Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A lenda do SACI e o teatro de fantoches

 

13/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as diferentes formas que pode ser ilustrado o Saci;

  • Conhecer algumas lendas das regiões brasileiras;

  • Confeccionar um teatro de fantoches;

  • Contar uma lenda através do teatro de fantoches.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula será utilizado o seguinte recurso didático: aparelho de áudio.        

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO ÁUDIO:
Para esta atividade, o professor utilizará o áudio “Saci” do autor Ricardo Azevedo, que tem duração de 5 minutos e 43 segundos. O áudio conta a lenda do Saci onde apresenta suas características, brincadeiras, os nomes que recebe em cada lugar e também como prender o Saci.

 

 

 

PARA INSTALAÇÃO DO ÁUDIO:
1. Fazer o download do áudio “Saci” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9506


Observações: O plugin Windows Media Player é necessário para  a utilização do áudio proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1;

2. O professor pode fazer o download da ferramenta, gravá-la em um CD e utilizá-la na sala de aula através de um aparelho de áudio.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Quem é o Saci?”. Em seguida, o docente deverá convidar os alunos a escutarem o áudio da lenda “Saci". Nesse momento, é importante que os alunos façam suas anotações sobre as características do Saci, os nomes que recebe, processo para captura de um Saci. Ao final da atividade, os discentes devem se organizarem em duplas para fazerem uma ilustração de como acham que era o Saci e também as etapas de prendê-lo.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão ouvindo atentamente o áudio da história, fazendo suas anotações e depois produzindo a ilustração da lenda em dupla.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas ilustrações sobre o áudio. Propõe-se alguns questionamentos para iniciar o debate: “As ilustrações são parecidas?”, “Vocês conhecem o Saci por qual nome?”, “Será que é fácil pegar o Saci seguindo o processo apresentado no áudio?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que a lenda do Saci é muito antiga e que já foi retratada em vários livros. Propõe que o professor apresente imagens de livros que contenham a figura lendária “Saci” para os alunos verificarem as formas que já foi representado.

 

imagem1

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_P2NJAaxl_gs/TIkvDTyvInI/AAAAAAAAC-Q/-b0-9v9o47Y/s1600/Um+saci+no+meu+quintal.jpg  (Acesso: 11/06/2011)

 

imagem 2

Fonte: http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/item/6598/6/6598628G1.jpg (Acesso: 11/06/2011)

 

imagem 3

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_OSYvqfJ0cvc/TDXhzNBw7sI/AAAAAAAAAKc/TjqZSwVz2wM/s1600/2269285.jpg (Acesso: 11/06/2011)

 

AMBIENTE 2/ ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos: caderno, lápis ou caneta, canetinhas e cartolinas.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione aos alunos sobre que lendas eles conhecem. O docente deve anotar as respostas dos alunos na lousa. Terminada esta etapa, o professor deve explicar que a turma será dividida em cinco grupos, onde cada grupo ficará responsável por pesquisar as lendas de uma região. Para isso, os grupos deverão se dividir em duplas para estarem pesquisando, depois se reunindo novamente no grupo para estarem compartilhando suas anotações e produzindo um cartaz que deverá ser apresentado para a turma.

Sugere-se os seguintes sites para os alunos estarem realizando a pesquisa:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/ (Acesso 11/06/2011)

http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/mapa_todas_lendas.htm (Acesso 11/06/2011)

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/ (Acesso 11/06/2011)

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão realizando a pesquisa em duplas e depois compartilhando nos grupos suas anotações para produzirem um cartaz sobre as lendas de cada região que deverá ser apresentado para a turma.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma as lendas da região que pesquisou. O professor pode propor alguns questionamentos como: “As lendas são parecidas?”, “Vocês conheciam alguma lenda das que foram apresentadas?”

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que as lendas de cada região possuem elementos característicos daquele lugar, onde existem algumas que são muito conhecidas. O professor deve explicar que algumas lendas foram incorporadas no folclore do Brasil de outros países como a do Lobisomem.

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos: lápis de cor, canetinhas, giz de cera, folhas de papel ofício, cartolina, cola, durex, tesoura, palitos de picolé ou palito de churrasco.

Observação: Pode-se utilizar outros recursos para criar o teatro de fantoches como:caixas de remédio ou creme dental, meias, dobraduras. A escolha do material fica a critério do professor.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é um teatro de fantoches?”. O docente deve explicar que cada grupo deve escolher uma lenda que pesquisou na atividade anterior (Atividade 2), onde deverão criar os personagens e o cenário da sua lenda e depois apresentar essa lenda para a turma através do teatro de fantoches. Sugere-se que o docente reserve um lugar na sala para os alunos estarem apresentando para a turma sua lenda pelo teatro de fantoches, onde pode colocar uma toalha ou TNT sobre algumas cadeiras para esconder os alunos que deverão apenas mostrar os personagens e o cenário.

 

imagem 4

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_QNFGmi52YgA/S8I2B8e3h_I/AAAAAAAAAMI/yv4GWHF0dwI/s1600/outubro+-+2007+147.JPG (Acesso: 11/06/2011)

 

imagem 5

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-2eAGsvF6q8w/TbV_rxKnWHI/AAAAAAAAAuk/4uBQqFYpjXU/s1600/9.JPG (Acesso: 11/06/2011)

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estarão selecionando uma das lendas pesquisadas, criando os personagens e cenários, além de escolherem quem irá representar os personagens, o cenário e ser o narrador da lenda. O professor deverá questionar os alunos sobre “Como os seus colegas irão saber sobre o local que acontece essa lenda?”.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua lenda utilizando o teatro de fantoches. Após a apresentação das lendas, o professor pode questionar os alunos sobre: “Vocês conheciam a lenda apresentada pelos seus colegas?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que o teatro de fantoches recebe outros nomes como teatro de bonecos ou marionetes e que é uma forma bem antiga de apresentar uma história, podendo ter um cenário fixo ou móvel, as pessoas que estão animando os fantoches devem ficar escondidas no qual deve aparecer apenas os bonecos e também devem interpretar cada personagem. O professor deve explicar que no caso do teatro de fantoches criados pelos alunos, o cenário era móvel devido que foi disponibilizado apenas o local onde a lenda seria contada e os alunos tiveram que criar alguns elementos do cenário para que os outros pudessem saber sobre em que ambiente se passava a lenda.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Saci Áudio
Recursos Complementares

No blog do Portal do Professor: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso ao blog Folclore. (Acesso: 11/06/2011)

Texto sobre A lenda do Saci Pererê: http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/  (Acesso: 11/06/2011)

Texto apresentando sobre a definição de folclore e  algumas lendas: http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/folclore.htm   (Acesso: 11/06/2011)

Texto apresentando sobre o histórico do teatro de fantoches e também como produzir um: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=839  (Acesso: 11/06/2011)

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos perceberam as diversas formas de ilustrar um personagem.  Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram perceber a diversidade de lendas existentes no Brasil e suas características. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram produzir um teatro de fantoches e contar uma lenda.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.