09/10/2009
Marco Guilherme
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Entender as razões do conflito existente entre os palestinos e judeus, bem como a sua localização.
Para que o aluno entenda o conteúdo, o professor fará uma breve introdução sobre Segunda Guerra Mundial, localização geográfica dos países em conflito, bem como a questão religiosa e cultural.
O conflito árabe-israelense está na mídia constantemente, porém, quando se trata de aprofundamento das questões que determinam a condição de disputa, discórdia e violência na região entre esses dois povos faltam uma série de pré-requisitos para que aqueles que se interessam pela matéria possam de fato entender melhor o que está por trás de todo problema que afeta a região da palestina. Neste caso, o professor no inicio da aula escreverá no quadro o seguinte link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino que terá o conteúdo que será a base do desenvolvimento dessa aula e que também poderá ser consultado pelo aluno posteriormente. Agora, vale lembrar que o conteúdo do site em questão deve ser impresso ou aberto on-line no computador para que seja trabalhado nesta aula!
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/images/2.gif
A partir do momento em que o aluno estiver com o conteúdo em mãos, será trabalhado o texto em 3 momentos da aula: 1) respondendo o seguinte questionamento: Se o conflito é entre Palestino (árabe) e Judeus, O que significa ser JUDEU? Quem são os PALESTINOS? 2) A PALESTINA está onde? POR QUE EXISTE O CONFLITO entre os povos nessa região?
O professor irá por meio do texto, auxiliar os alunos no esclarecimento da perguntas acima. Sobre quem é o JUDEU, nota-se que no texto não se explica quem são os judeus, apenas faz citações, daí, o mestre entra em ação.
Sugestão de site ao professor e aluno (esclarecimento sobre quem é o judeu):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo
JUDEU: É um termo utilizado a um membro do grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. Também são aqueles que foram convertido a religião chamada de judaísmo. Claro, que nesse momento, o professor deverá aprofundar sobre os termos que se apresentam no texto, pois o aluno percebendo a importância do assunto, f ará uma série de perguntas, uma delas é: O que seria HEBREUS? ANTIGO ORIENTE é o quê? Isso acontecendo, ótimo! Está no caminho certo! O aluno está interessado na sua aula! Os detalhes com relação ao assunto está no conteúdo no link acima sugerid o no qual se baseia no texto em que se desenvolve toda essa aula.
O professor agora, explicará quem são os PALESTINOS e a PALESTINA e indicará aos seus alunos o site abaixo para posterior aprofundamento.
Palestina: É a denominação histórica dada pelo Império Britânico a uma região do Oriente Médio situada entre a costa oriental do Mediterrâneo e as margens do Rio Jordão.
Palestino: População dispersa pelos países árabes ou em campos de refugiados, situad os nos territórios ocupados por Israel, é estimada em 4.000.000 de pessoas.Link que contém o mapa que apresenta a região da palestina dividida entre PALESTINOS e JUDEUS:
O mapa está em inglês e “arab state” significa estado árabe que é o mesmo que o estado palestino, lembrando que os palestinos tem origem árabe. E “jewish state” significa estado judeu. Esse mapa mostra a partilha que as nações unidas fizeram em 1947 para que os dois povos judeus e palestinos pudessem habitar em paz na região da palestina, coisa que não deu certo. Sobre o desenrolar do assunto será abordado como próximo tópico abaixo com o título “partilha da ONU em 1947 formação do estado de Israel e palestina”.
Sugestão de site para o professor e aluno (esclarecimento sobre quem é o palestino):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palestino
Sugestão de mapa que apresenta a região do Oriente Médio onde está localizada a região da palestina:
http://upl oad.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/51/MiddleEast.png/400px-MiddleEast.png
Assim como os Judeus são aqueles que professam o Judaísmo, os palestinos são aqueles que professam o Islamismo (religião que tem como profeta Maomé, Deus Alá e o livro Alcorão e tem origem árabe.
Árabes: Os árabes são um povo heterogêneo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península arábica constituída por regiões desérticas. As dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que seus habitantes se tornassem nômades, vagando pelo deserto em caravanas, em busca de água e de melhores condições de vida. A essas tribos do deserto dá-se o nome de beduínos.
Existem três fatores que podem ajudar, em graus diversos, na determinação se um indivíduo é considerado árabe ou não:
Qual o motivo de negritar todas as palavras? Para ressaltar a importância do professor em esclarecer as dúvidas dos alunos que em principio apresentar-se-á no texto com um vocabulário novo e cheio de significados. O papel do mestre será de mediador entre o conteúdo e o aluno.
O professor nesse momento desenvolverá a aula com duas importantes ações: Concluir o assunto ressaltando os aspectos que geram na atualidade o conflito e a hostilidade entre os palestinos e os judeus e aplicar um exercício de fixação para finalizar com sucesso o processo de ensino-aprendizagem.
Nessa aula, o professo r iniciará com o seguinte questionamento:
POR QUE EXISTE O CONFLITO entre os povos na região da palestina? Como explicação e ponto de apoio para os alunos chegarem a resposta da pergunta, o mestre desenvolverá a aula destacando os seguintes pontos destacados abaixo fazendo uma análise histórica que se resume na saída e volta do Judeu à palestina, bem como na partilha da ONU em 1947 na tentativa de dividir a região entre os palestinos e judeus.
