18/06/2011
Marylia Albuquerque Braga, Lysandra Guedes Fontenele
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Reconhecer a importância das proteínas para o organismo humano;
Identificar as enzimas digestivas que atuam em nossos alimentos.
Conhecer doenças que são provocadas pela falta ou pelo mau funcionamento de determinadas enzimas.
Conhecimentos sobre a bioquímica dos seres vivos (sistemas básicos de moléculas da vida) e das reações metabólicas.
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Com a turma dividida em 5 grupos, o professor deverá propor a seguinte atividade:
Objetivando conhecer melhor o papel das proteínas no funcionamento do organismo humano, seguem abaixo os temas que deverão ser explorados, em livros didáticos ou sites, por cada um dos grupos:
Grupo 1: O que são e como atuam as proteínas em nosso organismo.
Sugestões:
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI131213-EI1501,00 A+importancia+das+proteinas+na+dieta.html (Acesso: 15/06/2011)
http://www.alimentacao-saudavel.com/a-importancia-do-consumo-de-proteinas/ (Acesso: 15/06/2011)
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3400&ReturnCatID=1775 (Acesso: 15/06/2011)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aminoacidos/proteinas1.php (Acesso: 15/06/2011)
http://www.infopedia.pt/$proteinas (Acesso: 15/06/2011)
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/proteinas.html (Acesso: 15/06/2011)
Grupo 2: Distinção entre os aminoácidos naturais e os essenciais.
Sugestões:
http://cyberdiet.terra.com.br/a-importancia-das-proteinas-na-dieta-2-1-1-340.html (Acesso: 15/06/2011)
http://www.infoescola.com/bioquimica/aminoacido/ (Acesso: 15/06/2011)
http://www.infopedia.pt/$aminoacido (Acesso: 15/06/2011)
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/336/aminoacidos (Acesso: 15/06/2011)
Grupo 3: Caracterizar um tipo especial de proteínas, as enzimas, como também o seu papel no funcionamento do organismo humano.
Sugestões:
http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2007/242/enzimas-poderosa-ferramenta-na-industria (Acesso: 15/06/2011)
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/embrapa_faz_enzima_inseticida_para_algodao_transgenico.html (Acesso: 15/06/2011)
http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=2384 (Acesso: 15/06/2011)
http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/artigos/pesquisa-faz-avanco-na-bioquimica-do-envelhecimento.html (Acesso: 15/06/2011)
http://www.brasilescola.com/biologia/enzimas.htm (Acesso: 15/06/2011)
Grupo 4: Doença: Kwashiorkor
Sugestões:
http://www.infopedia.pt/$sindroma-de-kwashiorkor (Acesso: 15/06/2011)
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=942&Itemid=104
Grupo 5: Doença: Marasmo
Sugestões:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desnutricao/desequilibri-de-alimentacao.php (Acesso: 15/06/2011)
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=5&infoid=193
http://www.sedeshumanitatis.com.br/index2.asp?artigo=nutro.asp
http://www.jornallivre.com.br/130050/quais-os-fatores-de-risco-da-desnutricao.html
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Os alunos apresentarão para o restante da turma os resultados de duas pesquisas. Professor e alunos deverão discutir os aspectos relacionados ao papel das proteínas no organismo humano, assim como as dificuldades encontradas pelos alunos no desenvolvimento da pesquisa ou na elaboração da apresentação.
SISTEMATIZAÇÃO:
Para formalizar os conceitos estudados sugere-se que o professor proponha dois questionamentos, o primeiro deverá ser direcionado aos grupos 1 e 5 e o segundo aos grupos 2,3 e 4, seguem abaixo os dois questionamentos:
- O que difere as enzimas das demais proteínas?
- Por que a junção arroz e feijão é considerada uma combinação perfeita?
