13/07/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Não é exigido conhecimento prévio específico.
Estratégias:
Recursos:
Atividade 1
Importante: esta proposta de ensino só será proveitosa se os alunos que forem submetidos às atividades tiverem conta em redes sociais de relacionamento. É interessante que tenham conta em pelo menos duas redes sociais para que a proposta atinja o objetivo pretendido. Caso os alunos em sala tenham apenas uma conta ou ainda não tenham uma, seguem sugestões de trabalho:
1. Coloque os alunos para trabalharem em pares ou trios ou quartetos (conforme disponibilidade da turma), distribuindo-os conforme contas nos sites de relacionamento. É necessário que se tenha pelo menos um aluno com alguma conta em cada grupo.
2. Caso a maioria não tenha conta em sites de relacionamento, tire uma aula para ativar contas aos alunos em sites de relacionamento, conforme opção deles.
3. Porventura, se não conseguir que nenhuma das opções acima sejam realizadas, crie sua própria conta em pelo menos dois sites diferentes de relacionamento e trabalhe com os alunos em projeção por meio ou do datashow ou de softwares específicos para tal atividade.
A aula será iniciada pela análise de perfis para a coleta de dados. Os alunos em seus classmates entrarão em dois sites de relacionamentos sociais a fim de coletarem dados e, ao mesmo tempo, emitirem opinião quanto à configuração de perfis nesses locais. Os sites sugeridos são:
A tabela que deverão preencher em relação aos dados é:
(Tabela criada pela professora Walleska B. Silva)
Após o preenchimento da tabela, os alunos terão uma visão abrangente dos perfis em sites de relacionamento.
Atividade 2
Os alunos farão uma pesquisa com a comunidade escolar para saber sobre sua opinião acerca do perfil nos sites de relacionamento: pontos positivos e negativos. Para isso, poderão se organizar conforme ficha abaixo:
(Ficha criada pela professora Walleska B. Silva)
Importante: a pesquisa pode ocorrer no momento do recreio, com os próprios alunos entrevistando a comunidade escolar ou por meio do preenchimento da ficha nas próprias salas de aula, com a autorização dos outros professores.
Por meio da pesquisa, os alunos serão capazes de identificar, entre outros aspectos:
Por meio dessa coleta de dados, os alunos poderão, interdisciplinarmente, elaborar gráficos e montar reportagens e/ou artigos opinativos sobre o perfil em sites de relacionamento sociais. Essa atividade pode ser trabalhada em conjunto com as áreas de Matemática e Filosofia e/ou Sociologia (análise do perfil social). O mais importante é propiciar momentos de debate com os alunos acerca dos dados coletados e suas implicações. O instigante deve ser levar os alunos a uma reflexão sobre:
Assim, ao final da pesquisa, os alunos terão um panorama da comunidade escolar da qual participam sobre o PERFIL EM SITES DE RELACIONAMENTO SOCIAIS e elaborarão textos para evidenciarem os achados. Esses textos podem ser elaborados por meio de diversos gêneros, dentre eles: relatório, reportagem, painel etc.
Atividade 3
Depois de empreendidas as discussões, chegou o momento de os alunos montarem seu próprio perfil. Para tanto, a pesquisa realizada na comunidade escolar, especificamente a pergunta sobre o que poderia ser diferente nos perfis sociais, colaborará decisivamente para a construção do perfil.
Esse perfil deverá ser construído coletivamente com a turma e pode ser postado no blog da sala, por meio de arquivos. O interessante da construção de perfis, no caso específico de uma mesma sala, é propor informações que o coletivo desconheça. Assim, no momento das ideias para a elaboração do perfil, o professor deve ponderar para o perfil ser capaz de despertar o interesse dos colegas da sala para a visualização.
Para leitura do professor:
Os alunos serão avaliados pela capacidade de descrever, listar e comparar as características composicionais, temáticas e estilísticas de perfis sociais. Além disso, é possível empreender uma avaliação acerca das discussões voltadas para as implicações de um perfil social e avaliação do texto final em que os alunos escreverão sobre os achados da pesquisa.
Três estrelas 1 classificações
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14/07/2011
Três estrelasGostei da proposta. Muito interessante. A autora fez uso inteligente do computador. É a cultura digital na escola. Parabéns!