15/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
A instauração da Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964.
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nas três primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de músicas lançadas durante a década de 1970, na qual o Brasil viveu sob a Ditadura Militar, marcada pela repressão de governo aos movimentos de oposição e, ao mesmo tempo, pela propaganda de um "país de progresso" (aparentemente sem tensões sociais e manifestações de insatisfação ao regime). Enquanto isso, questões como a racial pairavam sobre a sociedade, como ocorre ainda hoje.
Analisaremos "Músicas populares bregas", ou seja, músicas lançadas por artistas que tiveram significativa preferência popular nos anos 70 e cujos temas são situações da vida cotidiana, como o amor não correspondido, o casamento e as belezas do país, mas também a questão da desigualdade racial e suas consequências históricas. Esses artistas ainda carecem de crédito na história da música popular brasileira.
É preciso ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade da produção musical considerada "Brega". Para ler mais sobre o tema, acesse este link da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brega. Acesso em 19 junho de 2011
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PROFESSOR!
Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.
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Nesta atividade analisaremos duas músicas, as quais foram compostas por artistas da "Música popular brega" e lançadas durante a década de 1970. Tais músicas conquistaram expressiva execução Brasil afora, sendo utilizadas como trilha sonora em campanhas promovidas pela Ditadura Militar. Em virtude disso, artistas como a dupla Dom e Ravel foram negativamente relacionados ao regime. Para saber mais, leia a entrevista com Ravel, na qual o cantor esclarece acerca da suposta relação com a Ditadura: http://www.censuramusical.com/includes/entrevistas/RAVEL.pdf. Acesso em 16 junho de 2011
Dinâmica para desenvolvimento da atividade:
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Esta música foi composta por Dom, da dupla Dom e Ravel, e foi sucesso primeiro nesta gravação de Os Incríveis, conjunto cuja trajetória está relacionada com o movimento chamado de Jovem Guarda, nos anos 60. Para saber mais sobre a história da banda, leia esta entrevista com dois de seus integrantes originais: http://www.jovemguarda.com.br/entrevista-incriveis.php. Acesso em 18 junho de 2011
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Link no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=tpLwgrTYUnY. Acesso em 18 junho de 2011
Compositor: Dom
Disco: Eu te amo meu Brasil / Quando vejo o sol (compacto simples - vinil de 7 polegadas)
Gravadora, ano: RCA Victor, 1970
Para acessar a discografia completa do conjunto Os Incríveis, acesse este outro link do site JOVEM GUARDA: http://www.jovemguarda.com.br/discografia-os-incriveis.php. Acesso em 18 junho de 2011
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LETRA
As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais valor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras
Vou plantar amor
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul, anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas-mulatas.
Brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui
Porque existe amor
No carnaval os povos querem vê-las
No colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras
Vou plantar amor
Adoro meu Brasil de madrugada
Na hora em que estou com meu amor
A mão de Deus abençoou
A minha amada vai comigo aonde eu for
As noites do Brasil, tem mais beleza
A hora chora de tristeza e dor
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora
Enquanto eu planto o amor
Disponível em: http://letras.terra.com.br/dom-ravel/979917/. Acesso em 18 junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música foi um dos maiores sucessos da dupla Dom e Ravel, no começo dos anos 70. Para saber mais sobre a dupla, leia este texto do blog CIFRANTIGA: http://cifrantiga2.blogspot.com/2010/07/dom-e-ravel.html. Acesso em 18 junho de 2011
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Link no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=6cuW0HtovaY. Acesso em 18 junho de 2011
Compositores: Dom - Domingos Leoni
Disco: Terra Boa
Gravadora, ano: RCA Victor, 1971
Para ver a capa do disco e a relação de todas as músicas, acesse: http://anos70-80-90.blogspot.com/2011/06/dom-ravel-1971-terra-boa.html. Acesso em 18 junho de 2011
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LETRA
Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Um povo todo pelos seus caminhos se encontrar
Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Você e eu, e toda nossa gente se abraçar
Eu quero te abraçar
Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Passando na calçada ver crianças a brincar
Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Nos campos e cidades a alegria quero encontrar
Eu quero encontrar
Não quero ver, não, não quero ver
O choro atrás dos rastros que você deixar,
O conflito dominar, as novas gerações,
O desamor e a tristeza em tantos corações
Só o amor constrói
Por favor plante uma flor
Prá florir nosso país,
Quem destrói a paz
Não verá jamais
Um irmão feliz
Disponível em: http://letras.terra.com.br/dom-ravel/979919/. Acesso em 18 junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos analisem a utilização pelo Regime Militar de músicas compostas por artistas "bregas", por meio das quais o regime buscou difundir que o Brasil estava em franco desenvolvimento, e não caracterizado por tensões, conflitos e pela repressão aos movimentos opositores.