Os grupos deverão compartilhar suas soluções para os questionamentos propostos.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2 : Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Será necessário a utilização de um projetor digital com auxílio de computador portátil para a exposição do material em vídeo, além de papel e caneta.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Primeiramente, o professor deverá mostrar um vídeo com o título LAS ENZIMAS, no idioma espanhol mas de fácil entendimento, que demonstra as características e funcionalidades das enzimas no corpo humano e das reações metabólicas de enzima e substrato. O endereço disponível para download gratuitamente é: http://www.youtube.com/watch?v=IgYqwLVd71Q&feature=related
Após o término do vídeo, a turma deverá ser dividida em três grupos, e a estes serão dispostos temas diferentes:
Grupo 1 |
Amilase |
Grupo 2 |
Lipase |
Grupo 3 |
Protease |
Cada grupo deverá pesquisar alimentos para cada enzima digestiva atuante e apresentá-los em uma lista. As enzimas digestivas são responsáveis pela digestão dos alimentos, quebrando-as em unidades básicas que podem ser absorvidas pelo trato intestinal.
Fonte: http://www.doceesquina.com.br/imagens/paes_02.jpg acesso em 16/06/2011
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_SzDY9wLNco8/TAKgSJ691DI/AAAAAAAAAT4/tHKX02B8iYA/s1600Lipidios2.jpg acesso em 16/06/2011
Fonte: http://definicaototal.com.br/wp-content/uploads/2011/05/alimentos-ricos-proteinas.jpg acesso em 16/06/2011
MOMENTO DO ALUNO:
De posse das informações contidas no vídeo, os grupos deverão apresentar para a turma seus respectivos temas : grupo 1- amilase; grupo 2 – lipase; grupo 3 – protease, mostrando as funções das enzimas e suas correlações com o respectivo substrato específico presente nos alimentos.
DISCUSSÃO:
Sugere-se ao professor que discuta com os alunos a respeito do vídeo e da apresentação dos grupos, buscando relacionar os alimentos com as enzimas propostas, tirando dúvidas pertinentes aos alunos, promovendo a exposição de questionamentos à respeito do tema proposto na atividade e complementando algo não colocado pelos alunos.
SISTEMATIZAÇÃO:
Neste momento, o professor deverá sistematizar o conhecimento adquirido expondo no quadro pequenos textos sobre enzimas protéicas, no qual terão espaços em branco para que sejam completados por cada grupo e pela turma.
Grupo 1:
A _______ é uma enzima ________ de polissacarídeos, ________ acelera e facilita a digestão do ______, das gorduras e ________ pois atua como ________ das reações. Desta forma, pode aumentar a utilização dos ________ pelo corpo, evitando a ________ de nutrientes.
Abaixo os termos que preenchem as lacunas corretamente, são respectivamente
amilase - hidrolisante - a -Amilase - amido - proteínas - catalizador - alimentos - carência |
Grupo 2:
A ________ atua no processo de ________ dos lipídios, provocando a quebra destas _________, através de processos de ________. A digestão dos lipídios inicia-se no ________ delgado, embora as _______ da base da língua secretem uma lípase, que é enviada para o _________ no decurso do processo de _________.
Abaixo os termos que preenchem as lacunas corretamente, são respectivamente:
lipase - digestão - moléculas - hidrólise - intestino - células - estômago - deglutição |
Grupo 3:
As _________ (proteinases, peptidases ou enzimas _________) são enzimas que quebram _______ peptídicas entre os _________ das proteínas. Essas enzimas estão envolvidas numa grande ________ de reações ________, da simples digestão de ________ do alimento.
Abaixo os termos que preenchem as lacunas corretamente, são respectivamente:
proteases - proteolíticas - ligações - aminoácidos – variedade - metabólicas - proteínas |
Turma:
As _________ são proteínas especializadas na ________ de reações biológicas. Elas estão entre as __________ mais notáveis devido a sua extraordinária __________ e poder catalítico, que são muito superiores aos dos __________ produzidos pelo homem. Praticamente todas as _________ que caracterizam o ________ celular são catalisadas por _________.
