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O Brasil no pensamento de Darcy Ribeiro

 

08/07/2011

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os principais aspectos que permearam o pensamento de Darcy Ribeiro sobre o Brasil, sobretudo as três matrizes culturaisétnicas que constituíram o povo brasileiro: lusitanos, africanos e indígenas.

Duração das atividades
Dez aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre a colonização portuguesa no Brasil.

Estratégias e recursos da aula
  • Darcy Ribeiro: trajetória

 

Aula 1

 

Levar os alunos para a Biblioteca da escola ou para a Sala de Informática e solicitar a eles uma pesquisa sobre a vida e a atuação política de Darcy Ribeiro. Munidos de informações sobre o antropólogo, os alunos deverão criar, conjuntamente, uma peça de teatro sobre a sua história, contemplando assuntos como vida pessoal, ideologia, trajetória político-intelectual, relação com os índios e produção literária. O roteiro deverá ser construído de maneira que os espectadores entendam quem foi Darcy Ribeiro e qual a sua importância para o pensamento social brasileiro.

 

O roteiro deverá ser criado por toda a turma, mas as atividades dentro da peça deverão ser divididas. Assim, além dos atores, um grupo ficará responsável pela iluminação e o outro pelo som e pela trilha sonora. Também poderá ser criado um grupo para a divulgação do espetáculo. A peça deverá ser apresentada aos demais alunos da escola.

 

Observações: A aula será destinada à pesquisa e à criação do roteiro. Os ensaios e a apresentação da peça deverão ocorrer fora do horário de aula.

 

  • Formação do povo brasileiro: matrizes culturais étnicas

 

Aula 2: “Matriz lusitana”

 

Exibir o vídeo Os brasileiros – portugueses, de Marcelo Gomes(parte do filme está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qfps8n3O4Z8&feature=relmfu).

 

Em seguida, ler com os alunos o poema de Fernando Pessoa, O infante:

 

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. 
Deus quis que a terra fosse toda uma, 
Que o mar unisse, já não separasse. 
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente, 
Clareou, correndo, até ao fim do mundo, 
E viu-se a terra inteira, de repente, 
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te portuguez. 
Do mar e nós em ti nos deu sinal. 
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. 
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

 

A partir das informações veiculadas no vídeo, discutir com os alunos o poema, enfocando as grandes navegações portuguesas e a conquista do Brasil. Acrescentar à discussão outros pontos abordados no filme, como a contribuição portuguesa para a formação da identidade cultural brasileira. 

 

Aula 3:“Matriz indígena”

 

Ler com os alunos a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, na qual o escrivão relata suas impressões sobre a terra recém-descoberta. A carta poderá ser encontrada em: http://www.portalabel.org.br/attachments/116_A_CARTA_Pero_Vaz.pdf.

 

Após a leitura, projetar as imagens abaixo:

 

Ritual de canibalismo

- Ritual de canibalismo entre os índios Tupinambá. Gravura de Theodore de Bry, 1592. Disponível em:  http://www.abrale.com.br/biblioteca/001_1.jpg;

India Tarairiu 

 

- Índia Tarairiu. Pintura de Albert Eckhout, 1641. Disponível em: http://www.abrale.com.br/biblioteca/001_2.jpg;

 

A dança dos Tapuias 

 

- A dança dos Tapuias. Pintura de Albert Eckhout. Disponível em: http://amadeudeprado.files.wordpress.com/2011/04/albert_eckhout-krijgsdans_t_thumb.jpg?w=504&h=291;

  

Com base na carta de Pero Vaz de Caminha e nas imagens projetadas pelo professor, os alunos deverão redigir, individualmente, um texto sobre a imagem do indígena no imaginário dos colonizadores e dos viajantes naturalistas.

 

Aula 4: “Os indígenas no Brasil contemporâneo”

 

Ler com os alunos o texto “Os Brasilíndios”, do segundo capítulo do livroO povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O texto poderá ser encontrado em:

http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=ptBR&ei=2vHnTcL3OeTr0gHun8XpDA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDEQ6wEwAA#v=onepage&q&f=false.

