Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Companheirismo e modos de organização: em foco a vida das formigas - UCA

 

18/07/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Companheirismo e modos de organização: em foco a vida das formigas

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •          Conhecer as características das formigas;
  •          Descobrir a importância das formigas para o meio ambiente;
  •          Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema formigas;
  •          Assistir filme sobre o tema, interpretando-o;
  •          Fazer dobraduras;
  •          Ouvir histórias infantis sobre formigas.
  •          Perceber o modo de organização das formigas;
  •          Construir um formigueiro;
  •          Explorar a linguagem da fábula;
  •          Trabalhar com texto de instrução;
  •          Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.  Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como:  navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar  os programas: Tux Paint, KolouPaint e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

1ª Atividade:

 

Professor, as formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vivem, por isso, são consideradas insetos sociais. São muitas vezes mencionadas como símbolo de paciência, perseverança e esforço, porque muitas espécies parecem exercer atividade incansável, como por exemplo, armazenam grande volume de comida.

A partir dessas informações proponha a contação de uma fábula que se chama “A cigarra e a formiga”. Essa história também está disponível no sítio: http://www.clickriomafra.com.br/canais/crianca/fab_cigarra.gif

Se preferir, solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e digitem o sítio acima, para acompanharem a leitura.

 

   

http://www.americanas.com.br/produto/5964230/livros/infantojuvenil/infantil5a8anos/livro-cigarra-e-a-formiga-a

 

Logo após a contação, converse com os alunos sobre o que eles acharam da história. As fábulas sempre trazem uma lição de moral, nosso papel enquanto professores mediadores não é aplicar essas lições, mas trabalhar com elas formulando algumas questões que podem auxiliar na compreensão das mesmas.

 

  • O que acharam do  final da história?
  • Concordam?  
  • Por quê?
  • Se vocês fossem dar um final diferente qual seria? Por quê?

 

Solicite que os alunos façam um desenho em uma folha branca de papel representando a história e em seguida proponha uma dobradura de uma folha de árvore para os alunos anexarem ao desenho, acessando o sítio abaixo:

http://en.origami-club.com/flowers/sunflower/index.html

 

 Professor, se preferir solicite que os alunos façam um desenho representando a história utilizando o programa Tux Paint do laptop. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

 

tux painta

Fonte: Acervo da autora

 

 

 Em seguida, exponha-os no mural da sala de aula.

 

  •  Outra opção seria apresentar  filmes para a turma, que abordam as temáticas: companherismo e  trabalho. Logo em seguida, estimule-os a fazerem desenhos e as dobraduras representando os filmes. 

 

  • Vida de Inseto 1 e 2;

vida  de inseto

http://www.quebarato.com.br/dvd-vida-de-inseto-04509-disney__2E1EA0.html

 

  •        Lucas, um intruso no formigueiro.

 

lucas

http://www.mamapost.com/2010/04/lucas-um-intruso-no-formigueiro.html

 

 

 

2ª Atividade:

 

Professor, nesse momento, proponha um trabalho sobre as características das formigas.

Explique que como são insetos, seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdome, possuem 1 par de antenas, 3 pares de pernas ligadas ao tórax, mandíbula e olhos.   

atividades

Proponha a seguinte atividade no caderno de Ciências:

 

  •        Entregue uma folha de papel para cada aluno fazer a montagem do corpo da formiga. Ele deverá recortar e colar.   

Fonte: Acervo da autora

 

3ª atividade:

 

 Professor, outra etapa importante para a compreensão das formigas é o ciclo de vida delas. Para uma formiga chegar à forma adulta, passa pelos seguintes estágios sucessivos: ovo, larva, pupa, adulto. Explique para a turma cada uma delas:

 

  •         OVO – Os ovos são pequenos e geralmente alongados.  

 

  •          LARVA – Depois da eclosão dos ovos, a próxima fase de desenvolvimento é a larva. Nas formigas existem 4 fases de larva. Elas possuem cabeça e peças bucais que as tornam capazes de se alimentar.     

 

  •         PUPA – Depois de alimentada, a larva sofre mudança e passa à fase de pupa. Nesta fase se inicia a caracterização da forma adulta (com as patas, antenas e órgãos), encerrada dentro de um casulo. A pupa permanece imóvel e não se alimenta.   

 

  •        ADULTO - Depois de algumas modificações o adulto emerge da pupa e já vai trabalhar.    

 

 

A seguir, proponha a seguinte atividade:

 

1 - Observe os desenhos abaixo e os relacione-os às respectivas etapas de desenvolvimento da formiga:

 

Fonte: Acervo da autora

 

 

 


Em seguida, explique que as formigas são divididas em 3 tipos:

 

  •         Formigas rainhas - Possuem asas e são responsáveis pela reprodução. Após o voo nupcial elas perdem as asas antes de colocar os ovos na terra.  

 

  •         Formigas machos - Possuem asas e vivem algumas semanas com o intuito de acasalar. Após o acasalamento (voo nupcial) elas morrem.   

