Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Vamos aprender a reciclar?

 

05/09/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vamos aprender a reciclar!

Ellis Batista Paiva Brito, VIVIANE SILVA DE ANDRADE, Luzia Michelle Nunes da Silva, DINA MARA PINHEIRO DANTAS, Hermínio Borges Neto, LIS DE MARIA MARTINS, DIANA DIOGENES GOIS, Nara Luiza de Almeida Cunha, Nara Luiza de Almeida Cunha

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
  • Reconhecer a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais e para a redução de lixo;
  • Selecionar o lixo de acordo com os materiais.
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades, os alunos deverão ter conhecimentos sobre os tipos de lixos existentes: plástico, papel, metal, vidro e orgânico.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop usados nesta aula:

KSpread   [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

atividades

Atividade 1: Que tipo de lixo pode ser reciclado?

Preparação do Ambiente: Para a realização dessa atividade serão utilizados objetos que exemplifiquem os tipos de lixo existentes, tais como:

  • Garrafa plástica de água;

  • Copo de vidro ;

  • Folha de caderno;

  • Latinha de refrigerante;

  • Casca de banana, etc.

Obs.: Esses elementos poderão ser levados para a sala de aula tanto pelo professor como pelos alunos.

Inicialmente, sugere-se que o professor proponha os seguintes questionamentos aos alunos: O que é lixo? Quais lixos são recicláveis? Quais lixos não são recicláveis? Em seguida, sugere-se ao docente relembrar com os alunos os tipos de lixo existentes. Para isso, serão utilizados os objetos descritos no campo “Preparação do Ambiente”. Convém ressaltar a importância da apresentação dos objetos um a um pelo professor, destacando a necessidade da separação do lixo para a reciclagem e preservação do meio ambiente.

Atividade 2: Separando o lixo

Após a conversa realizada na Atividade 1, propõe-se que o professor solicite aos alunos que se dividam em duplas e que construam no KSpread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica] do laptop uma tabela com tipos de lixo que eles conhecem, classificando-os em recicláveis e não recicláveis.

Exemplo da tabela:

LIXOS
RECICLÁVEIS NÃO-RECICLÁVEIS
   
   
   
   
   

Fonte: Imagem do autor

Os alunos preencherão a tabela para separar os lixos que foram expostos, como também, os que eles conhecem. Algumas dúvidas podem surgir em relação a determinados tipos de lixo, tais como: será que todo tipo de lata (de tinta, de veneno, de refrigerante) é reciclável? Será que a pilha é reciclável? Alguns alunos podem achar que todo tipo de lata é reciclável, porém o professor deverá explicar que latas de conteúdo tóxico (como latas de tinta, de veneno ou de gasolina) não são recicláveis. Elas tem a possibilidade de deixar resíduos de produtos tóxicos  que possam vir a ser prejudiciais à saúde caso sejam reciclados.

Atividade 3: Reciclar para reutilizar

Esse é o momento da apresentação das tabelas pelas duplas, onde o professor, junto com a turma, fará a discussão sobre as respostas dadas, sempre no intuito de estimular a curiosidade dos alunos em relação ao assunto abordado.

O professor deverá formalizar os aspectos estudados. Inicialmente, o professor poderá levantar uma discussão sobre a separação do lixo que os alunos poderiam fazer em suas residências. Em seguida, o professor poderá utilizar os objetos levados por ele ou pelos alunos, citando outros objetos utilizados em nosso cotidiano ou fazer desenhos na lousa que exemplifiquem cada tipo de lixo. Ao final desta atividade, é importante que o professor enfatize que os lixos recicláveis são aqueles que podem ser reutilizados após uma transformação química ou física, já os não recicláveis são aqueles que não podem ser reutilizados após uma transformação química ou física.

Após a discussão, os alunos poderão ver o vídeo "Programete: Criança Ecológica - Reciclagem", disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=ETHAkIkr8g4

 recic

A turma da criança ecológica salienta o porque devemos reciclar, especialmente nas grandes cidades.

Atividade 4: Jogo da Reciclagem

Jogo virtual para aprender a separar o lixo:

Endereço da animação/simulação (Jogo da Reciclagem): (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9910). O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização da animação/simulação proposta. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado: http://get.adobe.com/br/shockwave/

O Jogo da Reciclagem é uma animação/simulação educativa onde o aluno terá que ajudar o ratinho (Riba) a separar o lixo. Na tela inicial aparecerão as instruções para utilizar o objeto educacional, assim como as imagens das cinco lixeiras com os seus respectivos lixos que aparecerão na animação/simulação.

Animação/Simulação: Jogo da Reciclagem

imagem da animação/simulação

Fonte: Imagem do autor

O professor deverá explicar que a atividade será trabalhar uma animação/simulação, que consiste em um jogo educativo onde o aluno terá a possibilidade de separar o lixo colocando-o na lixeira correta. Logo após, ele deverá ler as instruções do jogo para os alunos. É importante que seja feita essa familiarização para o aluno sentir mais segurança quando for jogar.

