Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brasil e suas relações com o MERCOSUL – UCA.

 

17/08/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Uma região em construção: o Mercosul
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer quais países faz parte do MERCOSUL;
  • Analisar as principais relações comerciais que estes países estabelecem entre si;
  • Entender o que estas relações trazem de benefício e malefício para o País.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia; Formação do território brasileiro; Regiões brasileiras; Continentes e Acordos Comerciais.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical (opcional).

 

Atividade 1 – MERCOSUL

Para iniciar o tema que será abordado durante a aula, o professor irá propor um trabalho em grupo. Para isso, ele irá dividir a turma em seis grupos, o número de alunos em cada grupo irá variar de acordo com o número de alunos em sala, onde cada dois grupos irão pesquisar um tema específico do assunto abordado.

Cada grupo receberá um roteiro para desenvolver a atividade, os quais serão entregues separados para cada grupo. Como cada aluno possui um laptop interligado a internet eles poderão durante o trabalho realizar as atividades em outros espaços fora da sala de aula, como biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.Os roteiros a seguir mostram como os alunos irão trabalhar para o desenvolvimento da atividade.

 

Tema 1 – Países integrantes do MERCOSUL

 

O grupo deverá analisar aspectos como:

 

  • O que é MERCOSUL?
  • Quais países compõem o MERCOSUL?
  • Quais são os objetivos do MERCOSUL?

 

Analisando o mapa abaixo. Disponível em: http://edsonmaiap.wordpress.com/2009/05/17/blocos-economicos/. Acessado em 15/08/2011.

 

Mapa

 

Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poderá usar os seguintes sítios:

 

http://www.suapesquisa.com/mercosul/. Acessado em: 19/06/2011.

http://www.mercosul.gov.br/. Acessado em: 19/06/2011.   

http://www.brasilescola.com/geografia/mercosul-paises-integrantes.htm. Acessado em: 19/06/2011.

http://www.geomundo.com.br/geografia-30146.htm. Acessado em: 19/06/2011.

 

O grupo deverá pensar uma forma criativa para apresentar os resultados da pesquisa para a turma e professor. Lembrando que é necessário ter um mapa para que todos possam visualizar a localização dos países.

 

Tema 2 – Relações comerciais

O grupo deverá analisar aspectos como:

                                          

  • Quais as principais relações comerciais que os países estabelecem entre si?
  • Quais são os princípios do MERCOSUL?

 Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poderá usar os seguintes sítios conforme mostra links e telas abaixo:

 

http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte022.html. Acessado em: 19/06/2011.

Tela Mercosul

 

http://www.mercosur.int/show?contentid=661&channel=secretaria. Acessado em: 19/06/2011.

Sitio Mercosul

 

http://www.geomundo.com.br/geografia-30146.htm. Acessado em: 19/06/2011.

Nova tela sobre Mercosul

 

Para apresentar os resultados da pesquisa o grupo irá criar uma apresentação no Kpresenter do laptop.

  •  Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

 Tema 3 – Pontos positivos e negativos das relações comerciais

O grupo deverá analisar aspectos como:

 

  • Existem vantagens e desvantagens no acordo?
  • Quais as vantagens do MERCOSUL para o Brasil?
  • Quais as desvantagens do MERCOSUL para o Brasil?

 

Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poderá usar os seguintes sítios:

http://www.brasilescola.com/geografia/mercosul.htm. Acessado em: 19/06/2011.

http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/798MSulAlca.html. Acessado em: 19/06/2011.

http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte022.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

Para apresentar os resultados da pesquisa o grupo irá criar uma paródia que retrate os aspectos estudados.

 

Atividade 2 – Apresentação dos trabalhos

Imagem de ilustração

Ao término das atividades propostas anteriormente, os alunos deverão voltar para a sala e iniciar as apresentações. Cada grupo terá cerca de dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.

O professor irá solicitar que os alunos façam anotações sobre o que entenderam do tema abordado pelos grupos.

No intervalo de cada apresentação o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala e solicitar aos alunos que usando suas anotações façam um relatório sintetizando o tema abordado na aula durante as apresentações, para isso os alunos usaram o Kword do laptop. Em seguida encaminhará o relatório por e-mail para o professor.

  •  Passos para acessar o Kword: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

  

Atividade 3 – Analisando o MERCOSUL

Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá dividir a turma em grupos de cinco alunos e solicitar que eles façam uma pesquisa sobre noticiários que falam sobre MERCOSUL e para isso usem seus laptops interligados a internet.

Imagem

Exemplos de notícias:

 

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110617133610&assunto=164&onde=Brasil. Acessado em: 19/06/2011.

 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/gmc-analisa-agenda-para-proxima-cupula-do-mercosul.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/em-visita-a-kirchner-humala-tenta-reforcar-vinculos-com-argentina.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/em-visita-a-paises-do-mercousl-humala-se-reune-com-lugo.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/dilma-afirma-que-parceria-estrategica-liga-brasil-venezuela.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/brasil-e-argentina-aceleraram-liberacao-de-produtos.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/brasil-e-paraguai-dividem-espaco-em-area-conhecida-como-crackolandia-do-mercosul-20110614.html. Acessado em: 19/06/2011.

 

Cada grupo irá fazer a leitura de alguns noticiários que falam sobre o MERCOSUL e analisar o que a mídia traz a respeito deste acordo comercial estabelecido entre alguns países da América Latina.

Após análise destas notícias os grupos irão comparar com o que aprenderam nas aulas sobre o tema.

Feita está análise eles irão construir alguns painéis que deverão conter estes noticiários, informações sobre o MERCOSUL e as análises do grupo sobre este acordo.

Estes painéis deverão ser colados na sala ou na escola para demonstrar o resultado da atividade para todos os alunos e professores.

Ao final da atividade cabe ao professor fazer o fechamento da aula esclarecendo todas as dúvidas que surgirem a respeito do tema estudado.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.mercosul.gov.br. Acessado em: 19/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.

http://www.global21.com.br/mercosul/. Acessado em: 19/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.

http://www.classificadosmercosul.com.br/. Acessado em: 19/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/08/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; criatividade; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.