Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A independência do Haiti - UCA

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever o processo de emancipação política do Haiti;
  • Entender a importância de Toussaint-Louverture e Jean Jacques Dessalines na independência do Haiti;
  • Relacionar as lutas pela libertação do Haiti com a Revolta de Tupac Amaru.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer a colonização espanhola, sua organização e a crise do sistema colonial na América espanhola.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KSpread - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório - Planilha Eletrônica

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

 

ATIVIDADE 1: CONHECENDO O HAITI

 

Professor, o Haiti foi uma colônia da França que, em agosto de 1791, reagiu violentamente contra  a exploração francesa. No entanto, antes de entendermos o processo de emancipação é preciso conhecermos geograficamente este país e sua configuração distinta em meio a uma unidade política da América hispânica.

 

MAPAS:

1.

 Haiti

Disponível em: http://mapa-guides.blogspot.com/2011/04/mapas-de-paises-de-america.html

Acesso em 7 de junho de 2011.

2.

Haiti

Disponível em: http://sartrehaiti.blogspot.com/

Acesso em 7 de junho de 2011.

 

Observação: Para a realização desta atividade os alunos poderão contar com a ajuda do professor da disciplina de Geografia, que poderá contribuir no trabalho de compreensão  do mapa e suas principais características.

Roteiro da Atividade:

1- Peça aos alunos que acessem os links dos mapas acima.

2- Tendo como referência os mapas acima, oriente os alunos a responderem as questões abaixo no KWord:

a) Monte um quadro com a divisão dos países do continente americano. Siga o modelo.

Divisão continental:

América do Norte

América Central

América do Sul

Países:

 

 

 

b) Qual a localização geográfica do Haiti?

c) Qual é a capital do Haiti?

d) Quantas cidades há no Haiti?

UCA

3- Tendo como referência o mapa 1, peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre quais países europeus colonizaram os países  que representam a América Central. Os alunos deverão fazer a atividade no KWord, seguindo como modelo o quadro abaixo:

AMÉRICA CENTRAL

País Colonizador (Europa)

País Colonizado

 

 

 

4 - Solicite aos alunos que façam uma consulta aos sites abaixo e, em seguida, respondam as questões do roteiro sobre o Haiti:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/haiti/haiti.php

http://www2.mre.gov.br/dcc/haiti.htm

http://haititrabalhodegeografia.blogspot.com/

Links acessados em 7 de junho de 2011.

Roteiro:

'' Descobridor'': ______________________________

Colonizador:_________________________________

Já recebeu o nome de Ilha :_____________________

Significado de Haiti: ___________________________

Maiores Cidades:  _____________________________

Clima: ______________________________________

Idiomas: ____________________________________

Principal religião:  _____________________________

Moeda: ______________________________________

5- Os alunos deverão socializar suas respostas.

 

 

ATIVIDADE 2: DA INDEPENDÊNCIA DO HAITI À REVOLUÇÃO NEGRA

 

Professor, a independência do Haiti foi um marco nas emancipações latino-americanas, principalmente pelos atores sociais envolvidos nesse processo. O vídeo e o texto abaixo permitirão a compreensão de como foi se construindo o processo de insurreição política no Haiti.

UCA

vídeo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rFQf0iBo0jU&feature=related

Acesso em 7 de junho de 2011.

 

TEXTO:

A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA LUTA


'' Embora tenha tido líderes letrados, que foram influenciados pelas idéias francesas, a revolução foi levada a cabo pela maioria escrava analfabeta, que não compartilhava de tais ideais e que realmente lutava contra seus opressores brancos e contra a condição de escravos a que estavam submetidos. Para um dos líderes da revolução haitiana, Jean Jaques Dessalines, e conseqüentemente para os demais rebelados: “A liberdade antes que tudo queria dizer o fim da escravidão” (...).Em primeiro de janeiro de 1804 é proclamada a independência do Haiti. A Revolução haitiana se transformara no maior movimento negro de rebeldia contra a exploração e a dominação colonial das Américas. O caso do Haiti se torna singular, único a todo o continente. O país foi a primeira colônia latino-americana a conseguir a independência e abolição da escravatura sendo que todo processo de revolução e libertação foi conduzido pelos próprios escravos, estes conseguiram, além de realizar a libertação de seu país, realizar também, a própria libertação. (...). Com a Revolução, o Haiti se torna a primeira república negra do mundo. Muitos são os fatores que tornam a Revolução do Haiti um acontecimento único; a ex-colônia francesa foi uma das primeiras a realizar a independência diante da metrópole, utilizando-se, inclusive, das idéias de libertação da própria França, sua colonizadora, além disso a Revolução foi levada a cabo por escravos, quando que na maior parte das colônias européias na América Latina o processo de independência fora encabeçado por membros de uma elite crioulla e, embora tenha havido participação popular, esta foi muito diminuta, no Haiti a grande maioria era a população negra escravizada.''

