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De lagarta à borboleta: uma metamorfose delirante. UCA

 

05/07/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Meu mel, meu mal: Importância ambiental das abelhas. UCA.

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar a metamorfose inerente ao ciclo vital das borboletas
  • Identificar as particularidades das diferentes fases de vida desse inseto.
  • Avaliar a importância ambiental desse inseto e a relevância de não interromper o seu ciclo vital.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Animais invertebrados - Insetos.

Ciclo vital

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Assistindo e discutindo vídeo e música

Como motivação para o início do estudo desse tema sugerimos que o professor oriente os alunos para que,  utilizando seus laptops Classmate, acessem um vídeo que apresenta cenas da metamorfose inerente ao ciclo vital das borboletas e mariposas.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc&feature=related. Acessado em 12/06/2011.

metamorfose ambulante

Imagem do vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc&feature=related. Acessado em 12/06/2011.

Antes de iniciarem a visualização do vídeo, o professor deverá enfatizar com os alunos a importância de prestarem atenção às imagens e também à música de Raul Seixas "Metamorfose Ambulante".

Possibilitar aos alunos um tempo para, pelo menos, duas visualizações do vídeo inteiro, a fim de que consigam captar detalhes do processo de metamorfose explicitado no vídeo e a relação entre letra da música e as imagens.

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão:

  • O que mais chama a atenção no vídeo?
  • Você já visualizou alguma dessas cenas no seu cotidiano? Descreva essa(s) experiência(s) vivenciada(s).

  • Quantos tipos diferentes de animais aparecem nas imagens? Explique.

  • Que relações podem ser estabelecidas entre a letra da música e as imagens exibidas no vídeo?

  • Procure no dicionário o significado da palavra "metamorfose" e registre.

Os alunos poderão consultar um dicionário virtual, utilizando seu computador UCA, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => Google. No espaço de "busca" digitar "dicionário" e escolher qual (ou quais) utilizar.

Os registros poderão ser feitos diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento nesse momento de socialização para os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos. É possível que os alunos considerem a lagarta como um animal e a borboleta como outro, distinto deste. Se isso acontecer, o professor deverá corrigir esse erro conceitual enfatizando que a lagarta é uma fase da vida da borboleta ou da mariposa. 

Possibilidade de interdisciplinaridade: a letra da música traz aspectos peculiares e interessantes a serem mais bem explorados pelos professores de Filosofia e Sociologia. Cabe ao professor de Ciências procurar esses colegas e propor um planejamento conjunto para um aprofundamento desse conteúdo, considerando essas outras áreas de conhecimento. 

Atividade 2- Desvendando a metamorfose das borboletas.

metamorfose fases

Fonte da imagem:http://bioglossa.wikispaces.com/file/view/bitmap-em-metamorfose-camiseta-corel.jpg/88560815/bitmap-em-metamorfose-camiseta-corel.jpg. Acessado em 12/06/2011.

Dando sequência ao estudo, sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem outro vídeo que ilustra, detalha e relata a metamorfose inerente ao ciclo vital das borboletas e mariposas. Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio:http://www.youtube.com/watch?v=Lt3w3cmx85Q&feature=related  (Acessado em 12/06/2011). Esse vídeo é narrado em inglês, o que dificulta a compreensão do que é narrado por alunos do ensino fundamental. Por isso deve ser usado, para que os alunos descrevam, por escrito, o que as imagens mostram sobre a metamorfose desses insetos.

Os registros deverão ser feitos diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) e salvo como "A metamorfose das borboletas".

Após esse primeiro momento de acesso e registros individuais, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam apresentar uns para os outros as suas considerações.

Em seguida, cada aluno deverá fazer um novo acesso de seu computador UCA, do mesmo vídeo, porém com legenda em português, disponível no endereço: http://www.mundofox.com.br/br/videos/grandes-migracoes/desenvolvimento-das-borboletas/659849031001/. Acessado em 12/06/2011.

