13/07/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
O tema dessa aula trata-se de um estudo comparativo entre dois gêneros discursivos da ordem do narrar – tirinha e charge.
A tirinha surgiu da ideia de se fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada. Pode ser considerada uma adaptação da HQ impressa. Mas é bastante comum, em gibis, termos histórias curtas, de uma página, geralmente, com os personagens principais das revistas.
A charge relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto, ela provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico.
Observação:
Essa aula poderá ser ministrada, após outras de minha autoria já publicadas no portal – “Leitura e produção de charges” e " Leitura e produção de tiras".
Aula 01 (50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da tirinha da Mafalda:
Disponível em:
http://www.desventura.org/2008/11/tirinhas-parte-5-mafalda.html
2.Tomando como ponto de partida a tirinha da Mafalda, o professor deverá conversar com os alunos para ativar o conhecimento prévio deles a respeito desse gênero.
a. Você tem o hábito de ler tirinhas? Quais?
b. Você já conhecia a personagem Mafalda? Como ela pode ser caracterizada?
c. Por que Mafalda se assusta com a resposta de Felipe?
d. Você acha que é possível aprender a ler em um dia?
e. Pode-se dizer que essa tirinha da Mafalda demonstra bem a ansiedade que existe tanto por parte dos pais, como por parte das crianças, em relação ao ensino aprendizagem da escrita. Comente.
f. Você sabe o que significa burocrata?
Aula 02 ( 50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá solicitar aos alunos que, em grupo, respondam às questões propostas sobre tirinhas da Mafalda, disponíveis na página:
http://www.megaupload.com/?d=8W93JZE7
Observação:
Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
1. Para apresentar o gênero charge aos alunos, o professor deverá reproduzir para eles a cópia da charge abaixo. E, a seguir, analisá-la oralmente juntamente com os alunos.
Disponível em:
http://artigosdehistoria.blogspot.com/2011/01/cade-o-menino.html
a. Quem tem o hábito de ler Charges? Onde elas são veiculadas?
b. A charge é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos.
O que está sendo criticado nessa charge?
c. A charge é um texto constituído por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. No caso da charge lida, a imagem é importante para a construção do sentido? Por quê?
d. A tirinha, também conhecida tira diária, é uma sequência de imagens. Esse gênero surgiu da ideia de se fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada.
As charges se assemelham às tirinhas? Em que sentido?
e. Você conhece algum chargista? Quais?
2. A seguir, os alunos, em grupo, deverão analisar as charges disponíveis na página:
http://www.megaupload.com/?d=AQ8N9BRW
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
Produção Textual
1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página abaixo e, em dupla, assistam ao vídeo de charges animadas de Maurício Ricardo.
Disponível em:
Charges de Dilma, Lula, o PT e o Brasil - imperdível 2
http://www.youtube.com/watch?v=37rahtai7jE
2. Depois de os alunos assistirem ao vídeo, o professor deverá apresentar a eles a seguinte proposta de produção textual:
Produzam, em grupo, uma charge animada, baseando nas charges de Maurício Ricardo, apresentadas no vídeo.
O tema da Charge deverá ser violência nas escolas, parodiando a canção “Coração de Estudante”, de Milton nascimento.
Letra e vídeo disponíveis em:
http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47421/
A canção parodiada deverá ser filmada para a montagem de um vídeo que será apresentado na sala para os colegas e professores.
Observação:
Caso prefiram, os alunos poderão escolher qualquer outra canção utilizada nas charges de Maurício Ricardo presentes no vídeo assistido.
1. Para que os alunos possam conhecer um grande chargista, cronista e humorista brasileiro - Millor Fernandes -, falando sobre a diferença entre charge e cartum, o professor poderá solicitar a eles que assistam ao vídeo seguinte:
Disponível em:
http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/entrevista-com-millr-fernandes-04029C346AD8B97366?types=A
2. Os alunos poderão também assistir ao vídeo com o chargista Maurício Ricardo no Vídeo Show.
Disponível em:
A partir do trabalho desenvolvido, os alunos poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber as semelhanças e diferenças entre os dois gêneros da ordem do narrar - Tirinha e Charge.
A produção de uma charge animada sobre a violência nas escolas, baseando-se nas charges animadas de Maurício Ricardo, por meio de paródias musicais, constitui material para a avaliação formal dos alunos.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2015
Cinco estrelasótima; bem divertida, com o uso da tecnologia, coisa que os alunos amam..
18/11/2014
Cinco estrelasamei adorei me ajudou um bastantes isso e irado demais só falta alguns gêneros textuais
27/10/2013
Cinco estrelasbacana de mais
04/10/2013
Quatro estrelasExcelente proposta para uma situação de aprendizagem. Gostaria de saber, mais precisamente, quais são as competências e habilidades trabalhadas nesta sequência didática. Obrigado pela postagem do conteúdo e parabéns.
02/06/2013
Quatro estrelasmuito esclarecedor ,mais quero ver mais aulas e videos ,preciso aprender mais para fazer concursos.
01/05/2013
Quatro estrelasMuito bom!!!!
08/04/2012
Cinco estrelasadorei me ajudou muito pra prova seria excelente se isso acontecesse com mais frequência!!!
09/08/2011
Cinco estrelasadorei a aula,era exatamente o que estava procurando.