Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Me and my family now and then ( Eu e minha família agora e antes)

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o uso de USED TO
  • Apresentar fotos de família 
  • Produzir vídeos
Duração das atividades
3 horas - aula ( de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Membros da família
  • Verbos como morar, gostar, usar, estudar, ser, odiar, jogar, tocar, escrever...
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laptop UCA
  • datashow
  • vídeo

 

Atividade 1

1º Momento

Como motivação, o professor deverá levar 2 fotos suas de épocas diferentes, uma quando criança, por exemplo, e outra atual para apresentar para os alunos.

A apresentação deverá ser feita em data show ou caso não seja possível, o professor poderá permitir que as fotos circulem entre os alunos.

imagem de criança

Imagem disponível em:

 http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-pequena.html

Enquanto apresenta as fotos, o professor deverá fazer perguntas para os alunos:

  • Do I look the same in both pictures? ( Eu pareço a mesma nas duas fotos?)
  • What’s different? My hair? My clothes? ( O que está diferente? Meu cabelo? Minhas roupas?)

O professor deverá escrever no quadro as seguintes frases:

  • I used to have _______________ hair, when I was ________. But now I have _________________ hair.
  • I used to wear ________________________, when I was _________. But now I wear ___________________.
  • I used to be ____________________________, when I was __________. But now I am __________________.

 

2º Momento

O professor deverá esclarecer que usamos USED TO quando queremos falar de fatos que não são mais verdadeiros, isto é, fatos e situações que costumavam acontecer, mas que não acontecem mais. Como por exemplo: I used to watch Xou da Xuxa when I was a child.  (Eu costumava assistir Xou da Xuxa quando eu era criança.) Eu não sou mais criança, nem assisto Xou da Xuxa, mesmo porque o programa não existe mais.

Para explorar mais as fotos, o professor deverá fazer outras perguntas:

  • Did I use to wear glasses? Yes, you did/ No, you didn’t. ( Eu costumava usar óculos? – Sim, você costumava./ Não, você não costumava.)
  • Did I use to have blonde hair? Yes, you did/ No, you didn’t. ( Eu costumava ter cabelo loiro? - Sim, você costumava./ Não, você não costumava.)
  • Did I use to be chubby? ( Eu costumava ser gordinha(o)? - Sim, você costumava./ Não, você não costumava.)

 Criança de óculos

 Imagem disponível em:

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-%C3%B3culos.html

 

Atividade 2

 

1º Momento

Com o intuito de fazer com que os alunos pratiquem a oralidade, o professor deverá propor a eles que façam perguntas. O professor deverá escrever algumas atividades no quadro para que, a partir delas, os alunos criem as frases. Essas atividades podem ser:

  • Go to bed early – (Did you use to go to bed early? – Você costumava dormir cedo?)
  • Like Math – (Did you use to like Math? – Você costumava gostar de matemática?)
  • Be scared of the dark – (Did you use to be scared of the dark?) – Você costumava ter medo do escuro?)
  • Play a sport – (Did you use to play a sport? – Você costumava praticar algum esporte?)
  • Go to school by bus – (Did you use to go to school by bus? – Você costumava ir para a escola de ônibus?)

 

  • Professor, é muito importante que você estimule seus alunos a falar em inglês. Crie um ambiente agradável para que todos se sintam à vontade para falar, nem que seja uma frase apenas! Ajude seus alunos a pronunciar as palavras, caso seja preciso você fala a frase e peça para que eles repitam, ou então, escolha um dos alunos e faça com ele a atividade para que os outros possam ver.

 

2º Momento

O professor deverá fazer essas perguntas para os alunos. Ajude-os com as respostas e com a pronúncia. Os alunos deverão copiar essas perguntas em seus cadernos.

 

Atividade 3

1º Momento

O professor deverá apresentar no data show um vídeo sobre celebridades com fotos delas agora e da época em que eram crianças ou que não eram famosas. O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=nVXpaUUF9hA&feature=related

 

2º Momento

O professor deverá fazer algumas perguntas sobre as celebridades mostradas e fazer com o que os alunos percebam as mudanças que ocorreram com elas.

  • Did Britney use to be chubby? (Britney costumava ser gordinha?)
  • Did Janet Jackson use to have straight hair? (Janet Jackson costumava ter cabelo liso?)
  • Did Barack Obama use to wear a suit? (Barack Obama costumava usar terno?)
  • Did Pamela Anderson use to be blonde? (Pamela Anderson costumava ser loira?)
  • Did Michael Jackson use to have afro hair? (Michael Jackson costumava ter cabelo afro?)
  • Did Marilyn Manson use to wear conventional clothes? (Marilyn Manson costumava usar roupas convencionais?)
  • Did Jean Claude Van Damme use to wear glasses? (Jean Claude Van Damme costumava usar óculos?)

 

 

Atividade 4

 

O professor solicitará aos alunos que levem fotos deles e das famílias para a escola. O objetivo é escrever frases sobre eles e as famílias, como eles eram antes e agora. O professor os orientará em relação a vocabulário e estruturas na escrita das frases. Cada aluno deverá escrever no mínimo 10 frases sobre ele mesmo e  5 sobre 2 membros da família. As frases devem seguir a estrutura:

  • I used to ________________________, but now I ____________________.
  • My mother / sister used to _________________________, but now she ________________
  • My father / brother used to _________________________, but now he ___________________


Recursos Complementares

Professor, aproveite as informações do site abaixo para complementar suas aulas.

 

Avaliação

A atividade a ser avaliada será a elaboração das frases e a apresentação em sala de aula e serão critérios de avaliação:

  • Pronúncia inteligível.
  • Relevância das imagens e frases apresentadas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SLUZIA F DA SILVA, EE - COLEGIO ESTADUAL ROTARY CLUBE , Bahia - disse:
    LUZINANDES@HOTMAIL.COM

    18/07/2012

    Três estrelas

    After that, they can use this topic in a basic discussion - conversation related to their families development, and as the teacher did at the beginning, present the same differences for the whole group using their real situation nowadays.


  • Giselia Dias Cardoso, - JOCYMARA DE FALCHI JORGE - EPG , São Paulo - disse:
    JOGINYNA@IG.COM.BR

    10/09/2011

    Quatro estrelas

    Cool!!!! and Congratulations!!!


  • Débora John, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonio Michels , Rio Grande do Sul - disse:
    debora.john@hotmail.com

    24/08/2011

    Cinco estrelas

    Congratulations! You had a wonderful idea.


  • Laurice Mateus dos Santos, EE PROFESSORA DORA BARBOSA , Minas Gerais - disse:
    laurice.mg@hotmail.com

    23/08/2011

    Cinco estrelas

    I really like that. Thanks for sharing.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.