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Ecossistemas brasileiros: a riqueza que devemos cuidar – UCA

 

17/08/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais ecossistemas brasileiros

Identificar a biodiversidade dos principais ecossistemas brasileiros

Dimensionar a degradação dos principais ecossistemas brasileiros

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre os ecossistemas brasileiros.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: conhecendo os diferentes ecossistemas

Nesse primeiro momento da aula cabe ao/a professor/a dividir a turma em trios de alunos/as e orientá-los/as a, usando o software  Kword, abrir o texto “Principais ecossistemas brasileiros”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 13/06/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 13/06/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software  Kword, o significado das palavras consultadas. Cada trio irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.

TEXTO: Principais Ecossistemas Brasileiros

O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu território está situado na zona tropical. Por isso, nosso país recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.

Ecossistema 3

 

 Floresta Amazônica

Estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies, como a seringueira, o guaraná, a vitória régia, e é habitada por inúmeras espécies de animais, como o peixe boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma ideia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, até o momento, 1,5 milhões de espécies de vegetais identificadas por cientistas.

Mata de cocais

A mata de cocais situa-se entre a floresta amazônica e a caatinga. São matas de carnaúba, babaçu, buriti e outras palmeiras. Vários tipos de animais habitam esse ecossistema, como a araracanga e o macaco cuxiú. 

Pantanal mato-grossense

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Área que representa a terra úmida mais importante e conhecida do mundo (maior planície alagável do planeta), com espantosos índices de biodiversidade animal. Sofre a influência de diversos ecossistemas, como o cerrado, a floresta Amazônica, a mata Atlântica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas. São 140 mil quilômetros quadrados só no Brasil, equivalente a 5 Bélgicas ou ao território de Portugal. É onde vivem jacarés - cerca de 32 milhões -, 365 espécies de aves, 240 de peixes, 80 de mamíferos e 50 de répteis. Mais de 600.000 capivaras habitam a região. O pantanal é escolhido como pouso de milhões de pássaros, entre eles o tuiuiús, a ave símbolo da região. Os cervos do pantanal, bem mais raros, também fazem parte da fauna local.

Campos sulinos

Os campos sulinos são  formações campestres encontradas no sul do país, passando do interior do Paraná e Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul. Os campos sulinos são conhecidos como pampas, termo de origem indígena que significa "regiões planas". Em geral, há predomínio das gramíneas, plantas conhecidas como grama ou relva. Animais como o ratão do banhado, preá e vários tipos de cobras são ali encontrados.

Caatinga

A caatinga localiza-se na maior parte da região Nordeste. No longo período da seca, a vegetação perde as folhas e fica esbranquiçada. Esse fato originou o nome caatinga que na língua tupi, significa "mata branca". Os cactos, como o mandacaru, o xique xique e outras plantas, são típicos da caatinga. A fauna inclui as cobras cascavel e jiboia, o gambá, a gralha, o veado catingueiro etc.

Restinga

A restinga é típica do litoral brasileiro. Os seres que habitam esse ecossistema vivem em solo arenoso, rico em sais. Parte desse solo fica submersa pela maré alta. Encontramos nesse ecossistema animais como maria farinha, besourinho da praia, viúva negra, gavião se coleira, coruja buraqueira, tiê sangue e perereca, entre outros. Como exemplos de plantas características da restinga podemos citar: sumaré, aperta goéla, açucena, bromélias, cactos, coroa de frade, aroeirinha, jurema e taboa.

Manguezal

A costa brasileira apresenta, desde o Amapá até Santa Catarina, uma estreita floresta chamada manguezal, ou mangue. Esse ecossistema desenvolve-se, principalmente, no estuário e na foz dos rios, onde há água salobra e local parcialmente abrigado da ação das ondas, mas aberto para receber a água do mar. Os solos são lodosos e ricos em nutrientes. Os manguezais são abrigos e berçários naturais de muitas espécies de caranguejos, peixes e aves. Apresentam um pequeno número de espécies de árvores, que possuem raízes escoras. Essas raízes são assim chamadas por serem capazes de fixar as plantas em solo lodoso. 

Cerrado

O cerrado ocorre principalmente na região Centro-Oeste. A vegetação é composta de arbustos retorcidos e de pequeno porte, sendo as principais espécies: o araçá, o murici, o buriti e o indaiá. É o habitat do lobo guará, do tamanduá bandeira, da onça pintada etc.

Mata Atlântica

Esse ecossistema estende-se da região do Rio Grande do Norte até o sul do país. Apresenta árvores altas e vegetação densa, pouco espaço vazio. É uma das áreas de maior diversidade de seres vivos do planeta. Encontra-se plantas como o pau brasil, o ipê roxo, o angico, o manacá da serra e o cambuci e várias espécies de animais, como a onça pintada, a anta, o queixada, o gavião e o mico leão dourado.

