo, centeio, cevada.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes a construção do grupo da pirâmide alimentar e à pesquisa. Sugere-se algumas perguntas que o professor pode utilizar para iniciar o debate, como: “Qual grupo é mais importante da pirâmide alimentar?”, “Por que os grupos estão organizados em forma de pirâmide?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Desse modo, recomenda-se explicar que não podemos apenas consumir um grupo da pirâmide alimentar pois nenhum grupo contém todos os nutrientes necessários para o ser humano. A pirâmide deve ser lida de baixo para cima, onde os alimentos da base devem ser os mais consumidos e à medida que vai chegando ao topo deve ser diminuída a ingestão desses tipos de alimentos. Em relação ao açúcar, gorduras e sal, sugere-se explicar que eles estão presentes naturalmente nos alimentos, porém a ingestão particular deve ser alvo de atenção, já que o excesso pode acarretar problemas de saúde.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo da Pirâmide dos Alimentos | Hipertexto |
Acessando o link http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3, terá acesso aos Grupos de Alimentos, Cardápio, Tabela Energética entre outros.
O site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22955 apresenta áudios (em formato MP3) sobre alimentação saudável.
Na atividade 1 da sala de aula, o professor deve verificar se os alunos conseguiram relacionar os alimentos em saudáveis e não saudáveis. Na atividade 2 do Laboratório de Informática Educativa, sugere-se que o professor averigue a compreensão dos alunos sobre os alimentos que compõem a pirâmide alimentar. Na atividade 3 do Laboratório de Informática Educativa, recomenda-se que o professor verifique se os alunos entenderam sobre a funcionalidade da pirâmide alimentar para nossa saúde.
Quatro estrelas 4 classificações
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04/05/2015
Cinco estrelasÓtima proposta de aula, além dos alunos conhecerem ainda mais sobre os alimentos, uma atividade lúdica com jogos serve como um reforço do que ele aprendeu na teoria.
25/07/2013
Quatro estrelasTrabalhar a alimentação na escola é um elemento fundamental na vida dos alunos pois a mesma ajuda na ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, o maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos e a redução da ingestão de açúcar e sal. sabemos que em casa os pais não cuidam da alimentação dos seus filhos entao também é papel da escola ensinar.
08/04/2013
Quatro estrelasO trabalho com hipertexto faz com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo trabalhado. adorei a sugestão
06/11/2011
Quatro estrelasÓtimo material para aula pois o aluno também participa ativamente.