Reunidos no mesmo grupo anterior, os alunos deverão discutir a descrição do processo feita inicialmente de forma individual e, juntos, fazerem a correção e a adequação dos mesmos, complementando o que não foi percebido ou não satisfatoriamente descrito.

Após essa discussão, os alunos deverão ler, individualmente, em seu computador UCA, dois textos de aprofundamento teórico, acessando-os diretamente da internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox).  No campo de "endereço" deverão digitar primeiramente o sítio: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 (acessado em 12/06/2011).

Os alunos deverão ler o texto, observar as imagens e registrar os nomes e as características de cada fase de vida das borboletas.

Registrar tais fases, também, na forma de desenhos.

Após esses registros, os alunos deverão digitar no endereço, o segundo sítio: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/borboleta.htm (acessado em 12/06/2011). Deverão ler o texto, observar as imagens e registrar informações complementares sobre de cada fase de vida das borboletas, assim como características da biologia desses animais, tais como classificação, habitat, alimentação, reprodução, anatomia e fisiologia. 

Por fim, os alunos deverão acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=8cQ8lBi5ask&feature=related (acessado em 12/06/2011), para que possam entender, por meio de uma descrição bem humorada, como acontece a metamorfose no ciclo de vida da borboleta.

Atividade 3 - Produção de textos e ilustrações em grupos

casulo início

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_nN0f3X7fVRQ/TMXz4_uV1MI/AAAAAAAAADg/KTHJ-o-7X0M/s1600/Web0001metamorfoseII.jpg. Acessado em 12/06/2011.

Terminados as leituras e os registros, os alunos deverão discutir em grupos o que foi registrado e, em seguida, fazer duas atividades:

1- Produzir um texto único,  utilizando o editor de texto  KWord, que:

  • Conceitue e descreva a metamorfose pela qual passam borboletas com descrição de cada fase;
  • Caracterize esse grupo de insetos quanto à sua biologia.

2- Ilustrar, por meio de desenhos, as fases da metamorfose das borboletas.

Para tanto, os alunos poderão utilizar o programa Tux Paint, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital.

Concluída a ilustração, os alunos deverão salvá-la e, juntamente com o texto, enviar ao professor, por e-mail, para avaliação.

borb fases 1 imag

Fonte da imagem: http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/73213_Papel-de-Parede-Borboleta-no-Final-da-Metamorfose_1024x768.jpg, Acessado em 12/06/2011.

pardal borb

Fonte da imagem: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2008/07/borboletas.jpg. Acessado em 12/06/2011.

Atividade 4- Pesquisas em grupos

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para avaliar a importância ambiental desse inseto e a relevância de não interromper o seu ciclo vital, o professor deverá distribuir os alunos em oito grupos para que possam fazer pesquisas na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.

Cada aluno deverá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada aluno e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o KWord. O texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Cada dois grupos farão a pesquisa sobre o mesmo tema e enviarão seus textos separadamente ao professor, mas nas atividades 5 e 6 deverão se unir e montar uma única apresentação e socializá-la, com as contribuições de ambos.

Temas a serem pesquisados.

1 - Borboletas do Brasil

Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=992&sid=2. Acessado em 12/06/2011.

2 - A caça às borboletas

Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=994&sid=2. Acessado em 12/06/2011.

3 - O alarme soa quando somem as borboletas

Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1987/conteudo_110942.shtml#top. Acessado em 12/06/2011.

4 - Borboletas indicam a qualidade ambiental

Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2007/ju349pag12.html. Acessado em 12/06/2011.

Atividade 5 - Montagem das apresentações do conteúdo pesquisado

Terminados os registros, os grupos que pesquisaram o mesmo tema deverão montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o  programa "KPresenter", seguindo os comandos: Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação. As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.

As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6- Socialização do trabalho do grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

 

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os textos e as ilustrações produzidos pelos grupos (atividade 2); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 4, 5 e 6).

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