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Nesta atividade analisaremos mais duas músicas, as quais foram compostas por artistas da "Música popular brega" e lançadas durante a década de 1970. Tais músicas conquistaram expressiva execução Brasil afora, mas também geraram problemas com a Ditadura Militar, devido aos temas e abordagem de suas letras. Assim, esses artistas tiveram que dar satisfações ao regime.
Dinâmica para desenvolvimento da atividade:
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Esta música foi lançada em 1973, sendo um dos maiores sucessos nacionais da época. Porém, mesmo com a grande repercussão, o nome de Odair José ainda carece de reconhecimento na história da música brasileira, a exemplo de outros artistas "bregas". Para ler mais sobre a trajetória do cantor e compositor, acesse este link do blog MÚSICA DAS ANTIGAS: http://musicadasantigas.blogspot.com/2007/05/odair-jos-odair-jos-1973.html. Acesso em 18 junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=Hgdt05KX4MU. Acesso em 18 junho de 2011
Compositor: Odair José
Disco: Uma vida só (Pare de tomar a pílula) (compacto simples - vinil de 7 polegadas)
Gravadora, ano: CBS, 1973
Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/odair-jose/discografia. Acesso em 18 junho de 2011
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LETRA
Já nem sei há quanto tempo
Nossa vida é uma vida só
E nada mais
Nossos dias vão passando
E você sempre deixando
Tudo pra depois
Todo dia a gente ama
Mais você não quer deixar nascer
O fruto desse amor
Não entende que é preciso
Ter alguém em nossa vida
Seja como for
Você diz que me adora
Que tudo nessa vida sou eu
Então eu quero ver você
Esperando um filho meu
Entao eu quero ver você
Esperando um filho meu
(refrão)
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)
Você diz que me adora
Que tudo nessa vida sou eu
Entao eu quero ver você
Esperando um filho meu
Entao eu quero ver você
Esperando um filho meu
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)
Disponível em: http://letras.terra.com.br/odair-jose/283387/. Acesso em 18 junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música foi um dos maiores sucessos de Waldick Soriano, lançada em 1974. A versão que iremos ouvir/assistir foi gravada ao vivo, nos anos 2000. Para saber mais sobre a vida e carreira do artista, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Waldick_Soriano. Acesso em 18 junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=7-kHtzijxtw&feature=related. Acesso em 18 junho de 2011
Compositor: Osmath Duck
Disco: Segue o teu caminho
Gravadora, ano: RCA Victor, 1974
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LETRA
Hoje que a noite está calma
E que minha alma esperava por ti
Apareceste afinal
Torturando este ser que te adora
Volta, fica comigo só mais uma noite
Quero viver junto a ti
Volta, meu amor
Fica comigo, não me despreze
A noite é nossa e o meu amor pertence a ti
Hoje eu quero paz,
Quero ternura em nossa vida
Quero viver, por toda vida, pensando em ti
Hoje eu quero paz,
Quero ternura em nossa vida
Quero viver, por todo vida, pensando em ti
Disponível em: http://www.letras.com.br/waldick-soriano/tortura-de-amor. Acesso em 18 junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/reflitam sobre a confrontação ao Regime Militar por artistas "bregas". A música de Odair José, ao propor em refrão o fim do uso da pílula, contrariava a Campanha Nacional de Controle de Natalidade, promovida pelos militares na época. Já a música interpretada por Waldick Soriano, por sua vez, usava uma "palavra proibida", tocando num assunto delicado, isto é, a questão da tortura - não assumida, mas praticada pela Ditadura Militar no Brasil.
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Nesta atividade analisaremos outras duas músicas compostas por artistas da "Música popular brega" e lançadas durante a década de 1970. Tais músicas levantam o tema do racismo naquele contexto, relatando situações que caracterizam a desigualdade racial no Brasil, tal como ela se manifesta ainda hoje.
