15/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
A instauração da Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964.
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nas três primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de músicas lançadas entre os anos de 1968 e 1987, nos quais a sociedade brasileira viveu sob o Regime Militar e, depois de seu fim, sob suas históricas consequências.
Analisaremos "Música de protesto", ou seja, músicas com conteúdo contestador (caracterizadas pela denúncia e protesto contra a repressão, por análises sobre os problemas sociais, culturais, econômicos e políticos da nação). É preciso, no entanto, ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade da produção musical contestadora do período.
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PROFESSOR!
Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.
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Na primeira atividade, analisaremos três músicas, as quais foram compostas e lançadas por artistas que participaram de alguns dos festivais musicais ocorridos no Brasil durante os anos 60 e começo da década seguinte. Tais eventos compõem a chamada "Era dos Festivais". Um número notável de compositores e intérpretes foram revelados nesses festivais, os quais serviram também como espaço de apresentação e difusão de canções que contestatavam as ações do Regime Militar. Para saber mais, visite o site: http://www.eradosfestivais.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2011
Dinâmica para desenvolvimento da atividade:
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Gilberto Gil concorreu com esta música no III Festival Internacional da Canção (FIC) - 1968. Para saber mais: http://www.eradosfestivais.com.br/festivais.php?idMidia=17&idFestival=10. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=BNeALhaMSjQ. Acesso em 16 de junho
Compositor: Gilberto Gil
Disco: Gilberto Gil
Gravadora, ano: Philips, 1968
Mais informações acerca deste disco: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Gil_%28%C3%A1lbum_de_1968%29. Acesso em 20 de junho
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LETRA
Você vai, eu fico
Você fica, eu vou
Daqui por diante
Fica decidido
Quem ficar, vigia
Quem sair, demora
Quem sair, demora
Quanto for preciso
Em nome do amor
Você vai, eu fico
Você fica, eu vou
Se eu ficar em casa
Fico preparando
Palavras de ordem
Para os companheiros
Que esperam nas ruas
Pelo mundo inteiro
Em nome do amor
Você vai, eu fico
Você fica, eu vou
Por uma questão de ordem
Por uma questão de desordem
Se eu sair, demoro
Não mais que o bastante
Pra falar com todos
Pra deixar as ordens
Pra deixar as ordens
Que eu sou comandante
Em nome do amor
Você vai, eu fico
Você fica, eu vou
Os que estão comigo
Muitos são distantes
Se eu sair agora
Pode haver demora
Demora tão grande
Que eu nunca mais volte
Em nome do amor
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/questao-de-ordem.html. Acesso em 16 de junho
Mais informações sobre este artista: http://www.gilbertogil.com.br/. Acesso em 16 de junho
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Caetano Veloso concorreu com esta música no III Festival Internacional da Canção (FIC) - 1968. Para saber mais, visite este link do blog SOBRE TODAS AS COISAS: http://calamengau.blogspot.com/2008/02/proibido-proibir-caetano-veloso.html. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-xkxIpeGVMc. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositor: Caetano Veloso
Disco: Singles
Gravadora, ano: PolyGram, 1999 (relançamento em CD)
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LETRA
A mãe da virgem diz que não.
E o anúncio da televisão.
E estava escrito no portão.
E o maestro ergueu o dedo.
E além da porta há o porteiro, sim.
Eu digo não.
Eu digo não ao não.
Eu digo.
É proibido proibir.
É proibido proibir.
É proibido proibir.
É proibido proibir.
Me dê um beijo, meu amor
Eles estão nos esperando
Os automóveis ardem em chamas
Derrubar as prateleiras
As estátuas, as estantes
As vidraças, louças, livros, sim
Eu digo sim
Eu digo não ao não
Eu digo
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir
É proibido proibir.