 

  •        Formigas fêmeas estéreis - São as formigas operárias, que se dividem em obreiras e soldados. As obreiras cuidam dos ovos, das larvas, das pupas, cortam folhas, cuidam da alimentação e as soldados vigiam o formigueiro e quando a rainha sai do formigueiro elas escoltam a rainha.  

 

Convide os alunos que conhecem algum tipo das formigas referidas acima, para falarem  o que sabem sobre as mesmas.

 

Fonte: Acervo da autora

 

 Para diferenciar os tipos de formiga, peça para os alunos desenharem no programa KolourPaint. Oriente os alunos a clicarem com o mouse em: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramentas de Pinturas).

Exponha os desenhos no mural da sala de aula ou cole no caderno.

 

4ª Atividade:

 

Professor, as formigas podem viver por toda parte, nas ruas, nos jardins, aparelhos eletrônicos, azulejos e nos formigueiros. Existem formigueiros nas árvores, nos troncos e na terra, neste são formados túneis ou galerias que são buracos onde as formigas se movimentam debaixo da terra. O formigueiro é totalmente organizado: tem a galeria dos ovos e larvas, das pupas, da rainha e até do lixo.   

Providencie uma imagem de um formigueiro e apresente para a turma ou se preferir, utilize o laptop Classmate com os alunos, acessando a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho >  Navegador de Internet ). Em seguida, digite o endereço:

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

 

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

 

 

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,803829-3434-1,00.html

 

 

Professor, existe um material , no qual os alunos poderão obter várias informações sobre as formigas. Leve os alunos ao Laboratório de Informática  ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate  e acessarem na internet no programa Mozilla Firefox  (Área de Trabalho > Navegador de Internet ) os sítios a seguir:

 

O Brasil é o bicho: Saiba mais sobre as formigas

o brasil é o bicho for

http://www.youtube.com/watch?v=dE-3Z18SJV4&feature=related

 

O Mundo Secreto das Formigas - Parte 1,2,3,4 e 5

 

http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=related

 http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=PW0bdaJe4DM&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=cu3E5yO2Wq0&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=DZqFvx5FZfc&feature=related

 

Professor, providencie uma folha de papel branco para os alunos construírem um formigueiro a partir de todos os conhecimentos adquiridos sobre as formigas. Relembre-os que os formigueiros são diferentes entre si, dessa forma, existem formigueiros mais complexos (com muitas galerias) e formigueiros simples.

 

Professor, solicite que os alunos registrem a atividade no caderno de Ciências e pergunte se gostaram de realizar esse trabalho e peça para justificarem a resposta.

 

5ª Atividade:

 

Professor,  construa um formigueiro com os alunos. Para tanto, precisa seguir algumas orientações e instruções para dar tudo certo. Diga aos alunos da turma que vão trabalhar com texto instrucional para aprenderem a construir o formigueiro.

 

 Veja:  

 

 Precisamos de:  

 

  •         Um vidro médio sem tampa;
  •         Um rolo de papel higiênico;
  •         Terra;
  •         Tecido e barbante.

 

Para construir o formigueiro siga essas instruções:  

 

1-     Coloque o tubo de papelão dentro do vidro. A ponta do tubo não pode ficar de fora.

2-     Coloque a terra em volta do tubo, até encher o vidro.

3-     Use um papel ou folha para atrair as formigas. Depois coloque-as dentro do vidro.

4-     Amarre o tecido na boca do vidro com um pedaço de barbante.

5-     Cubra o vidro com um saco por um dia e uma noite.

6-     As formigas deverão construir os primeiros túneis.

7-     Coloque pedacinhos de verduras ou frutas uma vez por semana.

8-     Não se esqueça de colocar umas gotinhas de água.

 

Alunas do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU construindo o formigueiro.

Fonte: Acervo da autora

 

Aluna do 2º ano "A" da Escola de Educação Básica da UFU com o seu formigueiro.

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar esse momento ou filmar, uma vez que, o laptop Classmate os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.

Para fotografar utilize a Câmera do laptop ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos: na hora de jogar a argola, na hora em que estiver falando as palavras, dentre outros.

 

VIDEO UCA

 

Se preferir, registre em forma de vídeo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

ATENÇÃO: o laptop deverá ficar em um lugar seguro e sem sujeira, pois não pode ter contato com a terra, uma vez que poderá estragar. Nesse sentido, é preciso ter um pouco de prudência ao registrar esse momento.

 

PC UCA

http://ucaplanaltinadf.blogspot.com/2010/08/programa-uca.html

Recursos Complementares
Avaliação

 Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre a anatomia dos insetos e o uso dos programas de laptop. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características das formigas, o ciclo de desenvolvimento, os tipos de formigas e se compreenderam a estrutura do formigueiro. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • juliana batista de oliveira, Escola Municipal Paulo Simões Braga , Mato Grosso do Sul - disse:
    ju_iasmim@hotmail.com

    24/07/2011

    Cinco estrelas

    amei essa sugestão,com certeza vou seguir suas dicas e trabalhar esse tema com meus alunos.Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.