Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animação e Política: Zé Carioca e a Política da Boa Vizinhança (1940-1950)

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano ; Thiago Lenine Tito Tolentino

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender sobre as relações políticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos da América nos anos 1940 e 1950. Irá trabalhar os significados históricos a partir dos elementos políticos e culturais que caracterizam as animações criadas em torno das aventuras do personagem Pato Donald no Brasil, em companhia do Zé Carioca. Dessa forma,  o aluno estará habilitado a desenvolver um olhar crítico historiográfico para a apreciação de mídias audiovisuais.

As atividades propostas visam a contemplar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em leitura, pesquisa, trabalho em grupo, utilização de ferramentas da Internet e articulação do verbal de informações estudadas.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha estudado História da Primeira República no Brasil e História da Era Vargas, bem como História Geral: Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O estudo acerca das formas de contato entre os Estados Unidos e os países da América Latina são relevantes para se compreender a forma com que historicamente se vem estabelecendo a relação entre os países das duas Américas. Um momento crucial para esta compreensão é justamente o da chamada Política da Boa Vizinhança, quando os Estados Unidos procuraram criar vínculos com os outros países da América, e especificamente o Brasil, utilizando-se de meios não apenas político-diplomáticos, mas culturais e de entretenimento, como a música e o cinema. A partir das animações criadas por Walt Disney, sob demanda específica do governo do presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), é possível realizar uma abordagem historiográfica que determine os significados políticos e culturais neste tipo de produção.

 

AULA 1

Exibição para toda a turma do filme sobre a Política da Boa Vizinhança, com duração de 20 minutos (disponível em: http://vimeo.com/7592752), e do vídeo Política da Boa Vizinhança – 2ª. Guerra Mundial, com duração de 4 minutos (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4XP-l4_SQOk). Os alunos deverão, durante a exibição, anotar as possíveis dúvidas e questões que vierem a ter. O professor, então, dividirá a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável pela observação dos seguintes temas nos vídeos seguintes:

- Grupo 1: “Importância da natureza”;

- Grupo 2: “Características do comportamento do personagem Zé Carioca e do personagem Pato Donald”;

- Grupo 3: “Características das cidades brasileiras retratadas”.

Em seguida, deverá ser exibido o filme Alo Amigos - Parte 4 Aquarela do Brasil,de 1942 (comduração de 10 minutos), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lUMuOXpij6s.

Como atividade extraclasse referente à primeira aula, os três grupos deverão ler o texto sobre a relação entre os desenhos de Zé Carioca com a música, disponível em http://daniellathompson.com/Texts/Investigations/Disney_e_Nazareth.htm e os textos sobre a história do Zé Carioca, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Carioca.

AULA 2

Deverão ser exibidos para os três grupos os seguintes filmes (duração total de 21 minutos): Você já foi à Bahia, de 1944 (Parte 1 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=JSBxYcxnhf8&feature=related; Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ApwsoEsCm70&feature=related) e A culpa é do samba, 1948 (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0Kx7UdRJIYY&feature=related).

Após a exibição dos filmes, o professor deverá chamar a atenção dos grupos para a exibição de um próximo vídeo (com duração de 4 minutos). Trata-se de um filme com as fotos de Genevieve Naylor (1915-1989), que veio ao Brasil na mesma época que o criador do Zé Carioca. O professor deverá orientar os grupos a assistirem ao vídeo verificando a presença das respectivas temáticas distribuídas entre eles na primeira aula. O filme está disponível em: http://www.historia.uff.br/labhoi/node/61.

Após este último filme, os grupos deverão reunir-se em separado e debater o texto sobre Geneviene Naylor (disponível em: http://www.letras.ufmg.br/cel/cenas.htm). Cada grupo deverá compor um pequeno texto (uma lauda, no máximo) com apontamentos sobre as fotos de Geneviene Naylor. Como nelas aparecem a natureza do Brasil, o comportamento dos brasileiros e as características das cidades brasileiras.

Como atividade extraclasse, os três grupos deverão ler o texto disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/um_pouco_de_malandragem.html.