Esse é o momento em que o professor irá discutir com os alunos acerca da animação/simulação utilizada. Ele poderá levantar alguns questionamentos: já conheciam os tipos de lixos mostrados? O que mais lhe chamou atenção na animação/simulação? Sentiram alguma dificuldade? O professor deverá explicar aos alunos que nem todos os lixos que aparecem na animação/simulação são recicláveis, e dizer quais são recicláveis e quais não são recicláveis.

Logo após a discussão, o conceito de separação de lixo deve ser formalizado. Desta forma, o professor deve explicar que cada tipo de lixo tem sua lixeira de cor específica: o lixo plástico deve ser jogado na lixeira de cor vermelha; o lixo de papel deve ser jogado na lixeira de cor azul; o lixo de metal deve ser jogado na lixeira de cor amarela; o lixo de vidro deve ser jogado na lixeira de cor verde e o lixo orgânico deve ser jogado na lixeira de cor marrom. O professor pode ressaltar também que as cores das lixeiras são padronizadas internacionalmente.

Atividade 5: Vamos separar o lixo produzido em sala de aula?

Nesta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

  • 05 (cinco) caixas de papelão médias (mais ou menos do tamanho de caixas de liquidificador);

  • Tinta guache nas cores: vermelho, azul, amarelo, verde, marrom e preta;

  • Pinceis médios;

  • Cola branca;

  • Tesoura sem ponta.

Sugere-se ao professor explicar que os alunos vão produzir as lixeiras e solicitar aos alunos para que, já divididos em equipes, sentem-se no chão da sala de aula. Logo depois, o professor deverá entregar a cada equipe os materiais para a realização da atividade e explicar que cada equipe ficará responsável por confeccionar 1 lixeira de determinada cor. O professor pode ainda nomear as equipes com as cinco cores das lixeiras. Por exemplo, a equipe vermelha ficará responsável por produzir a lixeira vermelha; a equipe azul pela lixeira azul e assim por diante.

COMO FAZER:

  1. Remover as abas superiores com a tesoura sem ponta;

  2. Colar a cartolina na caixa, de maneira que a envolva por completo, se uma cartolina não der, completar com um pedaço de outra. O fundo da caixa não precisa ser coberto;

  3. Na face escolhida para ser a frente da lixeira, com o pincel e a tinta preta faça o desenho do símbolo de reciclagem:

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/imagens/reciclagem-64.gif

  1. Depois de o desenho secar, com a tinta determinada para cada equipe (vermelho, azul, amarelo, verde ou marrom), pintar toda a caixa, contornando o desenho da reciclagem.

Sugere-se que o professor deixe os alunos trabalharem na construção das lixeiras para a sala de aula, onde o professor deve circular pela sala para dar alguma instrução em relação a produção. Ao terminarem de produzir, os alunos vão disponibilizar as lixeiras para serem usadas em sala de aula, colocando-as em um lugar escolhido por todos.

Recomenda-se que o professor reforce sobre a importância da coleta seletiva e diga que ela deve ser feita em todos os locais: em casa, na rua, na escola, etc. Ele também deverá acrescentar que existem pessoas que têm como profissão “catar lixo”, e quanto mais os lixos forem descartados corretamente, maior a possibilidade daquele lixo ser reaproveitado na reciclagem, o que preserva o meio ambiente.

Recursos Complementares

A seguir, alguns sites que contém os assuntos abordados nas atividades e que podem auxiliar o professor no desenvolvimento das mesmas, como também nos questionamentos feitos pelos alunos:

http://www.ecologiaonline.com/lixeiras-coloridas-facilitam-a-coleta-seletiva/ – Aborda a padronização das cores das lixeiras;

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15395 – Contém um vídeo sobre a coleta seletiva;

http://www.appaprado.org/AppaInformacoesLixo.htm –  Especifica o tempo de decomposição de determinados lixos;

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243 – Classifica alguns tipos lixos em recicláveis e não recicláveis;

http://arterabiscoseletras.blogspot.com/2010/09/jogo-corrida-ecologica.html – Jogo “Corrida  Ecológica”, é um jogo que pode ser feito depois da realização das 3 atividades;

http://www.greencicla.com.br/reciclagem.asp – Dá dicas sobre reciclagem;

http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/ – Blog do Portal do Professor sobre o Meio Ambiente.

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá identificar se os alunos reconheceram quais lixos são recicláveis e quais não são recicláveis. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos aprenderam a relacionar as cores das lixeiras com seus determinados tipos de lixo. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se o alunos conseguiram compreender a importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Rosária de Araujo Mandu, Prefeitura Municipal de Barroso secretaria de educação , Minas Gerais - disse:
    drosariaaraujo@yahoo.com.br

    12/09/2011

    Quatro estrelas

    Ativ.1.5 Eu Maria Rosária, gostei muito das estrategias usadas pela profissional. Foram estrategias claras e objetivas. Por se tratar de um tema da atualidade, foram usados recursos estimuladores e interessantes, formadores de conceitos e responsáveis por uma boa assimilação do conteúdo. Além de levar os alunos a reconhecerem o valor da reciclagem, possibilita também ao mesmo ser responsável pelo ambiente em que vive.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.