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“Música popular brega” durante a Ditadura Militar no Brasil - UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar e analisar a produção musical “popular brega” entre 1964-1985
  • Valorizar a trajetória e atuação de cantores e cantoras brasileiros populares durante o período militar, “esquecidos pela História”
  • Relacionar a produção “brega” à conjuntura política durante a ditadura
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A instauração da Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964.

Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

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ORIENTAÇÃO INICIAL

Nas três primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de músicas lançadas durante a década de 1970, na qual o Brasil viveu sob a Ditadura Militar, marcada pela repressão de governo aos movimentos de oposição e, ao mesmo tempo, pela propaganda de um "país de progresso" (aparentemente sem tensões sociais e manifestações de insatisfação ao regime). Enquanto isso, questões como a racial pairavam sobre a sociedade, como ocorre ainda hoje.

Analisaremos "Músicas populares bregas", ou seja, músicas lançadas por artistas que tiveram significativa preferência popular nos anos 70 e cujos temas são situações da vida cotidiana, como o amor não correspondido, o casamento e as belezas do país, mas também a questão da desigualdade racial e suas consequências históricas. Esses artistas ainda carecem de crédito na história da música popular brasileira.

É preciso ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade da produção musical considerada "Brega". Para ler mais sobre o tema, acesse este link da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brega. Acesso em 19 junho de 2011

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PROFESSOR!

Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.

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Atividade I- Músicas utilizadas pela Ditadura

Nesta atividade analisaremos duas músicas, as quais foram compostas por artistas da "Música popular brega" e lançadas durante a década de 1970. Tais músicas conquistaram expressiva execução Brasil afora, sendo utilizadas como trilha sonora em campanhas promovidas pela Ditadura Militar. Em virtude disso, artistas como a dupla Dom e Ravel foram negativamente relacionados ao regime. Para saber mais, leia a entrevista com Ravel, na qual o cantor esclarece acerca da suposta relação com a Ditadura: http://www.censuramusical.com/includes/entrevistas/RAVEL.pdf. Acesso em 16 junho de 2011

 Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da Ditadura Militar no Brasil.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

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Música 1- "Eu Te Amo Meu Brasil" com Os Incríveis

Esta música foi composta por Dom, da dupla Dom e Ravel, e foi sucesso primeiro nesta gravação de Os Incríveis, conjunto cuja trajetória está relacionada com o movimento chamado de Jovem Guarda, nos anos 60. Para saber mais sobre a história da banda, leia esta entrevista com dois de seus integrantes originais: http://www.jovemguarda.com.br/entrevista-incriveis.php. Acesso em 18 junho de 2011

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Link no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=tpLwgrTYUnY.  Acesso em 18 junho de 2011

Os Incríveis

Compositor: Dom

Disco: Eu te amo meu Brasil / Quando vejo o sol (compacto simples - vinil de 7 polegadas)

Gravadora, ano: RCA Victor, 1970

Para acessar a discografia completa do conjunto Os Incríveis, acesse este outro link do site JOVEM GUARDA: http://www.jovemguarda.com.br/discografia-os-incriveis.php.  Acesso em 18 junho de 2011

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LETRA

As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais valor

O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras
Vou plantar amor

Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul, anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil

As tardes do Brasil são mais douradas-mulatas.
Brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui
Porque existe amor

No carnaval os povos querem vê-las
No colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras
Vou plantar amor

Adoro meu Brasil de madrugada
Na hora em que estou com meu amor
A mão de Deus abençoou
A minha amada vai comigo aonde eu for

As noites do Brasil, tem mais beleza
A hora chora de tristeza e dor
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora
Enquanto eu planto o amor

Disponível em: http://letras.terra.com.br/dom-ravel/979917/. Acesso em 18 junho de 2011

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Para a análise da música:

  1. Como é a introdução da música? Quais instrumentos musicais você pode reconhecer? Explique.
  2. Qual descrição do Brasil vemos na letra?
  3. Você consegue perceber os motivos que levaram esta música a ser utilizada pela Ditadura Militar? Utilize alguns versos para justificar a resposta.
  4. Confronte a letra da música com o momento político vivido no Brasil naquele contexto. Para ajudar na resposta, leia o texto "Documentos da Aeronáutica revelam detalhes da repressão na ditadura", publicado no site do jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/13/documentos-da-aeronautica-revelam-detalhes-da-repressao-na-ditadura-924238158.asp. Acesso em 19 junho de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Música 2- "Só o amor constrói" com Dom e Ravel

Esta música foi um dos maiores sucessos da dupla Dom e Ravel, no começo dos anos 70. Para saber mais sobre a dupla, leia este texto do blog CIFRANTIGA: http://cifrantiga2.blogspot.com/2010/07/dom-e-ravel.html. Acesso em 18 junho de 2011