AULA 3

Esta aula deverá ser toda dedicada à pesquisa na Internet por parte dos grupos para a formulação de uma apresentação oral e na composição de um mural de imagens e ideias acerca da temática de cada um. Assim, em torno do contexto da Política da Boa Vizinhança, cada grupo deverá expressar a forma como os desenhos do Zé Carioca abordaram a natureza brasileira, o comportamento dos brasileiros e as características das cidades brasileiras de uma forma diversa das fotos de Geneviene Naylor e de outras fontes que a pesquisa na Internet puder revelar. Ao exercer um esforço comparativo e reflexivo, os grupos poderão, assim, compreender historicamente os sentidos que a produção de Walt Disney procurou reforçar em detrimento de outras. Nesta atividade o professor deverá estar sempre presente para a resolução de dúvidas e questões dos grupos, orientando-os em suas pesquisas. Segue uma série de imagens com apontamentos que poderão orientar a perspectiva dos alunos.

 

À época da produção dos desenhos de Zé Carioca, São Paulo era um grande centro urbano que, porém, não aparece no filme. Fonte: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/1940/vista-aerea_grande.jpg

sao paulo 1940

 

No filme Aquarela do Brasil, quando o Pato Donald estende a mão para cumprimentar o Zé Carioca, este logo lhe dá um abraço, revelando os comportamentos distintos dos personagens. O primeiro seria recatado, impessoal e racional, enquanto o segundo seria expansivo, personalista e passional. Carmen Miranda representou esta cordialidade brasileira marcadamente ligada a uma proximidade com a natureza e intocada pela indiferença urbana. Fonte: http://nomeuradinho.blogspot.com/2010/11/carmen-miranda-o-que-e-que-baiana-tem.html

 

Carmen Miranda

 

Bico do Papagaio em Aiuruoca, no Estado de São Paulo. A natureza é sobrevalorizada no desenho de Zé Carioca. Fonte: http://www.bigtrekking.com.br/Roteiro_feridos_aiuruoca.htm

 

Bico Papagaioa

 

A paisagem natural brasileira, além de conviver com a urbanização, não se resume à exuberância da floresta tropical. Vide o sertão. Fonte: http://imafotogaleria.wordpress.com/2010/09/24/workshop-evandro-teixeira-fotojornalismo/

 

sertão

 

No cenário internacional, o Brasil, pela presença da floresta tropical, é recorrentemente reduzido a ela, excluindo-se a presença do homem. Fonte: http://www.bigtrekking.com.br/Roteiro_feridos_aiuruoca.htm

 

Amaozonas Vista de fora

 

No desenho de Zé Carioca, as pessoas estão sempre dançando à beira da Praia de Copacabana. O olhar de Geneviene Naylor é mais complexo. Fonte: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/1940/vista-aerea_grande.jpg

na calçada do Rio

 

AULA 4

Nesta aula, os grupos deverão realizar as suas apresentações, entre 8 minutos a 15 minutos, no máximo. Eles deverão articular a fala com as imagens, músicas e vídeos levantados para a composição do Mural.

 

 

Recursos Complementares

- Texto sobre a Política da Boa Vizinhança, disponível em: http://www.tempo.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5047%3Aolhares-sobre-a-politica-de-boa-vizinhanca-1933-1945&catid=208&Itemid=100076&lang=pt

- Texto sobre os personagens Walt Disney e Orson Welles, disponível em: http://classicalbuses.fotopages.com/?entry=1318011

- Texto sobre as relações de Getúlio Vargas com o presidente americano Franklin D. Roosevelt, disponível em: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6893

- Canções em português que nos vídeos são cantadas em versões em inglês: Na Baixa do Sapateiro (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GtbHc_mLWhA&feature=related) e Aquarela do Brasil (disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=H-y8TS7jbpY).

 

  e        e   

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua durante todas as quatro aulas e orientar-se a partir da participação dos alunos nas atividades propostas, na leitura dos textos sugeridos e na montagem da apresentação final, relacionando a apresentação oral com os materiais elencados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maíra, Espanha - disse:
    foto@mairasoares.com

    16/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito rico o material! Estava em busca de análises sobre os filmes do Zé Carioca para dar aulas de português para estrangeiros. A proposta da aula me sugeriu muitas ideias de como enriquecer o debate com os alunos e romper com os estereótipos do brasileiro visto pelo mundo afora. Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.