A mata de araucária situa-se na região subtropical, no sul do Brasil, de temperaturas mais baixas. Entre outros tipos de árvores abriga o pinheiro do paraná, também conhecido como araucária. Da sua fauna destacamos, além da ema, a maior ave das Américas, a gralha azul, o tatu, o quati e o gato do mato.

 Fonte:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5.php acesso feito dia 13/06/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos trios deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o questionário abaixo. O questionário deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Responda:

1 – Qual o bioma predominante na região nordeste do Brasil?

Resposta: Caatinga

2 – Complete: a Mata Atlântica está sendo destruída ...

Para a urbanização, construção de rodovias e desenvolvimento industrial.

Para o cultivo do café.

A Mata Atlântica não está sendo destruída.

Para o cultivo da cana-de-açúcar.

Para o extrativismo vegetal.

3 – O Cerrado é predominante em qual Região?

Sul

Sudeste

Norte

Nordeste

Centro Oeste

4 – Complete: o Cerrado se caracteriza por conter...

Árvores com troncos grossos e muito altas, formando florestas.

Árvores baixas, com trocos retorcidos e de aparência seca.

Cactos e palmeiras, longe uns dos outros.

Pinheiros altos e de troncos finos.

Vegetação de gramíneas.

5 – Como se chama a vegetação do Sul do país?

Resposta: Campos

6 – Complete: a Mata de Cocais é um pequeno bioma localizado...

No Norte brasileiro, perto da linha do Equador.

Não existe esse bioma.

Na fronteira do Nordeste com o Norte, área do estado do Maranhão.

No Extremo Sul do Rio Grande do Sul, Região Sul do País.

É uma faixa litorânea que cobre o litoral do Sudeste e Sul.

7 – Quantos são os principais biomas brasileiros?

9

3

7

5 (Amazônico, Campos, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga)

4

8 – Qual alternativa apresenta as 2 palavras sinônimas?

Amazônia e Amazônico

Caatinga e Cerrado

Mata Atlântica e Mata de Cocais.

Campos e Pampas.

Floresta Amazônica e Mata Atlântica.

9 – A Amazônia é uma:

Floresta

Bioma

10 – Os Biomas seguem limites demarcados pelo homem?

Sim

Não

2º momento: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nesse segundo momento da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as, ainda divididos em trios, a acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox para fazer uma busca de imagens dos animais e das plantas citados no texto “Principais Ecossistemas Brasileiros”.

O/a professor/a poderá sugerir que os/as alunos/as acessem o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp). Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar no campo de busca o nome de um animal ou de uma planta citados no texto e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar” a imagem da qual eles/as mais gostaram e, em seguida, “colar” a mesma no software Kolourpaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor do mouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse  pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software Kolourpaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”.

Com o término da pesquisa, cada trio deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as imagens selecionadas. A apresentação de cada trio deve conter ao menos três imagens do ecossistema pesquisado.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks. A identificação das imagens selecionadas deve ser feita pelos/as alunos/as durante essa etapa da atividade.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

3º momento: trabalhando a sensibilização

atividade

Nesse terceiro momento da aula, cabe ao/a professor/a solicitar que os/as alunos/as, ainda divididos em trios, elaborem cartazes sobre os ecossistemas brasileiros. A princípio, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.

Material

Figuras de plantas e animais dos ecossistemas brasileiros (previamente selecionadas pelo/a professor/a)

Papel pardo (para a elaboração dos cartazes)

Fita crepe

Procedimento

Cabe ao/a professor/a expor as figuras aos alunos para que os/as mesmos/as selecionem algumas delas para serem coladas no papel pardo. Alguns espaços devem ser preservados entre as figuras. Nesses espaços, os/as alunos/as devem apresentar informações básicas sobre os animais ou as plantas às quais as figuras são referentes, concluindo, assim, a elaboração dos cartazes.

Cada trio deverá, então, apresentar seu cartaz aos demais. Nesse momento da aula, o/a professor/a poderá complementar a descrição, caso exista elementos que não foram abordados pelos grupos.

OBSERVAÇÃO: as figuras podem ser colocadas no quadro da sala de aula, caso o/ professor/a não disponha de papel pardo para a elaboração dos cartazes.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-29  acesso feito dia 13/06/2011

4º momento: desfrutando do conhecimento

Videos

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre os diferentes ecossistemas brasileiros. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Ecossistemas Completos

Ecossistema 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YN-HlTHIQG4&feature=fvst acesso feito dia 13/06/2011

Vídeo 2 – Principais Biomas Brasileiro

Ecossistema 2

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kLzrUumMQCE&feature=related           acesso feito dia 13/06/2011

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões: 

1 – O que mais chamou a sua atenção nos vídeos?

2 – Dos ecossistemas brasileiros estudados, qual você acha mais interessante? Por quê?

3 – Qual dos ecossistemas estudados é característico do seu Estado?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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