14/07/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Atividade 1
1º Momento
Como motivação, o professor deverá levar 2 fotos suas de épocas diferentes, uma quando criança, por exemplo, e outra atual para apresentar para os alunos.
A apresentação deverá ser feita em data show ou caso não seja possível, o professor poderá permitir que as fotos circulem entre os alunos.
Imagem disponível em:
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-pequena.html
Enquanto apresenta as fotos, o professor deverá fazer perguntas para os alunos:
O professor deverá escrever no quadro as seguintes frases:
2º Momento
O professor deverá esclarecer que usamos USED TO quando queremos falar de fatos que não são mais verdadeiros, isto é, fatos e situações que costumavam acontecer, mas que não acontecem mais. Como por exemplo: I used to watch Xou da Xuxa when I was a child. (Eu costumava assistir Xou da Xuxa quando eu era criança.) Eu não sou mais criança, nem assisto Xou da Xuxa, mesmo porque o programa não existe mais.
Para explorar mais as fotos, o professor deverá fazer outras perguntas:
Imagem disponível em:
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-%C3%B3culos.html
Atividade 2
1º Momento
Com o intuito de fazer com que os alunos pratiquem a oralidade, o professor deverá propor a eles que façam perguntas. O professor deverá escrever algumas atividades no quadro para que, a partir delas, os alunos criem as frases. Essas atividades podem ser:
2º Momento
O professor deverá fazer essas perguntas para os alunos. Ajude-os com as respostas e com a pronúncia. Os alunos deverão copiar essas perguntas em seus cadernos.
Atividade 3
1º Momento
O professor deverá apresentar no data show um vídeo sobre celebridades com fotos delas agora e da época em que eram crianças ou que não eram famosas. O link para o vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=nVXpaUUF9hA&feature=related
2º Momento
O professor deverá fazer algumas perguntas sobre as celebridades mostradas e fazer com o que os alunos percebam as mudanças que ocorreram com elas.
Atividade 4
O professor solicitará aos alunos que levem fotos deles e das famílias para a escola. O objetivo é escrever frases sobre eles e as famílias, como eles eram antes e agora. O professor os orientará em relação a vocabulário e estruturas na escrita das frases. Cada aluno deverá escrever no mínimo 10 frases sobre ele mesmo e 5 sobre 2 membros da família. As frases devem seguir a estrutura:
Professor, aproveite as informações do site abaixo para complementar suas aulas.
A atividade a ser avaliada será a elaboração das frases e a apresentação em sala de aula e serão critérios de avaliação:
Quatro estrelas 4 classificações
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18/07/2012
Três estrelasAfter that, they can use this topic in a basic discussion - conversation related to their families development, and as the teacher did at the beginning, present the same differences for the whole group using their real situation nowadays.
10/09/2011
Quatro estrelasCool!!!! and Congratulations!!!
24/08/2011
Cinco estrelasCongratulations! You had a wonderful idea.
23/08/2011
Cinco estrelasI really like that. Thanks for sharing.