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Utilizando gráficos estatísticos para descobrir preferências e discutir atitudes

 

06/06/2011

Autor e Coautor(es)
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Francisco Arton Barroso de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Alana Souza de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Victor Gomes Pinto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Elzon Cezar Bezerra Junior

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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IVANEIDE FERREIRA FARIAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Magalli Germano Sampaio

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ivaneide Ferreira Farias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a habilidade de análise de dados;

- Interpretar conceitos de representação gráfica através dos gráficos de colunas, setores e linhas.

Duração das atividades
5 horas - aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções de porcentagem;

- Regra de três simples;

-Ângulos;

-Quatro operações fundamentais com os números naturais.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1:  Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta atividade serão: cartolina, cola, tesoura, papel colorido (nas cores acordadas para esta atividade), fita adesiva, canetinhas hidrocor, computador, o projetor multimídia e o vídeo “Dando Ibope” disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15186

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Inicialmente recomenda-se que os alunos assistam ao vídeo “Dando Ibope”, este aborda amostragem e tipos de pesquisa estatística.

Após esse momento, o professor discutirá com os alunos as informações contidas no vídeo, como por exemplo: amostra, estatística, tipo de pesquisa estatística, confiabilidade dos resultados estatísticos, eleições para governantes de um modo geral.

Em seguida, o docente deverá propor os seguintes questionamentos aos alunos: Qual é a maior torcida do Brasil? Quantas escolas estaduais há no Brasil? Quantos alunos desta escola gostam de Matemática?

Após os comentários dos alunos, o docente deverá informá-los que respostas para esse tipo de pergunta, em geral, são obtidas a partir de uma pesquisa estatística, ou seja, um trabalho de coleta e análise de dados.

Assim, o professor deverá propor a seguinte atividade: Através de uma pesquisa estatística responda qual é a disciplina preferida pelos alunos dessa série? E a menos preferida?

Antes de iniciar os trabalhos da pesquisa o professor deverá registrar os palpites de cada aluno quanto às duas perguntas.

Para a coleta de dados, os alunos deverão se dividir em quantos grupos forem as turmas referentes a sua série, ou seja, se a turma for de 9º ano e a escola possuir três turmas de 9º ano, então serão formados três grupos. Cada um destes ficará responsável por uma turma e perguntará a cada um dos alunos dessa referida turma qual é a sua disciplina preferida.

Para a organização das informações, os alunos deverão confeccionar quadradinhos 7cm x 7cm com uma cor referente a cada disciplina, como mostra a distribuição abaixo :

-Azul: Português

-Rosa: Ciências

-Preto: Matemática

-Amarelo: Geografia

-Verde: História

-Lilás: Língua estrangeira

-Laranja: Educação Física

Observação: As cores podem seguir a listagem abaixo ou serem acordadas entre os alunos. Disciplinas poderão ser acrescentadas ou suprimidas de acordo com o currículo da escola.

Nestes quadradinhos deverão ser registrados o número de alunos que preferem a disciplina referente a cor já estabelecida. Ao final da coleta de dados os alunos de cada grupo deverão somar os registros efetuados nos cartões referentes a cada cor.

Os dados deverão ser registrados em um único gráfico a partir das informações coletadas pelos grupos. Para a construção desse gráfico, o professor deverá orientar os alunos a desenharem numa cartolina dois eixos (um vertical e outro horizontal). No eixo horizontal serão escritos os nomes das disciplinas, e no eixo vertical uma escala de valores que representará o número de alunos.  Segue abaixo, um exemplo desse tipo de gráfico:

aula3

Fonte: http://www.estudamos.com.br/graficos/

MOMENTO DO ALUNO: 

Neste momento os alunos realizarão a coleta de dados e a organização de dados, como também a construção do gráfico.

DISCUSSÃO:

O professor deverá solicitar aos alunos que descrevam a sua experiência de pesquisa, destacando fatos que lhes chamaram atenção e as dificuldades que tiveram ao longo dessa atividade desde a coleta de dados até a construção do gráfico. Objetivando ampliar a discussão sobre a pesquisa estatística realizada, o docente deverá propor aos alunos os seguintes questionamentos: Vocês poderiam citar outro exemplo de levantamento de dados que poderiam ser representados por esse tipo de gráfico? Existe outra maneira para apresentar graficamente os dados obtidos?

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que neste momento o professor anexe o gráfico construído no quadro branco e em seguida solicite aos alunos a apresentação dos dados obtidos (a organização desta apresentação ficará a critério dos grupos formados inicialmente).

Caso nenhum aluno comente, o professor deverá ressaltar que esse tipo de gráfico é utilizado geralmente para mostrar comparações entre grupos, principalmente para mostrar extremos, ou seja, o mais ou o menos..., neste caso os grupos são os alunos que preferem determinada disciplina, e os extremos são representados pela disciplina mais e menos preferida por eles.

Em seguida, professor e alunos deverão comparar os palpites coletados no início da atividade com os resultados da pesquisa.