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/proibido-proibir.html. Acesso em 16 de junho de 2011
Mais informações sobre Caetano Veloso: http://www.caetanoveloso.com.br/?old. Acesso em 16 de junho de 2011
Mais informações sobre o conjunto Os Mutantes: http://mutantes.com. Acesso em 16 de junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Sergio Sampaio concorreu com esta música no VII Festival Internacional da Canção (FIC) - 1972. Para saber mais: http://www.eradosfestivais.com.br/festivais.php?idMidia=23&idFestival=16. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=90sB4HZNCd0. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositor: Sérgio Sampaio
Disco: Eu quero é botar meu bloco na rua
Gravadora, ano: Philips, 1972
Para ler sobre o disco, acesse este link do blog Samba Rock: http://arquivodosambarock.blogspot.com/2008/08/srgio-sampaio-eu-quero-botar-meu-bloco.html. Acesso em 20 de junho de 2011
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LETRA
Há quem diga que eu dormi de touca
Que eu perdi a boca, que eu fugi da briga
Que eu caí do galho e que não vi saída
Que eu morri de medo quando o pau quebrou
Há quem diga que eu não sei de nada
Que eu não sou de nada e não peço desculpas
Que eu não tenho culpa, mas que eu dei bobeira
E que Durango Kid quase me pegou
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar pra dar e vender
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar pra dar e vender
Eu, por mim, queria isso e aquilo
Um quilo mais daquilo, um grilo menos nisso
É disso que eu preciso ou não é nada disso
Eu quero todo mundo nesse carnaval...
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar pra dar e vender
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar pra dar e vender
Há quem diga que eu dormi de touca
Que eu perdi a boca, que eu fugi da briga
Que eu caí do galho e que não vi saída
Que eu morri de medo quando o pau quebrou
Há quem diga que eu não sei de nada
Que eu não sou de nada e não peço desculpas
Que eu não tenho culpa, mas que eu dei bobeira
E que Durango Kid quase me pegou
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar pra dar e vender
Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar pra dar e vender
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/sergio-sampaio/eu-quero-e-botar-meu-bloco-na-rua.html. Acesso em 16 de junho de 2011
Mais informações sobre Sérgio Sampaio: http://sergiobenditosampaio.blogspot.com/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem a contestação ao Regime Militar por parte desses artistas que participaram dos festivais da canção. Esta contestação é notável nas letras das músicas e suas possibilidades de interpretação, nos arranjos, instrumentações e formas de tocar/cantar.
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Nesta atividade analisaremos duas músicas, as quais foram compostas e lançadas por artistas ligados no Brasil ao gênero musical Rock, com carreiras ativas no começo da década de 1970. Por meio de suas músicas e posturas, tais artistas confrontaram a Ditadura durante os chamados "anos de chumbo", marcados pela intensa repressão militar. Para saber mais sobre esses anos, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anos_de_chumbo#Os_anos_de_chumbo_no_Brasil. Acesso em 16 de junho de 2011
Dinâmica sugerida:
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Esta música foi lançada no primeiro disco solo de Raul Seixas, que já havia lançado discos como integrante de conjunto musical, em fins dos anos 60. Neste primeiro disco, lançado em 1973, estão algumas das mais conhecidas músicas do artista, além da própria "Ouro de tolo". Mais informações sobre Raul Seixas, acesse o site do fã-clube oficial: http://raulsseixas.wordpress.com/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-pbC1QNXTEI. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositor: Raul Seixas
Disco: KRIG-HA, BANDOLO!
