06/06/2011
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Os alunos devem ter conhecimento sobre: poluição, efeito estufa, chuvas ácidas e ilhas de calor. Além de conhecer o protocolo de Kyoto.
Durante esta atividade serão utilizados os computadores, caderno e caneta ou lápis. Recomenda-se que o professor faça uma simples explicação sobre o que acontecerá na aula, onde dirá aos alunos que o assunto a ser trabalhado será mudanças climáticas e para isso serão utilizados alguns vídeos. É importante que o professor estabeleça algumas regras com os alunos, para que assim haja um bom desenvolvimento das atividades.
Sugestões de regras:
O recurso digital Mudanças Ambientais Globais – Abertura que será utilizado na atividade 1 é um vídeo que relata a relação das atividades antrópicas com as mudanças ambientais e está disponível no seguinte endereço:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1977
Este recurso pode ser trabalhado online, ou seja, com acesso a internet ou somente com um programa reprodutor de vídeos. Para utilizá-lo exige-se localizar o endereço eletrônico no qual está disponível para baixá-lo e assim salva-lo no computador. Ao término desse processo será necessário extrair o programa, clicando duas vezes no pacote denominado 00_abertura.zip e salvando-o novamente no computador. A partir disso se terá acesso à pasta denominada 00_abertura que é onde estará cinco arquivos dos quais será utilizado o arquivo abertura.html ou abertura.swf contendo o vídeo.
Figura 1: Tela de encerramento do vídeo: Mudanças Ambientais Globais
Fonte: Mamute Mídia
O professor irá solicitar aos alunos que assistam com o vídeo de abertura: Mudanças Ambientais Globais. Esse vídeo apresenta uma introdução sobre a relação das atividades antrópicas com as mudanças ambientais. A seguir, o professor poderá lançar alguns questionamentos aos alunos e explicar que será disponibilizado 20 minutos para que façam uma pesquisa objetiva que facilite a construção das repostas. Exemplos de questionamentos a serem feitos aos alunos: Que ações do homem vêm acelerando as mudanças climáticas? Quais os possíveis impactos dessas mudanças climáticas para o Homem e ecossistemas?
Este será o momento em que os alunos irão realizar pesquisas na internet para posteriormente tentar construir possíveis soluções para os questionamentos propostos pelo professor. Sugere-se que professor oriente aos alunos anotarem tanto os questionamentos quanto as soluções construídas, pois isso facilitará no momento da discussão.
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que desliguem os monitores dos computadores e se posicionem todos de frente para ele. Então, o professor poderá repetir os questionamentos feitos anteriormente, solicitando que cada dupla exponha oralmente as soluções construídas e a partir disso o professor poderá solicitar ao restante da turma que complemente o que já foi dito. E assim o docente poderá mediar às apresentações das respostas construídas por toda a turma.
Sugere-se ao professor que apresente oralmente de forma clara as atividades antrópicas que causam as mudanças climáticas, como a queima em alta escala de combustíveis fósseis por indústrias e automóveis. O professor também deverá formalizar respostas sobre as conseqüências das mudanças climáticas para o Homem e o ecossistema, falando sobre a intensificação do efeito estufa, a ocorrência de chuvas ácidas, os impactos a saúde humana.
Para o desenvolvimento dessa atividade serão necessários computadores, cadernos e canetas.
Os recursos digitais Mudanças Ambientais Globais e Mudanças Ambientais Globais – Antropogênica que serão utilizados na atividade 2 são vídeos que relatam a expansão industrial, aumento de poluentes, intensificação do efeito estufa e o aumento de temperatura e estão disponíveis nos seguintes endereços, respectivamente:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1978
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2039
Estes recursos podem ser trabalhados online, ou seja, com acesso a internet ou somente com um programa reprodutor de vídeos. Para utilizá-los exige-se localizar os endereços eletrônicos no qual estão disponíveis para baixá-los e assim salvá-los no computador. Ao término desse processo será necessário extrair os programas e para isso exige-se localizar no computador os pacotes referentes aos recursos que serão trabalhados.
Os pacotes estarão denominados como:
01_mudanças_ambientais_globais.zip ;
06_mudanças_climaticas_antropogenicas.zip.
Após encontrá-los deve-se clicar duas vezes seguidas em um pacote, extraí-lo e salvando-o novamente no computador, esse processo deve ser feito nos dois arquivos. A partir disso se terá acesso as pastas identificadas como:
01_mudanças_ambientais_globais
06_mudanças_climaticas_antropogenicas
Figura 2 - Tela de apresentação do vídeo: 01 mudanças ambientais globais
Fonte: Mamute Mídia
Figura 3 - Tela de apresentação do vídeo: 06 mudanças climáticas antropogênicas.
