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Decomposição em ação: um processo permanentemente presente. UCA.

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a decomposição como um processo natural permanentemente presente no cotidiano.
  • Identificar fenômenos químicos envolvidos no processo de apodrecimento de alimentos.
  • Avaliar os riscos à saúde decorrentes dos processos de decomposição no ambiente
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Discussão a partir de um vídeo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem um vídeo que mostra a decomposição dos alimentos, por meio de uma sucessão de fotos feitas ao longo de 74 dias, sendo que uma foto foi tirada a cada 40 minutos.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio:http://www.youtube.com/watch?v=c0En-_BVbGc&feature=player_embedded#at=78.Acessado em 13/06/2011.

decomposição vídeo

Imagem do vídeo.

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

  • O que acontece com esses alimentos no decorrer dos 74 dias de observação e registro das imagens?
  • Por que isso acontece?
  • Há participação de seres vivos nesse processo? Explique.
  • Quando um alimento se estraga, que modificações podem ser percebidas nele? Cheiro, cor, sabor, aspecto.
  • O fenômeno apresentado é físico ou químico? Explique.
  • Por que nascem plantas sobre os restos dos alimentos no decorrer do tempo?
  • O que mais chama a atenção no vídeo?
  • Você já visualizou alguma cena parecida com as apresentadas no vídeo no seu cotidiano? Descreva essa(s) experiência(s) vivenciada(s).
  • Quais são as consequências econômicas desse processo natural?
  • Quais são os impactos ambientais desse processo?

 

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos. Não deixar de enfatizar que quando um alimento se estraga, normalmente percebemos modificações em seu aspecto, cheiro cor e sabor. Essas modificações indicam que estão ocorrendo reações químicas nesse alimento. As reações químicas que levam um alimento a se estragar são realizadas por seres vivos muito pequenos que só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio: os microrganismos decompositores. O que é alimento para o ser humano é, também, alimento esses microrganismos. Enquanto os decompositores se alimentam, produzem substâncias que alteram a cor, o cheiro e o sabor dos alimentos. Encontrando bastante alimento, os microrganismos multiplicam-se rapidamente. Quanto maior o número de microrganismos, mais rápido o alimento se estraga. Os microrganismos decompositores são os responsáveis por devolver ao ambiente, átomos e moléculas que serão utilizados pelos produtores, que iniciam as cadeias e teias alimentares nos diferentes ecossistemas da biosfera. Os decompositores estão em toda parte: nos ambientes naturais, nas cidades, na água, na terra, no ar. Enfim, são organismos muito diversificados e adaptados à diversidade de condições ambientais. Onde houver matéria orgânica, haverá organismos decompositores.

tomate podre

Fonte da imagem: http://osaldalingua.files.wordpress.com/2008/07/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/06/2011.

Após o fechamento da discussão pelo professor, cada grupo de alunos deverá construir um texto a partir dos itens discutidos, digitando-o no computador UCA, utilizando o editor de texto  KWord.  Enviar esse texto para o professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

1- A Reciclagem da Natureza: Os Decompositores. Disponível no endereço: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar3.php. Acessado em 14/06/2011. 

2- QUE PROBLEMÃO, HEIN!  Disponível no endereço: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=4&Editoria=2&SubEditoria=2&Ver=1. Acessado em 14/06/2011.

Os alunos deverão ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões propostas

  • Quais seres vivos são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica?
  • Por que os decompositores são considerados os recicladores na natureza?
  • O que aconteceria na natureza se a decomposição fosse interrompida?
  • Quais são os produtos das reações químicas de decomposição da matéria orgânica e seus impactos ambientais?

 

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações.

Atividade 3: Atividade experimental

A atividade experimental apresentada a seguir está disponível no sítio: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-05.pdf. Acessado em 14/06/2011. No entanto, está no meio de um texto maior, o que dificulta o acesso pelos alunos. Por isso, e também pelas condições peculiares de uma atividade experimental, sugerimos que o professor disponibilize o roteiro da aula digitado e impresso a cada um dos alunos, que deverão trabalhar em grupos de 5.

