Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O taylorismo e a organização do trabalho na sociedade capitalista industrial - UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar e caracterizar o taylorismo como método de organização do sistema de produção adotado nas sociedades capitalistas industrializadas.

Compreender os impactos do taylorismo nas sociedades industrializadas, particularmente para os trabalhadores no sistema de fábrica.

Reconhecer a presença de princípios tayloristas na atualidade, em diferentes atividades do cotidiano.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de industrialização entre os séculos XVIII e XX.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

 

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA ( Um Computador por Aluno).

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

 

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop)
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 Atividades UCA ESEBA

I- Frederick Winslow Taylor e a chamada "Administração Científica do Trabalho"

 

1- Quem foi Frederick Winslow Taylor

Iniciar as atividades desta aula propondo aos alunos uma consulta à biografia de Taylor, para um primeiro contato dos alunos com a vida e obra do administrador.

 Taylor

Fonte: http://n.i.uol.com.br/educacao/klick/2053/images/acbfk52.jpg. Acesso em 14 de Junho de 2011 

Roteiro de Atividades:

a. Utilizando o computador e a internet, os alunos devem acessar links que tragam a biografia de Taylor. Abaixo, algumas indicações:

http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,2053-biografia-9,00.jhtm

 http://www.infoescola.com/biografias/frederick-taylor/

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1102.html

b. Após uma leitura atenta da biografia, os alunos devem organizar, no editor de texto do computador, uma síntese com as principais informações sobre Frederick Winslow Taylor, as quais sejam relevantes para a compreensão do seu método de administração do trabalho.

c. Em seguida, o professor deve orientar os alunos a socializarem essas primeiras informações, apontando alguns deles para a leitura e comentários sobre as suas anotações.

 

2- Os princípios básicos do Taylorismo

A proposta para esta aula é que os alunos realizem um trabalho de leitura, sistematização, debate e socialização das principais características do que ficou conhecido como TAYLORISMO. 

Roteiro de Atividades:

a. Utilizando o computador e a internet, os alunos devem acessar links que tragam textos que permitam a compreensão sobre princípios fundamentais do taylorismo.

Texto 1:  Frederick Winslow Taylor: O senhor do tempo, assinado por Cássio Starling Carlos. Confira, abaixo, um trecho do texto: 

"Pioneiro da consultoria empresarial, ele fez a alegria dos patrões e a tristeza dos operários. Depois de Frederick Taylor e seu implacável cronômetro, o mundo nunca mais trabalhou do mesmo jeito.

(...) Não demorou para que Taylor entrasse em conflito com seus subordinados, teimando em exigir deles um esforço acima do habitual. Em 1881, ele realizou seu primeiro “estudo de tempo” (que, no futuro, se tornaria a base de seu método). Taylor observou e cronometrou as atividades dos trabalhadores, iniciando sua busca pelo one best way (o “melhor jeito de fazer”), envolvendo desde as ferramentas até o treinamento dos operários."

Texto disponível na íntegra em:http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml

Texto 2:  Taylorismo, por  Thais Pacievitch. Leia um excerto:

"A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.

Algumas caracteristicas do Taylorismo:

- Racionalização da produção.
- Economia de mão-de-obra.
- Aumento da produtividade no trabalho.
- Corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.
- Acabar com qualquer desperdício de tempo.

Desde então, e cada vez mais, tempo é uma mercadoria, e o trabalhador, que ”vende” sua mão-de-obra, portanto, seu tempo, tem a incumbência de cumprir com suas tarefas no menor tempo possível, para que possa produzir mais e mais."

Texto disponível na íntegra em: http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/

 b. Após a leitura atenta destes textos, na íntegra, os alunos devem iniciar um trabalho de sistematização, por escrito, dos princípios básicos do taylorismo. Por ser um primeiro contato com o tema, devem anotar não apenas o que consideram ser as ideias centrais de Taylor, mas também as dúvidas e questionamentos que as leituras suscitaram para que, posteriormente, possam debatê-las com os colegas e o professor.

c. A partir do primeiro contato com as ideias de Frederick WinslowTaylor, a proposta é que os alunos aprofundem os seus estudos fazendo a leitura do livro abaixo indicado, particularmente as seguintes partes:

  • Introdução
  • Em busca do homem-boi
  • O soldado do trabalho
  • Taylorismo e Resistência Operária

Livro O que é taylorismo  

RAGO, Luzia M. e MOREIRA, Eduardo F. P. O que é taylorismo. São Paulo: Brasiliense, 1984, 110 p.

 

Fichamento

 

  • Caro professor, no desenvolvimento da atividade, oriente os alunos a fazerem uma boa leitura dos itens indicados acima, da página 7 à página 55, organizando as ideias centrais em um fichamento
  • Sugere-se, inicialmente, uma consulta ao link abaixo indicado, do site Brasil Escola, para que discutam e que anotem, no editor de texto do computador, as características principais de um fichamento. A partir das orientações contidas na fonte, os alunos deverão realizar a atividade proposta.

