08/07/2011
Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Os principais aspectos que permearam o pensamento de Darcy Ribeiro sobre o Brasil, sobretudo as três matrizes culturaisétnicas que constituíram o povo brasileiro: lusitanos, africanos e indígenas.
O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre a colonização portuguesa no Brasil.
Aula 1
Levar os alunos para a Biblioteca da escola ou para a Sala de Informática e solicitar a eles uma pesquisa sobre a vida e a atuação política de Darcy Ribeiro. Munidos de informações sobre o antropólogo, os alunos deverão criar, conjuntamente, uma peça de teatro sobre a sua história, contemplando assuntos como vida pessoal, ideologia, trajetória político-intelectual, relação com os índios e produção literária. O roteiro deverá ser construído de maneira que os espectadores entendam quem foi Darcy Ribeiro e qual a sua importância para o pensamento social brasileiro.
O roteiro deverá ser criado por toda a turma, mas as atividades dentro da peça deverão ser divididas. Assim, além dos atores, um grupo ficará responsável pela iluminação e o outro pelo som e pela trilha sonora. Também poderá ser criado um grupo para a divulgação do espetáculo. A peça deverá ser apresentada aos demais alunos da escola.
Observações: A aula será destinada à pesquisa e à criação do roteiro. Os ensaios e a apresentação da peça deverão ocorrer fora do horário de aula.
Aula 2: “Matriz lusitana”
Exibir o vídeo Os brasileiros – portugueses, de Marcelo Gomes(parte do filme está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qfps8n3O4Z8&feature=relmfu).
Em seguida, ler com os alunos o poema de Fernando Pessoa, O infante:
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te portuguez.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
A partir das informações veiculadas no vídeo, discutir com os alunos o poema, enfocando as grandes navegações portuguesas e a conquista do Brasil. Acrescentar à discussão outros pontos abordados no filme, como a contribuição portuguesa para a formação da identidade cultural brasileira.
Aula 3:“Matriz indígena”
Ler com os alunos a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, na qual o escrivão relata suas impressões sobre a terra recém-descoberta. A carta poderá ser encontrada em: http://www.portalabel.org.br/attachments/116_A_CARTA_Pero_Vaz.pdf.
Após a leitura, projetar as imagens abaixo:
- Ritual de canibalismo entre os índios Tupinambá. Gravura de Theodore de Bry, 1592. Disponível em: http://www.abrale.com.br/biblioteca/001_1.jpg;
- Índia Tarairiu. Pintura de Albert Eckhout, 1641. Disponível em: http://www.abrale.com.br/biblioteca/001_2.jpg;
- A dança dos Tapuias. Pintura de Albert Eckhout. Disponível em: http://amadeudeprado.files.wordpress.com/2011/04/albert_eckhout-krijgsdans_t_thumb.jpg?w=504&h=291;
Com base na carta de Pero Vaz de Caminha e nas imagens projetadas pelo professor, os alunos deverão redigir, individualmente, um texto sobre a imagem do indígena no imaginário dos colonizadores e dos viajantes naturalistas.
Aula 4: “Os indígenas no Brasil contemporâneo”
Ler com os alunos o texto “Os Brasilíndios”, do segundo capítulo do livroO povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O texto poderá ser encontrado em:
Em seguida, exibir para os alunos o vídeo Índios no Brasil, Episódio 1: “Quem são eles?”, da TV Escola, disponível em:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4935.
Fazer uma roda de discussão e debater com os alunos o modo de vida dos índios no Brasil contemporâneo. É interessante que sejam abordados na discussão temas como: a influência ocidental na cultura indígena; a relação dos indígenas e seus descendentes com a cultura nativa; a discriminação; a construção do arquétipo indígena; o ensino da cultura indígena nas escolas; o direito indígena; a disputa por terras e a incorporação da cultura indígena na identidade cultural brasileira.
Aula 5: “Matriz africana”
Ler com os alunos o texto “Os afro-brasileiros”,do segundo capítulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, disponível em:
Em seguida, projetar o mapa abaixo com o principal circuito do tráfico de escravos no Brasil Colônia, disponível em: http://desafiodahistoriablog.blogspot.com/2011/05/trafico-de-escravos.html
Dividir a classe em grupos. Cada grupo de alunos deverá fazer uma pesquisa aprofundada sobre as principais etnias africanasque aportaram no Brasil escravagista. As principais são:
- Nagô (Yoruba);
- Jejê (Fon, Ewe, Mina, Fanti e Ashanti); e
- Ketu.
Outras informações poderão ser encontradas na página:
http://www.uniblog.com.br/nacoeseaculturadacor/83429/raizes-africanas.html
As pesquisas deverão abordar temas como a cultura do grupo, sua inserção no País e influência para a cultura brasileira. Os alunos deverão priorizar o uso de imagens e material audiovisual na apresentação, que será exibida para o restante da classe. As apresentações poderão ser feitas em PowerPoint ou Slide-show.