Abaixo os termos que preenchem as lacunas corretamente, são respectivamente:
enzimas- catálise - biomoléculas - especificidade - catalisadores - reações - metabolismo - enzimas |
Fontes dos textos:
www.embrafarma.com.br/produtos/Amilase.pdf acesso em 16/06/2011
http://www.infopedia.pt/$lipase acesso em 16/06/2011
www.embrafarma.com.br/produtos/Protease.pdf acesso em 16/06/2011
http://www.guia.heu.nom.br/enzimas.htm acesso em 16/06/2011
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3 : Sala de aula
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Com a turma dividida em quatro grupos, o professor deverá propor a seguinte atividade:
Cada um dos grupos deverá pesquisar em sites da internet sobre doenças que são causadas pela falta ou mau funcionamento de determinadas enzimas no organismo, seguem abaixo a distribuição destas entre os grupos:
Grupo 1: Albinismo
Sugestões de sites:
http://www.todabiologia.com/genetica/albinismo.htm (Acesso: 15/06/2011)
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI215851-EI1426,00.html (Acesso: 15/06/2011)
Grupo 2: Fenilcetonúria
Sugestão de sites:
http://www.uff.br/disicamep/fenil.htm (Acesso: 15/06/2011)
http://www.tuasaude.com/fenilcetonuria/ (Acesso: 15/06/2011)
Grupo 3: Galactosemia
http://www.hepcentro.com.br/galactosemia.htm (Acesso: 15/06/2011)
http://galactosemia-biobio.blogspot.com/ (Acesso: 15/06/2011)
Grupo 4: Alcaptonúria
http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Alcapton%C3%BAria&lang=3 (Acesso: 15/06/2011)
http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/alcaptonuria/ (Acesso: 15/06/2011)
Observação: Cada grupo deverá buscar esclarecer qual tipo de enzima está relacionada a cada tipo de doença e quais os seus efeitos no corpo humano.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Os alunos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas ao restante da turma, professor e alunos também deverão discutir sobre as descobertas realizadas durante a pesquisa como também sobre as dificuldades encontradas para a elaboração da apresentação.
SISTEMATIZAÇÃO:
Com o objetivo de formalizar o conteúdo estudado, professor e alunos deverão construir uma lista de hábitos ou ingestão que alimentos que contribuem para minimizar (quando possível) os efeitos dessas doenças no organismo.
Para maiores informações ou complementações sobre as enzimas protéicas, indica-se os seguintes endereços eletrônicos:
http://www.johnkyrk.com/index.port.html - Trata-se de um endereço que remete a diversas animações em biologia celular.
http://www.bioq.unb.br/index_br.php - Endereço que dispõe materiais sobre diversos assuntos da bioquímica, tais como: Vias metabólicas e Biomoléculas, assim como orientações sobre práticas laboratoriais e alguns softwares para download.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2560 - Neste endereço é possível encontrar uma Animação/Simulação, que identifica condições ótimas de pH para o funcionamento de diferentes enzimas, ilustrando a influência de três diferentes enzimas.
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm - Através deste endereço é possível encontrar informações sobre o conteúdo das enzimas, tais como: Conceitos gerais e funções, Nomenclatura, Classificação, Propriedades, Especificidades, Mecanismos, Cinética das enzimas.
Na atividade 1, o professor poderá identificar se os alunos compreenderam a importância das proteínas para o organismo humano. Já na atividade 2, deve-se avaliar a participação dos alunos na realização da atividade proposta, analisando os alimentos expostos e a enzima atuante, na explanação dos grupos quanto aos temas propostos, assim como na resolução das problemáticas lançadas na sistematização. E na atividade 3, o docente poderá averiguar se os alunos compreenderam o desenvolvimento de doenças provocadas pela falta ou mau funcionamento de determinadas enzimas no organismo humano.
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