Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Tirinha versus charge

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar tirinha e charge como gênero.
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do narrar – tirinha e charge - identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais.
  • Ler e analisar tirinhas e charges, atentando para a estrutura composicional desses gêneros.
  • Produzir charges ou tirinhas, considerando as especificidades desses gêneros.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura básica da narrativa.
  • Paródia  - mecanismo de intertextualidade.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

O tema dessa aula trata-se de um estudo comparativo entre dois gêneros discursivos da ordem do narrar – tirinha e charge.

A tirinha surgiu da ideia de se fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada. Pode ser considerada uma adaptação da HQ impressa. Mas é bastante comum, em gibis, termos histórias curtas, de uma página, geralmente, com os personagens principais das revistas.

A charge relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto, ela provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico.

Observação:

Essa aula poderá ser ministrada, após outras  de minha autoria já publicadas no portal – “Leitura e produção de charges” e " Leitura e produção de tiras".

Aula 01 (50 minutos)

Atividade

1. O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da  tirinha da Mafalda:

mafaldaefelipe  

Disponível em:

http://www.desventura.org/2008/11/tirinhas-parte-5-mafalda.html

 

2.Tomando como ponto de partida a tirinha da Mafalda, o professor deverá conversar com os alunos para ativar o conhecimento prévio deles a respeito desse gênero.

a. Você tem o hábito de ler tirinhas? Quais?

b. Você já conhecia a personagem Mafalda? Como ela pode ser caracterizada?

c. Por que Mafalda se assusta com a resposta de Felipe?

d. Você acha que é possível aprender a ler em um dia?

e. Pode-se dizer que essa tirinha da Mafalda demonstra bem a ansiedade que existe tanto por parte dos pais, como por parte das crianças, em relação ao ensino aprendizagem da escrita. Comente.

f. Você sabe o que significa burocrata?

Aula 02 ( 50 minutos)

Atividade

1. O professor deverá solicitar aos alunos que, em grupo, respondam às questões propostas sobre tirinhas da Mafalda, disponíveis na página:

http://www.megaupload.com/?d=8W93JZE7

Observação:

Os alunos deverão digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.

 

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

1. Para apresentar o gênero charge  aos alunos, o professor deverá reproduzir para eles a cópia da charge abaixo. E, a seguir, analisá-la oralmente juntamente com os alunos.

violencianasesc 

Disponível em:

http://artigosdehistoria.blogspot.com/2011/01/cade-o-menino.html

a. Quem tem o hábito de ler Charges? Onde elas são veiculadas?

b. A charge é uma ilustração cômica que  satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos.

O que está sendo criticado nessa charge?

c. A charge é um texto constituído por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. No caso da charge lida, a imagem é importante para a construção do sentido?  Por quê?

d. A tirinha, também conhecida tira diária, é uma sequência de imagens. Esse gênero surgiu da ideia de se fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada.

As charges se assemelham às tirinhas?  Em que sentido?

e. Você conhece algum chargista? Quais?

 2.  A seguir, os alunos, em grupo, deverão analisar as charges disponíveis na página:

http://www.megaupload.com/?d=AQ8N9BRW

 

Aula 04 (50 minutos)

 

Atividade

Produção Textual

1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem a página abaixo e, em dupla, assistam ao vídeo de charges animadas de Maurício Ricardo.

Disponível em:

Charges de Dilma, Lula, o PT e o Brasil - imperdível 2

http://www.youtube.com/watch?v=37rahtai7jE

2. Depois de os alunos  assistirem ao vídeo, o professor deverá apresentar a  eles a seguinte proposta de produção textual:

Produzam, em grupo, uma charge animada, baseando nas charges de Maurício Ricardo, apresentadas no vídeo.

O tema da Charge deverá ser violência nas escolas, parodiando a canção  “Coração de Estudante”, de Milton nascimento.

Letra e  vídeo disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47421/

A canção parodiada deverá ser filmada  para a montagem de um vídeo que será apresentado na sala para os colegas e professores.

Observação:

Caso prefiram, os alunos poderão escolher qualquer outra canção utilizada nas charges de Maurício Ricardo presentes no vídeo assistido.

 

Recursos Complementares

1. Para que os alunos possam conhecer um grande chargista, cronista e humorista brasileiro - Millor Fernandes -, falando sobre a diferença entre charge e cartum, o professor poderá solicitar a eles que assistam ao vídeo seguinte:

Disponível em:

http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/entrevista-com-millr-fernandes-04029C346AD8B97366?types=A

2. Os alunos poderão também assistir ao vídeo com o chargista Maurício Ricardo no Vídeo Show.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Vw3Mupf9r4U

Avaliação

A partir do trabalho desenvolvido, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente  se eles conseguiram perceber as semelhanças e diferenças entre  os  dois gêneros da ordem do narrar - Tirinha e Charge.

A  produção de uma charge animada sobre a violência nas escolas,  baseando-se nas charges animadas de Maurício Ricardo,  por meio de paródias musicais, constitui  material  para a avaliação formal dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • abigail almeida, escola municipal marcos freire , Bahia - disse:
    abi_hta_@hotmail.com

    21/07/2015

    Cinco estrelas

    ótima; bem divertida, com o uso da tecnologia, coisa que os alunos amam..


  • ivanete gil, escola estadual lafaete gonçalves , Minas Gerais - disse:
    ivanetegil2014@hotmail.com

    18/11/2014

    Cinco estrelas

    amei adorei me ajudou um bastantes isso e irado demais só falta alguns gêneros textuais


  • claudia, santa marcelina , Minas Gerais - disse:
    claudialucioli3@hotmail.com

    27/10/2013

    Cinco estrelas

    bacana de mais


  • Adalto Vias Junior, E.E. Carlos Gomes , São Paulo - disse:
    adaltovias@yahoo.com.br

    04/10/2013

    Quatro estrelas

    Excelente proposta para uma situação de aprendizagem. Gostaria de saber, mais precisamente, quais são as competências e habilidades trabalhadas nesta sequência didática. Obrigado pela postagem do conteúdo e parabéns.


  • maria luzinete marques, particular , Paraíba - disse:
    mlmbelem@hotmail.com

    02/06/2013

    Quatro estrelas

    muito esclarecedor ,mais quero ver mais aulas e videos ,preciso aprender mais para fazer concursos.


  • Alexandra dos Santos, Ciep Olympio Marques , Rio de Janeiro - disse:
    julioacris@ig.com.br

    01/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom!!!!


  • mayara, Cecilia Meireles , Ceará - disse:
    mayara-slz1@hotmail.com

    08/04/2012

    Cinco estrelas

    adorei me ajudou muito pra prova seria excelente se isso acontecesse com mais frequência!!!


  • josileide matos, Francisco Freire de Carvalho , Acre - disse:
    jomatosg@hotmail.com

    09/08/2011

    Cinco estrelas

    adorei a aula,era exatamente o que estava procurando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.