Aula 6: “Preconceito Racial”
Após a apresentação dos trabalhos de grupo, propostos na aula anterior, o professor deverá exibir a entrevista com o professor José Jorge de Carvalho, gravada por ocasião da Semana de Consciência Negra, disponível no vídeo:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7260.
Em seguida, fazer uma roda de debate com os alunos e discutir os pontos abordados no vídeo, como o racismo, as cotas raciais e a valorização da cultura afro-brasileira. Relacionar a discussão com o conteúdo apresentado na aula anterior.
Aula 7: “O Brasil crioulo”
Exibir para os alunos os vídeos:
- Tambor de crioula, exibido pela TV Futura, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=H2DNr4qMXq4(Parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=mFLhyKpG4ok&feature=related(Parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=ytSZDgHgRlI&feature=related(Parte 3);
- Afoxé Oyá Alaxé, Recife, Pernambuco (disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ZXzKnf_nMJg&feature=related);
- Mulato calado, interpretação de Clementina de Jesus (disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=p3yoADE05EM&feature=related);
- Manguetown, de Chico Science (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yIjg0mdsqjM);
- Duelo de Mcs, Viaduto Santa Tereza, Belo Horizonte (disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=wPbsJAV9_xQ).
Após a exibição dos vídeos, debater com os alunos a presença de elementos da cultura africana nas manifestações culturais brasileiras (ritmo, linguagem, dança e cultos) e a releitura da cultura negra nas manifestações culturais contemporâneas.
Aula 8: “O Brasil sertanejo”
Apresentar aos alunos a música Boiadeiro, de Luís Gonzaga. A música e a letra estão disponíveis em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/204734/.
Fazer com os alunos uma discussão sobre o sertão: sua origem, suas características ambientais e culturais e as transformações que vêm sofrendo. O professor poderá fundamentar-se no texto “O Brasil sertanejo”,do quarto capítulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro,disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=pt-BR&ei=Q_rsTZjZJ jZ0QHO9MWVAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false.
Em seguida dividir os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma obra literária que apresenta algum aspecto do sertão. Sugerimos que os alunos trabalhem os seguintes temas e obras:
- “Catolicismo popular e sebastianismo”:
Romance d’A pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna (parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=lRXKAP0tchkC&q=romance+da+pedra+do+reino&dq=romance+da+pedra+do+reino&hl=pt-BR&ei=0fvsTY3kEMjh0QGHsPG1AQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CCsQ6wEwAA);
- “O sertão”:
Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa (o livro pode ser encontrado em: http://www.livrosgratis.net/download/167/Grande-Sertao---Veredas.html);
- “Seca e imigração”
Vidas Secas, de Graciliano Ramos (parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=r3QtAAAAYAAJ&q=vidas+secas&dq=vidas+secas&hl=pt-BR&ei=y_zsTeTZAvGy0AHhmaCJCA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDcQ6wEwAA);
- “Cangaço”
Pedra Bonita, de José Lins do Rego (parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=7CVTAAAAMAAJ&q=pedra+bonita&dq=pedra+bonita&hl=pt-BR&ei=7fzsTeXjOKji0QH_stmYAQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=2&ved=0CEAQ6wEwAQ).
Aula 9: “Brasil sertanejo”
Com base na leitura proposta na aula anterior, cada grupo deverá montar uma pequena peça de teatro baseada na narrativa do livro e apresentá-la ao restante da classe.
Aula 10: “O Brasil Caipira”
Ler com os alunos o texto “O Brasil caipira”,do quarto capítulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro,disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=pt-BR&ei=Q_rsTZjZJ-jZ0QHO9MWVAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false.
Em seguida exibir o vídeo institucional da Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SC1Z7t1HO-4.
Com base no texto e no vídeo, debater com os alunos a absorção de elementos da cultura caipira nos centros urbanos. Os alunos deverão discutir sobre a imigração do caipira, a descaracterização de sua cultura local e a folclorização de seus hábitos nas cidades grandes.
- Série Índios no Brasil, da TV Escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&layout=category&option=com_zoo&view=category.
- Série 500 anos do Brasil Colônia, da TV Escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&layout=category&option=com_zoo&view=category
Quadro avaliativo
Aula |
Conteúdo a ser avaliado |
Atividade a ser avaliada |
Critérios de avaliação |
1ª. aula |
Trajetória política e intelectual de Darcy Ribeiro |
Peça Teatral |
|
2ª. aula |
Grandes Navegações e conquista do Brasil |
Debate |
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3ª. aula |
Os índios no imaginário dos colonizadores e viajantes naturalistas |
Redação |
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4ª. aula |
Indígena no Brasil contemporâneo |
Debate |
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5ª. aula |
Diáspora africana para o Brasil escravagista |
Pesquisa e apresentação |
|
6ª. aula |
Preconceito racial |
Debate |
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7ª. aula |
Cultura afro-brasileira |
Debate |
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8ª. e 9ª. Aulas |
O sertão |
Peça teatral |
Envolvimento e participação |
10ª. aula |
A folclorização da cultura caipira |
Debate |
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