15/07/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Reações químicas.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem um vídeo que mostra a decomposição dos alimentos, por meio de uma sucessão de fotos feitas ao longo de 74 dias, sendo que uma foto foi tirada a cada 40 minutos.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio:http://www.youtube.com/watch?v=c0En-_BVbGc&feature=player_embedded#at=78.Acessado em 13/06/2011.
Imagem do vídeo.
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos. Não deixar de enfatizar que quando um alimento se estraga, normalmente percebemos modificações em seu aspecto, cheiro cor e sabor. Essas modificações indicam que estão ocorrendo reações químicas nesse alimento. As reações químicas que levam um alimento a se estragar são realizadas por seres vivos muito pequenos que só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio: os microrganismos decompositores. O que é alimento para o ser humano é, também, alimento esses microrganismos. Enquanto os decompositores se alimentam, produzem substâncias que alteram a cor, o cheiro e o sabor dos alimentos. Encontrando bastante alimento, os microrganismos multiplicam-se rapidamente. Quanto maior o número de microrganismos, mais rápido o alimento se estraga. Os microrganismos decompositores são os responsáveis por devolver ao ambiente, átomos e moléculas que serão utilizados pelos produtores, que iniciam as cadeias e teias alimentares nos diferentes ecossistemas da biosfera. Os decompositores estão em toda parte: nos ambientes naturais, nas cidades, na água, na terra, no ar. Enfim, são organismos muito diversificados e adaptados à diversidade de condições ambientais. Onde houver matéria orgânica, haverá organismos decompositores.
Fonte da imagem: http://osaldalingua.files.wordpress.com/2008/07/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/06/2011.
Após o fechamento da discussão pelo professor, cada grupo de alunos deverá construir um texto a partir dos itens discutidos, digitando-o no computador UCA, utilizando o editor de texto KWord. Enviar esse texto para o professor, por e-mail, para avaliação.
A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.
1- A Reciclagem da Natureza: Os Decompositores. Disponível no endereço: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar3.php. Acessado em 14/06/2011.
2- QUE PROBLEMÃO, HEIN! Disponível no endereço: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=4&Editoria=2&SubEditoria=2&Ver=1. Acessado em 14/06/2011.
Os alunos deverão ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações.
A atividade experimental apresentada a seguir está disponível no sítio: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-05.pdf. Acessado em 14/06/2011. No entanto, está no meio de um texto maior, o que dificulta o acesso pelos alunos. Por isso, e também pelas condições peculiares de uma atividade experimental, sugerimos que o professor disponibilize o roteiro da aula digitado e impresso a cada um dos alunos, que deverão trabalhar em grupos de 5.
Os registros durante o processo deverão ser realizados no caderno. Ao final da experiência, os alunos deverão fazer um relatório em grupo utilizando o KWord e enviar por e-mail ao professor, para avaliação.
Como vimos, bactérias e fungos estão por toda parte, mas você já deve ter percebido que os alimentos apodrecem mais rapidamente se estiverem sob calor ou que alimentos, roupas e até móveis mofam em lugares úmidos. Isso quer dizer que existem algumas condições para que os decompositores se desenvolvam mais rapidamente.
Luz, calor e umidade
Os organismos decompositores se multiplicam mais rapidamente se estiverem em ambientes escuros, quentes e úmidos. É preciso também que estejam em contato com o ar. Ao armazenar alimentos essas condições devem ser observadas. Na história da humanidade encontramos muitas tentativas de conservar os alimentos, a partir das observações do cotidiano: azedamento, apodrecimento, crescimento de bolores que inviabilizavam a estocagem de quantidades maiores de alimento.
Identificar as condições mais favoráveis para conservar alimentos.
Seis copinhos de plástico ou de vidro, 6 etiquetas pequenas, 1 colher de sobremesa, 1 pacote de canela em pó, 1 rolo de filme plástico para cobrir alimentos, geladeira e uma porção de arroz-doce pronto ou mingau, sem canela ou cravos-da-índia.
Experimento adaptado do livro Construindo Consciências, 6ª série, 2003.
O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir os vídeos sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
1 - Doenças transmitidas por alimentos
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=e8ruuIvd6vs&feature=related. Acessado em 14/06/2011.
2 - O perigo da contaminação dos alimentos
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU&feature=related. Acessado em 14/06/2011.
3 - 1/3 do que você compra vai para o lixo
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HnppOd_RiNo. Acessado em 14/06/2011.
Imagem do vídeo 3.
As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Tempo de decomposição de componentes do lixo. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view. Acessado em 14/06/2011.
Fatores que interferem na decomposição. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Rpcff4Onue4. Acessado em 14/06/2011.
Alimentos estragados oferecem riscos á saúde. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wr4Y18ZaaN0. Acessado em 14/06/2011.
A DECOMPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS RELATIVOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID97/v5_n1_a2010.pdf. Acessado em 14/06/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório da atividade experimental (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 5 e 6).
Cinco estrelas 1 classificações
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23/03/2013
Cinco estrelasMuitoo Boom ! =D