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O sistema de coordenadas cartesianas e as bandeiras nacionais

 

17/06/2011

Autor e Coautor(es)
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Francisco Arton Barroso de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Alana Souza de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Victor Gomes Pinto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Elzon Cezar Bezerra Junior

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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IVANEIDE FERREIRA FARIAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Magalli Germano Sampaio

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ivaneide Ferreira Farias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar pontos no plano cartesiano;

  • Calcular a distância entre dois pontos e generalizar este cálculo através de uma fórmula;

  • Utilizar coordenadas para construir bandeiras.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos sobre quadriláteros e triângulos;

  • Teorema de Pitágoras.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1:  Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta atividade serão: computador, o projetor multimídia e a animação “Explosão de minas”, disponível em   http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10726

 

 

 

 

imagem 1

Fonte: Imagem da animação Explosão de minas

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Com a turma organizada em duplas, o professor deverá orientar os alunos a seguirem as orientações contidas naanimação “Explosão de Minas”.

Observação: Os alunos deverão desenhar a tela inicial da animação, escrevendo os valores de x e y utilizados para cada alvo, inclusive quando as coordenadas adotadas não resultaram em acertos.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

As duplas apresentarão suas soluções e observações, inclusive os valores atribuídos a x e y e que não resultaram em acertos. Professor e alunos deverão discutir as dificuldades referentes à utilização da animação e à identificação das minas representadas pelas bolas azuis e pelas bolinhas vermelhas.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Com o intuito de formalizar a localização de pontos em um plano cartesiano, assunto   abordado na animação proposta, o professor deverá formalizar a identificação dos eixos e em seguida propor aos alunos o seguinte questionamento: Se trocarmos as coordenadas de x e y encontraremos o mesmo ponto,ou seja, (x,y) e (y,x) representam o mesmo ponto ?  Justifiquem as suas respostas. Espera-se que os alunos respondam que ao trocar as coordenadas x e y será determinado um ponto diferente, ou seja, (x,y) ≠(y,x),  (exceto no caso em que os valores de x e y são iguais).

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização dessa atividade será utilizado o computador com a animação “Distância entre dois pontos no plano”, que se encontra disponível no Banco Internacional de objetos Educacionais:    http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13021

 

 

 

 

imagem 2
                                                                                                                                               

Fonte: Imagem da animação Distância entre dois pontos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com os alunos organizados em duplas, a professor deverá propor a seguinte atividade: Explore a animação “Distância entre dois pontos no plano” e em seguida, responda:

Dados dois pontos,como calcular a distância entre eles, nas seguintes situações:

*As abscissas (ou ordenadas) dos pontos são iguais;

*As abscissas e ordenadas dos pontos são diferentes.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos realizarão a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

Neste momento, os grupos apresentarão as suas soluções ao restante da turma. O professor deverá discutir com os alunos as estratégias utilizadas por eles para elaborar as soluções obtidas, como também as dificuldades encontradas na realização da atividade.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor estimule os alunos a elaborarem uma fórmula para cada caso proposto referente ao cálculo da distância entre dois pontos. Para isso, o docente deverá orientá-los a marcar a opção Coordenadas Genéricas. Em seguida, os alunos deverão apresentar e discutir as fórmulas encontradas.

 

 

AMBIENTE 3/ ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta atividade serão: cartolina, régua, papel colorido, lápis, canetinhas hidrocor,computador, data show e o vídeo “Jardim de números” disponível em:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17170

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

 

 

imagem 3

Fonte: Imagem do vídeo Jardim de números

 

Inicialmente será apresentado aos alunos o vídeo Jardim de números. Em seguida, o professor deverá propor a seguinte atividade: Os alunos deverão desenhar bandeiras no sistema de coordenadas cartesianas desenhado numa cartolina. Seguem sugestões de bandeiras a serem desenhadas:

Observação: o professor deverá formar grupos de alunos de acordo com o número de bandeiras que serão propostas por ele.

imagem 4

Bahia

Fonte: http://www.visaogeografica.com/bandeirasbrasil.htm

 

 

imagem 5

Roraima

Fonte: http://www.visaogeografica.com/bandeirasbrasil.htm

 

 

Observação: As medidas das bandeiras ficarão a critério dos alunos.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

Neste momento, os grupos apresentarão as bandeiras construídas. Professor e alunos deverão discutir sobre as dificuldades encontradas na realização da atividade.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que um ou dois dos grupos formados explique o passo a passo da construção das bandeiras no sistema de coordenadas cartesianas. O docente deverá estimular os alunos a escrever as coordenadas dos vértices das figuras que compõem as bandeiras desenhadas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jardim de números Vídeo
Distância entre dois pontos no plano Animação/simulação
Explosão de minas Animação/simulação
Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14443

–Esta aula disponibilizada no portal do professor aborda o conceito de sistema cartesiano ortogonal e as coordenadas de um ponto, além disso, apresenta a construção de uma figura geométrica a partir das coordenadas dos vértices.

Avaliação

Sugere-se que o professor verifique na atividade 1 se os alunos conseguiram identificar a localização das minas, ou seja, se compreenderam como localizar pontos no plano cartesiano. Na atividade 2, o docente poderá averiguar se os alunos conseguiram compreender a generalização do cálculo da distância entre dois pontos. E na atividade 3, recomenda-se identificar se os alunos conseguiram construir as bandeiras a partir das coordenadas dos vértices.

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