15/06/2011
|
|
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
Nara Luiza de Almeida Cunha
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Compreender a importância da preservação do ambiente aquático;
Refletir sobre as conseqüências da poluição das águas dos rios/mares;
Aprender o sobre o tempo de decomposição dos lixos na água.
É necessário que os alunos tenham conhecimento acerca do gênero textual: narração;
Conhecimentos básicos acerca da poluição da água dos rios/mares.
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:
O computador com o vídeo: “Pardo sim, sujo não”;
Lousa
Observação: Caso o LIE não possua lousa, o professor poderá utilizar cartolina ou papel madeira;
Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO VÍDEO
Este vídeo apresenta o tema conscientização da poluição dos rios. O vídeo tem uma duração de 8 min e 8 seg.
Imagens do vídeo: “Pardo sim, sujo não”
PARA INSTALAÇÃO DO VÍDEO:
1. Fazer o download do vídeo “Pardo sim, sujo não” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11593
Observação: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Por que a água é importante para as nossas vidas?”; “Quais formas de poluição das águas que vocês conhecem?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Em seguida, o professor deverá informar aos alunos que eles irão assistir ao vídeo “Pardo sim, sujo não”. Após o término do vídeo, o professor deverá pedir que os alunos, ainda em duplas, anotem em seus cadernos quais formas de poluição à água eles conseguiram visualizar no mesmo.
MOMENTO DO ALUNO:
Esse é o momento em que os alunos estarão assistindo ao vídeo e fazendo suas anotações acerca de quais formas de poluição à água eles conseguiram identificar.
Os alunos poderão sentir dúvidas na identificação de algumas poluições encontradas no vídeo, como é o caso do assoreamento e doóleo que vaza dos navios. Desta forma, é importante que o docente realize os devidos esclarecimentos acerca das dúvidas apresentadas pelos discentes.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os alunos estarão apresentando seus apontamentos acerca do vídeo, compartilhando com a turma suas anotações sobre as poluições que eles conseguiram identificar. Neste sentido, sugere-se a realização de um rebate como forma de socialização das informações. Para iniciar o rebate o docente poderá propor os seguintesquestionamentos:“Será que os homens não gostam de água limpa?” (este foi o questionamento feito pelo Pardinho ao final do vídeo); “Quais as conseqüências da poluição das águas?”; “Quais atitudes podemos tomar para que isso não ocorra?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
O professor deverá formalizar os conceitos acerca da poluição nos rios/mares. O docente deverá explicar que a poluição das águas dos rios/mares pode acarretar diversos problemas, tais como: a morte dos animais e vegetais aquáticos devido as substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e pelos navios; a contaminação dos homens pelos animais e vegetais atingidos; o lançamento nos rios, lagos e mares de seres vivos causadores de doenças através dos esgotos das cidades.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Sala de Aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:
Folhas de papel ofício;
Canetinhas e lápis de cor.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade perguntando sobre a história do vídeo. O docente deverá solicitar que os alunos em duplas recriem uma nova história para a trajetória do peixe Pardinho pelo rio em que não haja poluição, onde deverão fazer as ilustrações da história.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento as duplas estarão elaborando a nova história, onde as anotações realizada na atividade 1 serão utilizadas nesta atividade. Os alunos poderão sentir dificuldades na hora de escrever a narrativa. O professor poderá propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: “Quais deverão ser os novos cenários?”; “Como deveria ser um rio?”; “Será que deveria haver lixo dentro dos rios?”