Gravadora, ano: Philips, 1973
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LETRA
Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês
Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar um Corcel 73
Eu devia estar alegre e satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa
Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa
Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado
Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto: E daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes
Pra conquistar, e eu não posso ficar aí parado
Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Pra ir com a família ao Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos
Ah! Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco praia, carro, jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco
É você olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
Que só usa dez por cento de sua
Cabeça animal
E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
Que está contribuindo com sua parte
Para nosso belo quadro social
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/raul-seixas/ouro-de-tolo.html. Acesso em 16 de junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música faz parte do primeiro disco da banda Secos e Molhados, lançado em 1973 e que fez considerável sucesso na época. Para ler sobre a carreira da banda, use este link: http://www2.uol.com.br/secosemolhados/secos/crono.htm. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=1Nfp-a7TD-4. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositor: João Ricardo - Solano Trindade
Disco: Secos e Molhados
Gravadora, ano: Continental, 1973
LETRA
Mulher barriguda que vai ter menino
qual o destino
que ele vai ter?
que será ele
quando crescer?
Haverá guerra ainda?
tomara que não,
mulher barriguda,
tomara que não...
Disponível em: http://letras.terra.com.br/secos-molhados/138105/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem a contestação ao Regime Militar no começo dos anos 70. A música de Raul Seixas pode ser tratada como um "deboche" ao Regime Militar, que estava reprimindo categorias da sociedade e propagando o Milagre Econômico; enquanto que a música dos Secos e Molhados é uma denúncia sobre o crescimento demográfico desorganizado que o Brasil vivia - e ainda vive, além de dizer diretamente "não" à guerra.
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Nesta atividade analisaremos três músicas, as quais foram compostas e lançadas nos anos 80, às vesperas e após a chamada "Redemocratização do Brasil", com o fim do Regime Militar. Por meio da análise das músicas e das posturas das bandas que as interpretam, o objetivo é que se perceba o confronto desses artistas com a Ditadura e com aquilo que restava dela, mesmo após a queda do regime. Para ler mais sobre essa geração de artistas, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_brasileiro_na_d%C3%A9cada_de_1980. Acesso em 16 de junho de 2011
Dinâmica sugerida:
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Esta música foi lançada em primeira versão pelo conjunto paulista Ultraje a Rigor no ano de 1983. Analisaremos o clipe feito para divulgação da banda em 1984, no qual utilizou-se a segunda versão gravada da música. Esta banda é uma das mais representativas do cenário surgido nos anos 80. Para saber mais sobre o conjunto, acesse: http://www.ultraje.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=9aHoWTs6xE0. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositor: Roger Moreira Rocha
Disco: Nós vamos invadir sua praia
Gravadora, ano: Warner, 1984 (versão do clipe)
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LETRA
(vô cantar tudo de novo, ô ?!)
A gente não sabemos
Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente...
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
A gente faz carro
E não sabe guiar
A gente faz trilho
E não tem trem prá botar
A gente faz filho
E não consegue criar
A gente pede grana
E não consegue pagar...
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
A gente faz música
E não consegue gravar
A gente escreve livro
E não consegue publicar
A gente escreve peça
E não consegue encenar
A gente joga bola
E não consegue ganhar...
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
A gente somos "inúteu"!
"Inúteu"!
"Inúteu"!
"Inúteu"!
Inú! inú! inú...
Disponível em: http://letras.terra.com.br/ultraje-a-rigor/49189/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Atenção: esta música poderá ser analisada numa colaboração com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá discutir com os alunos as questões geradas a partir dos erros propositais na letra.
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música foi lançada pelo conjunto paulista Titãs no ano de 1986, ou seja, logo após o fim do Regime Militar. Os Titãs também são uma das mais representativas bandas do cenário dos anos 80. Para saber mais sobre o conjunto, acesse: http://www.titas.net/index.php. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=f3_eP1SWFwE. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositor: Charles Gavin
Disco: Cabeça Dinossauro
Gravadora, ano: Warner, 1986
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LETRA
Sinto no meu corpo
A dor que angustia
A lei ao meu redor
A lei que eu não queria...
Estado Violência
Estado Hipocrisia
A lei não é minha
A lei que eu não queria...
Meu corpo não é meu
Meu coração é teu
Atrás de portas frias
O homem está só...