O professor terá que destacar para o entendimento do conflito os seguintes conceitos: DIÁSPORA, SIONISMO, HOLOCAUSTO e PARTILHA DA ONU.
Todo contexto do conflito em questão está no site acima já informado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino . Vale ressaltar, que após a divisão da palestina formando o Estado de Israel e Estado Palestino, estes não aceitaram tal divisão, avançando assim Israel sobre o território palestino, criando uma zona de instabilidade política e territorial no Oriente Médio.
Link da região da palestina na atualidade e análise do conflito ao longo da história:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/images/2.gif
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/index.shtml
Como conclusão do trabalho realizado, o professor realizará o seg uinte exercicio para fixação sobre a região motivo do conflito em questão o professor fará uma abordagem sucinta sobre o que é o Oriente Médio, onde está localizado e quais são os países que o co nstitui. Nesse momento, o professor utilizará de sua habilidade para despertar no aluno o interesse pelo assunto. Nesse caso, nada melhor que um mapa da região para impactar visualmente os estudantes.
Sugestão sites de mapa para se trabalhar com o aluno:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
http://www.sheppardsoftware.com/middle-east_G0_Click.html
Esses sites são extremamente interativos. Isso, por sua vez, desperta no aluno a vontade de se informar mais sobre o país e atingir o objetivo da aula: Reconhecer os países e seus aspectos sócio-econômicos e culturais.
Os alunos uma vez acessando os sites ou um atlas distribuído pelo professor, os mesmo terão que preencher a tabela abaixo com os seguintes dados sobre o Oriente Médio:
(clicar na tabela abaixo para total visualização)
Para finalizar com sucesso o conteúdo ministrado, o professor deverá solicitar aos seus alunos o preenchimento do questionário abaixo com base no vídeo abaixo do professor Reinaldo Scalzaretto que explica de forma didática o conflito instalado atualmente na região da palestina.
1. Israel e palestinos, quem são eles? Israel são os judeus que buscam estabelecer seu espaço na região da palestina principalmente após a Segunda Guerra Mundial e palestinos são povos de origem árabe que habita a região da palestina sofrendo a pressão dos judeus que t entam estabelecer sua influência na região em questão.
2. Qual a importância da 2ª Guerra Mundia para o inicio dos conflitos entre palestinos e judeus?R= Na Segunda Guerra Mundial em que os judeus foram massacrados, tiveram como incentivo, a volta para a região da palestina.
3. Onde está no Oriente Médio a região da palestina?R= A denominação histórica dada pelo império britânico a uma região do Oriente Médio situada entre a costa oriental do Mediterrâneo e as margens do Rio Jord ão.
4. O que foi a chamada "partilha da ONU"? R= A divisão proposta pela inglaterra em 1947 entre Israelenses e palestinos.
5. Antes da saída das tropas inglesas da região da palestina, o que fez Israel? R= Delatou o estado de Israel na região não sendo aceito pelos palestinos travando asssim, um conflito na região. Os palestinos ficaram sem Estado
A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.
Quatro estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/08/2012
Cinco estrelasGostei muito. Teve criatividade e procurou fornecer dados precisos e diversificados. Excelente
14/07/2012
Cinco estrelasAula bem elaborada e interessante, pois nós como educadores temos que estar sempre interagindo sobre os assuntos do mundo inteiro e repassar para nossos alunos.Parabéns professor
27/06/2012
Quatro estrelasAula bem elaborada,segue uma sequencia didática clara e objetiva. Parabéns
21/06/2012
Cinco estrelasmuito boa aula, embora o aluno já tenha que ter um bom conhecimento previo, muito bom excelente
24/05/2012
Cinco estrelasmuito bom quando meu professor for explicar isso eu já vou estar um passo afrente dos meus colegas kkkk
14/10/2011
Quatro estrelasMuitissimo interessante e o assunto muito bem abordado. Estao de parabéns.
12/07/2011
Cinco estrelasEu adorei a aula. Boa sugestão! É uma maneira de dar todo o conteúdo utilizando a net como apoio, além de tornar a aula mais dinâmica e interessante. Parabéns!
21/06/2011
Quatro estrelasOlá. Gostei muito da aula.A maneira que foi abordado desperta a curiosidade. Parabéns.
21/06/2011
Quatro estrelasInteressante. Os questionamentos sobre o povo palestino,sobre termos que não são muito familiar ao aluno ,desperta a curiosidade,visto que são usados nos noticiários que fazem parte do cotidiano dos alunos
08/02/2011
Cinco estrelasSimplesmente adorei a sugestão de aula. Parabéns.
17/01/2011
Cinco estrelasMaravilha de aula. Medologia dinamica e diferente.
17/01/2011
Cinco estrelasConteúdo e metodologia maravilhosa. Muito trabalhar com todos esses recursos e dinamismo.
17/08/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada e estimulante.
29/05/2010
Quatro estrelasGostei muito do plano de aula de vocês!... O conflito Árabe-Israelenses é uma questão atual, mas voltando na história, os alunos passam a perceber que é preciso retroceder até Ur na Antiga mesopotâmia, até os bíblicos Abraão e Moisés pra se compreender a origens desses conflitos na atualidade. Parabéns! Muito bem organizada a aula.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem detalhados os objetivos e metodologias. Gostei muito da proposta de avaliação.
24/03/2010
Quatro estrelasobrigada pela sugestão, foi ótima