Texto disponível na íntegra em: http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf1/helton.pdf .

Acesso em 7 de junho de 2011.

 

Roteiro da Atividade:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para assistirem ao vídeo e fazerem a leitura do texto, na íntegra.

2- Com base nas informações obtidas no vídeo e no texto, proponha aos alunos que respondam, no KWord, as perguntas abaixo:

a) Quais as influências ideológicas da Independência do Haiti?

b) Que grupo social se destacou neste processo de emancipação? Explique.

c) Quem foi o líder da revolução haitiana? Quem ele era?

d) Qual a importância de Toussaint-Louverture e Jean Jacques Dessalines na independência do Haiti?

e) "A liberdade antes que tudo queria dizer o fim da escravidão." Explique o significado desta frase no contexto da independência do Haiti.

f) Quando foi declarada a independência do Haiti?

g) Quais motivos justificam a independência do Haiti ser considerada um marco singular no continente americano?

h) Explique por que a emancipação do Haiti foi recebida com temor por outros países colonizadores da América Latina.

3- Depois de responderem as questões acima, proponha aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, elaborem um texto explicando a Independência do Haiti.

4- Feito o texto, os grupos deverão montar uma apresentação no KPresenter, contendo áudio (Krecord) que será a leitura do texto produzido pelo grupo, e imagens relacionadas aos fatos marcantes da independência do Haiti.

5- Todos os grupos deverão socializar as suas apresentações.

 

ATIVIDADE 3: LÍDERES DA INDEPENDÊNCIA

 

 Professor,  Toussaint-Louverture,  Jean Jacques Dessalines e Tupac Amaru marcaram a História como atores importantes no processo de independência de seus países e influenciaram a emancipação de outras colônias na América. Consequentemente, tornaram-se heróis nacionais. Nos textos abaixo, resgataremos a importância destes personagens na História da América Latina.

 

TEXTO 1:

''O mundo amanheceu ao contrário naquele dia em Tinta, um pequeno povoado no sul do vice-reino do Peru. Acostumada a ser explorada e maltratada pelas tropas do mandachuva local, o espanhol Antonio Arriaga, a população mal conseguia acreditar que era ele quem dava seus últimos suspiros, pendurado pelo pescoço na ponta de uma corda, em plena praça central do vilarejo. Ao seu lado, comandando a execução, estava José Gabriel Túpac Amaru. Vestido para a guerra, com o tradicional ornamento inca em forma de um sol dourado no peito, convocava aos berros índios, mestiços e negros para lutar contra a dominação espanhola. Naquele 4 de novembro de 1780, com o corpo de Arriaga balançando atrás de si, Túpac Amaru, descendente da linhagem imperial dos incas, declarou que não existiam mais impostos e que os escravos estavam livres. “Foi o início de uma rebelião que se espalharia pelos Andes e chegaria até os altiplanos bolivianos”, diz Julio Vera del Carpio, historiador da Casa da Cultura Peruana, em São Paulo. Quase 300 anos depois de os espanhóis desembarcarem na América, o filho do sol estava de volta. (...)Túpac e sua família foram levados a Cusco, onde foram torturados para que dessem informações sobre os demais líderes rebeldes, como Diego Cristóbal, que conseguira fugir. “Diz a tradição que, sem ter como se comunicar com seus companheiros, Túpac escreveu uma carta com seu próprio sangue, em um pedaço de suas vestes, convocando todos para a luta, mas a mensagem acabou interceptada pelos espanhóis”, diz o antropólogo Rodrigo Montoya, da Universidade San Marcos, em Lima. Após 35 dias de torturas, em 18 de maio de 1871 Tupac foi levado para receber sua sentença em praça pública, no centro de Cusco: esquartejamento. Antes que a pena fosse aplicada, no entanto, Túpac assistiu ao enforcamento de seus homens rebeldes. Depois, dois filhos seus, Hipólito e Fernando, junto com Micaela, sua mulher, tiveram suas línguas cortadas, antes de serem executados. Enfim chegou sua vez. “Seus braços e pernas foram atados a quatro cavalos, que foram incitados a correrem cada um para uma direção”, diz Carpio. “Depois do insucesso de várias tentativas, os espanhóis desistiram do esquartejamento e cortaram a cabeça do inca.”

