Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quadrinhos na Guerra Fria

 

29/07/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá compreender a relação das Histórias em Quadrinhos (também designadas pela sigla HQ) com o cenário internacional da Guerra Fria (período de tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial).

O aluno poderá compreender, também, as condições históricas em que tais Quadrinhos foram produzidos.

Ao final, o aluno será capaz de identificar e discutir os valores políticos disseminados nessas produções.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve ter trabalhado com os alunos o período da Guerra Fria. Deve ter trabalhado com os alunos sobre a relação entre quadrinhos e temas políticos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Partimos do pressuposto de que as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas como fonte para o Ensino e a Pesquisa em História, desde que elas não sejam interpretadas – em virtude do seu caráter ficcional – como um registro que passa à margem do social. Nesta sequência didática, o professor construirá com os alunos uma maior compreensão de como os Quadrinhos participaram na construção do período da Guerra Fria, servindo desde o término da Segunda Guerra Mundial até a dissolução da União Soviética como instrumento político. Além disso, deverão perceber como determinados Quadrinhos se posicionaram diante de determinados episódios históricos, no sentido de tomar partido ou não do que ocorria. O professor deverá fazer uma breve introdução acerca do período da Guerra Fria – período que envolveu uma desconfiança mútua e uma disputa ideológica, tecnológica, econômica e potencialmente militar entre os Estados Unidos e a União Soviética.

 

AULA 1

O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática da escola e dividir a sala em quatro grupos. Feito isto, o professor deverá solicitar a cada grupo que faça uma pesquisa distinta sobre HQs que tenham a Guerra Fria como temática. Apesar de a turma ter sido dividida em grupos, a pesquisa pela rede mundial de computadores será inicialmente feita em duplas. A formação de duplas se dará de forma aleatória, de modo que o professor respeite as afinidades intelectuais e as relações de parceria que os alunos estabelecem entre si no cotidiano escolar.

Os alunos do primeiro grupo ficarão responsáveis por pesquisar os títulos produzidos durante os anos finais da década de 1940 e os da década de 1950, que tenham relação com a Guerra Fria. Os do segundo grupo serão responsáveis por levantar informações acerca das personagens, dos títulos e dos autores dos anos de 1960. Já os do terceiro grupo ficarão com a incumbência de buscar informações sobre autores e Quadrinhos da década de 1970. Por fim, os do quarto grupo pesquisarão os títulos de HQ que foram produzidos durante a década de 1980.

Os alunos do primeiro grupo, responsáveis pelos Quadrinhos da década de 1940 e 1950, poderão consultar inicialmente os seguintes sites:


-http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=21682 (pequena matéria sobre o Fighting American, super-herói da década de 1950, criado pelos mesmos responsáveis pelo Capitão América. Ao invés dos nazistas, combatidos pelo Capitão, o Fighting American lutava contra os comunistas);

-http://hqquadrinhos.blogspot.com/2009/07/fighting-american-cretswood-publication.html (pequeno texto sobre o Fighting American).

 

Os alunos do segundo grupo poderão consultar os seguintes endereços eletrônicos:

-http://www.webartigos.com/articles/22602/1/QUADRINHOS-E-GEOPOLITICA-NO-CONTEXTO-DA-GUERRA-FRIA/pagina1.html (pequeno texto que versa sobre Quadrinhos e Guerra Fria, atentando particularmente para aqueles produzidos durante os anos 1960);

-http://www.omelete.com.br/quadrinhos/a-criacao-do-homem-de-ferro-nas-historias-em-quadrinhos/ (refere-se à criação do Homem de Ferro, em 1963, e a relação da personagem com a Guerra Fria).

 

Já os do terceiro grupo poderão consultar:

-http://www.bigorna.net/index.php?secao=registrogeral&id=1300494359 (texto sobre o Capitão América; os alunos deverão prestar atenção à trajetória da personagem durante a década de 1970);

-http://www.fanboy.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 (entrevista com Steve Englehart, responsável pelos roteiros do Capitão América em determinada época dos anos 1970 e, também, quem fez o Capitão América romper com o governo dos Estados Unidos em virtude do escândalo de Watergate);


-http://www.mundohq.com.br/site/detalhes.php?tipo=3&id=10 (pequeno dossiê sobre o Capitão América);

 
-http://felipedeamorim.opsblog.org/2007/03/16/dossie-capitao-america/ (outro texto sobre o Capitão América).

 

Os alunos responsáveis por consultar os Quadrinhos da década de 1980 poderão consultar os seguintes links:

-http://caioproenca.wordpress.com/2009/06/17/watchmen-e-a-guerra-fria/ (pequeno texto sobre a minissérie Watchmen, lançada entre 1986 e 1987, obra que tem como pretensão discutir o contexto da Guerra Fria);

-http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/review_BTCT.cfm (review sobre O Cavaleiro das Trevas – edição definitiva). A HQ de Frank Miller tem como pano de fundo o contexto de Guerra Fria.

 

Os sites elencados acima são apenas para uma consulta preliminar. Os alunos poderão optar por não consultá-los e fazer a pesquisa, ao mesmo tempo, por conta própria e auxiliados pelo professor. Durante a atividade de pesquisa, o professor deverá orientar os alunos e responder a eventuais dúvidas que apareçam.

Os alunos deverão pesquisar os principais temas/valores trabalhados nessas produções efazer anotações durante a pesquisa. As anotações serão avaliadas em um momento posterior e servirão nas atividades das outras aulas. Os alunos ainda deverão arquivar as imagens e os textos levantados durante a pesquisa em uma pasta do computador, para desdobramentos posteriores.

Algumas das imagens abaixo podem ser utilizadas e problematizadas pelos alunos durante a pesquisa. A partir da pequena sinopse fornecida abaixo delas, os alunos podem pesquisar a respeito delas e tentar extrair outras informações.
Seria interessante que eles se valessem do seguinte roteiro de estudos:

1. Quem é(são) o(s) autor(es)?

2. Quando foi produzida?

3. Onde foi produzida?

4. A quem se destina?

5. Para quem fala?

6. Qual é a sua finalidade?

7. A temática desenvolvida nelas suscita polêmica?

 

Imagem 1:

Capa de A Quand Notre Tour, Quadrinhos produzidos pelo Catechetical Guild Educational Society, em 1947, no Canadá. Reparem na mão que tenta envolver a pequena cidade. Na manga da camisa, vemos a “foice e o martelo”. O símbolo de origem soviética, elemento constituinte da bandeira da antiga União Soviética evoca o Comunismo. O Quadrinho em questão se prestava a fazer uma denúncia contra um suposto plano de infiltração comunista no Canadá (uma área de influência norte-americana). Imagem disponível em: http://www.esquirecomics.com/resources/collection_images/AQuandNotreTour.jpg

Sugestão: A partir da imagem acima, o professor pode solicitar aos alunos que reflitam sobre os motivos pelos quais o comunismo causava medo. Sobre a temática do anticomunismo ver o seguinte artigo http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000200010

 

Imagem 2: