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Conflito Árabe-Israelense

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
jhonny viana borges
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BRASILIA - DF CEM SETOR OESTE

Marco Guilherme

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender as razões do conflito existente entre os palestinos e judeus, bem como a sua localização.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que o aluno entenda o conteúdo, o professor fará uma breve introdução sobre Segunda Guerra Mundial, localização geográfica dos países em conflito, bem como a questão religiosa e cultural.

Estratégias e recursos da aula

O conflito árabe-israelense está na mídia constantemente, porém, quando se trata de aprofundamento das questões que determinam a condição de disputa, discórdia e violência na região entre esses dois povos faltam uma série de pré-requisitos para que aqueles que se interessam pela matéria possam de fato entender melhor o que está por trás de todo problema que afeta a região da palestina. Neste caso, o professor no inicio da aula  escreverá no quadro o seguinte link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino que terá o conteúdo que será a base do desenvolvimento dessa aula e que também poderá ser consultado pelo aluno posteriormente. Agora, vale lembrar que o conteúdo do site em questão deve ser impresso ou aberto on-line no computador para que seja trabalhado nesta aula!

Link da imagem do mapa:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/images/2.gif

A partir do momento em que o aluno estiver com o conteúdo em mãos, será trabalhado o texto em 3 momentos da aula: 1) respondendo o seguinte questionamento: Se o conflito é entre Palestino (árabe) e Judeus, O que significa ser JUDEU? Quem são os PALESTINOS? 2) A PALESTINA está onde? POR QUE EXISTE O CONFLITO entre os povos nessa região?

Trabalhando o texto:

O professor irá por meio do texto, auxiliar os alunos no esclarecimento da perguntas acima. Sobre quem é o JUDEU, nota-se que no texto não se explica quem são os judeus, apenas faz citações, daí, o mestre entra em ação.

Sugestão de site ao professor e aluno (esclarecimento sobre quem é o judeu):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo

Resumo APOIO AO PROFESSOR:

JUDEU: É um termo utilizado a um membro do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. Também são aqueles que foram convertido a religião chamada de judaísmo. Claro, que nesse momento, o professor deverá aprofundar sobre os termos que se apresentam no texto, pois o aluno percebendo a importância do assunto, f ará uma série de perguntas, uma delas é:  O que seria HEBREUS? ANTIGO ORIENTE é o quê? Isso acontecendo, ótimo! Está no caminho certo! O aluno está interessado na sua aula! Os detalhes com relação ao assunto está no conteúdo no link acima sugerid o no qual se baseia no texto em que se desenvolve toda essa aula.

Continuação da explicação...

O professor agora, explicará quem são os PALESTINOS e a PALESTINA e indicará aos seus alunos o site abaixo para posterior aprofundamento.

Palestina: É a denominação histórica dada pelo Império Britânico a uma região do Oriente Médio situada entre a costa oriental do Mediterrâneo e as margens do Rio Jordão.

Palestino: População dispersa pelos países árabes ou em campos de refugiados, situad os nos territórios ocupados por Israel, é estimada em 4.000.000 de pessoas.

Link que contém o mapa que apresenta a região da palestina dividida entre PALESTINOS e JUDEUS:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/97/UN_Partition_Plan_For_Palestine_1947.png/300px-UN_Partition_Plan_For_Palestine_1947.png

O mapa está em inglês e “arab state” significa estado árabe que é o mesmo que o estado palestino, lembrando que os palestinos tem origem árabe. E  “jewish state” significa estado judeu. Esse mapa mostra a partilha que as nações unidas fizeram em 1947 para que os dois povos judeus e palestinos pudessem habitar em paz na região da palestina, coisa que não deu certo. Sobre o desenrolar do assunto será abordado como próximo tópico abaixo com o título “partilha da ONU em 1947 formação do estado de Israel e palestina”.

Sugestão de site para o professor e aluno (esclarecimento sobre quem é o palestino):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palestino

Sugestão de mapa que apresenta a região do Oriente Médio onde está localizada a região da palestina:

http://upl oad.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/51/MiddleEast.png/400px-MiddleEast.png

Assim como os Judeus são aqueles que professam o Judaísmo, os palestinos são aqueles que professam o Islamismo (religião que tem como profeta Maomé, Deus Alá e o livro Alcorão e tem origem árabe.


APOIO AO PROFESSOR:

Árabes: Os árabes são um povo heterogêneo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península arábica constituída por regiões desérticas. As dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que seus habitantes se tornassem nômades, vagando pelo deserto em caravanas, em busca de água e de melhores condições de vida. A essas tribos do deserto dá-se o nome de beduínos.

Existem três fatores que podem ajudar, em graus diversos, na determinação se um indivíduo é considerado árabe ou não:

  • políticos: se ele vive em um país membro da Liga Árabe (ou, de maneira geral, no mundo árabe); essa definição cobre mais de trezentos milhões de pessoas.
  • lingüísticos: se sua língua materna é o árabe; essa definição cobre mais de duzentos milhões de pessoas.
  • genealógicos: Pode-se traçar sua ascendência até os habitantes originais da península arábica.

