09/06/2011
Ellis Batista Paiva Brito, Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Identificar as horas em um relógio;
Conhecer as funções dos ponteiros de um relógio.
Noções sobre o calendário e medidas de tempo dos seguintes períodos: dia, semana, mês e ano.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Atividade impressa para cada aluno;
Relógio analógico com ponteiros indicando hora, minuto e segundo;
Relógio analógico com ponteiros indicando hora e minuto;
Relógio digital.
Observação: O professor poderá utilizar imagens ao invés dos relógios acima citados.
Fonte: https://www.planetseed.com/files/uploadedimages/Science/Think_and_Solve/Math_Puzzle/Hours_Minutes_and_Seconds/sep06_1.jpg (Acesso: 6/06/2011)
Fonte: http://www.escolakids.com/public/upload/image/Untitled-12_(1).jpg (Acesso: 6/06/2011)
Fonte: http://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2008/12/01-night_stand03.png (Acesso: 6/06/2011)
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor apresente aos alunos um relógio com três ponteiros, um relógio com dois ponteiros e um relógio digital. Recomenda-se questionar os alunos sobre as diferenças que encontram em cada relógio. Na medida em que os alunos responderem, o docente deverá registrar as respostas na lousa. Terminada esta etapa, o professor deve entregar uma folha para cada aluno com a seguinte atividade:
1. Qual é a hora que cada relógio apresenta?
__________ __________ __________ __________
2. Marque no relógio às horas indicadas nas frases:
a) Alana acordou às 6:00 horas para ir a escola.
b) A aula de desenho de George inicia às 7:15 horas.
c) O recreio acontece sempre às 9:00 horas.
d) Ivaneide e Michelle combinaram de almoçar juntas às 11:45 horas.
e) Ricardo e David irão participar de um campeonato de futebol às 18:30 horas.
f) Às 23:00 horas, Cristina e Mara irão assistir a última sessão do cinema.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão realizando a atividade proposta. Os alunos poderão ter dificuldade em realizar a leitura das horas no relógio de ponteiros devido que os números representarem ao mesmo tempo as horas e os minutos.
DISCUSSÃO
Nesse momento os alunos estarão apresentando para a turma suas soluções da atividade proposta. Sugere-se que alunos e professor discutam sobre as dificuldades surgidas durante a realização da atividade. Propõe-se alguns questionamentos para o docente iniciar o debate, como “Qual o ponteiro marca as horas?”, “E qual marca os minutos?”, “Todos os relógios de ponteiros possuem três ponteiros?”, “Qual é o outro nome que o relógio de ponteiros recebe?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar sobre as medidas de tempo (horas, minutos e segundos). Propõe-se apresentar que o primeiro relógio inventado foi o relógio de sol, onde também foram criados outros, como: relógio de areia ou ampulheta, relógio de água ou clepsidra, sendo que os mais utilizados são o relógio de ponteiros ou analógico e digital. Sugere-se nesse momento que o docente solicite aos alunos para verificarem as horas nos seus relógios, onde depois poderá explicar que as horas não são iguais em todos os relógios, porém temos o horário de Brasília como oficial. Recomenda-se que explique que o ponteiro menor indica as horas, o maior os minutos e o bem fininho indica os segundos. Propõe-se explicar ainda que cada tracinho corresponde a um minuto e quando o ponteiro parte de um número qualquer, a cada cinco tracinhos, ele estará no próximo número. Para isso o docente deverá imprimir o relógio (figura 1) em tamanho grande para que seja visualizado por todos no quadro branco, onde possa está fazendo essa demonstração.
Figura 1
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Judjcy_i3pU/TOWSShwWfII/AAAAAAAAAJM/3oYzxcHMeLI/s400/Relogio1.png (Acesso 6/06/2011)
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 2: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos didáticos utilizados serão:
Canetinhas coloridas;
Pratos de papelão para cada grupo;
Cartolina para fazer os ponteiros;
Cartolinas para cada grupo;
Tachinha;
Massa de modelar para revestir a ponta da tachinha;
Tesoura sem ponta.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se iniciar a aula perguntando aos alunos sobre o horário de suas atividades diárias como: acordar, almoçar, jantar, estudar entre outras. Sugere-se que o docente anote na lousa os horários apresentados por cada aluno. Terminada essa etapa o professor deverá solicitar que os alunos se organizem em 06 (seis) grupos para realização das seguintes atividades:
Criar um relógio de ponteiros;
Desenhar relógios de ponteiros na cartolina para representar as horas conforme os horários apresentados pelo professor e depois fazer essa representação das horas usando o relógio digital.