Fonte: Mamute Mídia
O professor poderá solicitar aos alunos que visualizem atentamente os vídeos Mudanças Ambientais Globais e Mudanças Ambientais Globais – Antropogênicas. A partir disso, sugere-se ao professor explicar que as duplas irão produzir textos para ser entregues e também irão expor o que compreenderam sobre os assuntos abordados nos vídeos assistidos. Recomenda-se ao professor delimite o que deve ser abordado nos textos que os alunos irão produzir. Segue algumas sugestões de tópicos a serem abordados nos textos, com base nos vídeos que estão sendo trabalhados:
Os alunos irão assistir aos vídeos fazendo anotações pontuais referentes aos tópicos colocados pelo professor para posteriormente elaboração e construção dos textos.
Neste momento os alunos irão formar semi-círculo, onde ficaram de frente uns para os outros. Em seguida, o professor poderá pedir às duplas que inicie a exposição das idéias construídas no decorrer da atividade. Assim, o restante das duplas poderá ajudá-los complementando o que está sendo dito.
Neste momento o professor poderá formalizar oralmente as idéias construídas sobre as causas do aumento de poluição falando sobre a queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamentos e assim relacionar a poluição às mudanças climáticas. Sobre o aumento de temperatura poderá relacionar com o aumento do nível do mar. E fechará apresentando as contribuições CO2 pelos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Durante esta atividade serão utilizados os computadores, internet e caderno para se realizar as anotações.
O professor irá explicar aos alunos que em duplas irão realizar pesquisas na internet em sites de jornais, revistas, blogs, buscando informações gerais sobre as mudanças climáticas. Sugere-se ao professor que solicite aos alunos que após as pesquisas preparem uma breve apresentação onde irão expor verbalmente para o restante dos alunos os assuntos encontrados.
Segue algumas sugestões de endereços eletrônicos que podem ser utilizados para efetuar essa pesquisa:
http://terrasdelisboa.blogspot.com/2007/06/histria-do-aquecimento-global-em-meados.html (Acessado em 15/11/2010)
http://amdro2003.blogspot.com/2010/03/mudancas-climaticas-historico-e-suas.html (Acessado em 15/11/2010)
http://www.brasilescola.com/geografia/acordos-climaticos-aquecimento-global.htm (Acessado em 15/11/2010)
http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?posic=dat_20101020-111613.inc (Acessado em 15/11/2010)
http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=73780 (Acessado em 15/11/2010)
Os alunos em duplas irão realizar as pesquisas e desenvolver suas apresentações, onde irão expor os principais assuntos encontrados nas reportagens. Os alunos poderão ter dificuldades ao encontrarem reportagens que mostrem que o planeta terra não está aquecendo e sim resfriando. Então caberá ao professor explicar aos alunos que devem expor as reportagens encontradas que trate do assunto mudança climática, pois posteriormente, na discussão, todos irão entender melhor o que diz as reportagens. É importante que o professor oriente aos alunos anotarem no caderno os assuntos e as idéias encontradas nas reportagens, pois irá ajudá-los no momento da discussão.
Neste momento recomenda-se que o professor solicite aos alunos que se posicionem voltados para centro da sala de modo que todos fiquem de frente uns para os outros. Após isso o professor poderá pedir a uma dupla que inicie a expor o que encontraram por meio da pesquisa desenvolvida e assim poderá ser seguido pela dupla do lado direito até que todos os alunos tenham exposto suas idéias. Assim no decorrer das exposições os alunos que tiverem com reportagens que tratem do mesmo assunto poderão complementar o que os colegas disseram.
Recomenda-se ao professor que formalize que a mudança climática está ocorrendo de forma intensa, devido à intervenção humana, e é essa forma que é prejudicial, pois o ecossistema Terra está em constante mudança, assim como nosso organismo, por exemplo, onde as células estão em constante renovação. Porém, é uma modificação lenta e em busca do equilíbrio. Então o problema não está na ocorrência da mudança e sim no preparo no ambiente em se adaptá-lo as novas condições.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças Ambientais Globais - Abertura | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais | Animação/simulação |
Sugere-se ao professor os aplicativos que estão nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=N390NuLUD50 Mudanças Climáticas - Fundação O Boticário
Obs.Este aplicativo é um vídeo produzido pela Fundação O Boticário e está disponível no youtube. Este vídeo explica que as ações humanas causam mudanças desordenadas do clima e que toda sociedade tem que assumir responsabilidades ao se relacionar com o meio ambiente.
As três atividades propostas nesta aula consistem em proporcionar aos alunos a compreensão acerca das mudanças climáticas, pois esse é um assunto discutido amplamente e sempre somos invadidos com milhares de informações sobre o mesmo. Portanto, para a avaliação do rendimento da aula recomenda-se que o professor analise se os alunos conseguiram compreender toda complexidade das mudanças climáticas, onde a expansão industrial, o aumento da poluição, intensificação do efeito estufa e o aumento da temperatura são componentes inter-relacionados.
Cinco estrelas 2 classificações
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12/10/2011
Cinco estrelasAcredito que ao utilizarmos os diversos recursos tecnologicos para abordarmos essa temática estaremos poporcionando aso nossos alunos aulas mais produtivas e dinâmicas. Parabéns pelo trabalho caros autores
28/08/2011
Cinco estrelasSua aula está excelente, bom conteúdo e vídeos interessantes.