Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensando sobre a convivência na escola-UCA

 

18/07/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre algumas das várias diferenças existentes na escola: de classe social, de idade, de ano de ensino, físicas, psicológicas, de necessidade especiais, de sexo, de religião, dentre outras.

 

  • Além disso, entender que devemos respeitar a todos, mesmo sendo diferentes de nós.

 

 

 

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que significa conviver bem com os outros, o respeito ao próximo e o diálogo.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1:

 

  • Para iniciar a aula, peça para os alunos acessarem e assistirem ao vídeo abaixo:

 

convivencia

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ESC1IGiqPT4&feature=related, acesso em 15 de junho de 2011)

  • Em seguida, converse com os alunos acerca do vídeo, destaque a mensagem principal do vídeo que é o respeito e a convivência com todos, independente das diferenças existentes. Incentive os alunos a darem exemplos do “dia a dia” que evidenciam situações de preconceitos para com os “diferentes”.

 

 

Atividade para casa:

 

Solicite aos alunos que façam uma entrevista com seus familiares sobre o desrespeito as diferenças, que é tão constante em nossa sociedade. Auxilie os alunos a  produzirem as perguntas e estabeleça o mínimo de 3 perguntas. Eles devem filmar os entrevistados, gravar em pen drive e trazer para a próxima aula. Para essa atividade os alunos devem acessar o ícone câmera da área de trabalho.

Sugestões de perguntas:

  • Você já vivenciou situações de desrespeito ao próximo?
  • Como você reagiu a essa situação?
  • O que devemos fazer para incentivar as pessoas que estão em nossa volta a respeitar a todos?

 

Aula 2 e 3:

 

  • No início da aula peça aos alunos que apresentem seus vídeos, para facilitar esse momento, conecte cada laptop ao data show. Posteriormente deixe que os alunos dialoguem sobre as repostas dadas pelos entrevistados e depois comente sobre elas.

 

Aula 4:         

  • Após esse primeiro momento, apresente aos alunos algumas das várias diferenças que podem existir entre as pessoas, por meio das imagens abaixo. Cada aluno pode acessar o link das imagens no momento da exposição.

 

 

DIFERENÇA DE CLASSES SOCIAIS

 

O Pobre

10

(Disponível em: http://www.24horasnewspaper.com/mostranews.php?l=9063, acesso em 15 de junho de 2011)

 

O Rico

 

11

(Disponível em: http://www.domtotal.com/especiais/artigo_detalhes.php?espId=776&espId_art=783, acesso em 15 de junho de 2011)

 

DIFERENÇAS DE IDADE

 

2

(Disponível em: http://www.fotolog.com.br/mirous/86298796, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

DIFERENÇA DE ANO DE ENSINO

 

8

(Disponível em: http://escolaireneszukala.blogspot.com/2009/06/momento-da-leitura-no-pre-escolar.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

9

(Disponível em: http://silveiraroccha.blogspot.com/2011/05/cne-aprova-mudancas-no-ensino-medio.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

DIFERENÇA DE SEXO:

 

Menina:

6

(Disponível em: http://poesiasinfantisdeursulaavner.blogspot.com/, acesso em 15 de junho de 2011)

 

 

Meninos:

 

7

Disponível em: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/brincadeiras-folcloricas/, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

DIFERENÇAS RELIGIOSAS:

 

Islâmicos

 

5

 

(Disponível em: http://www.blogativo.net/2009/02/conheca-o-islamismo.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

Católicos

 

1 

 

(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Girl_at_catholic_christening.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

 

Evangélicos

3

(Disponível em:http://www.lojaevangelica.com.br/blog/tag/biblia/, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

 

 

 

 

 

Hinduístas

4   

 

(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Namaste1.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)

NECESSIDADES ESPECIAIS:

(Disponível em: http://iapnes.blogspot.com/2010/12/pessoas-com-necessidades-especiais.html, acesso em: 20 de junho de 2011)

(Disponível em: http://valschueler.blogspot.com/2009/01/cartilha-sobre-incluso-de-cegos-na-ufs.html, acesso em: 20 de junho de 2011)

(Disponível em: http://blig.ig.com.br/pizzi/2010/03/26/quem-sabe-respeitando-as-diferencas-seremos-um-dia-todos-iguais/, acesso em: 20 de junho de 2011)

Atividade:

 

Professor (a) proponha a seguinte tarefa aos alunos:

  • Após a apresentação das imagens, peça aos alunos para dizerem se eles já perceberam algumas dessas diferenças na escola e também falarem sobre outras diferenças que podem existir entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Leve-os a pensarem coletivamenteem formas de fazer com que as diferenças sejam respeitadas e também a pensarem em meios de evitar conflitos por causa das diferenças, as ideias produzidas devem ser expostas oralmente pela turma.

 

  • Observação: professor (a) filme e grave em seu laptop as falas dos alunos durante essa atividade.

 

Aula 5 e 6:

 

Inicie a aula expondo aos alunos em data show o vídeo feito na última aula, que contém o diálogo acerca das várias diferenças existentes e da necessidade de respeitarmos e aprendemos a conviver bem com todos, para a harmonia da comunidade escolar. Em seguida, proponha a atividade abaixo:

 

Atividade

  • Após assistirem ao vídeo que contém as sugestões dadas por toda a turma para que a comunidade escolar aprenda a conviver bem com as diferenças, peça aos alunos, a partir das ideias já construídas no vídeo, para produzirem uma redação que evidencie o respeito ao outro,  independente de quem ele seja e do seu modo de viver, como a base principal para a construção de uma sociedade harmônica para todos, a começar pela escola. Os alunos devem ilustrar o seu texto. Utilize para essa atividade o sistema kword (na área de trabalho clique o no ícone “processador de textos) e o kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura, kolour paint).

 

  • Os textos e ilustrações devem ser divulgados para comunidade escolar e para a sociedade em geral, por meio da criação de um blog. Para criar o blog siga as instruções contidas no site: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/ (acesso em 20 de junho de 2011). Auxilie seu aluno em cada etapa dessa atividade.
Recursos Complementares

 O professor (a) pode utilizar os sites abaixo para pesquisar acerca do tema dessa aula:

 

  1. http://www.webartigos.com/articles/10581/1/O-Respeito-a-Diferenca/pagina1.html (acesso em 15 de junho de 2011)
  2.  http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1785951-toler%C3%A2ncia-respeito-%C3%A0s-diferen%C3%A7as/  (acesso em 15 de junho de 2011)

  

Sugestão de imagens para trabalhar o respeito as diferenças:

 

 

12

(Disponível em: http://www.amorderebelde.blogger.com.br/, acesso em: 15 de junho de 2011)

 

13

(Disponível em:  http://marisa-shiroto.blogspot.com/2010/01/respeito-as-diferencas.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

Avaliação
  • Para avaliar o aproveitamento  dos alunos no decorrer do desenvolvimento dessa proposta observe a participação dos mesmos nos diálogos e nas atividades dadas.

     

  • Além disso, a atividade sugerida na aula 3 pode ser utilizada pelo professor (a) como estratégia de avaliação, pois através da redação solicitada o educador (a) perceberá se os alunos entenderam que existem muitas diferenças entre as pessoas, mas que devemos aprender a conviver com os outros mesmos que eles sejam diferentes de nós.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.