Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando o ciclo da água

 

18/06/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas, Lysandra Guedes Fontenele

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender os processos pelos quais a água passa até chegar a nossa casa;

  • Explicar os impactos ambientais aliando-os às questões sócio-econômicas;

  • Compreender os processos cíclicos da água na natureza a partir de um experimento.

Duração das atividades
3 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, os alunos devem ter um conhecimento geral sobre:

  • Estados físicos da água (sólido, líquido, gasoso);

  • Transformações dos estados físicos da água.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1/AMBIENTE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Nesta atividade, os alunos necessitam de computadores com acesso à internet, dos vídeos A turma da Clarinha e o ciclo da água e Preservação da água , cartolinas  e  canetinhas. Esta atividade poderá ser realizada em duplas.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Inicialmente, o professor dividirá a turma em duplas e disponibilizará os seguintes vídeos para os alunos:

imagem 1 imagem 2

Imagens disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related (Acesso: 10/06/11) http://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo&feature=related (Acesso: 10/06/11)

Em seguida, os alunos deverão descrever o percurso da água, citando por quais eventuais fases e processos este recurso passa: De onde a água vem? Para onde a água vai? Os alunos demonstrarão suas percepções através de desenhos feitos por eles nos papéis.

 

MOMENTO DO ALUNO

Este será o momento em que os alunos assistirão ao vídeo e realizarão os desenhos. Poderão surgir algumas dúvidas em relação à diferença entre o tratamento da água vinda do manancial e da “água” vinda do esgoto? Para ajudar os alunos, o professor poderá apresentar os seguintes questionamentos: "Existe alguma diferença entre a quantidade de sujeira encontrada nos dois tipos de “água”?", "Será que o investimento financeiro será maior ao tratar o esgoto?".

 

DISCUSSÃO

Primeiramente, os alunos irão expor seus desenhos, explicando-os. Em seguida, o professor poderá iniciar um debate a partir dos seguintes questionamentos: "Caso o rio que abastece minha cidade seja poluído, quais os problemas que poderão surgir para o tratamento desta água para o nosso consumo?", "Quem sofrerá mais com isso, as pessoas mais pobres ou as mais ricas? Por quê?".

 

SISTEMATIZAÇÃO

Para formalizar o conteúdo desta atividade, o professor poderá pedir aos alunos para escreverem na lousa o caminho que a água atravessa, montando um grande ciclo da água.

 

 

ATIVIDADE 2/AMBIENTE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Nesta atividade, os alunos precisarão de computadores com acesso à internet, dos vídeos A turma da Clarinha e o ciclo da água e Preservação da água , papéis (qualquer tipo) e lápis. Esta atividade será realizada com as mesmas duplas da atividade anterior.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Nesta atividade, os alunos irão identificar nos vídeos da atividade anterior as ações que o personagem Léo e as pessoas em geral realizam de forma que possam gerar prejuízos tanto à saúde quanto ao meio ambiente. Primeiramente, os alunos visualizaram novamente os vídeos, em seguida, eles irão listar nos papéis todas as ações que geram prejuízos.

 

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento, os alunos construirão a lista anunciada na descrição desta atividade. Eles poderão ter dificuldades em identificar as atividades que podem gerar prejuízos à saúde das pessoas. Para ajudar os alunos, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos: "O que você toma no seu café da manhã?", "Você acorda na hora correta?", "Quais as doenças que podem ser veiculadas através do lixo colocado em local inadequado?".

 

DISCUSSÃO

Neste momento, os alunos apresentarão suas listas. Objetivando um debate coletivo, o professor deverá solicitar aos alunos que expliquem como cada uma das ações mencionadas pode danificar o meio ambiente e a saúde das pessoas.

 

SISTEMATIZAÇÃO

O professor deve, neste momento, dividir a sala em sete grupos. O primeiro grupo terá que apontar uma das ações que foram listadas e escolher outro grupo para dizer o porquê desta atividade gerar malefícios. E assim, prosseguirá esta dinâmica até que todos os grupos citem uma ação e façam as respectivas explicações.