Qual o motivo de negritar todas as palavras? Para ressaltar a importância do professor em esclarecer as dúvidas dos alunos que em principio apresentar-se-á no texto com um vocabulário novo e cheio de significados. O papel do mestre será de mediador entre o conteúdo e o aluno.

O professor nesse momento desenvolverá a aula com duas importantes ações: Concluir o assunto ressaltando os aspectos que geram na atualidade o conflito e a hostilidade entre os palestinos e os judeus e aplicar um exercício de fixação para finalizar com sucesso o processo de ensino-aprendizagem.


Nessa aula, o professo r iniciará com o seguinte questionamento:

POR QUE EXISTE O CONFLITO entre os povos na região da palestina? Como explicação e ponto de apoio para os alunos chegarem a resposta da pergunta, o mestre desenvolverá a aula destacando os seguintes pontos destacados abaixo fazendo uma análise histórica que se resume na saída e volta do Judeu à palestina, bem como na partilha da ONU em 1947 na tentativa de dividir a região entre os palestinos e judeus.

PONTOS DE APOIO AO PROFESSOR:

  • EXPLICAR O passado da palestina ressaltando que até a Primeira Guerra Mundial praticamente a região ficou dominada pelos árabes resultando no “espalhamento” dos Judeus por todo mundo resultando num movimento conhecido como DIÁSPORA.
  • EXPLICAR que a situação da região após a Primeira Guerra, em que os Britânicos assumiram a região, favoreceram assim, a volta ( SIONISMO) dos Judeus à terra prometida e tendo como conseqüência o conflito dos árabes que já estavam no território palestino e que NÃO aceitaria essa “invasão” de judeus na  palestina.
  •  Intensificação do fenômeno SIONISTA após o HOLOCAUSTO causado pelo Hitler na Segunda Guerra Mundial.
  • PARTILHA DA ONU em 1947 pelos britânicos (divisão da palestina entre judeus e palestinos na tentativa de amenizar os conflitos entre esses povos principalmente após a intensificação do sionismo em decorrência holocausto).


RESUMINDO:

O professor terá que destacar para o entendimento do conflito os seguintes conceitos: DIÁSPORA, SIONISMO, HOLOCAUSTO e PARTILHA DA ONU.

Todo contexto do conflito em questão está no site acima já informado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino . Vale ressaltar, que após a divisão da palestina formando o Estado de Israel e Estado Palestino, estes não aceitaram tal divisão, avançando assim Israel sobre o território palestino, criando uma zona de instabilidade política e territorial no Oriente Médio.

Link da região da palestina na atualidade e análise do conflito ao longo da história:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/images/2.gif

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/index.shtml

Como conclusão do trabalho realizado, o professor realizará o seg uinte exercicio para fixação sobre a região motivo do conflito em questão o professor fará uma abordagem sucinta sobre o que é o Oriente Médio, onde está localizado e quais são os países que o co nstitui. Nesse momento, o professor utilizará de sua habilidade para despertar no aluno o interesse pelo assunto. Nesse caso, nada melhor que um mapa da região para impactar visualmente os estudantes.

Sugestão sites de mapa para se trabalhar com o aluno:

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

http://www.sheppardsoftware.com/middle-east_G0_Click.html

Esses sites são extremamente interativos. Isso, por sua vez, desperta no aluno a vontade de se informar mais sobre o país e atingir o objetivo da aula: Reconhecer os países e seus aspectos sócio-econômicos e culturais.

Os alunos uma vez acessando os sites ou um atlas distribuído pelo professor, os mesmo terão que preencher a tabela abaixo com os seguintes dados sobre o Oriente Médio:

(clicar na tabela abaixo para total visualização)

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Para finalizar com sucesso o conteúdo ministrado, o professor deverá solicitar aos seus alunos o preenchimento do questionário abaixo com base no vídeo abaixo do professor Reinaldo Scalzaretto que explica de forma didática o conflito instalado atualmente na região da palestina.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1026323-7823-ENTENDA+O+CONFLITO+ISRAELPALESTINA,00.html

1. Israel e palestinos, quem são eles? Israel são os judeus que buscam estabelecer seu espaço na região da palestina principalmente após a Segunda Guerra Mundial e palestinos são povos de origem árabe que habita a região da palestina sofrendo a pressão dos judeus que t entam estabelecer sua influência na região em questão.

2. Qual a importância da 2ª Guerra Mundia para o inicio dos conflitos entre palestinos e judeus?R= Na Segunda Guerra Mundial em que os judeus foram massacrados, tiveram como incentivo, a volta para a região da palestina.

