27/10/2011
Nilcéia dos Santos Raini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
O aluno já deve conhecer as vogais.
Questionar:
-Vocês conhecem essa turma? De onde?
- Vocês sabem quem criou esses personagens?
- Que lugar está sendo representado nessa ilustração?
- O que essa turma está fazendo?
- Observando as expressões dos rostos dos personagens, o que eles demonstram?
- Por que um dos personagens está subindo pelo lado contrário do escorregador?
Escrever na lousa:
TURMA DA MÔNICA
ESTUDANDO O TEXTO...
A) De onde foi retirado o texto “Saiba como surgiram alguns personagens”?
B) Nos jornais aparecem vários tipos de textos: notícias, reportagens, anúncios, artigos e outros. O texto “Saiba como surgiram alguns personagens” é do tipo:
( ) notícia ( ) reportagem ( ) anúncio
C) Os textos de jornais são escritos em colunas. Em quantas colunas o texto lido está organizado:
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4
D) Sobre quais personagens o texto informa?
E) Qual é a personagem da turma que se defende com um coelhinho?
F) Qual é o nome do personagem que detesta tomar banho?
G) Que personagem tem um enorme apetite?
H) Qual o personagem que tem nome de um alimento e possui apenas 5 fios de cabelo?
I) Do que Mônica não gosta de ser chamada?
J) Você já recebeu algum apelido de que não gostou, que o entristeceu?
3. Registrar o nome dos personagens, contando o número de letras e circulando a letra inicial. Ex:
MÔNICA – 6 LETRAS
4. Então agora vamos conhecer uma história dessa turminha.
5. Distribuir a história em quadrinho.
Leitura silenciosa, depois fazer análise da história, enfocando título, personagens, os balões, local, fala, etc.
ESTUDANDO O TEXTO...
A) Que personagens aparecem nessa história?
B) Das brincadeiras que aparecem, quais você conhece?
C) Quais são suas brincadeiras preferidas?
D) Você achou a história engraçada? Por quê?
E) Que presentes as crianças da história em quadrinhos ganharam?
F) Em um dos quadrinhos, vemos que Magali tem um problema. Qual é o problema?
G) A expressão do rosto da personagem Magali no sexto quadrinho indica que ela ficou:
( ) zangada ( ) surpresa ( ) feliz
H) No final da história, Magali encontra a solução para o seu problema. Que solução foi essa?
6. Os nomes MÔNICA e MAGALI começam com a letra M.
- Quem na nossa turma tem o nome, também começado por essa letra?
Registrar na lousa.
7. Montar a família silábica enfocando o som da letra.
Copiar no caderno.
- Que outras palavras iniciam com M? (Deixar que os alunos falem, induzir que todos falem ao menos uma palavra).
8. Montar bateria de palavras para que o aluno copie no caderno com letra cursiva, destacando a sílaba estudada.
(Ex: MEIA, MACACO, MOLA, MULETA, MINGAU, etc).
9. Recortar de revistas e jornais cinco palavras iniciadas por M. Colar no caderno.
10. Desenhar e escrever o nome de objetos que inicie com a letra M. Ex: (meia, mamão, mala, mola, mamadeira, macaco, melancia, mão, milho, minhoca, moeda, muro, ...).
11. Outras atividades.
DITADO DE PALAVRAS |
||
1. |
6. |
|
2. |
7. |
|
3. |
8. |
|
4. |
9. |
|
5. |
10. |
LEIA AS PALAVRAS E COPIE EM LETRA CURSIVA.
MAGALI MEIA MOLA MACACO
MÔNICA MIAU MULA MELADO
MOEDA MAÇÃ MALA MAMÃO
PINTE AS FIGURAS QUE INICIAM COM A LETRA M.
AGORA ESCREVA ABAIXO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ PINTOU:
|
|
|
|
ESCREVA O NOME DAS FIGURAS COMO SOUBER:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A avaliação será diagnóstica, contínua e processual, no decorrer de toda a aula, verificando se os alunos conseguem produzir palavras simples e realizar leitura com a letra m.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2013
Cinco estrelasGosto muito de trabalhar com a Turma da Monica pois desperta o interesse do aluno por ele já conhecer a Turma e gostar deste tipo de leitura que está próxima deles. Copiei sua aula e vou aplicar em sala com meus alunos. Parabéns pelo seu trabalho!
20/06/2012
Cinco estrelasAchei encantadora a sua aula ! É pura ternura,além de muito bem organizada e atraente para a turminha. Grande abraço,companheira professora.
23/05/2012
Cinco estrelasAtividade muito bem elaborada e com grande tendência a motivar os alunos e ampliar conhecimentos com atividades transversais. PARABÉNS!
03/02/2012
Cinco estrelasGostei muito porque a aula pode ser realizada tanto no caderno quanto no computador.
20/11/2011
Cinco estrelasGostei muito. Pretendo utilizar em sala no próximo ano. O melhor é que a partir de uma ideia nos surge várias outras, nossa mente é fantástica. Parabéns, aula muito bem elaborada.