18/07/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Saber o que significa conviver bem com os outros, o respeito ao próximo e o diálogo.
Aula 1:
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ESC1IGiqPT4&feature=related, acesso em 15 de junho de 2011)
Atividade para casa:
Solicite aos alunos que façam uma entrevista com seus familiares sobre o desrespeito as diferenças, que é tão constante em nossa sociedade. Auxilie os alunos a produzirem as perguntas e estabeleça o mínimo de 3 perguntas. Eles devem filmar os entrevistados, gravar em pen drive e trazer para a próxima aula. Para essa atividade os alunos devem acessar o ícone câmera da área de trabalho.
Sugestões de perguntas:
Aula 2 e 3:
Aula 4:
DIFERENÇA DE CLASSES SOCIAIS
O Pobre
(Disponível em: http://www.24horasnewspaper.com/mostranews.php?l=9063, acesso em 15 de junho de 2011)
O Rico
(Disponível em: http://www.domtotal.com/especiais/artigo_detalhes.php?espId=776&espId_art=783, acesso em 15 de junho de 2011)
DIFERENÇAS DE IDADE
(Disponível em: http://www.fotolog.com.br/mirous/86298796, acesso em: 15 de junho de 2011)
DIFERENÇA DE ANO DE ENSINO
(Disponível em: http://escolaireneszukala.blogspot.com/2009/06/momento-da-leitura-no-pre-escolar.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
(Disponível em: http://silveiraroccha.blogspot.com/2011/05/cne-aprova-mudancas-no-ensino-medio.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
DIFERENÇA DE SEXO:
Menina:
(Disponível em: http://poesiasinfantisdeursulaavner.blogspot.com/, acesso em 15 de junho de 2011)
Meninos:
Disponível em: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/brincadeiras-folcloricas/, acesso em: 15 de junho de 2011)
DIFERENÇAS RELIGIOSAS:
Islâmicos
(Disponível em: http://www.blogativo.net/2009/02/conheca-o-islamismo.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
Católicos
(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Girl_at_catholic_christening.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)
Evangélicos
(Disponível em:http://www.lojaevangelica.com.br/blog/tag/biblia/, acesso em: 15 de junho de 2011)
Hinduístas
(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Namaste1.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)
NECESSIDADES ESPECIAIS:
(Disponível em: http://iapnes.blogspot.com/2010/12/pessoas-com-necessidades-especiais.html, acesso em: 20 de junho de 2011)
(Disponível em: http://valschueler.blogspot.com/2009/01/cartilha-sobre-incluso-de-cegos-na-ufs.html, acesso em: 20 de junho de 2011)
(Disponível em: http://blig.ig.com.br/pizzi/2010/03/26/quem-sabe-respeitando-as-diferencas-seremos-um-dia-todos-iguais/, acesso em: 20 de junho de 2011)
Atividade:
Professor (a) proponha a seguinte tarefa aos alunos:
Aula 5 e 6:
Inicie a aula expondo aos alunos em data show o vídeo feito na última aula, que contém o diálogo acerca das várias diferenças existentes e da necessidade de respeitarmos e aprendemos a conviver bem com todos, para a harmonia da comunidade escolar. Em seguida, proponha a atividade abaixo:
Atividade
O professor (a) pode utilizar os sites abaixo para pesquisar acerca do tema dessa aula:
Sugestão de imagens para trabalhar o respeito as diferenças:
(Disponível em: http://www.amorderebelde.blogger.com.br/, acesso em: 15 de junho de 2011)
(Disponível em: http://marisa-shiroto.blogspot.com/2010/01/respeito-as-diferencas.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
Para avaliar o aproveitamento dos alunos no decorrer do desenvolvimento dessa proposta observe a participação dos mesmos nos diálogos e nas atividades dadas.
Além disso, a atividade sugerida na aula 3 pode ser utilizada pelo professor (a) como estratégia de avaliação, pois através da redação solicitada o educador (a) perceberá se os alunos entenderam que existem muitas diferenças entre as pessoas, mas que devemos aprender a conviver com os outros mesmos que eles sejam diferentes de nós.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!