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Educação Física e Yoga: possibilidades de auto-conhecimento - UCA

 

02/08/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a Yoga, sua história e manifestações atuais;
  • Pesquisar sobre as tendências da prática da Yoga possíveis de serem vivenciada nas aulas de Educação Física;
  • Registrar as sensações e percepções da Yoga praticada;
  • Montar um slide, com as imagens e/ou outros registros da turma feitos durante a prática da Yoga.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos / Total: 500 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Apresentação da Yoga

1. Apresentar um vídeo sobre Yoga,  com o objetivo de  sensibilizar a turma para o seu estudo e prática.

Sugestão de vídeo sobre Yoga.

video yoga 1   http://www.youtube.com/watch?v=Ht9I4G9RxRw, acesso em 19/06/2011

 

2. Solicitar que os alunos, a partir do vídeo, escrevam suas primeiras percepções sobre a Yoga  em seus netbooks pelo KWord (Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos). Este texto deve ser salvo em seus pendrives em pasta denominada Yoga, dentro da pasta da disciplina de Educação Física.

Esclarecer que este texto será complementado no decorrer das próximas aulas e constituirá nosso portfólio digital: Portfólio de Yoga. Para orientar a escrita do texto eles (as) responderão as perguntas:

a) O que você percebeu sobre a Yoga a partir do vídeo;

b) Você já praticou, ou teve alguma experiência com Yoga? Qual?

3. Em seguida o (a) professor (a) organizará a turma em roda onde todos estarão sentados. Ele (a) deverá conduzir a turma para um diálogo aberto, e cada aluno (a) terá oportunidade de apresentar suas respostas à turma.

Aula 2. Pesquisa sobre a Yoga

O (a) professor (a) fará uma contextualização da Yoga nas culturas do mundo (exposição verbal). Deve ficar claro que se trata de uma manifestação cultural do Oriente. Deve-se destacar também, que, apesar de ser uma forma cultural milenar, a Yoga ainda é pouco conhecida e praticada pela maioria dos brasileiros.

1. Pesquisa coletiva: em grupos de cinco (ou seis) componentes, os (as) alunos (as) pesquisarão sobre origem da Yoga e as formas que ela é praticada atualmente no Brasil.

Perguntas orientadoras da pesquisa:

a) Qual país e continente originou a Yoga?

b) Quais as formas de manifestações da Yoga presentes em nosso país?

2. A pesquisa será iniciada nesta mesma aula e deverá ser concluída como atividade de retorno à escola (contra turno) e/ou como tarefa de casa em grupo. O (a) professor (a) informará  que os dados da pesquisa serão socializados na terceira aula subsequente.

Sugestão de referencial teórico para o (a) professor (a):

Livro digital de Ana Borella, et. all.: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=BPjKHKTJe1wC&oi=fnd&pg=PA9&dq=yoga+tend%C3%AAncias&ots=tOmrVsBqQ3&sig=K7XZQk_6pGmH3n8bb-2G0hD69MI#v=onepage&q=yoga%20tend%C3%AAncias&f=false, acesso em 19/06/2011

Aula 3 e 4- Início da prática da Yoga: a meditação

Caso não seja praticante da Yoga, o (a) professor (a) deve destacar que, como professor (a) de Educação Física, respeita os fundamentos filosóficos dessa prática e tem clareza que não será possível que eles (as) se apropriem de todo fenômeno social que representa a Yoga, dados os limites espaciais e temporais das aulas na escola. Mesmo assim, informar aos (as) alunos (as) que ela será estudada como forma da cultura oriental, vivenciando sua proposta de auto-conhecimento, ciente de que ela não se restringe à "ginástica".

1. Dinâmica da Concentração. O (a) professor (a) organizará a turma em roda, e todos deverão estar sentados. No centro da roda será colocada uma pequena chama de fogo (Ex. um vela). Os (as) alunos (a) deverão se concentrar na chama, aumentando a intensidade da concentração aos comandos do (a) professor (a) e/ou ao som de uma música bem suave ao fundo.

 

vela acesa

Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 22/07/2011

 

O (a) professor (a) conduzirá uma conversa na roda, para que cada um que queira falar, possa expressar o que sentiu e/ou esclarecer dúvidas. 

a) Você conseguiu se concentrar, sim, não? Tente dizer por quê?

b) Quais as sensações que você percebeu durante a dinâmica? (sons externos, sons do próprio corpo, movimento estático, etc)

Sugestão de música de fundo:

http://www.youtube.com/watch?v=psCdIeIfrtA&feature=related, acesso em 19/06/2011

Antes de encerrar a aula, os (as) alunos (as) registrarão as respostas no Portfólio Digital em construção.

