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Shakespeare em comédia: “A megera domada”

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um clássico da literatura inglesa. Conhecerá aspectos da vida de Shakespeare e do contexto histórico em que viveu. Vai aprender características do texto dramático: componentes, falas, a dupla enunciação, a ação, os personagens, o tempo e o lugar. Aprenderá a diferenciar pelo menos dois gêneros teatrais (a tragédia e a comédia). Conhecerá alguns elementos da comédia. Reescreverá um fragmento de A megera domada, segundo os componentes do texto dramático para fins de encenação.

Duração das atividades
8 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso conhecer elementos comuns aos textos narrativos e dramáticos, tais como personagens, tempo, espaço/ ambiente/cenário, etc. Precisa entender a ironia e conhecer as técnicas de produção de resumo.

Estratégias e recursos da aula

Professor: a aplicação dessa aula pressupõe a existência, na biblioteca da escola, de uma quantidade suficiente de exemplares do texto A megera domada, de Shakespeare. Caso não tenha, estude a possibilidade de adotar o livro, como paradidático.

Aulas 1 e 2

Conduza os alunos ao Laboratório de informática. Inicie a aula, fazendo as seguintes perguntas:

a) Conhecem William Shakespeare?

b) Sabem em que época ele viveu?

c) Já ouviram falar de alguma obra escrita por ele?

Acesse os endereços abaixo, para que os alunos visualizem algumas imagens.

Imagem 1– disponível em   http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/03/129_1014-william-shakespeare.jpg

 

William Shakespeare

 

Imagem 2 – disponível em     http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/20070205000653%21Romeo_and_juliet_brown.jpg

 

Romeu e Julieta

Enquanto observam as imagens 1 e 2, conte um pouco da história de Romeu e Julieta, sua obra mais conhecida.

Consulte  http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeo_and_Juliet

Finalizando, proponha a atividade abaixo.

Atividade 1

Solicite que os alunos, em duplas ou trios, façam uma breve pesquisa, em tópicos, sobre a vida de Shakespeare e a época em que ele viveu, seguindo a orientação abaixo.

 Fonte de consulta    http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

a) Dados biográficos: nascimento, relações familiares, formação (estudos e interesse pela literatura), mudança para Londres

b) Renascimento e  efervescência cultural

c) Período histórico

d) Outra obra de sucesso (sugere-se destacar Otelo. Consultar   http://pt.wikipedia.org/wiki/Otelo,_o_Mouro_de_Veneza )

Recolha a pesquisa ao final da aula, para verificação dos resultados.

Aula 3

Professor: antes de programar a leitura de A megera domada, exiba um trecho de O cravo e a rosa, novela da Rede Globo baseada nessa comédia de Shakespeare. A cena apresenta uma discussão entre Petrúquio e Catarina. Moça temperamental, Catarina é a tal megera a ser domada. O vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Yk828tU7GVg&feature=related   

Explique aos alunos que na adaptação da Série Reencontro, que eles vão ler, a peça de teatro foi transposta para o gênero narrativo, o que torna a leitura mais fluente, facilitando a compreensão da história. No entanto, ao final da leitura,  haverá uma atividade em que eles farão exatamente o inverso, ou seja, a transposição do texto narrativo para o texto teatral. Por isso, eles já devem formar grupos de 5 a 6 alunos, para que, durante a leitura, possam ir selecionando breves trechos que gostariam de encenar. 

Coloque no quadro o seguinte roteiro, contendo funções a serem exercidas pelos elementos do grupo. Embora fosse ideal, não é necessário que todos atuem, representando.

Roteiro

a) Seleção da cena

b) Transposição do texto narrativo para texto teatral

c) Preparação de cenários, figurinos

d) Música (abertura, fundo ou encerramento; efeitos especiais (se necessário)

e) Interpretações (ensaios) - escalar alguém para  dirigir e dar continuidade.

