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A Guerrilha de Jefferson Cardim ou A Guerrilha de Três Passos

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O alunos poderão aprender como foi uma determinada reação política a um regime autoritário e as formas de resistência à ele, sejam elas bem sucedidas ou não. É importante também conhecer uma dimensão do passado recente da história do Brasil raramente discutida, vale dizer, militares rebelados contra uma ordem estabelecida que decidem reagir à ela  da forma que julgaram, naquele momento, a mais eficaz. Deve também ser ressaltado, a partir do estudo desse movimento, as formas de ação política presentes em cada momento histórico enfatizando o agir político em lugar da passividade.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

§         Golpe de 1964

§         Ditadura civil militar

Estratégias e recursos da aula

Introdução: O professor deve fazer uma breve introdução recuperando os conhecimentos prévios sobre o golpe de 1964 e o período da ditadura civil militar no Brasil enfatizando o endurecimento do regime militar que impedia quaisquer formas de oposição política.

Desenvolvimento:

Primeira aula:

O professor deverá dividir a turma em grupos que deverão pesquisar os temas abaixo a partir dos sites sugeridos. No entanto, não devem se restringir a eles podendo acrescentar outros a partir de sua própria pesquisa:

GRUPO 1: O que é guerrilha? Os alunos devem pesquisar e explorar a guerrilha como forma de luta política utilizada em vários movimentos de resistência e oposição a um dado regime estabelecido.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha

http://www.infoescola.com/geografia/guerrilha/

http://xoomer.virgilio.it/direitousp/enci/bobbio5.htm

GRUPO 2: O contexto histórico no qual a guerrilha de Jefferson Cardim aconteceu. Os alunos devem explorar o quadro político social por que passava o país que levou a opção pela guerrilha como forma de luta por este grupo especificamente.

http://www.brasilescola.com/historiab/golpe-militar.htm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u14.jhtm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u68.jhtm

GRUPO 3: O que foi o Movimento Nacionalista Revolucionário? Como esse grupo político foi formado e quais eram as suas propostas.

http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-nacionalista-revolucionario.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Nacionalista_Revolucion%C3%A1rio

GRUPO 4: Quem foi Jefferson Cardim? Os alunos devem explorar a personagem política de Jefferson Cardim enfatizando as razões pelas quais ele organizou um grupo político que fez a opção pela guerrilha como forma de luta contra a ditadura civil militar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jefferson_Cardim_de_Alencar_Os%C3%B3rio

GRUPO 5: O Movimento. Os alunos devem explorar os rumos do movimento desfechado por Jefferson  Cardim na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul: sua eclosão, seu desenvolvimento e seu desfecho.

http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_29mar1965.htm

http://www.artigosonline.com.br/a-primeira-acao-de-contraguerrilha-rural-do-governo-militar-no-brasil/

Durante a pesquisa os alunos devem registrar os resultados na forma de um texto jornalístico que será avaliado pelo professor e utilizado em outra aula.

Jefferson Cardim capturado Jefferson Cardim capturado. Foi condenado à 10 anos de prisão.

. Fonte: Manchete,10.04.1965

 

 

 

 

 

 

estação de rádio

Estação da Rádio Difusora. O Manifesto à Nação defendia o programa das Reformas de Base e conclamava a população a dar início a uma insurreição popular a partir do território gaúcho. Fonte: revista Manchete. 10.04.1965.

 

guerrilheiros capturados

Jovens utópicos entusiasmados com o voluntarismo de Jefferson Cardim e de Alberi Vieira dos Santos resolveram segui-los. O resultado foi a prisão de todos e o fim do sonho revolucionário. Fonte: Manchete, 10.04.1965.

 

Segunda aula

O professor deve reunir a turma num seminário para discutir a guerrilha de Jefferson Cardim ou a guerrilha de Três Passos. Cada grupo terá 10 minutos para expor para toda a turma os resultados de sua pesquisa.. Logo depois a turma discutirá, orientada pelo professor a partir dos seguintes temas;

§         A guerrilha é uma forma eficaz de opor resistência à um regime autoritário? Por quê?

§         Porque o Movimento Nacionalista Revolucionário optou pela guerrilha?

§         Qual o propósito do grupo político MNR ao deflagrar a guerrilha?

§         Qual o desfecho a ação guerrilheira? Explique as razões.

Os alunos, após a discussão e como tarefa extra-classe, deverão produzir um texto sobre a guerrilha de Jefferson Cardim ou de Três Passos dando sua opinião individual sobre o movimento: suas opções, seu desenvolvimento e seu desfecho.

Terceira aula:

Os alunos, de posse do material produzido na primeira e segunda aula deverão montar uma primeira página de jornal relativa ao dia da prisão dos guerrilheiros e desmantelamento do movimento: seus principais participantes, seu líder, suas propostas, seu grupo político, seu desenvolvimento e seu desfecho. Todas as informações serão utilizadas de modo a fazer compreender o que foi a Guerrilha de Jefferson Cardim levando em conta que as pessoas que lerão o jornal não tem nenhuma informação sobre o ocorrido. O jornal deverá ser afixado num local apropriado da escola caso haja. Se não houver, deverá ser afixado nas paredes da sala de aula.

Recursos Complementares

Avaliação

Todas as etapas de trabalho serão avaliadas no que diz respeito ao conteúdo, coerência e consistência do conteúdo da redação, participação nos grupos e no seminário e na feitura do jornal como tarefa final. Serão também avaliados os textos jornalísticos produzidos pelos grupos e o texto individual de conclusão do seminário.

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