02/09/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
O aluno deverá aprender sobre as características do Movimento Punk, não apenas no seu aspecto musical, mas também comportamental e político. Deverá aprender a relacionar o punk com o contexto de Abertura política da Ditadura Civil-Militar, chamando a atenção para a sua dimensão de resistência e de contestação.
O professor deverá ter trabalhado com os alunos a história da Ditadura de 1964 até 1975, principalmente no seu aspecto repressivo. Além disso, as condições socioeconômicas adversas do final da década de 1970.
PRIMEIRO PASSO
O professor deverá fazer uma breve introdução, que não ultrapasse mais de meia hora, sobre o período final da Ditadura, de 1975 em diante. Deverá chamar a atenção para o processo de Abertura política e as contradições do projeto governista e para a expansão dos movimentos sociais no final da década de 1970, particularmente, o novo sindicalismo do ABC Paulista e o Movimento Estudantil, que influenciarão a cultura punk.
Links e informações adicionais para a pesquisa:
Conjuntura do final da Ditadura:
- Livro O Brasil Republicano, v. 4, trata do período em questão e está disponível em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=e5g2UBcIIMQC&oi=fnd&pg=PA7&dq=abertura+pol%C3%ADtica+no+brasil&ots=fmVIUV02oQ&sig=syjMRGlGtKxYl73LA6J1lRaV6qE#v=onepage&q=abertura%20pol%C3%ADtica%20no%20brasil&f=false (acesso em 1º. jun. 2011);
- Artigo “Um balanço da redemocratização brasileira”, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000400002 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo “Os Jovens e as mudanças estruturais da década de 1970”, disponível em:
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/726.pdf (acesso em 1º. jun. 2011).
Resistência à Ditadura e Movimentos Sociais:
- Livro Culturas da Rebeldia: a juventude em questão, disponível em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=zwlZAY8aakYC&oi=fnd&pg=PA5&dq=movimento+estudantil+na+d%C3%A9cada+de+1970&ots=3UApoHWTQm&sig=i3QXsUKS4KGlkj3640bX61v6FXU#v=onepage&q&f=false (acesso em; 1º. jun. 2011);
- Livro História dos movimentos e lutas sociais, disponível em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=23JFT78k57UC&oi=fnd&pg=PA7&dq=movimentos+sociais+na+d%C3%A9cada+de+1970&ots=bW6qDUGWo9&sig=9ALwOg6NGicUtSELUVJUGsIAO7Q#v=onepage&q&f=false (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Livro Anos 70: Trajetórias, disponível em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Zqhwp92lgBgC&oi=fnd&pg=PA31&dq=movimento+estudantil+na+d%C3%A9cada+de+1970&ots=ayig1cgHKO&sig=UgdgfD9VoiRPuYKE_PlNTxq8MMs#v=onepage&q=movimento%20estudantil%20na%20d%C3%A9cada%20de%201970&f=false (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre os movimentos culturais de resistência à Ditadura:
http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede/Edicao06/6c_o_papel_dos_movimentos_culturais.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo que resume a trajetória do Movimento Feminista, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2004000200003&script=sci_arttext (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre o movimento ecológico brasileiro 1974-1986, disponível em:
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_03/rbcs03_01.htm (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a atuação de intelectuais e artistas nos anos 1960-1970, disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/viewFile/1457/1304 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a atuação conjunta de operários e artistas, disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/viewFile/1391/1259 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a resistência à Ditadura dos estudantes e dos operários em 1968, disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3319/2719 (acesso em: 1º. jun. 2011).
Movimento Operário do ABC Paulista e Movimento Estudantil:
- Artigo sobre o Movimento Estudantil, décadas de 1980 e 1990, disponível em:
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1139/1045 (acesso em: 1 jun. 2011);
- Livro Memórias Estudantis, disponível em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=DV47De7NjDIC&oi=fnd&pg=PA30&dq=movimento+estudantil+na+d%C3%A9cada+de+1970&ots=ISROzZkW6X&sig=v4gcLl_HYxXp3IQaCzpcUOn_A3I#v=onepage&q=movimento%20estudantil%20na%20d%C3%A9cada%20de%201970&f=false (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre o Movimento Operário brasileiro desde o final da década de 1970, disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v14n41/1754.pdf (acesso em 1º. jun. 2011);
- Livro O Novo Sindicalismo: vinte anos depois, disponível em:
- Artigo sobre a herança do novo sindicalismo, disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ts/v18n1/30012.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a história do ABC Paulista, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100013 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a história do Movimento Operário de 1978 a 1998, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782000000200008&script=sci_arttext (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre o Movimento Sindical e a exclusão social, disponível em:
http://www4.fct.unesp.br/thomaz/Fotos%20Tese/Tese_Livre%20Docencia/Textos/VOL3_Final/arquivos%20pdf_V3_impressao/Julio_Thomaz%20revisado-A-4.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011).
