22/08/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão ler o texto "Produtos químicos para tratamento de água" disponível em http://www.snatural.com.br/Produtos-Quimicos-tratamento-agua.html para iniciar a discussão do assunto proposto para esta aula. Depois da leitura do texto em sala de aula, que poderá ser individualmente ou em grupo proponha um debate com os alunos a respeito da importância do tratamento de água. Se possível convide um especialista na área de tratamento de efluentes para palestrar para toda a escola.
Esta aula poderá ser trabalhada integrada com outras áreas do conhecimento como:
Após a leitura e o debate do texto proposto na introdução desta aula é importante realizar algumas perguntas para a turma, até mesmo para contribuir para um melhor entendimento do assunto. Neste caso, o professor deverá elaborar algumas questões que ainda não tenha sido respondido no debate, e a pesquisa poderá ser realizada utilizando o laptop como ferramenta de pesquisa na internet. O esquema abaixo poderá ajudar a entender e responder as questões sugeridas para esta atividade.
Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_czg7pXREd68/TCY1c5w_PRI/AAAAAAAABBE/z-JNymcEEEM/s1600/estacao.jpg
1. Qual a importância para a sociedade fazer o tratamento de água?
2. Quais são as possíveis formas de tratar a água para consumo?
3. Na cidade onde você mora existe um sistema de tratamento de água e esgoto? Explique.
4. O que significa as siglas ETA e ETE?
5. Quais são as etapas de uma estação de tratamento de água?
6. Explique resumidamente cada etapa do tratamento de uma ETA.
7. Qual a importância do conhecimento da química para obtenção de água potável?
8. Quais são as substâncias químicas utilizadas no tratamento da água?
9. Por que muitas estações de tratamento de água aplicam o Flúor no processo final do tratamento de água?
10. Por que as substâncias químicas utilizadas no processo de tratamento de água devem ser dosadas?
11. Quem se beneficia com o funcionamento da ETA e ETE?
Professor, esta atividade está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, para ter acesso peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4941 . Após a realização desta atividade, cada aluno deverá elaborar o seu relatório utilizando o programa de processador de texto chamado KWord disponível no laptop. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Assim, ao fim da atividade o relatório poderá ser enviado para o e-mail do professor para ser avaliado
Esta atividade está disponível abaixo:
Experimento e questões sobre tratamento de água
Duração: aproximadamente 30 minutos
Objetivos
Promover reflexões sobre a utilização da água em nosso cotidiano e o papel de cada um no uso racional deste bem de consumo. Reproduzir em pequena escala no laboratório o processo de coagulação, sedimentação e filtração, envolvido no tratamento de água e discutir questões ligadas ao uso da água tratada e o ciclo da água.
MATERIAS
PROCEDIMENTO
NO FINAL DO EXPERIMENTO
Deposite o precipitado presente no vidro (Al(OH)3) em um recipiente fornecido pelo professor. A Legislação Brasileira permite que a água tratada tenha no máximo 0,1mg/L de alumínio. O hidróxido de alumínio produzido no experimento poderá ser recuperado ou a solução poderá ser diluída com água da torneira até que se atinjam níveis aceitáveis pela legislação. Só então esta poderá ser descartada na pia. Lave todo material e organize sua bancada.
Tabela de resultados:
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Observações |
água contendo solo |
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água no término do experimento |
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QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
1. Qual o nome dos processos químicos utilizados no experimento?
2. Por que não se pode adicionar Al(OH)3 diretamente na água durante o tratamento?
3. Para que pudéssemos consumir a água do experimento, quais os outros tratamentos que seriam necessários fazer?
4. A água pode acabar?
5. Por que devemos evitar o desperdício de água? Dê algumas sugestões para evitar o desperdício.
6. Lavar (e varrer) a calçada com uma mangueira lhe parece uma boa prática ambiental?
7. Quando você toma um banho gelado em casa, você gasta energia?
8. Desperdiçar água significa que você está contribuindo mais para a emissão de CO2 na atmosfera?
Desafio 1:
Calcule seu consumo doméstico de água e veja se você é um cidadão de bem com a natureza. Pegue uma conta de água de sua casa e calcule:
Veja o exemplo abaixo de uma conta de água. Se você mora em condomínio e não tem a conta de água de sua residência, então faça os cálculos com a conta abaixo considerando que duas pessoas morem nesta residência. Gastando apenas R$ 11,43 com o valor da água, estes são cidadãos conscientes de seu consumo?
Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line disponível em http://www.sabesp.com.br/sabesp/filesmng.nsf/660DB0F559B151C88325734600527C38/$File/ciclo_saneamento.swf . Utilizando a animação de uma estação de tratamento de água da Sabesp, peça aos alunos que discutem em grupos de 4 alunos, cada fase da estação de tratamento de água e ao final explique o que se pede nas questões abaixo:
Imagem da animação
Outro material que poderá ajudar os alunos a responderem as questões propostas nesta atividade é o material disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, é só clicar no ícone abaixo e bom trabalho.
a) Descreva o processo de captação de água para a estação de tratamento.
b) O que é floculação? Qual a substância química utilizada neste processo?
c) Como ocorre o processo de decantação?
d) Qual a importância da filtração da água na estação de tratamento?
e) No processo de tratamento de água, o que significa a palavra Clarificação?
f) Por que no processo de filtração a água tem que passar por uma estrutura contendo na primeira camada carvão aditivado, logo em seguida um banco de areia e no final um compartimento de cascalho?
g) Nesta animação não foi indicado a utilização de 2 substâncias químicas muito utilizado nas estações de tratamentos. Você saberia informar quais são essas sustâncias e qual a função de cada uma delas no processo de tratamento?
h) Você saberia dizer qual a importância da química no processo de tratamento de água?
1ª Sugestão: Autor: José Martiniano de Azevedo Retto e Carlos Anne Richter
2ª Sugestão: LUIZ DI BERNARDO E ÂNGELA DI BERNARDO DANTAS
3ª Sugestão: Marcelo Libânio
Nome | Tipo |
---|---|
Como funciona uma estação de tratamento de água? | Animação/simulação |
Tratamento de água | Experimento prático |
http://www.esgotoevida.org.br/fontes_recursos.php
http://wwwp.feb.unesp.br/eduoliv/ProtAmb/TratAgua.pdf
http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAguaExperimento.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21000
http://www.cienciamao.usp.br/dados/lcn/_estudodomeiovisitaaumada.arquivopdf.pdf
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão na aula, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente na realização das atividades bem como a experiência.
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