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade será desenvolvida em cinco grupos. A escolha dos componentes ficará a critério dos próprios alunos. E os recursos utilizados serão: Cartolina, transferidor, papel colorido (nas cores acordadas para esta atividade), lápis e canetinhas hidrocor.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, recomenda-se que o professor explique o que é gráfico de setores, segue abaixo uma sugestão de definição:

O gráfico de setores, também conhecido como gráfica pizza, é um dos mais simples  recursos gráficos, sua construção é baseada no  fato de que o círculo possui 360º , sendo que este círculo é dividido em  fatias de acordo com o percentual em cada categoria”.

Fonte:www.lo.unisal.br/sistemas/professores/rene/.../GRÁFICOS.ppt

Exemplo:

imagem31

Fonte: http://www.estudamos.com.br/graficos/

Em seguida o docente deverá propor a seguinte atividade:

Represente em um gráfico de setores a preferência dos alunos dessa turma por esportes. As opções sugeridas são: futebol, vôlei, basquete, natação e outros.

Observação: O professor poderá adaptar os esportes sugeridos conforme as opiniões dos alunos.

Cada grupo ficará responsável por uma das opções, quantificando o número de alunos que a preferem e calculando o ângulo correspondente a essa preferência no gráfico de setores.

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos realizarão a atividade proposta. Eles poderão ter dificuldades em calcular o ângulo correspondente a preferência obtida na pesquisa. Desse modo o professor poderá perguntar o seguinte: Se a circunferência tem 360º e equivale a 100%, como podemos encontrar o ângulo referente às porcentagens encontradas?

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor anexe no quadro branco a cartolina que contém o gráfico de setores. Cada grupo apresentará as quantificações obtidas e o cálculo do ângulo correspondente. As dificuldades verificadas em cada etapa da realização dessa atividade deverão ser discutidas. O docente deverá propor o seguinte questionamento: Vocês poderiam citar outros levantamentos de dados a serem representados por esse tipo de gráfico?

SISTEMATIZAÇÃO: 

Neste momento, os dois gráficos construídos (barras e setores) deverão ser fixados lado a lado no quadro branco. O professor deverá solicitar aos alunos que analisem os dois gráficos e indiquem uma utilidade específica para a construção de gráficos de setores, lembrando que o de barras, como foi dito anteriormente, é bastante útil para mostrar os extremos da pesquisa (ver sistematização da atividade 1). Espera-se que eles concluam que o gráfico de setores mostra mais facilmente a proporcionalidade entre as variáveis de pesquisa.

 

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

A atividade 3 deverá ser desenvolvida em trio. A escolha dos componentes poderá ser realizada pelos próprios alunos.

*Os recursos utilizados nesta atividade serão: conta de água com histórico de gastos no período de 1 ano(que deverão ter sido solicitadas a cada trio na aula anterior), fita adesiva, folhas de papel ofício, régua e linhas coloridas.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

 Inicialmente o professor deverá perguntar: Quanto a sua família gasta com água mensalmente?

Os alunos deverão ser orientados a desenhar em uma folha de papel ofício um eixo horizontal onde escreverão os meses contidos no histórico da sua conta de água e um eixo vertical onde traçarão uma escala com os valores em m3 de consumo de água.

Em seguida, cada aluno deverá marcar com um pontinho o gasto correspondente a cada mês, e após marcar todos os pontos, uni-los colando  uma  linha, formando  assim  um  gráfico  de linhas, como mostra a figura abaixo:

aula32

Fonte: http://www.estudamos.com.br/graficos/

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos buscarão realizar a atividade proposta. Eles poderão ter dificuldades em traçar a escala de consumo no eixo vertical. Desse modo, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos: Qual é o maior valor do seu histórico de consumo? E o menor? Qual é a divisão mais adequada para visualizar os valores contidos em seu histórico de consumo de água?

DISCUSSÃO:

Os alunos deverão apresentar os seus gráficos e anexá-los no quadro branco ou em outro local que todos possam visualizá-los. Objetivando explorar as informações contidas nos gráficos, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: Quais os maiores consumos e os meses correspondentes? Quais os menores consumos e os meses correspondentes? Quais os fatores responsáveis pelo por esses consumos?

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que os alunos listem medidas de controle do consumo de água. O docente deverá estimular os alunos a conversarem com os integrantes de suas famílias sobre o trabalho que foi realizado na escola objetivando conscientizá-los quanto ao uso racional da água.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dando Ibope Vídeo
Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1821– Nesta aula disponibilizada no Portal do Professor são apresentados conceitos básicos da estatística em uma situação real.

Avaliação

Sugere-se que o professor verifique nas atividades 1 e 2  e se os alunos conseguiram desenvolver o levantamento de dados e representá-los em gráficos de colunas e setores. Já na atividade 3, poderá ser averiguado se os alunos conseguiram interpretar os dados na conta de água e representá-los através do gráfico de linhas.

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