Estratégias de leitura

a) A leitura será feita, individualmente, em casa. Haverá a marcação de intervalos de leitura, momento em que, em aula, os alunos trocarão as suas impressões e experiências. Proponha também alguma atividade extra para cada intervalo.

a) Intervalo 1 -  após leitura do capítulo  'Cabeça quebrada', p.40)

b) Intervalo 2 - após leitura do capítulo "Louca viagem", p.102)

c) Intervalo 3 - fim do texto

Aula 4

Aula destinada ao Intervalo 1

Solicite que os alunos troquem informações e impressões, inclusive comentando fatos históricos e/ou sociais anotados durante a pesquisa. Aplique a atividade abaixo.

Atividade 2

a) Relacione cada personagem à informação que lhe corresponde.

(a) Vicêncio  (    ) Jovem, é  candidato a marido de Bianca.
(b) Lucêncio Bentivoli  (   ) Interessa-se por Catarina, fará de tudo para conquistá-la.
(c) Trânio  (   ) Criado de Petrúquio
(d) Batista Minola  (   ) Pai de Lucêncio, manda o filho estudar fora para aprender a viver sem a sua proteção.
(e) Catarina Minola  (   ) Além de linda, era simpática, carinhosa, meiga e doce.
(f) Bianca Minola  (   ) Bonita e inteligente, mas bruta, mandona, incapaz de um gesto de carinho ou de uma palavra amável.
(g) Petrúquio Pantino  (   ) Filho de Vicêncio, apaixona-se por Bianca e se oferece para ser seu professor
(h) Grúmio  (   ) Criado de Lucêncio, teve criação igual à do patrão.
(i) Hortênsio  (   ) Pai de Catarina e Bianca
(j) Grêmio  (   ) Homem mais velho, também é candidato a marido de Bianca.

b) Com tantos pretendentes, por que Batista não autoriza o casamento de Bianca?

c) Explique o plano armado por Lucêncio, tendo Trânio como cúmplice, para se aproximar de Bianca e conquistá-la. Que complicação Lucêncio terá que resolver, caso Bianca se apaixone por ele? (Lembre-se de que Lucêncio trocou de papel com seu criado. Usa o nome do criado, faz-se passar por um seminarista, etc.)

d) Explique o plano armado por Hortênsio, tendo Petrúquio como cúmplice, para se aproximar de Bianca.

Aula 5

Aula destinada ao Intervalo 2 . Como aconteceu no intervalo 1, estimule os alunos a trocarem as suas impressões. Após, aplique a atividade abaixo.

Atividade 3

a) Associe as imagens abaixo a partes da obra.

Imagem 3 - disponível em  http://www.cineplayers.com/img/cartazes/3654_poster.JPG

A megera domada

 

Imagem 4 - disponível em   http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Taming_of_the_shrew.jpg

A megera domada 2

The taming of the Shrew - Augustus Egg

Consulte também  http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Taming_of_the_Shrew

b) Petrúquio tem um plano para domar Catarina. Que estratégias fazem parte do seu plano de doma?

c) Que conselhos Catarina recebe de Ludovica? Por que ela resolve ouvi-la? Quais são as regras de diplomacia sugeridas por Ludovica?

d) Ludovica diz que "como todo homem, ele [Petrúquio] quer ter a ilusão de que manda na mulher, nos filhos, nos empregados". Comente a afirmativa. Ela se aplica à nossa sociedade atual?

e) No capítulo Lar, doce lar (p.68) Petrúquio confessa a Catarina seu orgulho em ser veronês. Mas faz sérias críticas aos desmandos dos  malditos venezianos. Reconte um pouco da história de Verona relatada por ele.   

f) Responda, agora, uma pergunta deixada em suspenso no intervalo 1. Lucêncio teve algum problema com Bianca por conta da farsa que ele arquitetou?

Aulas 6 e 7

Professor: primeiramente, coloque em discussão o desfecho da obra, a começar pelos  títulos dos capítulos: Caem as máscaras e Vence o amor.  Em seguida, aplique a atividade abaixo.