 

 

ATIVIDADE 3/AMBIENTE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Os alunos irão precisar de computadores com acesso à animação Ciclo da água , papéis (qualquer tipo) e lápis. Esta atividade será realizada em duplas.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL

A animação Ciclo da água está disponível para download no site http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14472

 

 

 

 

Abaixo estão algumas imagens do objeto educacional:

imagem 3 imagem 4

Figura 1                                                      Figura 2

Para a visualização da animação é necessário apenas que o computador tenha instalado o Microsoft Office Power Point.

 

Observação: Quando o aluno estiver terminado de visualizar a animação, ele deve apertar a tecla ESC do teclado para fechá-la.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Esta atividade será realizada utilizando-se a animação Ciclo da água . Primeiramente, os alunos observaram a experiência do terrário apresentada no objeto educacional. Em seguida, eles terão que utilizar os papéis disponibilizados para fazer uma relação entre os acontecimentos ocorridos em relação ao ciclo da água apresentado no ambiente criado com os que ocorrem na natureza.

 

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento, os alunos terão que fazer as associações entre o que está ocorrendo no terrário e o que ocorre na natureza. Os alunos poderão ter algumas dúvidas como: O que é a seiva bruta? Por que existe uma aranha no terrário?O professor poderá fazer os seguintes questionamentos para ajudar no raciocínio dos alunos: Existe algum recurso do solo que serve para a sobrevivência da planta?Como a água pode transportar estes recursos? Além da aranha, que outros organismos existem no terrário?Juntando todos esses organismos diferentes, o que podemos concluir em relação à natureza?

 

DISCUSSÃO

Os alunos terão que apresentar a todos os fenômenos naturais que eles conseguiram identificar no terrário. Para que os alunos possam debater entre si, o professor poderá fazer o seguinte questionamento: O que acontece se o recipiente onde está o terrário for destampado, que observações consideráveis podem ser levantadas?

 

SISTEMATIZAÇÃO

Primeiramente, o professor dividirá a turma em duas equipes. Em seguida, ele deverá disponibilizar aos alunos em papéis recortados as partes que se encontram em destaque na tabela 1 de maneira que fiquem nítidas para todos. Cada equipe irá construir uma tabela e, no final, o professor irá conferir se as duas equipes construíram as tabelas corretamente. Os alunos colocaram as palavras na lousa com fita adesiva.

Ambiente criado Ambiente natural
A irrigação do ambiente com água Chuva, precipitação
Plástico tampando o ambiente Formação de nuvens
Assimilação da água pelo solo e pelas plantas Infiltração da água
A formação de vapor através da água que fica na superfície das folhas Evaporação
Formação de bolhas de água no plástico Condensação da água evaporada em forma de vapor
O escorrimento da água que ficou no plástico Chuva, precipitação
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Recursos Complementares

Animação sobre a importância do ciclo da água

http://www.youtube.com/watch?v=dmDYgaaIdw8 - É um vídeo que apresenta uma animação sobre a importância da água. Acesso: 11/06/11

 

Prof Aline– Ciências

http://profaline-ciencias.blogspot.com/2009/04/como-fazer-um-terrario.html - Trata-se de um blog com instruções para a criação de um terrário. Acesso: 11/06/11

 

Turma da Mônica - economizar água

http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY - Este vídeo apresenta um clip da turma da Mônica sobre a economia de água.  Acesso: 11/06/11

Avaliação

A avaliação desta aula deverá ser realizada principalmente nas discussões e sistematizações em que os alunos apresentaram o que conseguiram entender durante a realização das atividades. Na atividade 1, poderá ser verificado se o aluno conseguiu entender o percurso da água na natureza e o caminho percorrido até chegar na nossa casa. Na atividade 2, o professor poderá analisar se os alunos conseguiram identificar a atuação das pessoas na geração de impactos e explicar como estes impactos ocorrem. Na atividade 3, poderá ser verificado se os alunos conseguem associar os acontecimentos de um experimento aos fenômenos que ocorrem na natureza.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.