Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo e analisando um triângulo

 

15/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Francisco Arton Barroso de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Alana Souza de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Victor Gomes Pinto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Elzon Cezar Bezerra Junior

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

IVANEIDE FERREIRA FARIAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Magalli Germano Sampaio

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Victor Gomes Pinto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a condição de existência de um triângulo;

- Classificar triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos;

- Determinar a área de um triângulo.

Duração das atividades
3 horas - aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Medidas de comprimento;

- Noção de desigualdade;

- Medidas de ângulos com transferidor.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1:Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta atividade serão: cartolina, barbante, tesoura, fita adesiva, régua e canudinhos.


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Após dividir a turma em equipes com até quatro alunos, o professor deverá propor a seguinte atividade:

    1)  Recortar nove canudos em diferentes tamanhos;

2)  Organizar os nove canudos em grupos com três canudos cada um;

3)  Medir os lados dos canudos e registrar as medidas numa cartolina da seguinte forma:

 

GRUPO DE CANUDOS

MEDIDA DO CANUDO 1

MEDIDA DO CANUDO 2

MEDIDA DO CANUDO 3

FORMOU UM TRIÂNGULO?

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

4)  Procurar fazer um triângulo com cada um dos três grupos de canudos.

5)  Registrar na última coluna da cartolina os grupos de canudos que formaram triângulos.

 

Obs: Para montar os triângulos, basta ir passando o barbante por dentro dos três canudos e dar um nó no final.

 triângulos

   Fonte:   http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos buscarão desenvolver a atividade.

DISCUSSÃO:

Os alunos deverão fixar no quadro branco a cartolina em que foram registradas as medidas dos canudos e apresentá-las para o restante da turma, como também os triângulos que conseguiram obter. Professor e alunos discutirão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos na realização dessa atividade. Em seguida, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: Para construir um triângulo podemos utilizar qualquer medida nos seus lados? O que se pode observar, quanto às medidas dos canudos, nos triângulos que vocês formaram?  E analisando também os grupos de canudos que não formaram triângulos, o que se pode afirmar quanto às suas medidas? 

triângulos

Fonte:  http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, o professor deverá formalizar, juntamente com os alunos, a condição de existência de um triângulo, estimulando-os a construir no quadro branco a seguinte assertiva: “Para se ter um triângulo, é necessário que ele tenha em cada um dos seus lados, uma medida menor que a soma das medidas dos outros dois.”

Fonte:http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html

 

AMBIENTE 1: Sala de aula

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta aula serão: cartolina, barbante, transferidor, tesoura, régua e canudinhos.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com a turma dividida em quatro equipes, o professor deverá propor aos alunos a seguinte atividade:

Grupo 1 e Grupo 2

Utilizando nove canudos, cada grupo, executará o que se pede:

Construir três triângulos com as seguintes características:

- Triângulo 1: os três lados com o mesmo tamanho;

- Triângulo 2: apenas dois lados com o mesmo tamanho;

- Triângulo 3: os três lados com tamanhos diferentes. 

Grupo 3 e Grupo 4

Utilizando nove canudos, cada grupo, executará o que se pede:

1)    Construir três triângulos;

2)    Utilizando um transferidor medir os ângulos de cada triângulo.

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos desenvolverão a atividade proposta.

DISCUSSÃO:

Os alunos deverão apresentar para o restante da turma os triângulos e dados obtidos. Professor e alunos discutirão sobre as dificuldades encontradas durante a realização da atividade.

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, o professor deverá formalizar com os alunos a classificação dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos, para isso sugere-se que o professor indique as características do triângulo equilátero, por exemplo, e solicite aos alunos que escolha entre os triângulos formados por eles, um que esteja de acordo com a caracterização do professor, e assim preencham as tabelas abaixo numa cartolina:

triângulos

Sugere-se que o professor anexe esta cartolina na sala de aula, pois a mesma poderá ser uma fonte de consulta para os alunos.

AMBIENTE 2: Laboratório de Informática

ATIVIDADE 3:

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta aula serão: o computador, a animação “Triângulo”, que está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais com o seguinte endereço:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10634, régua e os triângulos construídos nas atividades 1 e  2.

 

 

 

triângulos

Fonte: Imagem do autor

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com a turma dividida em duplas, inicialmente o professor deverá solicitar aos alunos que dêem início a animação, em seguida, utilizem as medidas dos triângulos construídos nas atividades anteriores e calculem as áreas desses triângulos a partir do que observaram na animação exibida.

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento, os alunos desenvolverão a atividade proposta.

DISCUSSÃO:

Os alunos deverão apresentar ao restante da turma os triângulos escolhidos e suas respectivas áreas, como também o cálculo efetuado para obtê-las. Além da discussão sobre as soluções desenvolvidas pelos alunos, o professor deverá estimulá-los a compartilhar as dificuldades encontradas durante a realização da atividade.

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesta etapa, professor e alunos devem sistematizar o cálculo da área de um triângulo, sugere-se que o professor proponha o seguinte questionamento: Se vocês tivessem escolhido uma altura diferente da que escolheram anteriormente, teriam obtido o mesmo resultado da área do triângulo?

Após os alunos exporem suas respostas ao questionamento proposto, o professor deverá solicitar que eles realizem o cálculo da área dos triângulos utilizando uma altura diferente daquela que foi considerada no momento do aluno.

Assim, espera-se que os alunos compreendam que independente da altura utilizada a fórmula exibida na animação é válida.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Triângulo Animação/simulação
Recursos Complementares

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/area-de-figuras-planas/area-de-figuras-planas.php  - Neste site são encontrados materiais que podem ser utilizados numa revisão de geometria plana, como também estudos complementares sobre áreas de figuras planas.

Avaliação

Sugere-se que o professor verifique na primeira atividade se os alunos conseguiram montar os triângulos e formular a condição de existência para essa forma geométrica. e aplicá-la. Na segunda atividade, poderá ser averiguado se os alunos classificaram os triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos. Já na atividade 3, o docente poderá identificar se os alunos compreenderam o cálculo da área de um triângulo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.