Depois de haver explicado o contexto no qual o punk brasileiro nasceu (é importante o professor ter chamado a atenção para as condições sociais e políticas excludentes daquele momento), o professor deverá dividir a sala em cinco grupos no máximo e pedir aos alunos que pesquisem a história do punk brasileiro. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado no formato de um texto dissertativo que deverá explicar as razões de o punk ser considerado um movimento de resistência à Ditadura, ou seja, os alunos deverão relacionar as temáticas punks ao contexto do fim da Ditadura. O trabalho deverá ser guardado para uma futura atividade.
Links para esta pesquisa:
- Artigo sobre o punk como resistência à Ditadura, disponível em:
http://www.puccampinas.edu.br/pesquisa/ic/pic2010/resumos/2010917_16149_305567628_resesu.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Texto sobre as relações entre o punk e a Ditadura, disponível em:
http://pt.scribd.com/doc/51536155/punk-e-ditadura-revista (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Definições e História do Punk, disponíveis em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_punk (acesso em: 1º. jun. 2011),
http://pt.wikipedia.org/wiki/Punk_rock (acesso em: 1º. jun. 2011),
http://pt.wikipedia.org/wiki/Punk_rock_brasileiro (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Sobre o primeiro LP de Punk do Brasil, “Grito Suburbano”, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grito_Suburbano (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Sobre o Festival “O Começo do Fim do Mundo”, o primeiro do punk brasileiro, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Come%C3%A7o_do_Fim_do_Mundo (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Sobre o “Cólera”, das primeiras bandas de punk, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3lera_%28banda%29 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Página no MySpace do “Cólera”, disponível em:
http://www.myspace.com/brazilpunkcolera (acesso em 1º. jun. 2011);
- Sobre a Banda “Inocentes”, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inocentes_%28banda%29 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Página Oficial da Banda “Inocentes”, disponível em:
http://inocentes.com.br/ (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Sobre “Restos de Nada”, considerada a primeira banda punk brasileira, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Restos_de_Nada (acesso em: 1º. jun, 2011);
- Artigo sobre as origens do punk por um de seus fundadores, disponível em:
http://portalrockpress.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=4595 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Sobre a Banda “Condutores de Cadáver”, das primeiras do punk, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutores_de_Cad%C3%A1ver (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Página do MySpace do “Condutores de Cadáver”, disponível em:
http://www.myspace.com/condutoresdecadaver (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Sobre a Banda “Olho Seco”, disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_Seco (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Página do “Olho Seco” no MySpace, disponível em:
http://www.myspace.com/olhosecohc (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a Cultura Punk, disponível em:
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1261 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Dissertação sobre o Punk de Porto Alegre, disponível em:
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8590/000581842.pdf?sequence=1 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Livro Enterrado Vivo: Identidade Punk e Território em Londrina, disponível em:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=YBwUMPxehtcC&oi=fnd&pg=PA11&dq=movimento+punk&ots=rVGpLbw921&sig=bZgi-YXC_b8ShWKFoCbL1qtEHJQ#v=onepage&q=movimento%20punk&f=false (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a influência do Anarquismo no punk, disponível em:
http://www.cchla.ufpb.br/caos/yuriallis.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo “Punk: Cultura e Arte”, disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752008000200024 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre o movimento squatter, de influência punk, de ocupação do espaço público, disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Historia/artigos/3rudy_artigo.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo “Dinâmicas Ideológicas no Movimento Punk”, disponível em:
http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/terceirosimposio/marcoantonio.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Dissertação “O Anarquismo no Movimento Punk”, disponível em:
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5680 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo “Movimento Punk: Sociabilidade e Conflito”, disponível em:
http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/65/78 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a cena punk em Recife, disponível em:
http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/147/148 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre o Movimento Punk em Cuiabá, disponível em:
http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/arquivos/publicacoes/revista_querubim_7_v_1.pdf#page=45 (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre como o punk passou da rebeldia para o consumismo atual, disponível em:
http://132.248.9.1:8991/hevila/Espacoplural/2007/vol8/no16/6.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011);
- Artigo sobre a escrita de fanzines, uma das formas de expressão punk, disponível em:
http://www.anphlac.org/periodicos/anais/encontro8/everton_oliveira_moraes.pdf (acesso em: 1º. jun. 2011).
SEGUNDO PASSO
Para fazer uma breve introdução aos temas e estética punk o professor deve exibir as imagens abaixo e pedir que os alunos respondam as perguntas logo abaixo. Guardar as respostas para futura atividade.
Fonte: http://www.datoro.com/html/caixabotinada.htm (Acesso em 29 agosto 2011)
Perguntas:
1) A notícia acima saiu num jornal no início da década de 1980. Nesse período qual era a relação da música punk com a política da época?
2) Responda a pergunta da matéria explicando como o punk influencia as atitudes sociais.
Fonte: http://inovavox.com/2009/11/21/capitalismo-punk/ (Acesso em 29 agosto 2011)
Perguntas:
1) Com base na mensagem da tirinha comente o que seria ser punk hoje? Ou seja, é possível hoje manter a postura anti-sistema do punk original?