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Link no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=6cuW0HtovaY. Acesso em 18 junho de 2011

Dom e Ravel

Compositores: Dom - Domingos Leoni

Disco: Terra Boa

Gravadora, ano: RCA Victor, 1971

Para ver a capa do disco e a relação de todas as músicas, acesse: http://anos70-80-90.blogspot.com/2011/06/dom-ravel-1971-terra-boa.html. Acesso em 18 junho de 2011

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LETRA

Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Um povo todo pelos seus caminhos se encontrar
Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Você e eu, e toda nossa gente se abraçar
Eu quero te abraçar

Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Passando na calçada ver crianças a brincar
Eu quero ver, minha gente eu quero ver,
Nos campos e cidades a alegria quero encontrar
Eu quero encontrar

Não quero ver, não, não quero ver
O choro atrás dos rastros que você deixar,
O conflito dominar, as novas gerações,
O desamor e a tristeza em tantos corações

Só o amor constrói
Por favor plante uma flor
Prá florir nosso país,
Quem destrói a paz
Não verá jamais
Um irmão feliz

Disponível em: http://letras.terra.com.br/dom-ravel/979919/. Acesso em 18 junho de 2011

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Para a análise da música:

  1. Qual a sensação ao se escutar esta música? Como é a interpretação da dupla?
  2. Qual mensagem é passada na letra?
  3. Você consegue compreender os motivos que levaram esta música a ser utilizada pela Ditadura Militar? Utilize alguns versos para justificar a resposta.
  4. Confronte a letra da música com o momento político vivido no Brasil. Para ajudar na resposta, leia o texto "Ufanismo, Ditadura Militar e o Brasil", assinado pelo internauta Luiz Guilherme C.: http://luizguilhermec.wordpress.com/2011/01/06/ufanismo-ditadura-militar-e-o-brasil/. Acesso em 19 junho de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos analisem a utilização pelo Regime Militar de músicas compostas por artistas "bregas", por meio das quais o regime buscou difundir que o Brasil estava em franco desenvolvimento, e não caracterizado por tensões, conflitos e pela repressão aos movimentos opositores.

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Atividade II- Músicas que incomodaram o regime

Nesta atividade analisaremos mais duas músicas, as quais foram compostas por artistas da "Música popular brega" e lançadas durante a década de 1970. Tais músicas conquistaram expressiva execução Brasil afora, mas também geraram problemas com a Ditadura Militar, devido aos temas e abordagem de suas letras. Assim, esses artistas tiveram que dar satisfações ao regime.

Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da Ditadura Militar no Brasil.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

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Música 1- "Pare de tomar a pílula" com Odair José

Esta música foi lançada em 1973, sendo um dos maiores sucessos nacionais da época. Porém, mesmo com a grande repercussão, o nome de Odair José ainda carece de reconhecimento na história da música brasileira, a exemplo de outros artistas "bregas". Para ler mais sobre a trajetória do cantor e compositor, acesse este link do blog MÚSICA DAS ANTIGAS: http://musicadasantigas.blogspot.com/2007/05/odair-jos-odair-jos-1973.html. Acesso em 18 junho de 2011

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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=Hgdt05KX4MU. Acesso em 18 junho de 2011

Odair José

Compositor: Odair José

Disco: Uma vida só (Pare de tomar a pílula) (compacto simples - vinil de 7 polegadas)

Gravadora, ano: CBS, 1973 

Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/odair-jose/discografia. Acesso em 18 junho de 2011

 

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LETRA

Já nem sei há quanto tempo
Nossa vida é uma vida só
E nada mais

Nossos dias vão passando
E você sempre deixando
Tudo pra depois

Todo dia a gente ama
Mais você não quer deixar nascer
O fruto desse amor

Não entende que é preciso
Ter alguém em nossa vida
Seja como for

Você diz que me adora
Que tudo nessa vida sou eu
Então eu quero ver você
Esperando um filho meu
Entao eu quero ver você
Esperando um filho meu

(refrão)
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)

Você diz que me adora
Que tudo nessa vida sou eu
Entao eu quero ver você
Esperando um filho meu
Entao eu quero ver você
Esperando um filho meu

Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Pare de tomar a pílula
Porque ela não deixa o nosso filho nascer (3x)

Disponível em: http://letras.terra.com.br/odair-jose/283387/. Acesso em 18 junho de 2011

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Para a análise da música:

  1. Como é a interpretação do cantor? Qual a sensação ao se escutar esta música?
  2. Qual o  tema abordado na letra? E qual opinião acerca deste tema é cantada em versos?
  3. Você compreende os motivos pelos quais esta música contrariou o Regime Militar? Explique. Para ajudar na resposta, leia o texto "A censura é brega", assinado por Silvio Anaz e publicado na revista Aventuras na História: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/censura-brega-434196.shtml. Acesso em 19 junho de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Música 2- "Tortura de amor" com Waldick Soriano

Esta música foi um dos maiores sucessos de Waldick Soriano, lançada em 1974. A versão que iremos ouvir/assistir foi gravada ao vivo, nos anos 2000. Para saber mais sobre a vida e carreira do artista, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Waldick_Soriano. Acesso em 18 junho de 2011

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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=7-kHtzijxtw&feature=related. Acesso em 18 junho de 2011

Waldick Soriano

Compositor: Osmath Duck

Disco: Segue o teu caminho

Gravadora, ano: RCA Victor, 1974

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LETRA

Hoje que a noite está calma
E que minha alma esperava por ti
Apareceste afinal
Torturando este ser que te adora

Volta, fica comigo só mais uma noite
Quero viver junto a ti
Volta, meu amor
Fica comigo, não me despreze
A noite é nossa e o meu amor pertence a ti

Hoje eu quero paz,
Quero ternura em nossa vida
Quero viver, por toda vida, pensando em ti

Hoje eu quero paz,
Quero ternura em nossa vida
Quero viver, por todo vida, pensando em ti

Disponível em: http://www.letras.com.br/waldick-soriano/tortura-de-amor. Acesso em 18 junho de 2011

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Para a análise da música:

  1. Como é a interpretação do cantor? E a participação do público durante a execução da música?
  2. Qual tema é abordado na letra?
  3. Você pode imaginar os motivos para que esta música contrariasse a Ditadura Militar? Explique. Para ajudar na resposta, leia este texto, assinado por Sandra Maria Castanho, de Maringá-PR: http://www.urutagua.uem.br//02sandra.htm. Acesso em 19 junho de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/reflitam sobre a confrontação ao Regime Militar por artistas "bregas". A música de Odair José, ao propor em refrão o fim do uso da pílula, contrariava a Campanha Nacional de Controle de Natalidade, promovida pelos militares na época. Já a música interpretada por Waldick Soriano, por sua vez, usava uma "palavra proibida", tocando num assunto delicado, isto é, a questão da tortura - não assumida, mas praticada pela Ditadura Militar no Brasil.

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Atividade III- Músicas que trataram da desigualdade racial

Nesta atividade analisaremos outras duas músicas compostas por artistas da "Música popular brega" e lançadas durante a década de 1970. Tais músicas levantam o tema do racismo naquele contexto, relatando situações que caracterizam a desigualdade racial no Brasil, tal como ela se manifesta ainda hoje.

Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da Ditadura Militar no Brasil.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

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Música 1- "Eu amo sua filha, meu senhor" com Evaldo Braga

Esta música foi lançada em 1971, como integrante do primeiro disco de Evaldo Braga, "o ídolo negro". As suas interpretações fizeram significativo sucesso nesses anos, versando sobre situações cotidianas, como relacionamentos amorosos. Para saber mais, acesse este site em homenagem ao cantor: http://evaldobraga.com/. Acesso em 18 junho de 2011

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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=YIkWRnTWmwE. Acesso em 18 junho de 2011

Evaldo Braga

Compositor: Osmano Navarro

Disco: O ídolo negro

Gravadora, ano: Polydor, 1971

Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/evaldo-braga/discografia. Acesso em 18 junho de 2011

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LETRA

Eu não sei, porque seus pais não compreendem
Que nós dois, nos adoramos de verdade
Não concordam com a nossa união
Simplesmente por orgulho ou vaidade

Sou humilde, sem fortuna, reconheço
Mas honrado, otimista e bom amigo

Seu desprezo pouco caso eu não mereço
Vou mostrar com meu valor, o que eu consigo

(refrão)
O amor não tem pátria ou preconceito
É divino, puro e simples, meu senhor

Nesta vida todos nós temos direito
De escolher alguém pra ser o seu amor

Sua filha me quer bem, estou contente
Para mim, é jóia de grande valor

(solo)
Se o senhor, vai dá-la a alguém futuramente
Seja prudente, dê pra quem lhe tenha amor

(refrão)

Se o senhor, vai dá-la a alguém futuramente
Seja prudente, dê pra quem lhe tenha um grande amor


Disponível em: http://letras.terra.com.br/evaldo-braga/1309149/. Acesso em 18 junho de 2011

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Para a análise da música:

  1. Como você analisa a interpretação do cantor? E o arranjo da música?
  2. Qual tema é abordado nesta letra? Você pode imaginar e descrever as situações narradas em versos?
  3. Você percebe a questão da desigualdade racial na letra? Explique, utilizando alguns versos. E para ajudar na resposta, leia esta notícia do site VERMELHO: http://www.vermelho.org.br/rj/noticia.php?id_noticia=152455&id_secao=101. Acesso em 19 junho de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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Música 2- "Velho Batuqueiro" com Wando

