13/06/2011
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Conhecer alguns aspectos da vida de Monteiro Lobato;
Reconhecer elementos que constituem um livro como autor, editora, ilustrador e personagens;
Produzir uma lenda.
Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa – LIE/ Sala de vídeo
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE: Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Lousa;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O vídeo “Monteiro Lobato”;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO:
Esse vídeo apresenta um resumo da vida e obras de Monteiro Lobato. O vídeo tem uma duração de 1 min.
PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:
1. Fazer o download do vídeo “Monteiro Lobato” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4883
Observação: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre a data de nascimento, naturalidade, fatos importantes da vida de Monteiro Lobato, além de indagar sobre “Quem é Monteiro Lobato?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo “Monteiro Lobato”, onde devem anotar em duplas sobre a vida, seus personagens e o público dos seus livros.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo as anotações em duplas sobre suas observações. Sugere-se que o professor deixe os alunos assistirem ao vídeo e depois conceda um tempo para os alunos fazerem suas anotações, analisarem e conversarem sobre o vídeo.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma suas conclusões sobre a vida de Monteiro Lobato, a partir das informações do vídeo. Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO:
Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar que o vídeo retrata uma biografia, onde os alunos apresentaram algumas informações que serviriam para iniciar uma biografia. O professor deve expor que a biografia é um texto que serve para relatar a vida de alguém que no caso do vídeo assistido retrata de maneira breve a vida de Monteiro Lobato.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2
: BibliotecaPREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Caderno, lápis ou caneta.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor apresente o livro Histórias de Tia Nastácia de Monteiro Lobato, onde deve realizar uma leitura de um capítulo. Propõe-se que o docente convide os seus alunos a lerem individualmente alguns livros do autor, onde depois devem trocar de livro com um colega. Em duplas os alunos devem anotar os personagens e suas características, a editora, ver as ilustrações, palavras difíceis e realizar uma comparação entre os dois livros. Terminada esta etapa as duplas devem apresentar para a turma as informações sobre o livro, contando um pouco sobre a história que leram.
Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img3/34023_4.jpg (Acesso: 10/06/2011)
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão realizando a leitura individualmente e em duplas devem conversar sobre os livros lidos anotando as informações solicitadas.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas estarão apresentando para a turma sua análise sobre os livros lidos.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá explicar que os livros de Monteiro Lobato retratam histórias sobre folclore, fábulas e contos de fadas que o autor reuniu em suas obras para apresentar para as crianças. Recomenda-se que o docente apresente que os livros possuem alguns elementos essenciais como: capa, autor, editora, edição, sumário, história, personagens e ilustrações.
AMBIENTE 3/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa – LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Lousa;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
Caderno, lápis ou caneta;
Lápis de cor e canetinhas;
Folhas de papel ofício.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é folclore?”, “Vocês conhecem algum personagem do folclore?”, “Conhecem alguma lenda?”. O professor deve anotar na lousa as respostas dos alunos na lousa ou na cartolina. Em duplas os alunos irão procurar informações nos sites, onde devem inventar o personagem e produzir uma lenda para depois apresentarem ao restante da turma.
Para a realização da pesquisa, sugere-se os seguintes sites:
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/papao/ (Lenda do Bicho-papão) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boitata/ (Lenda do Boitatá) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boto/ (Lenda do Boto) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/curupira/ (Lenda do Curupira) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/iara/ (Lenda da Iara) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/lobisomen/ (Lenda do Lobisomem) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mula/ (Lenda da mula-sem-cabeça) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/ (Lenda do saci-pererê) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/cuca/ (Lenda da Cuca) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negrinho/ (Lenda do Negrinho do Pastoreiro) - Acesso: 11/06/2011
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos estarão realizando a atividade proposta. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “Quantos personagens tem uma lenda?”, “Como é a estrutura de uma lenda?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua lenda. Após a apresentação das lendas, o professor pode questionar os alunos sobre: “Existe alguma semelhança entre as lendas criadas pelos alunos?”, “Houve uma mistura entre o real e o imaginário?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá explicar que o folclore reúne a tradição de um povo como: lendas, superstições e festas. Propõe-se que o professor apresente que as lendas fazem parte da cultura de um povo, onde as pessoas transmitiam essas histórias oralmente e que depois foram reunidas em livros. O professor deve explicar que as lendas são resultados da mistura entre o real e o imaginário. Recomenda-se que o docente explique que a lenda possui a estrutura das narrativas, contendo: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato | Vídeo |
No blog do Portal do Professor: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso a assuntos referentes ao Folclore.
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conheceram aspectos da vida do Monteiro Lobato através do gênero biografia. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram perceber os elementos que constituem um livro. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram produzir uma lenda.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!