11/07/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Estratégias e recursos:
As aulas serão realizadas com:
- o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
- ou com a utilização do laboratório de informática.
- e com leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
Motivação:
O professor perguntará aos alunos se eles podem ajudá-lo a preparar a festa de aniversário de uma criança. Pedirá que o ajudem a pensar sobre a organização dos preparativos para a festa.
O que será preciso providenciar com antecedência? (Os alunos provavelmente dirão: escrever os convites, fazer a lista de convidados...)
Atividade 1
O professor convidará os alunos a, em duplas, acessarem o site abaixo para verem vários convites e escolherem os melhores.
Professor, este é um site comercial. Ao abri-lo, os alunos encontrarão muitas opões de convites: para festa de meninos, de meninas, convites para chás de bebês, de adultos, convites feitos a partir de gibis, de capas de revistas...
Essa atividade deve ser feita de forma lúdica e organizada. Os alunos vão lendo os convites e podem ir fazendo comentários.
1- Peça-lhes para clicarem em convites para meninos. Aparecerá, no site, uma orientação: clique aqui, mas não será preciso, os convites aparecem, um pouco devagar, logo abaixo.
2- Oriente-os para escolherem e anotarem em seus cadernos quais os convites que lhes parecem mais interessantes
http://www.artemuitolegal.com.br/
3- Vejam os convites feitos com personagens de gibi, os feitos com capas de revistas.
4- Vejam também os convites para aniversário de menina, anotem as sugestões mais interessantes.
Atividade 2
Peça que respondam individualmente em seus cadernos:
a- Se o aniversariante fosse você, qual seria o convite escolhido?
b- Qual a melhor data e hora para a festa?
2- Qual o endereço do local onde será realizada a festa?
c- Quais as pessoas que não poderão faltar?
d- Imagine agora que você não quer gastar com convites prontos, mas quer convidar alguns de seus amiguinhos para sua festa. Vamos passar e-mails fazendo o convite?
1- Não se esqueçam de informar data, hora, endereço.
Professor, peça que enviem e-mail com cópia para você que poderá fazer comentários avaliativos com a classe.
Atividade 3
Na atividade anterior, os alunos aprenderam a preencher convites comprados prontos e a convidar por e-mail. Mas, já sabem preencher um envelope? E fazê-lo artesanalmente?
Convide os alunos a entrarerem no site abaixo e depois, mãos à obra.
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/
Professor, diga aos alunos que eles podem preencher um envelope sem seguir regras quando escrevem a um amigo e o entregam pessoalmente. Mas, que é necessário saber preencher direitinho um envelope conforme situações mais formais. Peça-lhes que entrem no site abaixo, observem as instruções, construam um envelope e o preencham corretamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Envelope
Atividade 4
Além dos convites de aniversário, existem os convites de casamento, de festa junina, de reunião de condomínio, elabore um ou traga um modelo para o mural da sala de aula.
a- Cada aluno deverá colar no mural o convite que trouxe para a sala de aula, fazendo comentários como: onde o encontrou, qual a razão da escolha...
Imagem disponível em:
Atividade 5
O professor poderá sugerir ao professor de Artes que faça com os alunos uma caixa convite num trabalho interdisciplinar.
O professor poderá indicar que entrem no google imagens e vejam variadas opções de convites e que assistam aos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=Bc-kiytdKSg&feature=related
Professor, você pode pedir que os alunos façam uma autoavaliação ou faça você uma avaliação processual (se realizaram ou não, com empenho e satisfatoriamente, todas as tarefas) .
Autoavaliação: Consegui compreender todas as etapas das aulas?
( ) Sim ( ) Não. Por quê?
Já sei escrever um convite?
( ) Sim ( ) Não. Por quê?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2011
Quatro estrelasMarta Pontes, o desenrolar de sua aula ficou muito interessante. Pois segue o passo a passo da produção de um convite. Vou aplicá-la em sala e espero que meus alunos consigam desenvolver melhor em suas criações. Abraços, Elisangela Sena.