Atividade 4

a) Durante as aulas, você ouviu a história de Romeu e Julieta, se informou sobre Otelo, o Mouro de Veneza e leu A megera domada.  Leia o quadro abaixo, classifique as obras citadas e preencha um quadro similar com os dados de A megera domada (época, personagens, etc)

  TRAGÉDIA COMÉDIA
Época da ação                        Antiguidade grega ou latina; época bíblica  Contemporânea ao do autor da peça
Personagens Heróis da Antiguidade, reis, príncipes, personagens bíblicas. Burgueses, nobres, personagens estereotipadas (tipos)
Local da ação Um palácio. Uma habitação burguesa, uma praça, um local de trabalho, etc.
Intriga Simples, subordinada à fatalidade. Conflito marido/mulher, amante/concubina, ou centrada numa característica ou num aspecto social.
Desfecho Trágico: morte, suicídio, execução. Feliz: casamento, solução de um conflito
Tom da peça Trágico. Divertido, cômico.
Efeitos sobre o espectador Medo, piedade, admiração, a fim de purificá-lo de suas paixões. Riso, prazer, diversão na observação do ridículo.

 

b) Marque as respostas corretas. Em A megera domada, Shakespeare pretende provocar o riso. Para tanto, ele 

(      ) quebra expectativa, usando na trama central uma mulher insubmissa, Catarina.

(      ) adota como heroína uma personagem meiga e doce, Bianca, a qual possui vários pretendentes.

(     ) inclui a presença de criado  trapalhão.

(    ) arquiteta um plano de doma para um personagem, Petrúquio, com muitas ironias e ações surpreendentes.

(     ) utiliza apenas formas de tratamento educadas e sutis aos pretendentes de Bianca, quando estes se dirigem a ela. 

(    ) atribui a Petrúquio formas de tratamento grosseiras referidas a Catarina em contraste com o cavalheirismo e cortesia usados pelos pretendentes de Bianca.  

Atividade 5

Consiste em orientar os alunos para a transposição do texto narrativo (pequenos fragmentos) em texto dramático, além do preparo da encenação. Solicite aos alunos que atentem para os seguintes aspectos:

Elementos do teatro

Texto, atores, cenário, decoração, figurino, iluminação, público.

Componentes do texto teatral

- Nome dos personagens; em maiúsculas (CATARINA)

- Indicações sobre a maneira como os atores devem pronunciar suas falas ou réplicas: em itálico.

A fala dos personagens

- Uma personagem em cena pode falar:  a outra personagem em cena; a uma personagem que ela crê ser outra; diretamente ao espectador; a si mesma.   

A dupla enunciação

- No teatro, as personagens falam entre si (plano de enunciação 1), mas o conjunto de suas falas, gestos e vestimentas, além dos cenários, do acompanhamento musical eventual e da iluminação formam um discurso global endereçado ao público (plano de enunciação 2) 

A ação dramática : acontecimentos e atos que conduzem à realização de um ou mais objetivos; constituída pelas atitudes das personagens postas em presença de obstáculos. Fases: apresentação, clímax e desenlace.

Aula 8

Destinada à apresentação dos esquetes (cenas).

Recursos Complementares

SHAKESPEARE, W. A megera domada. São Paulo: Scipione, 2001. (Tradução e adaptação em português de Hildegard Feist. Série Reencontro literatura.)

MAIA, J.D. Texto teatral e encenação teatral. In: ______ Português: volume único. São Paulo: Ática, 2005. p.  (Livro do professor)

LAPENDA, C.D. Teatro: recurso lúdico e pedagógico. In: CHIAPPINI, Lígia (Coord. Geral); CITELLI, A. (Coord.) Aprender e ensinar com textos não escolares.São Paulo: Cortez, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

Sobre  A megera domada   http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Taming_of_the_Shrew

Sobre o que é esquete    http://ced06segundos.blogspot.com/2008/05/oi-gente-est-o-conceiro-de-esquete-para.html

Avaliação

Releia os resultados da sua pesquisa feita na aula 1. Construa um pequeno texto, apresentando o autor e um resumo de A megera domada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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