Sugere-se a seguinte organização para os grupos estarem realizando a atividade:
1º grupo: (1:30/ 7:59/ 13:30/ 19:59/ 1:03/ 7:08/ 13:03/ 19:08)
2º grupo: (2:15/ 8:36/ 14:15/ 20:36/ 2:33/ 8:47/ 14:33/ 20:47)
3º grupo: (3:18/ 9:40/ 15:18/ 21:40/ 3:02/ 9:25/ 15:02/ 21:25)
4º grupo: (6:05/ 10:50/ 18:05/ 22:50/ 6:21/ 10:38/ 18:21/ 22:38)
5º grupo: (5:22/ 11:00/ 17:22/ 23:00/ 5:01/ 11:56/ 17:01/ 23:56)
6º grupo: (4:45/ 12:10/ 16:45/ 00:10/ 4:23/ 12:34/ 16:23/ 00:34)
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão organizados em grupos para realizar a atividade proposta. Sugere-se que o professor circule pelos grupos durante a atividade para está verificando as dificuldades dos alunos. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: “O mesmo posicionamento dos ponteiros para horários diferentes quer dizer que representam a mesma hora?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma seus cartazes. Durante a apresentação dos cartazes, o professor pode questionar os alunos sobre: “Qual é a forma mais fácil de representar às horas? Por quê?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar utilizando os cartazes dos grupos. Propõe-se explicar que a Terra realiza um movimento em torno de si mesma que é conhecido como rotação. Esse movimento indica um dia ou 24 horas, dessa forma, após do meio-dia contamos as horas nessa sequência 13:00, 14:00, 15:00 horas em diante. Propõe-se que o professor desenhe uma tabela (Figura 1) na lousa para os alunos estarem organizando sua rotina apresentada no início da atividade.
Aluno | Atividade | Antes do meio-dia | Depois do meio-dia |
Figura 1
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa – LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Recursos utilizados nesta atividade:
Lousa;
Giz ou pincel;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O computador com o software “Acertar o relógio para...”;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
O software “Acertar o relógio para...” consiste em um jogo no qual o aluno precisará realizar as marcações dos ponteiros no relógio analógico (de ponteiros) de acordo com o horário apresentado no relógio digital. O software apresenta dois botões com as letras H e M que representam horas e minutos, onde os alunos deverão clicar nesses botões para realizar o movimento dos ponteiros. Terminado o posicionamento dos ponteiros, o aluno deverá clicar no V para ir para o próximo relógio. Por conseguinte irá aparecer uma carinha azul ou vermelha dependendo do posicionamento dos ponteiros apresentado pelo aluno. Caso a carinha seja azul o aluno deverá clicar sobre a palavra continuar para ter acesso ao próximo relógio, no entanto se a carinha for vermelha o aluno terá que realizar o posicionamento dos ponteiros de acordo com a hora apresentada anteriormente.
Fonte: Imagens do software
PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:
1. Fazer o download do software “Acertar o relógio para...” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12164
Observação: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Nessa atividade será utilizado o software “Acertar as horas para...”. Esta atividade será desenvolvida em duplas, a formação das mesmas ficará a critério do professor. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software “Acertar o relógio para...”dando para a turma as instruções e mostrando a imagem do relógio. Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que anotem individualmente as horas que acertaram e erraram.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes ao software.Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor apresente que a leitura das horas é feita através dos ponteiros do relógio. Propõe-se o professor demonstre que uma volta completa do ponteiro dos minutos corresponde a uma hora, onde poderá fazer isso utilizando o relógio da atividade 1.
Passeio virtual pelo Museu do Relógio - http://www.dimep.com.br/passeio_virtual.php
Apresentação e explicação sobre os tipos de relógios - http://www.relogioantigo.com.br/curiosidades.html
Sugere-se que o professor observe se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade. Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam a função de cada ponteiro. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram representar as horas no relógio de ponteiros e digital. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram realizar a leitura das horas apresentadas no software.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/05/2013
Cinco estrelasGostei muito das sugestões das aulas, farei o máximo para desenvolvê-las de acordo com as sugestões. Acredito que elas facilitarão a aprendizagem dos alunos do 3] ano do Ensino Fundamental. Muito obrigado pelas sugestões. Abraços!
01/04/2013
Quatro estrelasAchei muito interessante a sequência das atividades para trabalhar - horas. Parabéns. Irei vivenciar com meus alunos do 4º ano.
17/10/2012
Cinco estrelasExcelente
22/02/2012
Cinco estrelasÓtima aula.
10/06/2011
Cinco estrelasMuito boa essa aula!!!!!!!!!!