 

Em seguida, exibir para os alunos o vídeo Índios no Brasil, Episódio 1: “Quem são eles?”, da TV Escola, disponível em:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4935.

 

Fazer uma roda de discussão e debater com os alunos o modo de vida dos índios no Brasil contemporâneo. É interessante que sejam abordados na discussão temas como: a influência ocidental na cultura indígena; a relação dos indígenas e seus descendentes com a cultura nativa; a discriminação; a construção do arquétipo indígena; o ensino da cultura indígena nas escolas; o direito indígena; a disputa por terras e a incorporação da cultura indígena na identidade cultural brasileira.

 

 

Aula 5: “Matriz africana”

 

Ler com os alunos o texto “Os afro-brasileiros”,do segundo capítulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, disponível em:

http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=ptBR&ei=2vHnTcL3OeTr0gHun8XpDA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDEQ6wEwAA#v=onepage&q&f=false.

 

Em seguida, projetar o mapa abaixo com o principal circuito do tráfico de escravos no Brasil Colônia, disponível em: http://desafiodahistoriablog.blogspot.com/2011/05/trafico-de-escravos.html

Mapa tráfico negreiro 

 

 

Dividir a classe em grupos. Cada grupo de alunos deverá fazer uma pesquisa aprofundada sobre as principais etnias africanasque aportaram no Brasil escravagista. As principais são:

- Nagô (Yoruba);

- Jejê (Fon, Ewe, Mina, Fanti e Ashanti); e

- Ketu.

 

Outras informações poderão ser encontradas na página:

http://www.uniblog.com.br/nacoeseaculturadacor/83429/raizes-africanas.html

As pesquisas deverão abordar temas como a cultura do grupo, sua inserção no País e influência para a cultura brasileira. Os alunos deverão priorizar o uso de imagens e material audiovisual na apresentação, que será exibida para o restante da classe. As apresentações poderão ser feitas em PowerPoint ou Slide-show.

 

Aula 6: “Preconceito Racial”

 

Após a apresentação dos trabalhos de grupo, propostos na aula anterior, o professor deverá exibir a entrevista com o professor José Jorge de Carvalho, gravada por ocasião da Semana de Consciência Negra, disponível no vídeo:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7260.

 

Em seguida, fazer uma roda de debate com os alunos e discutir os pontos abordados no vídeo, como o racismo, as cotas raciais e a valorização da cultura afro-brasileira. Relacionar a discussão com o conteúdo apresentado na aula anterior.

 

  • Os Brasis

 

Aula 7: “O Brasil crioulo”

 

Exibir para os alunos os vídeos:

 

- Tambor de crioula, exibido pela TV Futura, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=H2DNr4qMXq4(Parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=mFLhyKpG4ok&feature=related(Parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=ytSZDgHgRlI&feature=related(Parte 3);

 

- Afoxé Oyá Alaxé, Recife, Pernambuco (disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXzKnf_nMJg&feature=related);

 

- Mulato calado, interpretação de Clementina de Jesus (disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=p3yoADE05EM&feature=related);

 

- Manguetown, de Chico Science (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yIjg0mdsqjM);

 

- Duelo de Mcs, Viaduto Santa Tereza, Belo Horizonte (disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=wPbsJAV9_xQ).

 

Após a exibição dos vídeos, debater com os alunos a presença de elementos da cultura africana nas manifestações culturais brasileiras (ritmo, linguagem, dança e cultos) e a releitura da cultura negra nas manifestações culturais contemporâneas.

 

 

Aula 8: “O Brasil sertanejo”

 

Apresentar aos alunos a música Boiadeiro, de Luís Gonzaga. A música e a letra estão disponíveis em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/204734/.