3. Onde está no Oriente Médio a região da palestina?R= A denominação histórica dada pelo império britânico a uma região do Oriente Médio situada entre a costa oriental do Mediterrâneo e as margens do Rio Jord ão.

4. O que foi a chamada "partilha da ONU"? R= A divisão proposta pela inglaterra em 1947 entre Israelenses e palestinos.

5. Antes da saída das tropas inglesas da região da palestina, o que fez Israel? R= Delatou o estado de Israel na região não sendo aceito pelos palestinos travando asssim, um conflito na região. Os palestinos ficaram sem Estado

Avaliação

A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 10/16 - 62.5%
  • Quatro estrelas 6/16 - 37.5%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

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Opiniões

  • maria ivanete bregochi, MARIA DE SAO LUIZ IRMA , São Paulo - disse:
    mivanete07@bol.com.br

    01/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Teve criatividade e procurou fornecer dados precisos e diversificados. Excelente


  • Célia Aparecida Dias, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , São Paulo - disse:
    celia_ad@hotmail.com

    14/07/2012

    Cinco estrelas

    Aula bem elaborada e interessante, pois nós como educadores temos que estar sempre interagindo sobre os assuntos do mundo inteiro e repassar para nossos alunos.Parabéns professor


  • Marlene Torres, E.E. Professor Gastão Ramos , São Paulo - disse:
    marlenetorresgeo@gmail.com

    27/06/2012

    Quatro estrelas

    Aula bem elaborada,segue uma sequencia didática clara e objetiva. Parabéns


  • silmara, E.Ely A.Campos , São Paulo - disse:
    faverosilmara@yahoo.com.br

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    muito boa aula, embora o aluno já tenha que ter um bom conhecimento previo, muito bom excelente


  • viviane, Maria Ivone Martins Rosa , São Paulo - disse:
    vivi_gatinha_15@bol.com

    24/05/2012

    Cinco estrelas

    muito bom quando meu professor for explicar isso eu já vou estar um passo afrente dos meus colegas kkkk


  • Leandro Duarte, IFCE Campus Fortaleza , Ceará - disse:
    leo.mil@gmail.com

    14/10/2011

    Quatro estrelas

    Muitissimo interessante e o assunto muito bem abordado. Estao de parabéns.


  • Avani Campos Teles, EE Sebastião Walter Fusco , São Paulo - disse:
    avateles@gmail.com

    12/07/2011

    Cinco estrelas

    Eu adorei a aula. Boa sugestão! É uma maneira de dar todo o conteúdo utilizando a net como apoio, além de tornar a aula mais dinâmica e interessante. Parabéns!


  • Maria do Carmo, Escola Modesto , São Paulo - disse:
    mcatao@ig.com.br

    21/06/2011

    Quatro estrelas

    Olá. Gostei muito da aula.A maneira que foi abordado desperta a curiosidade. Parabéns.


  • Maria do Carmo, Escola Modesto , São Paulo - disse:
    mcatao@ig.com.br

    21/06/2011

    Quatro estrelas

    Interessante. Os questionamentos sobre o povo palestino,sobre termos que não são muito familiar ao aluno ,desperta a curiosidade,visto que são usados nos noticiários que fazem parte do cotidiano dos alunos


  • Romilda B. Servim, EE EDUARDO PEREZ , Mato Grosso do Sul - disse:
    romy_servim@hotmail.com

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    Simplesmente adorei a sugestão de aula. Parabéns.


  • angela, eef. Nemésio Bezerra , Ceará - disse:
    angelacddti@gmail.com

    17/01/2011

    Cinco estrelas

    Maravilha de aula. Medologia dinamica e diferente.


  • angela, eeep , Ceará - disse:
    angelacddti@gmail.com

    17/01/2011

    Cinco estrelas

    Conteúdo e metodologia maravilhosa. Muito trabalhar com todos esses recursos e dinamismo.


  • Adriana, COLEGIO ESTADUAL DOM CLIMERIO DE ALMEIDA , Bahia - disse:
    adrianauesb@gmail.com

    17/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada e estimulante.


  • Eleci Gonçalves Serra Leite, Escola Estadual Etalívio Pereira Martins , Mato Grosso do Sul - disse:
    eleci_serra@hotmail.com

    29/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do plano de aula de vocês!... O conflito Árabe-Israelenses é uma questão atual, mas voltando na história, os alunos passam a perceber que é preciso retroceder até Ur na Antiga mesopotâmia, até os bíblicos Abraão e Moisés pra se compreender a origens desses conflitos na atualidade. Parabéns! Muito bem organizada a aula.


  • Elissandra Silva Santos, Secretaria de Estado da Educação , Sergipe - disse:
    e_lissandra@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem detalhados os objetivos e metodologias. Gostei muito da proposta de avaliação.


  • lourinete Vieira de morais, ary de oliveira garcia - prof. , São Paulo - disse:
    netevieiramorais@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    obrigada pela sugestão, foi ótima


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