 

2. Dinâmica da Meditação: Em espaço adequado, o (a) professor (a) conduzirá uma dinâmica de meditação chamada "meditação para silenciar a mente". Objetivo: perceber seu corpo nesse processo e se (re) conhecerem no movimento do silêncio.

Sugestão de vídeo explicativo da dinâmica:

meditação  http://www.youtube.com/watch?v=kr5gTVsAWVA&feature=related, acesso em 19/06/2011

 

O (a) professor (a) permitirá que eles (as) falem um pouco sobre o que sentiram, a partir das seguintes perguntas:

a) Você conseguiu "silenciar a mente"?;

b) Quais as sensações que prevaleceram em você?

Antes de encerrar a aula, os (as) alunos (as) registrarão essas respostas no Portfólio Digital em construção.

 

Aula 5. Socialização dos dados da pesquisa sobre Yoga

1. Cada grupo irá apresentar para turma os resultados de sua pesquisa. A forma de apresentação poderá ser feita via exposição verbal com um membro do grupo como expositor principal, enquanto os demais membros poderão complementar e/ou responder dúvidas.

2. Após a apresentação e esclarecimentos de dúvidas,  a turma escolherá, dentre as modalidades de Yoga apresentadas, três modalidades para vivenciarem nas próximas aulas.

Obs.: O (a) professor (a) também deverá sugerir alguma modalidade não contemplada pelas pesquisas dos (a) alunos (a), já que existem diferentes tendências de Yoga no mundo.

 

Aulas 6, 7 e 8: Vivência das modalidades de Yoga

1. O (a) professor (a) deve esclarecer que todas as modalidades de Yoga vivenciadas terão aspecto introdutório. Os (as) alunos (a) interessados poderão buscar mais conhecimentos fora da escola e nas referências estudadas nas aulas.

2. Todas as atividades serão registradas com fotos, para que no final os grupos organizem-nas em forma de slides.

Exemplo de modalidades que poderão surgir da pesquisa:

Yoga terapêutica:

yoga terap   

Disponível em: Google Imagens, acesso em 22/07/2011

Sugestões de sites:

http://www.espaco-vida.com/Yoga/yogaterapia.html, acesso 19/06/2011

http://books.google.com.br/books?id=rH0YCWR2gGEC&pg=PA33&dq=yoga+terap%C3%AAutica&hl=pt-BR&ei=147-TaRPyezSAY2Y5b4D&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDMQ6AEwAA#v=onepage&q=yoga%20terap%C3%AAutica&f=false, acesso 19/06/2011

 

Sugestões de vídeos:

  http://vimeo.com/833854, acesso 19/06/2011

  http://www.youtube.com/watch?v=UEGcJfcyqeA, acesso em 19/06/ 2011

 

 

Hatha Yoga:

hatha yoga

Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 22/07/2011

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hata-ioga, acesso 19/06/2011

http://books.google.com.br/books?id=3kWqPibhkmMC&pg=PA1&dq=hatha+yoga&hl=pt-BR&ei=N47-Tbn5CuTx0gHm5LG3Aw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDoQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false, acesso 19/06/2011

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=ITckXuR-cj8, acesso 19/06/2011

http://www.youtube.com/watch?v=OsLKjPUgowg&feature=related, acesso 19/06/2011

 

Aula 9 e 10: Montagem dos slides e conclusão do Portfólio Digital de Yoga

1. O (a) professor (a) pedirá que os (as) alunos (as) reúnam nos grupos das pesquisas. Estes devem organizar as imagens registradas nas aulas na forma de apresentação de um único slide. Para tanto, utilizarão o recurso de visualização de imagens e montagem de slides dos seus netbooks (Ex: Aplicativo Gwenview do Linux Metasys).

2. Cada grupo apresentará para turma o slide.

3. Posteriormente, eles (as) salvarão o slide em formato de imagem para que, em seguida, colem na primeira página do Portfólio digital. Este, agora concluído, receberá os nomes dos grupos, e será enviado por email para o (a) professor (a) (Metasys> favoritos>navegador de internet).

4. Ao final da estratégia, o (a) professor (a) poderá fazer uma última roda de conversa para que os (as) alunos (a) avaliem todas as vivências e aprendizados que esta estratégia de ensino possibilitou.

Recursos Complementares
Avaliação

1) O Portfólio Digital de Yoga será um importante recurso para avaliação, dado que possui registros de todo processo vivenciado

2) Os (as) alunos (as), organizados em roda, poderão ainda responder as seguintes perguntas para o(a) professor (a):

a) O que foi mais significativo para você vivenciando a Yoga na escola? Por quê?

b) Houve alguma mudança na compreensão de palavras como: corpo, meditação, concentração, autoconhecimento.

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