Esta música foi lançada no segundo disco de Wando, em 1975, época em que suas canções se baseavam mais no Samba que na música romântica. A partir dos anos 80 o artista ficou mais conhecido como "cantor romântico", com elementos sensuais/eróticos passando a caracterizar as letras de suas músicas. Para saber mais, acesse o site oficial do artista: http://www.wando.com.br/. Acesso em 19 junho de 2011

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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=uwLuvB63_9I&feature=related. Acesso em 19 junho de 2011

Wando

Compositores: Magro - Wando

Disco: Wando

Gravadora, ano: Beverly, 1975

Para mais informações sobre a carreira de Wando e a relação das músicas que compõem o seu segundo disco, acesse este blog: http://blogdonikita.blogspot.com/2011/02/wando-wando-1975.html. Acesso em 19 junho de 2011

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LETRA

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É preto, é branco

Todo mundo é igual

Na guerra da folia

É paz no carnaval

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Lá no Rio, no Rio de Janeiro

Existe um velho batuqueiro

Que já não batuca mais

Tem o corpo curtido

Tem as pernas cansadas

Traz as mãos esquecidas

Traz a boca calada

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Agora o velho batuqueiro

É velho batuqueiro e cansado

Mas traz o orgulho no peito

De ver o seu Rio falado

-

É preto, é branco

Todo mundo é igual

Na guerra da folia

É paz no carnaval

-

Agora o velho batuqueiro

É velho batuqueiro e cansado

Mas traz o orgulho no peito

De ver o seu Rio falado

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É preto, é branco

Todo mundo é igual

Na guerra da folia

É paz no carnaval

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Atenção: esta letra de música não se encontra disponível na Internet, portanto a transcrição é nossa.

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Para a análise da música:

  1. Como é o arranjo da música? Quais instrumentos você pode identificar? Sabe em que gênero musical se baseia esta música? Explique.
  2. Interprete a primeira estrofe: "É preto, é branco / Todo mundo é igual / Na guerra da folia / É paz no carnaval". Qual mensagem trazem esses versos?
  3. Quais características do "velho batuqueiro" são expostas na letra? Que pessoas e/ou grupos sociais este personagem está representando?
  4. Você pode relacionar esta música à questão da desigualdade racial no Brasil? Explique.

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos analisem a abordagem do tema da desigualdade racial durante o Regime Militar por artistas "bregas". A música interpretada por Evaldo Braga aborda uma situação preconceituosa, na qual a condição financeira do rapaz, característica da desigualdade racial ainda visível em nosso país, esbarra nos valores do pai da moça. Já a música composta e interpretada por Wando, além de defender a igualdade racial, aborda as marcas deixadas pela escravidão e o orgulho da causa negra.

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Atividade IV- Parodiando nas aulas de história

 

3 atividades de casa

Como última atividade desta aula, propõe-se a realização de paródias pelos alunos.

Atenção: aqui os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que irá esclarecê-los acerca das possibilidades da paródia e orientá-los na realização da tarefa.

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ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • A atividade poderá ser desenvolvida individualmente, ou em duplas, conforme critério do professor.
  • Os alunos devem fazer paródias a partir de músicas que fazem parte de seu cotidiano.
  • Os temas a serem explorados nas paródias devem ser relacionados à Ditadura Militar, tais como: as propagandas de governo ufanistas; a censura prévia durante o regime; a existência da tortura e outras formas de repressão militar aos opositores; a desigualdade racial no Brasil.

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Conheça o projeto "Charge & Paródia nas aulas de História", que poderá ajudar na realização desta atividade: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/09/resumo-do-projeto-charge-parodia-nas.html. Acesso em 20 de junho de 2011

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Algumas possibilidades de socialização e/ou exposição das paródias:

  1. Leitura/interpretação em sala de aula, pelo(s) próprio(s) autor(es).
  2. Publicação no jornal da escola, ou no blog da turma na Internet, das melhores paródias. Para informações acerca de como montar um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 20 de junho de 2011
  3. Apresentação no festival de calouros da escola, ou em evento similar.

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Recursos Complementares

Filme que o professor pode assistir para aprofundamento do tema "Música popular brega":

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Aula do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento da aula:

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Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Eneilde Ramos, SEDUC , Maranhão - disse:
    eneildes@hotmail.com

    15/07/2011

    Cinco estrelas

    Na verdade, achei muito dinâmico o seu planejamento, trazendo um resgate histórico, oportunizando uma diversidade de estratégias metodológicas, por conseguinte, construção de conhecimento na perspectiva da interdisciplinaridade. Muito bom!


Sem classificação.
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