DISCUSSÃO:
Objetivando socializar as histórias construídas, recomenda-se que o professor convide as duplas para socializarem suas produções com toda a turma.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá ressaltar a importância da água em nossas vidas, pois a utilizamos praticamente em todos os momentos do nosso cotidiano, como: na higiene pessoal (ao tomarmos banho, ao escovarmos os dentes, ao lavarmos as mãos); na alimentação (ao prepararmos sucos, ao lavarmos frutas e verduras, ao cozinharmos alimentos); nas tarefas domésticas (ao lavarmos louças e automóveis, ao lavarmos calçadas/pisos, ao lavarmos roupas); na hidratação do corpo (ao bebermos água); no lazer (ao tomarmos banho de piscina/mar), e por isso por isso devemos preservá-la, adotando atitudes como: não jogar lixos em qualquer tipo de ambiente aquático; não fazer derrubadas de árvores próximas às margens de rios; não usar agrotóxicos nas proximidades aquáticas; não jogar esgotos nos rios; entre outros.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos:
Canetinhas, giz de cera, lápis de cor;
Duas folhas de cartolina branca;
1 folha de isopor de 2cm de espessura;
Cola de isopor.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor questione os alunos sobre “Vocês sabem quanto tempo leva para que os lixos se decomponham na água?”. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa. Em duplas, os alunos irão procurar informações nos sites. Terminada a pesquisa o professor deverá convidar os alunos para confeccionar um mural para escola com o título “Tempo de decomposição do lixo na água”. É importante que conste nas cartolinas desenhos como: o mar, os peixinhos, os lixos e ao lado de cada lixo escrever o nome do mesmo e a quantidade de tempo que leva para se decompor. Sugere-se que o professor cole as cartolinas lado a lado e, em seguida, colar no isopor.
Sugere-se os seguintes sites para os alunos estarem realizando a pesquisa sobre o período de decomposição do lixo na água:
http://www.ecosulacap.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Tempo_de_Decomposi%E7%E3o_de_Lixo_na_Terra (Acesso: 10/06/2011)
http://www.natureba.com.br/lixo.htm (Acesso: 10/06/2011)
http://www.pescacananeia.com.br/decomposicaoereciclagem.htm (Acesso: 10/06/2011)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php (Acesso: 10/06/2011)
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
É provável que os alunos apresentem dificuldades acerca da confecção do mural. Desta forma, é importante que o professor proponha uma discussão com os seguintes questionamentos: “Por que será que o homem polui os rios/mares?”, “Será que esses lixos prejudicam os seres vivos aquáticos?”
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor apresente sobre a importância de não jogar lixos nos rios/oceanos, pois além deles poluírem um elemento indispensável para as nossas vidas, a água, também podem matar os seres vivos dos ambientes aquáticos e, alguns desses materiais levam milhares de anos para se decomporem, o que agrava ainda mais o problema.
Nome | Tipo |
---|---|
Pardo sim, sujo não | Vídeo |
Site que fala acerca da utilização da água em nossas vidas - http://www.casal.al.gov.br/utilizacao-da-agua/ (Acesso: 10/06/2011)
Site que fala sobre a poluição da água - http://giordanobrunoassuncaomiranda.vilabol.uol.com.br/poluicaoagua.htm (Acesso: 10/06/2011)
Na atividade 1, o professor deverá averiguar se os alunos compreenderam as conseqüências que a poluição das águas do rios/mares podem acarretar ao meio ambiente; Na atividade 2, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram se conscientizar acerca da importância da água para as nossas vidas como também das atitudes que devemos adotar para preservá-la; Na atividade 3, o professor deverá identificar se os alunos aprenderam sobre o tempo de decomposição dos lixos na água.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/11/2012
Cinco estrelasmuito boa pois mim ajudou bastante
28/09/2012
Quatro estrelasGostei muito das aulas, são simples,claras e objetivas, pois quando são vivenciados os assuntos trabalhados em aula tornam-se mais produtivos.
15/09/2011
Quatro estrelasA aula está muito bem elaborada o material usado e excelente, e muito riquisimo: O aluno bem tarbalhado com certeza vai obter uma boa aprendizagem. sa temas foram bem colocados no momento certo você professora está de parabéns: e tudo isso que esta ganhado com uuuuuesse tipo de aula será os alunos como rtambém a escola, professores que estão engajado nesse programa, nois também estamoscom varios projetos em nossas escola, procurando um melhor conteúdo para os nossos alunos do ensino fundamental.