Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre os meios de transportes

 

15/06/2011

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dina Mara Pinheiro Dantas

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos;

  • Distinguir os sons produzidos por cada meio de transporte;

  • Construir alguns meios de transportes em forma de brinquedo.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre os meios de transportes.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Revistas;

  • Cartolinas;      

  • Fita crepe;

  • Tesouras sem ponta.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente sugere-se que o professor combine com os alunos algumas regras, além de informá-los que a atividade será sobre os meios de transportes. Sugere-se ao professor que, terminada a conversa inicial, divida a turma em pequenos grupos, onde as crianças irão procurar em revistas imagens referentes aos meios de transportes e conversarem sobre o ambiente de locomoção de cada meio de transporte. Terminada está atividade os alunos devem anexar no mural (Figura 1) as imagens de acordo com o meio de locomoção.

imagem 1

Fonte: http://ceisantoantonio.blogspot.com/2010/04/trabalhando-as-tics-convencionais-na.html (Acesso: 10/06/2011)

 

                           MEIOS DE TRANSPORTES

AÉREO MARITIMO TERRESTRE
     

                       Figura 1 - Fonte da autora

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento os grupos buscarão nas revistas imagens dos meios de transportes. Em seguida, realizaram a colagem das imagens no mural. Propõe-se que na roda, os grupos exponham as imagens encontradas, digam sobre o ambiente de locomoção e colem em um dos locais indicados no mural.

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se que o professor esteja conversando com os alunos sobre possíveis erros no momento da classificação. Utilizando o cartaz com a classificação dos meios de transportes em terrestres, aéreos e marítimos, o professor pode questionar os alunos sobre "O que são transportes?", "Quais são de uso coletivo e individual?", "Será que os transportes sempre foram da mesma forma de hoje?".

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor explique que por muito tempo era comum o uso de animais para ajudar no transportes das pessoas e cargas, depois eles ficaram limitados apenas nas áreas rurais, porém atualmente esses animais vêm sendo substituídos por motos e carros. Sugere-se que o professor apresente que existem outros animais que são usados para o transporte, tais como: cavalo, boi, camelo e elefante.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula será utilizado o seguinte recurso:

  • O computador com o software “Actividades de discriminación auditiva”: Transportes.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O software Actividades de discriminación auditiva: Transportes apresenta as seguintes atividades: escutar (escoitar), imitar,  xogar (jogar), onde será utilizado apenas as atividades relacionadas a escutar o som e o jogar com os meios de transportes.

 

 

 

 

imagem 2      imagem 3

Fonte: Imagem do software

 

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:

1. Fazer o download do software Actividades de discriminación auditiva: Transportes através do site do BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11490

Observação:  O plugin Java é necessário para  a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Como é o som produzido pelo carro?”, “O som do navio?”, “Do avião?”. O professor deverá a divisão da turma em duplas. Sugere-se que o docente explique aos alunos que, primeiramente eles irão ouvir o som produzido por alguns meios de transportes, para depois associarem o som produzido ao meio de transporte equivalente. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software e explicar as etapas da atividade. Terminada a atividade com os softwares, os alunos irão conversar sobre os meios de transportes e o som que produzem.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Propõe-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter em relação a associar o som a imagem do transporte.

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se que terminada a atividade com o software o professor faça uma roda de conversa, onde os alunos irão expor suas observações, as dificuldades e o que aprenderam, como também, conversarem sobre a intensidade do som (fraco ou forte), sua duração (curto ou longo), altura (grave ou agudo) e seu timbre (o que distingue dos outros sons).

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar como os sons dos transportes se diferenciam dos instrumentos musicais. Portanto, sugere-se que o professor utilize de alguns instrumentos musicais para fazer uma banda, onde os alunos devem tocar seguindo os comandos do professor.