 

Fazer com os alunos uma discussão sobre o sertão: sua origem, suas características ambientais e culturais e as transformações que vêm sofrendo. O professor poderá fundamentar-se no texto “O Brasil sertanejo”,do quarto capítulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro,disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=pt-BR&ei=Q_rsTZjZJ jZ0QHO9MWVAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false.

 

Em seguida dividir os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma obra literária que apresenta algum aspecto do sertão. Sugerimos que os alunos trabalhem os seguintes temas e obras:

- “Catolicismo popular e sebastianismo”:

Romance d’A pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna (parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=lRXKAP0tchkC&q=romance+da+pedra+do+reino&dq=romance+da+pedra+do+reino&hl=pt-BR&ei=0fvsTY3kEMjh0QGHsPG1AQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CCsQ6wEwAA);

 

- “O sertão”:

Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa (o livro pode ser encontrado em: http://www.livrosgratis.net/download/167/Grande-Sertao---Veredas.html);

 

- “Seca e imigração”

Vidas Secas, de Graciliano Ramos (parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=r3QtAAAAYAAJ&q=vidas+secas&dq=vidas+secas&hl=pt-BR&ei=y_zsTeTZAvGy0AHhmaCJCA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDcQ6wEwAA);

 

- “Cangaço”

Pedra Bonita, de José Lins do Rego (parte do livro está disponível em: http://books.google.com.br/books?id=7CVTAAAAMAAJ&q=pedra+bonita&dq=pedra+bonita&hl=pt-BR&ei=7fzsTeXjOKji0QH_stmYAQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=2&ved=0CEAQ6wEwAQ).

 

 

Aula 9: “Brasil sertanejo”

 

Com base na leitura proposta na aula anterior, cada grupo deverá montar uma pequena peça de teatro baseada na narrativa do livro e apresentá-la ao restante da classe.

 

Aula 10: “O Brasil Caipira”

 

Ler com os alunos o texto “O Brasil caipira”,do quarto capítulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro,disponível em: http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=pt-BR&ei=Q_rsTZjZJ-jZ0QHO9MWVAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false.

 

Em seguida exibir o vídeo institucional da Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SC1Z7t1HO-4.

 

Com base no texto e no vídeo, debater com os alunos a absorção de elementos da cultura caipira nos centros urbanos. Os alunos deverão discutir sobre a imigração do caipira, a descaracterização de sua cultura local e a folclorização de seus hábitos nas cidades grandes.

 

 

Recursos Complementares

- Série Índios no Brasil, da TV Escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&layout=category&option=com_zoo&view=category.

 

- Série 500 anos do Brasil Colônia, da TV Escola. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&layout=category&option=com_zoo&view=category

Avaliação

Quadro avaliativo

 

 

Aula

Conteúdo a ser avaliado

Atividade a ser avaliada

Critérios de avaliação

1ª. aula

Trajetória política e intelectual de Darcy Ribeiro

Peça Teatral

  • Criatividade
  • Conteúdo
  • Envolvimento e participação

2ª. aula

Grandes Navegações e conquista do Brasil

Debate

  • Participação
  • Domínio do conteúdo

3ª. aula

Os índios no imaginário dos colonizadores e viajantes naturalistas

Redação

  • Qualidade do texto
  • Capacidade argumentativa e conteúdo

4ª. aula

Indígena no Brasil contemporâneo

Debate

  • Participação
  • Capacidade argumentativa

5ª. aula

Diáspora africana para o Brasil escravagista

Pesquisa e apresentação

  • Domínio do conteúdo
  • Qualidade da apresentação
  • Participação

6ª. aula

Preconceito racial

Debate

  • Participação
  • Capacidade argumentativa

7ª. aula

Cultura afro-brasileira

Debate

  • Participação
  • Capacidade argumentativa

8ª. e 9ª. Aulas

O sertão

Peça teatral

  • Criatividade
  • Conteúdo,

Envolvimento e participação

10ª. aula

A folclorização da cultura caipira

Debate

  • Participação
  • Capacidade argumentativa

 

 

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