 

 Brasil escola

  http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fichamento.htm

 

  d. Depois da leitura e fichamento do livro "O que é taylorismo", promova um debate entre os alunos, para a discussão das ideias centrais dos autores sobre os princípios fundamentais do taylorismo.

Debate

Para orientar o debate entre os alunos, o professor pode levantar algumas questões relevantes, como:

a. Citar e comentar os "princípios básicos da Administração Científica" formulados por Taylor e abordados no livro, entre as páginas 20 e 24.

b. De acordo com os princípios definidos por Taylor, devia haver uma separação entre trabalho de concepção e trabalho de execução. Comentar sobre o que entenderam sobre isto e como se posicionam em relação a este princípio.

c. Refletir sobre a denominação "soldado do trabalho" atribuída pelos autores ao protótipo ideal de trabalhador segundo o taylorismo.

d. Comentar sobre a resistência dos operários em relação à aplicação dos princípios tayloristas na indústria.

 

II- O taylorismo sob o ponto de vista dos trabalhadores

 Vídeos UCA ESEBA

1-  A resistência dos trabalhadores ao taylorismo foi tratada pelos alunos no debate sobre o livro "O que é taylorismo". Para aprofundar esta reflexão, a proposta é o trabalho com o vídeo abaixo:

 Video sobre taylorismo

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JZq9a_r4C3M Acesso em 14/06/2011

Orientações para a atividade:

a. Os alunos devem acessar o vídeo "Taylor - Administração Científica" no link indicado acima. Podem esperar carregar na própria página do YouTube ou fazer o download para uma pasta do seu computador.

b. Após assistirem ao vídeo, os alunos devem debater com os colegas as ideias centrais do mesmo, refletindo particularmente sobre as seguintes questões:

  1.  O narrador explica que o taylorismo parte dos seguintes princípios para a organização da produção: 1- Isolamento da tarefa a ser feita; 2- Seleção do trabalhador modelo para a execução da tarefa; 3- Estudo e cronometragem dos movimentos exatos do trabalhador; 4- A partir do estudo anterior, o espaço de trabalho é redesenhado para eliminar movimentos desnecessários e desperdício de tempo; 5- O trabalhador é treinado quanto ao modo melhor e mais eficiente de desempenhar a tarefa. Questão: De acordo com o vídeo, como os trabalhadores reagiram a esta nova organização?

  2. Sob o ponto de vista dos capitalistas, o que representou o sistema de Taylor?

  3. Quais as principais críticas feitas pelos trabalhadores ao sistema criado por Taylor?

c. No debate sobre o vídeo, o professor deve orientar os alunos a relacionarem as questões com o conteúdo do livro trabalhado na atividade anterior. As conclusões devem ser registradas no editor de texto do computador.

 

III- Os princípios tayloristas extrapolam a indústria  

a. Para iniciar esta atividade, peça aos alunos para lerem com atenção os excertos abaixo: 

"A introdução das idéias tayloristas também foi adaptada ao campo do trabalho doméstico e da medicina. Vinculava-se a necessidade das donas de casa e dos médicos otimizarem suas tarefas. Neste contexto, a organização das atividades deveria ser bem planejada a fim de que tudo fosse realizado com eficiência e rapidez. É o chamado controle de tempos e movimentos. Para tudo isso é fundamental a hierarquia e a disciplina.  Isto foi o que predominou na grande indústria capitalista ao longo do século XX, e é um modelo que ainda está bem vivo em algumas organizações, a despeito de todas as inovações.

(...) Hoje na escola percebemos os reflexos do taylorismo no tecnicismo, na fragmentação do ensino, na competição, na hierarquização, na organização do tempo das disciplinas."

Fonte:http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_951/artigo_sobre_reflexoes_sobre_o_taylorismo

 

"Osistema foi implantado com sucesso no início do século nos EUA e logo extrapolou os domínios da fábrica, atingindo outros tipos de empresa, os esportes, a medicina, a escola e até a atividade da dona de casa. Por exemplo, um ferro de passar é fabricado de acordo com os critérios de economia de tempo, de gasto de energia (de eletricidade e da dona de casa, por que não?); a localização da pia e do fogão devem favorecer a mobilidade; os produtos de limpeza devem ser eficazes num piscar de olhos."

Fonte: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/capitalismo-alienao-e-trabalho.html

  

Debate

b. A partir da leitura, promova um debate entre os alunos sobre como os princípios tayloristas estão presentes também fora do espaço da indústria.

 c. Atividade: Produção de Texto

Professor, para a culminância das atividades desta aula, a proposta é a elaboração de um texto dissertativo, no qual os alunos sistematizem as suas conclusões sobre o tema trabalhado.

 Atenção, professor: esta atividade pode ser realizada com a colaboração do professor de Português, que orientará os alunos para a compreensão das principais características de um texto dissertativo.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para os alunos:

A escravidão do relógio chega à alimentação. Disponível emhttp://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=306

Sugestão de leitura para o professor:

Capitalismo, alienação e trabalho, de  Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Disponível em: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/capitalismo-alienao-e-trabalho.html

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, projeção de vídeo, fichamento, produção de texto dissertativo, sistematização de informações e de conclusões sobre o tema da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.