02/08/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aula 1, 2 e 3: Experiências dos/as alunos/as com a dança
Na primeira aula haverá uma conversa com a turma (diálogo aberto) para que os (as)
alunos (as) informem seus conhecimentos e experiências sobre dança.1. O (a)
professor (a) poderá conduzir esta conversa inicial a partir das seguintes perguntas:a) Que tipo de dança você conhece?
b) Qual experiência você tem com dança?
2. Em seguida cada aluno (a) deverá pesquisar uma imagem (Mozzilla Firefox) que retrate a/as dança/as que eles (as)
conhecem e/ou tenham experiência (Metasys> favoritos>navegador de internet).Sugestão de site de busca de imagens na internet: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi, acesso em 18/06/2011
As respostas do item 1 bem como a imagem do item 2 deverão ser registradas pelos (as)
alunos (as) em um arquivo de texto mediante a utilização de seus editores de texto disponíveis em seus netbooks no recurso do KWord (Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos) e salvas em seus pendrives em pasta específica, para que ao final da estratégia poderá ser retomadas para que eles (as) percebam sua ampliação de repertório.3. Os (as)
alunos (as) deverão reunir em grupos (máximo de cinco componentes) para:a) primeiramente, socializarem o arquivo de texto entre si de modo que cada um do grupo conheça as experiências prévias dos colegas do grupo com a dança;
b) criar em forma de Slide, um mosaico de imagens (veja imagem abaixo) para cada grupo apresentar para os demais (KPresenter: Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações];
c) Enviar o Slide do grupo para o e-mail do (a) professor (a);
Exemplo de Mosaico de Imagens de Dança
Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 22/07/2011
3. Após visualizarem todos os Slides os (as)
alunos (as) escolherão uma das modalidades presentes nos Mosaicos para vivenciarem em espaço adequado na escola. O (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) levem seus netbooks (um computador por grupo será suficiente) para registrarem a sua primeira vivência de dança nesta estratégia de ensino (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Esses registros deverão ser salvos nos pendrives dos (as) alunos (as), numa pasta previamente selecionada, para que depois possam compor a construção do pequeno vídeo que eles (as) irão fazer juntamente com o (a) professor (a).
Aula 3 e 4: Conhecendo Danças populares pelo Grupo Baiadô (Uberlândia/MG)
1. O (a)
professor (a) munido (a) dos Slides da turma deve verificar se há ou não presença de alguma forma de dança popular nos Mosaicos de Imagens de Dança construído pela turma. Independente se aparecem poucas, ou nenhuma, modalidade dessa dança, o (a) professor (a) questionará a turma quanto aos motivos dessa pouca experiência da maioria das pessoas com as danças populares brasileiras. Em seguida, convidará a turma para conhecer um pouco mais sobre essas formas de danças.2. Um sugestão é apresentar o trabalho de um grupo de pesquisa e dança popular chamado. Ex: Baiadô (grupo da cidade de Uberlândia/MG). Os (as)http://baiado.blogspot.com/2010/05/blog-do-baiado-faz-5-anos.html) e responder as seguintes perguntas para próxima aula, em casa ou como atividade de retorno à escola no contra turno: a) O que significa Baiadô? b) Onde eles vivem? c) Que tipo(s) de dança(s) eles fazem?
alunos (as) deverão acessar o blog deste grupo (Clique na imagem abaixo para acessa o Blog do Baiadô:
Disponível em: http://baiado.blogspot.com/2010/05/blog-do-baiado-faz-5-anos.html, acesso em 17/06/2011
2. Logo depois do acesso ao Blog do Baiadô o (a)
professor (a) apresentará um dos vídeos das apresentações dos Baiadores e convidará a turma para dançar em um espaço adequado na escola.Veja alguns dos vídeos sobre Baiadô:
Vídeo 1
http://www.youtube.com/watch?v=bt8cNEYuUzc, acesso em 17/06/2011
Vídeo 2
http://www.youtube.com/watch?v=oqq0IfkjmIQ, acesso em 17/06/2011
Nessa primeira vivência é importante que o (a)
professor (a) deixe que os (as) alunos (as) se movimentem em função do que a música sugere. Por exemplo, no vídeo 2 postado acima, uma das músicas faz referência aos movimentos das articulações ( "juntas do corpo todas moles") e, em outra música, sugere o corpo "derreter" ( "como uma manteiga"), evidentemente, ao som de percussão (tambores e palmas) apresentado no vídeo. Nesse sentido, mesmo que não seja possível apresentar o vídeo no local propício para dança, é possível que alguns (as) alunos (as) , juntamente com o (a) professor (a), revezem tocando os tambores (ou outro material alternativo que apresente som parecido) enquanto os (as) demais alunos (as) experimentem a dança.4. O (a) professor (a)
deve continuar exigindo que os grupos de alunos (as) , utilizando os recursos de filmagens dos netbooks, registrem essa primeira vivência com dança popular do grupo Baiadô, seguindo a mesma orientação de registro dada em aulas anteriores.