Disponível na íntegra em: http://historia.abril.com.br/gente/tupac-amaru-filho-sol-433835.shtml

Acesso em 7 de junho de 2011.

TEXTO 2:

'' Conseguiu aprisionar L'Ouverture, em agosto de 1802. Levado à França, não submeteram o líder negro a julgamento algum. Bonaparte decidiu livrar-se dele por meio do rigor do tratamento carcerário. No entanto, apesar de prisioneiro e mal-tratado, L'Ouverture ainda se declarava fiel à França e confiante em Bonaparte. Estava certo de que a escravidão nunca seria restaurada em S. Domingos. Mal alimentado, numa cela fria e sem aquecimento, sem tratamento médico, não resistiu à dureza do cárcere e, aos 57 anos, se extinguiu no dia 7 de abril de 1803. (...) Dessalines, Christophe, Clairveaux, Maurepas, Pétion e outros líderes negros prosseguiram o combate e conseguiram derrotar e expulsar o exército francês. No processo da luta, massacraram a maioria dos brancos, que antes dominavam a colônia."

Disponível na íntegra em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_america/haiti/haiti

Acesso em 7 de junho de 2011.

 

Roteiro da Atividade:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para fazerem a leitura dos textos, na íntegra.

2- Levante algumas questões com os alunos:

Podemos afirmar que a luta de Tupac Amaru pela independência do Peru se assemelha à luta do Haiti? Explique.

Em sua opinião, Toussaint-Louverture,  Jean Jacques Dessalines e Tupac Amaru podem ser reconhecidos como líderes fundamentais para os processos de resistência à dominação européia?

3- Partindo das questões acima, sugira aos alunos a elaboração de um pequeno texto, no KWord, sobre a importância desses homens para os processos de independência das colônias espanholas.

4- Escolha alguns textos para serem lidos para todos da turma.

 

 

UCA

5 - Divida os alunos em grupos de até no máximo quatro integrantes e proponha que façam uma pesquisa sobre quem foram Toussaint-Louverture,  Jean Jacques Dessalines e Tupac Amaru e sua importância para os movimentos de independência na América Latina. Cada grupo ficará com um líder que poderá se repetir em outros grupos.

6 - Depois os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter com os dados pesquisados.

7 - Todos os grupos deverão socializar suas apresentações para a turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor:

Além do medo: a construção de imagens sobre a revolução haitiana no Brasil escravista (1791 – 1840)

Disponível em: http://www.uesc.br/revistas/especiarias/ed18/4_washington.pdf

A crise no Haiti pós-independência, de 1804 – 1915

Disponível em:  http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf2/jofre.pdf

O épico e o trágico na história do Haiti

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142004000100025&script=sci_arttext&tlng=es

Mesmos ideais, rumos diferentes: um paralelo entre a Revolução francesa e a Revolução do Haiti

Disponível em: http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf8/alinenoronhagarcia.pdf

Todos os links foram acessados em 7 de junho de 2011.

Sugestões de leituras para professores e alunos:

A ilha do medo

Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114356.shtml

O Haiti é aqui

Disponível em: http://historia.abril.com.br/cotidiano/haiti-aqui-433626.shtml

Todos os links foram acessados em 7 de junho de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, criação de quadros comparativos e explicativos, respostas a roteiros e questionários, apresentações de dados pesquisados com imagens e áudio e entrevistas direcionadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.