Dinâmica para desenvolvimento da atividade:
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Esta música foi lançada em 1971, como integrante do primeiro disco de Evaldo Braga, "o ídolo negro". As suas interpretações fizeram significativo sucesso nesses anos, versando sobre situações cotidianas, como relacionamentos amorosos. Para saber mais, acesse este site em homenagem ao cantor: http://evaldobraga.com/. Acesso em 18 junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=YIkWRnTWmwE. Acesso em 18 junho de 2011
Compositor: Osmano Navarro
Disco: O ídolo negro
Gravadora, ano: Polydor, 1971
Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/evaldo-braga/discografia. Acesso em 18 junho de 2011
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LETRA
Eu não sei, porque seus pais não compreendem
Que nós dois, nos adoramos de verdade
Não concordam com a nossa união
Simplesmente por orgulho ou vaidade
Sou humilde, sem fortuna, reconheço
Mas honrado, otimista e bom amigo
Seu desprezo pouco caso eu não mereço
Vou mostrar com meu valor, o que eu consigo
(refrão)
O amor não tem pátria ou preconceito
É divino, puro e simples, meu senhor
Nesta vida todos nós temos direito
De escolher alguém pra ser o seu amor
Sua filha me quer bem, estou contente
Para mim, é jóia de grande valor
(solo)
Se o senhor, vai dá-la a alguém futuramente
Seja prudente, dê pra quem lhe tenha amor
(refrão)
Se o senhor, vai dá-la a alguém futuramente
Seja prudente, dê pra quem lhe tenha um grande amor
Disponível em: http://letras.terra.com.br/evaldo-braga/1309149/. Acesso em 18 junho de 2011
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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Esta música foi lançada no segundo disco de Wando, em 1975, época em que suas canções se baseavam mais no Samba que na música romântica. A partir dos anos 80 o artista ficou mais conhecido como "cantor romântico", com elementos sensuais/eróticos passando a caracterizar as letras de suas músicas. Para saber mais, acesse o site oficial do artista: http://www.wando.com.br/. Acesso em 19 junho de 2011
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=uwLuvB63_9I&feature=related. Acesso em 19 junho de 2011
Compositores: Magro - Wando
Disco: Wando
Gravadora, ano: Beverly, 1975
Para mais informações sobre a carreira de Wando e a relação das músicas que compõem o seu segundo disco, acesse este blog: http://blogdonikita.blogspot.com/2011/02/wando-wando-1975.html. Acesso em 19 junho de 2011
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LETRA
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É preto, é branco
Todo mundo é igual
Na guerra da folia
É paz no carnaval
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Lá no Rio, no Rio de Janeiro
Existe um velho batuqueiro
Que já não batuca mais
Tem o corpo curtido
Tem as pernas cansadas
Traz as mãos esquecidas
Traz a boca calada
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Agora o velho batuqueiro
É velho batuqueiro e cansado
Mas traz o orgulho no peito
De ver o seu Rio falado
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É preto, é branco
Todo mundo é igual
Na guerra da folia
É paz no carnaval
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Agora o velho batuqueiro
É velho batuqueiro e cansado
Mas traz o orgulho no peito
De ver o seu Rio falado
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É preto, é branco
Todo mundo é igual
Na guerra da folia
É paz no carnaval
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Atenção: esta letra de música não se encontra disponível na Internet, portanto a transcrição é nossa.
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Para a análise da música:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos analisem a abordagem do tema da desigualdade racial durante o Regime Militar por artistas "bregas". A música interpretada por Evaldo Braga aborda uma situação preconceituosa, na qual a condição financeira do rapaz, característica da desigualdade racial ainda visível em nosso país, esbarra nos valores do pai da moça. Já a música composta e interpretada por Wando, além de defender a igualdade racial, aborda as marcas deixadas pela escravidão e o orgulho da causa negra.
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Como última atividade desta aula, propõe-se a realização de paródias pelos alunos.
Atenção: aqui os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que irá esclarecê-los acerca das possibilidades da paródia e orientá-los na realização da tarefa.
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ORIENTAÇÕES GERAIS:
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Conheça o projeto "Charge & Paródia nas aulas de História", que poderá ajudar na realização desta atividade: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/09/resumo-do-projeto-charge-parodia-nas.html. Acesso em 20 de junho de 2011
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Algumas possibilidades de socialização e/ou exposição das paródias:
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Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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15/07/2011
Cinco estrelasNa verdade, achei muito dinâmico o seu planejamento, trazendo um resgate histórico, oportunizando uma diversidade de estratégias metodológicas, por conseguinte, construção de conhecimento na perspectiva da interdisciplinaridade. Muito bom!