Aulas 4, 5 e 6: Vivência do Cacuriá e pesquisa de danças populares
1. O (a) professor (a)
informará à turma que nas próximas aulas associaremos a prática de danças populares com a pesquisa sobre o tema.Primeira pesquisa. O (a) professor (a) deve apresentar uma lista de sites e/ou blogs (veja sugestão de lista abaixo) sobre a temática em estudo e os (as) alunos (as)
deverão responder:a) O que a internet apresenta sobre Danças populares?
b) Qual dessas danças o Grupo Baiadô de enquadra?
Sugestões de Lista de Sites e blogs que abordam Dança Popular:
http://fazendodancanaescola.blogspot.com/2009/08/dancas-folcloricas-do-brasil.html, acesso em 17/06/2011
http://www.dicasdedanca.com.br/a-danca-e-suas-modalidades-dancas-populares-brasileiras-4.html, acesso em 17/06/2011
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/04/revista%20da%20bahia/Folguedos/dancas.htm, acesso em 17/06/2011
http://br.aquarela.com/Estilos.html, acesso em 17/06/2011
2. Em seguida, cada grupo terá um tempo para reunir e converterem as diferentes respostas individuais em uma resposta única, na condição de síntese do grupo.
Após concluírem a pesquisa e salvarem nos pendrives (pasta criada e nomeada pelos grupos), o (a) professor (a)
conduzirá a turma para a vivência dos passos do Cacuriá, se necessário retomando as músicas e danças da vivência anterior do vídeo do Baiadô. A diferença é que desta vez eles praticarão a dança garantindo os passos marcados do estilo Cacuriá.Sugestões de sites sobre Cacuriá
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacuriá, acesso em 17/06/2011
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/agosto69/fe69008c.asp, acesso em 17/06/2011
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/cacuria.htm, acesso em 17/06/2011
Sugestões de outros vídeos sobre o Cacuriá:
http://www.youtube.com/watch?v=IFgZNLGn3og, acesso em 17/06/2011
http://www.youtube.com/watch?v=vDNEoI6Lc4U&feature=related, acesso em 17/06/2011
http://www.youtube.com/watch?v=sTM5NAvdbkY&feature=related, acesso em 17/06/2011
3. Segunda pesquisa. Os (as) alunos (as), reunidos em grupos, deverão procurar em algum dos sites de busca (previamente definido pelo (a) professor (a)) filmes sobre danças populares. Os critérios de busca são os seguintes: a) Filmes nacionais ou internacionais que abordam a temática da dança; b) Filmes nacionais ou internacionais que abordam a temática da dança popular brasileira; c) Filmes nacionais ou internacionais que abordam a temática da dança popular de outros países;
4. Cada grupo socializará com os demais grupos os resultados de pesquisa para todos os itens de critérios de pesquisa. Provavelmente, encontrarão muitos resultados para o item "a", poucos, ou nenhum, resultado (s) para o item "b", e alguns resultados para o item "c" restritos à "estreet dance" e "hip hop", estes que geralmente retratam a cultura norte-americana.
Obs. 3: O objetivo é permitir que eles (as)
percebam que a ausência de informação e experiência deles (as) com dança popular brasileira também se confirma no campo do cinema. E, por esta desvalorização dessas formas de danças nas produções de filmes, é que achamos pertinente pesquisar e vivenciar as danças populares na escola, bem como produzir nosso próprio "filme". Nesse sentido, o (a) professor (a) deve reforçar a importância de garantirem um bom registro das filmagens das aulas utilizando o recurso do netbook.5. O (a) professor (a)
informará à turma que nesta aula vivenciarão mais uma das danças apresentadas pelo Grupo Baiadô (a dança do Beija-flor) e que entrou em contato com os baiadores e, na próxima aula, visitarão o espaço de pesquisa e de dança deles. Nesse dia de atividade de campo, o Baiadô ministrará uma oficina para turma.Obs. 4: Caso o grupo não possa ministrar a oficina, o professor deve convidar outro grupo de danças populares, também com experiência de trabalho em escolas.
