Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo uma lenda a partir das histórias de Monteiro Lobato

 

13/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer alguns aspectos da vida de Monteiro Lobato;

  • Reconhecer elementos que constituem um livro como autor, editora, ilustrador e personagens;

  • Produzir uma lenda.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa – LIE/ Sala de vídeo

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • O vídeo “Monteiro Lobato”;

  • Caderno, lápis ou caneta.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO:

Esse vídeo apresenta um resumo da vida e obras de Monteiro Lobato. O vídeo tem uma duração de 1 min.

 

 


PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:
1. Fazer o download do vídeo “Monteiro Lobato” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4883
Observação:  O plugin Windows Media Player é necessário para  a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre a data de nascimento, naturalidade, fatos importantes da vida de Monteiro Lobato, além de indagar sobre “Quem é Monteiro Lobato?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo “Monteiro Lobato”, onde devem anotar em duplas sobre a vida, seus personagens e o público dos seus livros.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo as anotações em duplas sobre suas observações. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e depois conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre a vida de Monteiro Lobato, a partir das informações do vídeo. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que o vídeo retrata uma biografia, onde os alunos apresentaram algumas informações que serviriam para iniciar uma biografia. O professor deve expor que a biografia é um texto que serve para relatar a vida de alguém que no caso do vídeo assistido retrata de maneira breve a vida de Monteiro Lobato.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2 : Biblioteca

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Caderno, lápis ou caneta.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor apresente o livro Histórias de Tia Nastácia de Monteiro Lobato, onde deve realizar uma leitura de um capítulo. Propõe-se que o docente convide os seus alunos a lerem individualmente alguns livros do autor, onde depois devem trocar de livro com um colega. Em duplas os alunos devem anotar os personagens e suas características, a editora, ver as ilustrações, palavras difíceis e realizar uma comparação entre os dois livros. Terminada esta etapa as duplas devem apresentar para a turma as informações sobre o livro, contando um pouco sobre a história que leram.

 

imagem1

Fonte:  http://i.s8.com.br/images/books/cover/img3/34023_4.jpg (Acesso: 10/06/2011)

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento os alunos estarão realizando a leitura individualmente e em duplas devem conversar sobre os livros lidos anotando as informações solicitadas.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma sua análise sobre os livros lidos.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que os livros de Monteiro Lobato retratam histórias sobre folclore, fábulas e contos de fadas que o autor reuniu em suas obras para apresentar para as crianças. Recomenda-se que o docente apresente que os livros possuem alguns elementos essenciais como: capa, autor, editora, edição, sumário, história, personagens e ilustrações.

 

 

AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa – LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • Caderno, lápis ou caneta;

  • Lápis de cor e canetinhas;

  • Folhas de papel ofício.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é folclore?”, “Vocês conhecem algum personagem do folclore?”, “Conhecem alguma lenda?”. O professor deve anotar na lousa as respostas dos alunos na lousa ou na cartolina. Em duplas os alunos irão procurar informações nos sites, onde devem inventar o personagem e produzir uma lenda para depois apresentarem ao restante da turma.

Para a realização da pesquisa, sugere-se os seguintes sites:

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/papao/ (Lenda do Bicho-papão) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boitata/ (Lenda do Boitatá) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boto/ (Lenda do Boto) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/curupira/ (Lenda do Curupira) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/iara/ (Lenda da Iara) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/lobisomen/ (Lenda do Lobisomem) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mula/ (Lenda da mula-sem-cabeça) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/ (Lenda do saci-pererê) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/cuca/ (Lenda da Cuca) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negrinho/ (Lenda do Negrinho do Pastoreiro) - Acesso: 11/06/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estarão realizando a atividade proposta. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “Quantos personagens tem uma lenda?”, “Como é a estrutura de uma lenda?”.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua lenda. Após a apresentação das lendas, o professor pode questionar os alunos sobre: “Existe alguma semelhança entre as lendas criadas pelos alunos?”, “Houve uma mistura entre o real e o imaginário?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que o folclore reúne a tradição de um povo como: lendas, superstições e festas. Propõe-se que o professor apresente que as lendas fazem parte da cultura de um povo, onde as pessoas transmitiam essas histórias oralmente e que depois foram reunidas em livros. O professor deve explicar que as lendas são resultados da mistura entre o real e o imaginário. Recomenda-se que o docente explique que a lenda possui a estrutura das narrativas, contendo: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monteiro Lobato Vídeo
Recursos Complementares

No blog do Portal do Professor: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso a assuntos referentes ao Folclore.

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conheceram aspectos da vida do Monteiro Lobato através do gênero biografia. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram perceber os elementos que constituem um livro. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram produzir uma lenda.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.