2) Explique a ironia contida na tirinha.
TERCEIRO PASSO
O professor deverá passar para os alunos as letras e as músicas punks relacionadas abaixo e pedir a eles que respondam por escrito às perguntas de cada uma delas (guardar as respostas para uma futura atividade).
Letra, Vídeo e Música Classe Dominante, da Banda “Restos de Nada”, disponível em:
http://letras.terra.com.br/restos-de-nada/486152/ (acesso em: 1º. jun. 2011).
Perguntas:
- Para você, do que se trata a canção? Quais as temáticas que ela aborda?
- Por que a classe dominante é o alvo da música?
- O que a performance de palco da banda diz sobre o Movimento Punk?
Letra e Música Futebol, da Banda “Condutores de Cadáver”, disponível em:
http://letras.terra.com.br/condutores-de-cadaveres/1694023/ (acesso em: 1º. jun. 2011).
Perguntas:
- Para você, do que se trata a canção? Quais as temáticas que ela aborda?
- Por que o futebol é tratado como farsa?
Letra, Vídeo e Música Minha Nação, da Banda “Cólera”, disponível em:
http://letras.terra.com.br/colera/523315/ (acesso em: 1º. jun. 2011).
Perguntas:
- Para você, do que se trata a canção? Quais as temáticas que ela aborda?
- O que a performance de palco da banda diz sobre o Movimento Punk?
- Qual a postura que a música apresenta? Discuta essa postura, relacionando-a com o punk.
Letra e Música Pânico em SP, da Banda “Os Inocentes”, disponível em:
http://letras.terra.com.br/inocentes/158427/ (acesso em: 1º. jun. 2011).
Perguntas:
- Para você, do que se trata a canção? Quais as temáticas que ela aborda?
- Para você, o que significa Pânico em São Paulo?
- Qual a opinião da canção a respeito das forças policiais? Discuta, relacionando-a com o punk.
Letra e Música Haverá Futuro?, da Banda “Olho Seco”, disponível em:
http://letras.terra.com.br/olho-seco/298468/ (acesso em: 1º. jun. 2011).
Perguntas:
- Para você, do que se trata a canção? Quais as temáticas que ela aborda?
- Qual a postura que a música apresenta? Discuta essa postura, relacionando-a com o punk.
QUARTO PASSO
O professor deverá passar para os alunos trechos pré-selecionados do vídeo disponível no site abaixo e pedir a eles que anotem aquelas palavras ou imagens que mais lhes chamaram a atenção e as guardem para uma futura atividade.
Vídeo Botinada: a História do Punk no Brasil:
http://video.google.com/videoplay?docid=8410263449371817356# (acesso em: 1º. jun. 2011).
QUINTO PASSO
O professor dividirá a turma em dois grupos: um para fazer um roteiro de filme (havendo condições técnicas, o próprio filme) e, outro, para criar um Jornal Mural. Juntando todo o material dos passos anteriores, os alunos deverão executar as duas atividades. Tanto o Jornal Mural quanto o roteiro (filme) deverão conter uma história do punk no mundo, uma história do punk no Brasil (relacionar com o fim da Ditadura), referências às bandas e tendências, assim como as influências do punk na vida cotidiana. Para o roteiro, faz-se necessário apontar quais serão as imagens trabalhadas e como serão trabalhadas. Todos os dois trabalhos deverão ser apresentados para a turma toda e, se possível, para o conjunto da escola também.
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos deverão compreender a diversidade do Movimento Punk, tanto musical quanto comportamental e a relação com o seu contexto no Brasil. Terão compreendidos também as relações entre posicionamentos políticos e gostos estéticos.
Links complementares para contribuir em todos os passos:
- Documentário Punk de São Paulo, 1983, Parte I, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=TWxb-xOtWa0&feature=related (acesso em: 1º. jun. 2011).
- Documentário Punk de São Paulo, 1983, Parte II, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=jytr8UBmrLE&feature=related (acesso em: 1º. jun. 2011).
- Documentário Punk de São Paulo, 1983, Parte III, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2vMnw2toIhs&feature=related (acesso em: 1º. jun. 2011).
- Documentário Mate-Me Por favor, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=DYxRdA4K-3c (acesso em: 1º. jun. 2011).
Além da avaliação de participação ao longo de todo o processo das aulas, o professor deverá fazer uma avaliação do primeiro, segundo e quarto passos. Deverá dar uma nota para cada um desses passos, ou seja, somar essas notas e dividir por três para chegar ao valor total. Somado a essa nota do professor, cada grupo do quarto passo deverá avaliar o grupo dos colegas. Deverá pedir, também, que cada aluno individualmente avalie sua aprendizagem e empenho, justificando-os. O professor terá três conjuntos de avaliação: a sua, a dos grupos e a de cada aluno. O resultado deverá ser a soma proporcional desses três conjuntos.
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07/02/2012
Cinco estrelasParabéns pelo tema e pela abordagem !