Os grupos de alunos (as) (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
continuarão registrando a prática desta dança com a Web Cam
Aulas 7, 8 e 9: Coreografias do Cacuriá em grupos
1. Os grupos utilizarão esta aula para elaborar novas coreografias dentro da abordagem do Cacuriá. O (a)
professor (a) deve informar que os grupos deverão manter o mesmo registro da aula anterior, porém, nesta aula, irão filmar e fotografar apenas seu grupo. De modo que apresentem o percurso da construção da coreografia.Sugestões de imagens
Disponível em: http://www.cantanhede.ma.gov.br/2009/component/joomgallery/?func=detail&id=1653, acesso em 17/06/2011
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UJd4gzma5h8, acesso em 17/06/2011
http://www.youtube.com/watch?v=wGnHYHXK_Dw, acesso em 17/06/2011
2. Quando os (as) alunos (as) concluírem a coreografia, cada grupo irá apresentar para turma toda e para as demais turmas do mesmo ano de ensino.
Obs. 4: No caso de uma apresentação para todas as turmas do mesmo ano de ensino, é pertinente que todos (as
) professores (as) tenham trabalhado o mesmo conteúdo. Inclusive, caso os (as) professores (as) avaliem que seja possível, a apresentação poderá ser feita para outros anos de ensino, ou para toda escola ou, ainda, incluindo convite às famílias.
Aula 10 e 11: Dança e Cinema: construção do "filme da turma" sobre Dança popular
Os grupos irão reunir e, com ajuda do (a) professor (a), organizarão os registros de fotos e filmagens das aulas na forma de um pequeno vídeo. Nesse caso, para edição de vídeos, os recursos do netbook não comportarão a tarefa, e, portanto, o (a) professor (a) deverá agendar um horário no laboratório de informática da escola. Para tanto, será suficiente um computador do laboratório para cada grupo de pesquisa.
Obs. 4: Caso, por algum motivo (técnico, tempo, estrutura da escola), o (a) professor (a)
entenda que não é possível os (as) alunos (as) editarem os vídeos, o (a) professor (a) mesmo deverá fazê-lo, e, para tanto, deverá: a) salvar o material de cada grupo em seu pendrive; b) agendar um dia para apresentar à turma; e c) nesse caso, é mais viável fazer uma síntese dos recursos de cada grupo e apresentar um único vídeo.
Aula 12: Apresentação do filme e dança da estreia
1. Após concluírem a edição dos vídeos, será dedicada uma aula para apresentação dos mesmos e, na sequência, uma dança com a turma, e se possível convidar outras turmas da escola, para celebrar a estreia dos nossos "Filmes sobre Danças Populares" que, de agora em diante, farão parte do acervo de mídia da escola.
2. Após avaliação, pelo professor juntamente com a turma, da qualidade do filme, o mesmo poderá ainda ser postado nas redes de divulgação de vídeos existentes na internet.
Aula Portal do Professor que aborda a temática:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21012, acesso em 17/06/2011
1. Durante todo processo, o (a) professor (a) e os (as)
alunos (as) deverão avaliar o envolvimento dos grupos nas pesquisas e vivências das danças populares propostas.2. A forma e andamento dos registros (fotos e filmagens) das aulas também deverão ser avaliados durante o processo, de modo que as dúvidas sejam esclarecidas em tempo hábil para que não comprometa a conclusão do vídeo do grupo.
3. Ao final da estratégia o (a)
professor (a) deverá ainda solicitar que os (as) alunos (as) retomem seu registro inicial salvo em seu pendrive na primeira aula e, em seus netbooks, respondam as seguintes perguntas:a) Quais a diferenças entre as danças que você já conhecia e as danças populares que você estudou recentemente?
b) Dentre as danças que você já conhecia e as danças populares estudadas, qual delas você mais gostou de praticar? Por quê?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/08/2011
Quatro estrelasòtima,