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SUDOKU: Estratégia e Lógica - UCA

 

03/07/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

SUDOKU: Estratégia e Lógica

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
  • Trabalhar a concentração e a competência para a resolução de problemas a partir de situações lúdicas de aprendizagem.
  • Conhecer o jogo SUDOKU e utilizá-lo no contexto escolar em situações de ensino aprendizagem.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O SUDOKU é um jogo de lógica e raciocínio que pode ser trabalhado em qualquer ano do Ensino Fundamental, pois tem diversificados níveis de dificuldades: fácil, médio e difícil, bem como variadas formas de aplicativos com: numerais, formas geométricas, animais, plantas, letras, dentre outros.

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Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Um pouco de história


Professor, inicie a aula com os alunos organizados em uma roda de conversa e pergunte à turma quem já jogou e/ou conhece o jogo SUDOKU. Pergunte aos alunos se gostariam de se aventurarem com este jogo e desafie-os a fazerem novas descobertas. Após a conversa inicial, aproveite este momento para explicar e apresentar à turma a regra do jogo. A regra é:

  • Não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, é permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.

Para tornar o jogo mais fácil para os alunos da fase inicial do Ensino Fundamental propomos que faça a substituição dos numerais por figuras, ou seja, que utilize imagens de animais, plantas, formas geométricas, dentre outras.

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para conhecerem a história do SUDOKU:

http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_168200.shtml

Depois da leitura do texto online, possibilite um momento para que cada aluno expresse oralmente, o que compreendeu da história do SUDOKU.

Nesta aula professor, também é importante apresentar à turma a forma como se joga o SUDOKU. Para isso, sugerimos a construção de um SUDOKU em uma cartolina, em tamanho ampliado e as peças com imagens, para que possa ser visualizado com mais facilidade.

Para confeccionar o jogo abaixo, por exemplo, precisaremos ter quatro peças/imagens da personagem Magali, quatro melancias, quatro sorvetes e quatro gatinhos, num total de 16 peças. É importante que você professor, explore as imagens do jogo, neste caso, perguntando quem é a personagem Magali o que ela gosta de comer e o seu gatinho Mingau. Deixe que os alunos procurem fazer estas relações. Aproveite este momento para dialogar com a turma sobre importância da leitura levando para a sala de aula gibis da Turma da Mônica para leituras individuais ou em duplas. 

SUDOKU1

Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.

Com o jogo preparado encaixe algumas peças como sugere o modelo acima e convide um aluno para exemplificar, demonstrando com uma jogada para toda a turma. Para o jogo com mais peças, veja a explicação das regras a seguir:

 

Turma da Mônica Sudoku 2

Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.

Depois da demonstração, possibilite um momento de diálogo com a turma para descobrir o que compreenderam do jogo.

 

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.

Jogando em sala de aula

Para este momento, você professor, precisa organizar um material impresso para que os alunos possam jogar. Veja as sugestões abaixo. 

De acordo com o nível turma, escolha o material a ser utilizado e mãos à obra! Neste primeiro momento sugerimos que os alunos estejam organizados em duplas para trocarem ideias sobre as possíveis jogadas. 

 
SUDOKU5

Turma da Mônica Sudoku 3

Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.

Após o jogo, organize uma roda de conversa com a turma explorando as facilidades e as possíveis dificuldades encontradas por cada dupla no momento do jogo.

 

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos. 

Confeccionando um SUDOKU

Professor, chegou o momento de confeccionar um SUDOKU com a turma. Você professor, pode perguntar qual imagem os alunos preferem e providenciar o material necessário. A grade pode ser desenhada em uma folha de papel cartão com o seu auxílio. As imagens escolhidas podem ser xerocadas ou mesmo desenhadas pelos alunos e depois reproduzidas.

Uma sugestão legal é fazer um SUDOKU com as fotos dos alunos da turma e montar o jogo, para isso professor, solicite que os alunos utilizem o laptop. Auxilie-os a acessarem a WxCam, através do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam. Depois, cada aluno poderá tirar uma foto através do programa sugerido. Imprima cada foto e depois reproduza em cópias suficientes para compor o jogo,no qual cada aluno poderá escolher o colega que fará parte de seu jogo. É importante observar para que todos os alunos tenham suas fotos compondo algum jogo da turma. Após confeccionarem o SUDOKU ajude os alunos a montarem uma jogada para se divertirem.

  

Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.

Jogo SUDOKU

O SUDOKU é um jogo que pode ser jogado manualmente e até online. Para possibilitar o acesso ao jogo online pela turma, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate e com seu auxilio acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e escolham um dos sítios sugeridos abaixo para iniciar o trabalho. Porém, a turma deverá acessar e jogar, a partir de cada um dos sítios:

 

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Fonte: http://www.ojogos.com.br/search.html?search=sudoku&gclid=CIuhnej3kZwCFZJM5QodeXEJeg

Você irá encontrar SUDOKU com as mais variadas figuras e níveis. Deixe que os alunos explorem o jogo de acordo com o interesse de cada um. 

Também sugerimos outro sítio:

http://www.portalis.co.pt/sudoku-para-criancas/

No jogo online a seguir, são utilizadas imagens que atraem a curiosidade dos alunos e instigam a participação e empenho para conseguirem completar todas as casas do SUDOKU.

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Fonte: http://www.kidleitura.com/sudoku/index.htm

A partir do jogo sugerido acima, você professor, pode trabalhar com letras e imagens que favorecem a participação e a aprendizagem dos alunos. Após todos jogarem, possibilite um momento de diálogo para que cada aluno possa falar sobre as possíveis diferenças de se jogar SUDOKU online e com material impresso/concreto.

 

Atividade 5: aproximadamente 60 minutos.

Registrando nossas descobertas

Professor, incentive a turma a pensar e refletir sobre o jogo propondo semanalmente, no mínimo, um jogo ampliado para ser desvendado pela turma toda. Você pode aproveitar o jogo confeccionado anteriormente. Depois que todos os alunos vivenciarem as atividades sugeridas acima, propomos que seja feita a divulgação do jogo SUDOKU pela escola. Uma forma interessante é fixar cartazes com o jogo para que outros alunos joguem nos momentos de recreio. Assim, é importante que os alunos divulguem as regras e possam tirar as possíveis dúvidas dos colegas das outras turmas. Para isso, construa com a turma, de forma coletiva, as regras do jogo. Os alunos poderão registrar a atividade utilizando o laptop Classmate a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord, ou outro editor de texto. Depois, imprima as produções e afixe-as no mural da escola para contribuir com a aprendizagem das outras turmas sobre o jogo. 

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o jogo SUDOKU acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/curiosidades2.php

Avaliação

A avaliação necessita ser feita por você professor, durante todas as atividades por meio da observação e do registro. Procure perceber as possíveis dúvidas e até dificuldades de cada aluno e busque compreendê-las, refletindo sobre sua própria prática, ou seja, pensando sobre as atividades propostas e o envolvimento da turma com a aprendizagem. Se necessário auxilie, individualmente, os alunos com maior dificuldade propondo-lhes alternativas do jogo.

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