Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sustentabilidade hoje!

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conscientizar-se sobre a preservação do meio ambiente.

  • Conhecer práticas simples de sustentabilidade no dia-a-dia.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham conhecimentos básicos sobre:

  • Economia e redução de água e energia,

  • Exploração de recursos naturais (água);

  • Preservação da natureza e impactos ao meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Laboratório de informática

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

 

Para a atividade escolhida será necessário a utilização de computadores com o software “Sustentabilidade no dia-a-dia” que está disponível no endereço eletrônico: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=842

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Atenção: para acessar o software é preciso fazer um cadastro que necessita do preenchimento de suas informações pessoais, onde faz-se necessário possuir um e-mail e criar uma senha.

Ao executar o recurso digital “Sustentabilidade no dia-a-dia” aparecerão na tela inicial as instruções necessárias para que se finalize cada etapa.

O objeto é dividido em três etapas que consistem em:

 

  • Fase 1: Economizar energia elétrica;

  • Fase 2: Economizar água;

  • Fase 3: Reduzir os resíduos e a poluição.

 

Veja a interface do software abaixo:

imagem 1

Fonte: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=842

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente o docente organizará a turma em duplas, logo após fazer uma breve explanação sobre sustentabilidade ambiental explorando os conceitos sobre conservação, reciclagem, tecnologias limpas, que estão relacionados ao tema que será abordado no objeto educacional. Em seguida, apresentará o software mostrando os comandos da ferramenta que será utilizado. É importante que o professor mostre passo a passo como se utiliza o aplicativo, tirando as dúvidas dos alunos e auxiliando-os no seu desempenho. No decorrer da atividade, é importante que o professor proponha situações problema ao tema proposto no recurso, tais como: quais os benefícios que a economia de nossos recursos pode trazer? quais os possíveis erros e soluções adequadas ao conteúdo identificados em atos simples como: apagar o máximo  de luzes da casa e desligar a torneira?

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momentoos alunos devem desenvolver suas idéias sobre como economizar água e energia através das informações contidas no software, espera-se que eles atinjam os objetivos lançados, exponham suas dúvidas em relação ao uso do objeto quanto as formas de se encontrar as soluções adequadas a cada problemática. Desta forma, é importante que o docente proponha as seguintes perguntas:

·  Como adquirir produtos reciclados?

·  Como utilizar esses novos equipamentos para obtenção de energia limpa?   

·  Como aplicar essas práticas sustentáveis em casa?

 

DISCUSSÃO:

Quanto às prováveis formas de resolução das problemáticas apresentadas como, por exemplo: "Como utilizar essas dicas de economia na nossa casa?", "Você seria capaz de reduzir o seu tempo de banho?",  "Você utiliza papel branco ou papel reciclado?". Serão dispostas aos alunos diversas situações que podem acontecer no nosso cotidiano e que estão diretamente ligadas ao assunto estudado para que os próprios alunos apresentem suas respostas, utilizando como base informações atuais quanto ao uso de tecnologias sustentáveis inseridas na sociedade, a exemplo da utilização de placas solares para a economia de energia.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Ao finalizar a atividade utilizando o software, é necessário que o professor tire dúvidas sobre o assunto, apresente as soluções mais adequadas para cada fase, colocando exposições, objetivando facilitar a assimilação do conteúdo. Sugere-se ao professor que solicite aos alunos que comentem sobre a utilização dessas práticas utilizadas em nosso dia-a-dia.

 

ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Em sala, os conceitos ambientais serão trabalhados utilizando um quadro e pincel.

Para o desenvolvimento desta atividade a turma deverá ser dividida em equipes com três temas distintos:

1. Sustentabilidade em casa.

2. Sustentabilidade no trabalho.

3. Sustentabilidade na rua.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Nesse momento, o professor deverá relembrar os conceitos de economia e redução para preservação do meio ambiente, falar sobre questões ambientais atuais e seus respectivos impactos sobre a natureza. Para iniciar o trabalho com essas questões, o docente poderá fazer analogias aos nossos hábitos diários como: tomar banho, escovar os dentes, lavar carros e calçadas, para que os alunos visualizem as vantagens dessas novas alternativas do uso sustentável dos recursos necessários para nossa vida encontrados na natureza. Em seqüência, sugere-se ao professor apresentar situações que podem ser feitas para evitar o desperdício, tais como: diminuir o tempo de banho, o consumo de água ao lavar a louça, diminuir o número de lâmpadas ligadas no ambiente em que se vive e torná-lo ecologicamente sustentável, ou seja, “Como aplicar a sustentabilidade na nossa casa?”. Na tentativa de facilitar a compreensão dos alunos, é importante que o docente escreva no quadro os exemplos de atitudes apresentadas pelos discentes.