Homem em silêncio
Homem na prisão
Homem no escuro
Futuro da nação
Homem em silêncio
Homem na prisão
Homem no escuro
Futuro da nação...
Estado Violência
Deixem-me querer
Estado Violência
Deixem-me pensar
Estado Violência
Deixem-me sentir
Estado Violência
Deixem-me em paz... (3x)
Disponivel em: http://letras.terra.com.br/titas/48970/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA
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Esta música foi lançada pelo conjunto Plebe Rude no ano de 1987, ou seja, após o fim do Regime Militar. A banda foi formada em Brasília, tendo se mudado para o Rio de Janeiro após conseguir contrato com a gravadora EMI para seu primeiro disco, lançado em 1985. Para mais informações sobre este conjunto, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebe_Rude. Acesso em 16 de junho de 2011
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=xCnoCp_1Zs8. Acesso em 16 de junho de 2011
Compositores: Philippe Seabra e André X
Disco: Nunca fomos tão brasileiros
Gravadora, ano: EMI, 1987
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LETRA
Unidade repressora oficial
A censura, a censura
única entidade que ninguém censura
Hora pra dormir
hora pra pensar
Porra meu papai
deixa me falar
Unidade repressora oficial
A censura, a censura
única entidade que ninguém censura
Contra a nossa arte está a censura
abaixo a postura, viva a ditadura
Jardel com travesti, censor com bisturi
corta toda música que vocês não vão ouvir
Unidade repressora oficial
A censura, a censura
única entidade que ninguém censura
Nada para ouvir, nada para ler
nada para mim, nada pra você
nada no cinema, nada na TV
nada para mim, nada pra você
Unidade repressora oficial
Unidade repressora oficial
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Disponivel em: http://letras.terra.com.br/plebe-rude/125441/. Acesso em 16 de junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem os protestos musicais contra o Regime Militar nos anos 80. A música do conjunto Ultraje a Rigor, por meio de sua letra recheada de erros propositais, denunciava de maneira humorada e rebelde alguns problemas do Brasil, como o analfabetismo e a existência da própria Ditadura (que não permitia a eleição direta para presidente). A música dos Titãs protestava contra as formas de repressão do Estado, como prisões e torturas. Por fim, a música da banda Plebe Rude denunciava a existência da censura, ocorrida durante o período militar e mesmo depois de seu fim.
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Como última atividade desta aula, propõe-se a realização de paródias pelos alunos.
Atenção: aqui os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que irá esclarecê-los acerca das possibilidades da paródia e orientá-los na realização da tarefa.
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ORIENTAÇÕES GERAIS:
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Conheça o projeto "Charge & Paródia nas aulas de História", que poderá ajudar na realização desta atividade: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/09/resumo-do-projeto-charge-parodia-nas.html. Acesso em 20 de junho de 2011
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Algumas possibilidades de socialização e/ou exposição das paródias:
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Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2013
Quatro estrelasMuito legal! Vou utilizar a estratégia com os meus alunos do 2º ano.
07/12/2012
Cinco estrelasAchei a aula criativa e animada, além de desenvolver o pensamento crítico e questionador do aluno. Parabéns
05/10/2012
Cinco estrelasótima iniciativa! com letra, link para vídeos e contexto histórico! recomendei aos meus alunos, embora não seja de nenhuma das áreas diretamente envolvidas no assunto. Sou de Biologia. Parabéns!
31/08/2012
Cinco estrelasmuito boas as aulas, conteudo bem completo e explicativo.
16/05/2012
Cinco estrelasMuito boa e interessante a estrutura do plano de aulas. No ano anterior utilizei algumas dessas músicas para desenvolver aulas do mesmo tema. Esse ano usarei algumas ideias do site também.
24/08/2011
Cinco estrelasExcelente aula! Ajuda a traçar um panorama muito interessante sobre a música de protesto produzida nesse período. Parabéns!
11/08/2011
Cinco estrelasEstá otima era tudo q eu precisava