15/07/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Com estas aulas os alunos poderão aprender algumas expressões utilizadas na Língua Portuguesa, o que significam e quando devem ser utilizadas. Estas aulas poderão ser utilizadas com alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, com certeza será uma experiência muito interessante, pois os alunos deste nível de ensino devem conhecer diferentes expressões, o que deixará a aula bem rica!
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas, porém é importante conhecer o que os alunos já sabem sobre o tema das aulas, que neste caso, são as expressões populares de nossa língua.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o Recurso pode ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, que são as expressões utilizadas na Língua Portuguesa, o professor deverá dizer que estas aulas têm o título: “Estourar a boca do balão”, para despertar a curiosidade dos alunos, e, em seguida, deverá mostrar uma imagem que expresse isso (Fig 1).
Figura 1 – Imagem de balões
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_9acWgJ59QC0/SFWCBy7DsVI/AAAAAAAAA7I/uv66zXrTyjU/s400/bal%C3%A3o.JPG
Acesso em: 30. Jun. 2009.
O professor poderá perguntar aos alunos o que eles acham que significa esta expressão e se a figura 1 representa seu significado.
Após ouvir a opinião dos alunos, e não dar a resposta definitiva sobre o significado da expressão e sua ligação com a figura apresentada, o professor deverá apresentar o Recurso a eles.
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática ou na Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar o recurso, que tem a duração de seis minutos, postado abaixo aos alunos.
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18655
O Recurso (Fig. 2) é um episódio do programa “Sua língua”, da TV Escola que aborda o uso das expressões populares da língua portuguesa e seus usos e significados.
Figura 2 – Imagem do Recurso
Após assistirem o Recurso, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam do vídeo e sobre o tema dele - se acharam interessante, se conheciam algumas expressões que foram ali apresentadas etc.
Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos outras expressões utilizadas em nossa língua, para que o conteúdo estudado seja mais enriquecido e aprofundado.
Visando que, neste momento, que o conteúdo estudado seja mais enriquecido e aprofundado, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se há entre eles algum tipo de expressão, que eles usam, que queiram comentar, para que a aula tenha ainda mais sentido aos alunos e, que eles se sintam valorizados. O professor poderá anotar na lousa as expressões e seus significados.
O professor poderá anotar na lousa as expressões e seus significados.
Como nosso país é muito rico e diverso, os alunos poderiam fazer pesquisas relacionadas com as expressões utilizadas em diferentes regiões ou estados do país, como, por exemplo, construir um Verbete (em duplas) com expressões utilizadas no Sul, Norte, Nordeste do país, entre outras mais conhecidas pelos alunos.
Para efetuar esta atividade, estão elencados abaixo alguns sites que os alunos poderão visitar para construir seus Verbetes. Porém é importante que o professor disponibilize outros materiais didáticos para enriquecer ainda mais as buscas:
http://www.servicospelainternet.blog.br/entenda-algumas-palavras-e-expressoes-utilizadas-no-sul-do-pais.aspx
http://www.nataltrip.com/termos_regionais/ (Fig. 3)
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200905 10090649AA6pHAr
Figura 3- Imagem de um dos sites
Para exemplificar estas expressões utilizadas em alguns lugares do país, sugerimos que o professor mostre aos alunos os dois vídeos postados abaixo.
Vídeo sobre o “Mineirês” (Fig. 4): http://www.youtube.com/watch?v=BJhFdX3im2o&feature=related
Figura 4 – Imagem do vídeo sobre o “Mineirês”
Vídeo sobre o “Baianês” (Fig. 5): http://www.youtube.com/watch?v=jLyS_86Ynsw&feature=related
Figura 5 – Imagem do vídeo sobre o “Baianês”
Com o objetivo de finalizar e concluir estas aulas, o professor deverá propor aos alunos que façam uma atividade individual (Fig. 6) sobre o tema das aulas, que poderá ser: uma redação sobre as expressões que mais gostou de conhecer, um cartaz com algumas expressões e seus significados, imagens que traduzam algumas expressões, construção de histórias ou poemas que tenham expressões e etc. Ou seja, é importante que o professor deixe que cada aluno escolha a atividade a ser feita para que o resultado seja mais produtivo, pois uma vez que o aluno escolhe o tipo de atividade que mais tem afinidade a aprendizagem torna-se mais significativa.
Figura 6- Imagem de alunos fazendo atividades individuais
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/ScYzNcL3RlI/AAAAAAAAEM4/yaB1XPyfpO4/s400/alunos_estudando.jpg
Acesso em: 06. Jul. 2009.
O site abaixo pode ser visitado pelo professor antes da efetuação destas aulas, para que ele possa relembrar algumas expressões de nossa língua para apresentar aos alunos.
http://falabonito.wordpress.com/category/expressoes-da-lingua-portuguesa/
Os alunos devem ser avaliados em todos os momentos das aulas, desde o início em que os conhecimentos prévios devem ser apontados até o momento de finalização das atividades para que a avaliação formativa seja priorizada.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasEu gostei do que encontrei no portal. Foi uma iniciativa muito interessante. As vezes ficamos sem estratégias de abordagens de determinados assuntos e o portal trás novidades. Com essa aula pode ser exploradas diferentes expressões e a interdisciplinaridade. Porém procuro sugestões de ensino de Língua Portuguesa para surdos.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei está aula, uma excelente metodologia para ampliar o conhecimento, parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a idéia! trabalho com fala e linguagem desde 1994 quando iniciei meus estágios na faculdade. Desde aquela época me encantei com os regionalismos , os sotaques e as expressões populares de cada região deste nosso imenso país. A diversidade da linguagem cultural é tão imensa que encontramos várias maneiras e expressões para um mesmo objeto em diversas regiões do Brasil. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão, vivemos em um país de dimensão continental, e por isso, a língua e as linguagens também aqduirem proporções muito diferenciadas e assim, vale a pena explorar essas riquezas culturais de nosso Brasil. Parabéns!