Os registros durante o processo deverão ser realizados no caderno. Ao final da experiência, os alunos deverão fazer um relatório em grupo utilizando o KWord e enviar por e-mail ao professor, para avaliação.

Roteiro da atividade experimental

Introdução

Como vimos, bactérias e fungos estão por toda parte, mas você já deve ter percebido que os alimentos apodrecem mais rapidamente se estiverem sob calor ou que alimentos, roupas e até móveis mofam em lugares úmidos. Isso quer dizer que existem algumas condições para que os decompositores se desenvolvam mais rapidamente.

Luz, calor e umidade

Os organismos decompositores se multiplicam mais rapidamente se estiverem em ambientes escuros, quentes e úmidos. É preciso também que estejam em contato com o ar. Ao armazenar alimentos essas condições devem ser observadas. Na história da humanidade encontramos muitas tentativas de conservar os alimentos, a partir das observações do cotidiano: azedamento, apodrecimento, crescimento de bolores que inviabilizavam a estocagem de quantidades maiores de alimento.

Objetivo

Identificar as condições mais favoráveis para conservar alimentos.

Material

Seis copinhos de plástico ou de vidro, 6 etiquetas pequenas, 1 colher de sobremesa, 1 pacote de canela em pó, 1 rolo de filme plástico para cobrir alimentos, geladeira e uma porção de arroz-doce pronto ou mingau, sem canela ou cravos-da-índia.

Procedimentos

  • Coloque uma etiqueta numerada em cada copinho.
  • Ponha uma porção do doce ou do mingau em cada copinho usando uma colher de sobremesa.
  • Organize os copinhos de acordo com as seguintes instruções:
    • Copinho 1 - tampado com plástico, fora da geladeira.
    • Copinho 2 - tampado com plástico, dentro da geladeira.
    • Copinho 3 - destampado, fora da geladeira.
    • Copinho 4 - destampado, dentro da geladeira.
    • Copinho 5 - destampado e recoberto com canela, fora da geladeira.
    • Copinho 6 - destampado e recoberto com canela, dentro da geladeira.
  • Observe os copinhos durante uma semana.
  • Registre no caderno suas previsões sobre qual sistema (copinhos) conserva o arroz-doce ou mingau por mais tempo, sem a presença de fungos ou de bactérias. Justifique.

Interpretando os resultados

  • Anote em seu caderno as modificações observadas em cada um dos sistemas (copinhos) durante a semana.

  • Suas previsões iniciais se confirmaram? Em caso negativo, tente explicar o que pode ter acontecido.
  • Quais condições você considera mais adequadas para conservar o arroz-doce ou o mingau?

 

Experimento adaptado do livro Construindo Consciências, 6ª série, 2003.

Atividade 4- Discussão a partir de vídeos

O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir os vídeos sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.

1 - Doenças transmitidas por alimentos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=e8ruuIvd6vs&feature=related. Acessado em 14/06/2011.

2 - O perigo da contaminação dos alimentos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU&feature=related. Acessado em 14/06/2011.

3 - 1/3 do que você compra vai para o lixo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HnppOd_RiNo. Acessado em 14/06/2011.

akatu vídeo

Imagem do vídeo 3. 

  • Em qual parte de uma casa há maior índice de contaminação por microrganismos que podem decompor os alimentos contaminando-os?
  • Que doenças podem ser adquiridas pelo consumo de alimentos contaminados?
  • Quais cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação de alimentos por microrganismos decompositores?
  • Que cuidados devemos ter ao comprar alimentos?
  • Como evitar o desperdício de alimentos?

Atividade 5 - Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, sugerimos que o professor distribua os alunos em grupos de quatro componentes que deverão montar uma apresentação do conteúdo estudado utilizando o  programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.

As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

Tempo de decomposição de componentes do lixo. Disponível em: http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view. Acessado em 14/06/2011.

Fatores que interferem na decomposição. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Rpcff4Onue4. Acessado em 14/06/2011.

Alimentos estragados oferecem riscos á saúde. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wr4Y18ZaaN0. Acessado em 14/06/2011.

A DECOMPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS RELATIVOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID97/v5_n1_a2010.pdf. Acessado em 14/06/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório da atividade experimental (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 5 e 6).

Opinião de quem acessou

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