17/06/2011
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Ivaneide Ferreira Farias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Localizar pontos no plano cartesiano;
Calcular a distância entre dois pontos e generalizar este cálculo através de uma fórmula;
Utilizar coordenadas para construir bandeiras.
Conhecimentos sobre quadriláteros e triângulos;
Teorema de Pitágoras.
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade serão: computador, o projetor multimídia e a animação “Explosão de minas”, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10726
Fonte: Imagem da animação Explosão de minas
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Com a turma organizada em duplas, o professor deverá orientar os alunos a seguirem as orientações contidas naanimação “Explosão de Minas”.
Observação: Os alunos deverão desenhar a tela inicial da animação, escrevendo os valores de x e y utilizados para cada alvo, inclusive quando as coordenadas adotadas não resultaram em acertos.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
As duplas apresentarão suas soluções e observações, inclusive os valores atribuídos a x e y e que não resultaram em acertos. Professor e alunos deverão discutir as dificuldades referentes à utilização da animação e à identificação das minas representadas pelas bolas azuis e pelas bolinhas vermelhas.
SISTEMATIZAÇÃO:
Com o intuito de formalizar a localização de pontos em um plano cartesiano, assunto abordado na animação proposta, o professor deverá formalizar a identificação dos eixos e em seguida propor aos alunos o seguinte questionamento: Se trocarmos as coordenadas de x e y encontraremos o mesmo ponto,ou seja, (x,y) e (y,x) representam o mesmo ponto ? Justifiquem as suas respostas. Espera-se que os alunos respondam que ao trocar as coordenadas x e y será determinado um ponto diferente, ou seja, (x,y) ≠(y,x), (exceto no caso em que os valores de x e y são iguais).
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para a realização dessa atividade será utilizado o computador com a animação “Distância entre dois pontos no plano”, que se encontra disponível no Banco Internacional de objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/13021
Fonte: Imagem da animação Distância entre dois pontos
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Com os alunos organizados em duplas, a professor deverá propor a seguinte atividade: Explore a animação “Distância entre dois pontos no plano” e em seguida, responda:
Dados dois pontos,como calcular a distância entre eles, nas seguintes situações:
*As abscissas (ou ordenadas) dos pontos são iguais;
*As abscissas e ordenadas dos pontos são diferentes.
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos realizarão a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Neste momento, os grupos apresentarão as suas soluções ao restante da turma. O professor deverá discutir com os alunos as estratégias utilizadas por eles para elaborar as soluções obtidas, como também as dificuldades encontradas na realização da atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor estimule os alunos a elaborarem uma fórmula para cada caso proposto referente ao cálculo da distância entre dois pontos. Para isso, o docente deverá orientá-los a marcar a opção Coordenadas Genéricas. Em seguida, os alunos deverão apresentar e discutir as fórmulas encontradas.
AMBIENTE 3/ ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade serão: cartolina, régua, papel colorido, lápis, canetinhas hidrocor,computador, data show e o vídeo “Jardim de números” disponível em:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17170
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Fonte: Imagem do vídeo Jardim de números
Inicialmente será apresentado aos alunos o vídeo Jardim de números. Em seguida, o professor deverá propor a seguinte atividade: Os alunos deverão desenhar bandeiras no sistema de coordenadas cartesianas desenhado numa cartolina. Seguem sugestões de bandeiras a serem desenhadas:
Observação: o professor deverá formar grupos de alunos de acordo com o número de bandeiras que serão propostas por ele.
Bahia
Fonte: http://www.visaogeografica.com/bandeirasbrasil.htm
Roraima
Fonte: http://www.visaogeografica.com/bandeirasbrasil.htm
Observação: As medidas das bandeiras ficarão a critério dos alunos.
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Neste momento, os grupos apresentarão as bandeiras construídas. Professor e alunos deverão discutir sobre as dificuldades encontradas na realização da atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que um ou dois dos grupos formados explique o passo a passo da construção das bandeiras no sistema de coordenadas cartesianas. O docente deverá estimular os alunos a escrever as coordenadas dos vértices das figuras que compõem as bandeiras desenhadas.
Nome | Tipo |
---|---|
Jardim de números | Vídeo |
Distância entre dois pontos no plano | Animação/simulação |
Explosão de minas | Animação/simulação |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14443
–Esta aula disponibilizada no portal do professor aborda o conceito de sistema cartesiano ortogonal e as coordenadas de um ponto, além disso, apresenta a construção de uma figura geométrica a partir das coordenadas dos vértices.
Sugere-se que o professor verifique na atividade 1 se os alunos conseguiram identificar a localização das minas, ou seja, se compreenderam como localizar pontos no plano cartesiano. Na atividade 2, o docente poderá averiguar se os alunos conseguiram compreender a generalização do cálculo da distância entre dois pontos. E na atividade 3, recomenda-se identificar se os alunos conseguiram construir as bandeiras a partir das coordenadas dos vértices.
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