15/06/2011
Victor Gomes Pinto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
- Compreender a condição de existência de um triângulo;
- Classificar triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos;
- Determinar a área de um triângulo.
- Medidas de comprimento;
- Noção de desigualdade;
- Medidas de ângulos com transferidor.
AMBIENTE 1:Sala de aula
ATIVIDADE 1
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade serão: cartolina, barbante, tesoura, fita adesiva, régua e canudinhos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Após dividir a turma em equipes com até quatro alunos, o professor deverá propor a seguinte atividade:
1) Recortar nove canudos em diferentes tamanhos;
2) Organizar os nove canudos em grupos com três canudos cada um;
3) Medir os lados dos canudos e registrar as medidas numa cartolina da seguinte forma:
GRUPO DE CANUDOS |
MEDIDA DO CANUDO 1 |
MEDIDA DO CANUDO 2 |
MEDIDA DO CANUDO 3 |
FORMOU UM TRIÂNGULO? |
1 |
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2 |
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3 |
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4) Procurar fazer um triângulo com cada um dos três grupos de canudos.
5) Registrar na última coluna da cartolina os grupos de canudos que formaram triângulos.
Obs: Para montar os triângulos, basta ir passando o barbante por dentro dos três canudos e dar um nó no final.
Fonte: http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos buscarão desenvolver a atividade.
DISCUSSÃO:
Os alunos deverão fixar no quadro branco a cartolina em que foram registradas as medidas dos canudos e apresentá-las para o restante da turma, como também os triângulos que conseguiram obter. Professor e alunos discutirão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos na realização dessa atividade. Em seguida, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: Para construir um triângulo podemos utilizar qualquer medida nos seus lados? O que se pode observar, quanto às medidas dos canudos, nos triângulos que vocês formaram? E analisando também os grupos de canudos que não formaram triângulos, o que se pode afirmar quanto às suas medidas?
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html
SISTEMATIZAÇÃO:
Neste momento, o professor deverá formalizar, juntamente com os alunos, a condição de existência de um triângulo, estimulando-os a construir no quadro branco a seguinte assertiva: “Para se ter um triângulo, é necessário que ele tenha em cada um dos seus lados, uma medida menor que a soma das medidas dos outros dois.”
Fonte:http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html
AMBIENTE 1: Sala de aula
ATIVIDADE 2
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta aula serão: cartolina, barbante, transferidor, tesoura, régua e canudinhos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Com a turma dividida em quatro equipes, o professor deverá propor aos alunos a seguinte atividade:
Grupo 1 e Grupo 2
Utilizando nove canudos, cada grupo, executará o que se pede:
Construir três triângulos com as seguintes características:
- Triângulo 1: os três lados com o mesmo tamanho;
- Triângulo 2: apenas dois lados com o mesmo tamanho;
- Triângulo 3: os três lados com tamanhos diferentes.
Grupo 3 e Grupo 4
Utilizando nove canudos, cada grupo, executará o que se pede:
1) Construir três triângulos;
2) Utilizando um transferidor medir os ângulos de cada triângulo.
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos desenvolverão a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Os alunos deverão apresentar para o restante da turma os triângulos e dados obtidos. Professor e alunos discutirão sobre as dificuldades encontradas durante a realização da atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento, o professor deverá formalizar com os alunos a classificação dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos, para isso sugere-se que o professor indique as características do triângulo equilátero, por exemplo, e solicite aos alunos que escolha entre os triângulos formados por eles, um que esteja de acordo com a caracterização do professor, e assim preencham as tabelas abaixo numa cartolina:
Sugere-se que o professor anexe esta cartolina na sala de aula, pois a mesma poderá ser uma fonte de consulta para os alunos.
AMBIENTE 2: Laboratório de Informática
ATIVIDADE 3:
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta aula serão: o computador, a animação “Triângulo”, que está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais com o seguinte endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10634, régua e os triângulos construídos nas atividades 1 e 2.
Fonte: Imagem do autor
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Com a turma dividida em duplas, inicialmente o professor deverá solicitar aos alunos que dêem início a animação, em seguida, utilizem as medidas dos triângulos construídos nas atividades anteriores e calculem as áreas desses triângulos a partir do que observaram na animação exibida.
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento, os alunos desenvolverão a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Os alunos deverão apresentar ao restante da turma os triângulos escolhidos e suas respectivas áreas, como também o cálculo efetuado para obtê-las. Além da discussão sobre as soluções desenvolvidas pelos alunos, o professor deverá estimulá-los a compartilhar as dificuldades encontradas durante a realização da atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesta etapa, professor e alunos devem sistematizar o cálculo da área de um triângulo, sugere-se que o professor proponha o seguinte questionamento: Se vocês tivessem escolhido uma altura diferente da que escolheram anteriormente, teriam obtido o mesmo resultado da área do triângulo?
Após os alunos exporem suas respostas ao questionamento proposto, o professor deverá solicitar que eles realizem o cálculo da área dos triângulos utilizando uma altura diferente daquela que foi considerada no momento do aluno.
Assim, espera-se que os alunos compreendam que independente da altura utilizada a fórmula exibida na animação é válida.
Nome | Tipo |
---|---|
Triângulo | Animação/simulação |
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/area-de-figuras-planas/area-de-figuras-planas.php - Neste site são encontrados materiais que podem ser utilizados numa revisão de geometria plana, como também estudos complementares sobre áreas de figuras planas.
Sugere-se que o professor verifique na primeira atividade se os alunos conseguiram montar os triângulos e formular a condição de existência para essa forma geométrica. e aplicá-la. Na segunda atividade, poderá ser averiguado se os alunos classificaram os triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos. Já na atividade 3, o docente poderá identificar se os alunos compreenderam o cálculo da área de um triângulo.
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