 

MOMENTO DO ALUNO:

O aluno será motivado através do conhecimento dos conceitos já estudados à formular  suas soluções para as problemas lançados e os exemplos solicitados  pelo docente. Poderá ocorrer questionamentos ao professor sobre a melhor forma de se reduzir o desperdício de água e energia realizando diversas ações durante o dia que são consideradas fora dos padrões de sustentabilidade: como o desperdício e o consumo excessivo.

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se ao docente que indague aos grupos o que eles entenderam por sustentabilidade e sobre as principais temáticas do assunto abordado como: economia de energia elétrica; redução do consumo de água; redução dos resíduos e a poluição na natureza, entre outras alternativas sustentáveis para cada situação real que acontece, como por exemplo:

  • Você prefere que a escola utilize papel branco ou papel reciclado?

  • Ao sair da sala você desliga o ar condicionado ou deixa que os funcionários desliguem?

  • Quando utiliza a torneira do banheiro, fecha devidamente a torneira ou vai embora e deixa a torneira pingando?

 

SISTEMATIZAÇÃO:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Para que sejam formalizados os conteúdos estudados, é necessário que o docente apresente as soluções mais adequadas para cada situação problema lançada no quadro, através disso, cada equipe encontrará possíveis soluções que se apliquem aos conceitos já estudados.

 

 ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização dessa atividade serão necessários os seguintes materiais: garrafas plásticas com tampa, tesoura, uma rolha, barbante e fita crepe.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Nesse momento, propõe-se a realização de uma oficina de reciclagem em sala de aula, onde cada equipe confeccionará um brinquedo e apresentar os benefícios que a reciclagem traz para o meio ambiente, bem com a variedade de brinquedos que podem ser confeccionados. O docente dará as instruções para a realização da oficina de brinquedos utilizando material reciclável trazidos pelos próprios alunos

 

·Instruções para a confecção dos brinquedos:

1. Primeiramente corte as garrafas, depois amarre um barbante com uma bola de papel alumínio amassado na ponta para fazer o bilboquê.

imagem 2

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp?Ancora=14 - acesso: 01/06/2011

2. Para o jogo de garrafas , corte argolas da garrafa e passe fita crepe nelas.

imagem 3

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp?Ancora=14 – acesso: 01/06/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos irão explorar os materiais existentes na construção de outros brinquedos para que haja uma interatividade com os materiais afim de que se conscientizem sobre o tema proposto.

 

DISCUSSÃO:

Os alunos irão apresentar seus brinquedos confeccionados com o material reciclado, mostrando de que forma poderá se utilizar esses materiais na confecção de outros brinquedos ou artesanatos e os benefícios que a reutilização desses recicláveis trará para o meio ambiente.

 

SISTEMATIZAÇÃO

O professor poderá mediar os discentes na conscientização da preservação do meio ambiente utilizando a problemática do desperdício de resíduos sólidos. O professor poderá apresentar aos alunos propostas de minimização dos impactos ambientais causados pela sociedade no que diz respeito à poluição dos resíduos sólidos na natureza.

Recursos Complementares

Complementando as atividades exercidas no software e nas atividades posteriores, podem ser feitas pesquisas sobre mais exemplos de oficinas de reciclagem, estando disponíveis no endereço eletrônico: http://www.recicloteca.org.br/cursos.asp

Avaliação

Para a avaliação das atividades realizadas no laboratório e em sala de aula será necessário que o docente faça observações quanto a dificuldade de visualização das possíveis soluções oferecidas no software e que o mesmo faça uma avaliação oralmente para saber de forma concreta tudo que foi entendido no decorrer da atividade 1. Na atividade 2, avalia-se a compreensão da importância de se agir sustentavelmente, assim como o grau de conhecimento individual e coletivo adquirido pelo grupo. Na atividade 3 é fundamental a participação dos alunos na dinâmica em sala, na confecção de brinquedos recicláveis e na exposição da opinião quanto a economia dos recursos, reciclagem de materiais e redução dos impactos ao meio ambiente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.