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos:

  • Caixas de leite;

  • Garrafa PET;

  • Rolos de papel higiênico;

  • Palitos de picolé;

  • Caixas de fósforo;

  • Tinta guache;

  • Tesoura sem ponta;

  • Cola;

  • Fita crepe;

  • Pincéis.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor na roda de conversa explique para a turma que eles irão produzir alguns meios de transportes, onde serão formados grupos para construírem os meios de transportes. Terminada a construção dos meios de transportes, o professor propõe novamente a roda de conversa onde os grupos devem realizar a apresentação do seu meio de transporte para a turma.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Recomenda-se que o professor deixe os alunos trabalharem na produção do meio de transporte, onde o professor deve circular pelos grupos, orientando os alunos com relação a fabricação.O professor deve deixar os materiais a disposição dos grupos para que estes venham a selecionar os materiais necessários para a construção do meio de transporte. Os componentes dos grupos devem conversar entre si para verificarem os materiais necessários, como também, sobre a produção do meio de transporte.

 

DISCUSSÃO:

Os alunos apresentam as dificuldades e soluções encontradas nos momentos: a escolha dos materiais e fabricação dos meios de transporte. O professor conversa com os alunos perguntando sobre outros materiais que poderiam ter sido utilizados na fabricação dos transportes, fazendo com que os grupos dêem prováveis soluções. O professor pode explicar sobre as maneiras de se produzirem brinquedos de meios de transportes utilizando materiais diversos. Terminada a fabricação dos transportes, o professor faz uma roda onde os alunos deverão apresentá-los para a turma falando sobre o seu nome, suas características, o som que produz e o ambiente por qual se locomove.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Sugere-se que o docente explique que os transportes criados pelos grupos fará parte dos brinquedos da sala, onde o professor poderá solicitar que os grupos troquem  de transportes para brincarem. Propõe-se também que os grupos reproduzam o som e imitem o transporte.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Actividades de discriminación auditiva: Transportes Software Educacional
Recursos Complementares

Seguem abaixo alguns endereços e descrições de páginas na Internet que abordam diferentes aspectos sobre os meios de transportes de um modo geral:

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos sabem diferenciar os meios de locomoção dos transportes. Na atividade 2, deve averiguar se os alunos diferenciam os sons produzidos pelos transportes. Na atividade 3, recomenda-se que verifique se os alunos realizaram uma correspondência entre o transporte real e construído.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Larissa, C.E.Dr.Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - disse:
    larissa_ferreiramartins@outlook.com

    11/09/2014

    Quatro estrelas

    Parabéns! Este plano de aula é bastante proveitoso!


  • francini, grande aprendiz , Paraná - disse:
    franciniii@hotmail.com

    21/06/2012

    Quatro estrelas

    Parabêns professora, eu apliquei com meus alunos este software! Muito obrigada por compartilhar :D


  • Maria Célia Moreira Corrêa Neto, E.M."Gilberto José Tanus Braz" , Minas Gerais - disse:
    mariaceliamoreira@bol.com.br

    21/11/2011

    Cinco estrelas

    Lindo trabalho professora!!! Assim seus alunos aprenderão os diversos meios de transporte, suas utilizações dos que usamos hoje e o que foram usados por nossos antepassados. E o trabalho de confecção com material reciclado é muito válido pois o aluno tem oportunidade de trabalhar sua criatividade.


  • caroline de oliveira barbosa, ciep brizolao 263,lina bo bardi , Rio de Janeiro - disse:
    karolzinhagata03@hotmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Esse tipo de trabalho que a professora realizar sobre os meios de transporte e muito legal que a professora realizar com a turma pois,as crianças sabem a importancia dos meios de transportes que as crianças aprendam a fazer o uso corretamente.pois,elas s atraves dessas aulas vao tem um base de saber .essa aula e muito extrovertida pois e atraves das brincadeiras que desenvolvem a sua criatividade e sua mentalidade.Possam trabalha em coletividade um contato em com o outro.


  • Elizangela Pereira , EE NORBERTO SCHWANTES , Mato Grosso - disse:
    elizangelamartins3@hotmail.com

    22/09/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns professora, por trabalhar essa tema com as crianças pois, é de fundamental importância que os alunos aprendam a situar-se no mundo com os meios de transportes, sabendo assim diferenciá-los e saber de sua importância e necessidade para nossa vida. E também que saibam se comportar no vaivém das ruas, onde nos deparamos a todo o momento com meios de transporte.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.