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1968 no Brasil

 

24/08/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno terá a oportunidade de se familiarizar com os eventos ocorridos no Brasil no ano de 1968 e compreendê-los dentro do contexto histórico brasileiro. O ano foi marcado por intensa oposição e enfrentamento do regime militar que governava o Brasil. Por meio dos eventos apresentados na aula, o aluno poderá estabelecer conexões entre os fatos ocorridos no Brasil e no mundo, e entre a oposição e o regime militar brasileiro.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Para a abordagem do tema proposto na aula, é importante que o professor situe os alunos dentro do contexto histórico do ano de 1968, conteúdo que é normalmente pouco abordado em sala de aula. O professor poderá traçar um breve panorama dos eventos ocorridos neste ano, buscando sempre enfatizar a relação de causa e efeito, que é a marca deste ano, e que fica clara na vasta quantidade de manifestações e protestos que varreram o mundo em 1968. O professor poderá usar os vídeos sugeridos como base para esse exercício de revisão, abordando os seguintes temas: “A guerra do Vietnã” (http://www.youtube.com/watch?v=5QkeuT_l5tY&feature=related , acessado em 1º. jun. 2011); “O Maio francês” (http://www.youtube.com/watch?v=T26TXTB0MQE, acessado em 01 de junho de 2011); “A Primavera de Praga e sua relação com o Bloco Comunista” (http://www.youtube.com/watch?v=-XgxLgnpRYw&feature=related, acessado em 1º. jun. 2011); e “As Manifestações da juventude pelo mundo” (http://www.youtube.com/watch?v=Y2NBjE0rQjE, acessado em 1º. jun. 2011).

A abordagem do conteúdo proposto será realizada a partir de três blocos, cada um correspondendo a uma atividade: Movimento Estudantil, Greves Operárias e Cultura.

Conflitos na França http://media.brainz.org/uploads/2011/03/04b_-_may_1968_2.jpg

Daniel Cohn Bendit http://www.esquerdanova.net/upload/documents/image/22mar1968.jpg

Confronto entre jovens e policiaishttp://1.bp.blogspot.com/_DpM1vBBysMc/SCYRoYJbgiI/AAAAAAAAAJk/8Bqf2-byl4M/s400/MOVIMENTO+DOS+ESTUDANTES+FRANCESES.jpg

 

Invasão dos tanques Russos http://www.nysun.com/pics/7264.jpg

População enfrenta os tanques http://graphics8.nytimes.com/images/2008/10/03/arts/03gall.xlarge1.jpg

Soldados no Vietnam http://www.semperfidelisnoah.com/Lindas%20Webready%20photos/July%2016/SmallVN1-3Plt.CmdrTomKeppenbattlelineinBGThor68.jpg

Protestos http://cla.calpoly.edu/~lcall/111/vietnam-68.gif

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade será desenvolvida em torno do tema “Movimento Estudantil”. O professor deverá discutir a importância da atuação estudantil no Brasil no ano de 1968 a partir de três eventos: o assassinato de Edson Luiz (Trecho da minissérie “Anos Rebeldes” http://www.youtube.com/watch?v=XGiAjysPmAY , acessado em 1º. jun. 2011), a “guerra” da Rua Maria Antônia (http://www.youtube.com/watch?v=bqhdIDPYTnU , acessado em 1º. jun. 2011). Os alunos deverão ser dispostos em círculo e, em seminário mediado pelo professor, deverão debater as circunstâncias de cada um desses eventos. Em seguida, a partir da leitura do texto “Quando o dialogo é a violência” (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302001000400015&script=sci_arttext, acessado em 1º. jun. 2011), o professor deverá propor um debate tratando da questão da transformação da forma como era visto o Movimento Estudantil de 1968 pela opinião pública. A diferença dessa “perda de apoio” pode ser vista nos eventos discutidos ali? Que outros elementos podem ser também citados para essa perda de apoio?

Como tarefa de pesquisa em casa, deverá ser solicitado aos alunos que façam um pequeno texto dissertativo sobre um desses eventos citados, ou sobre a temática do Movimento Estudantil em 1968, acrescentando novas informações ao que já foi tratado em sala de aula.

Edson Luiz http://3.bp.blogspot.com/-_forfJ7PGWw/TZDq3I_c_kI/AAAAAAAABWk/ZfHWLWapFtY/s1600/edson%2Bluis.jpg

Passeata dos Cem Mil http://palavrastodaspalavras.files.wordpress.com/2008/06/1968-passeata-do-cem-mil-rj-sem-credito-1998-009917_pop.jpg

 

Atividade 2

A atividade 2 será desenvolvida em torno do tema das “Manifestações Operárias e das Greves de Contagem e Osasco”, ocorridas em 1968. O professor poderá basear as discussões em torno do vídeo (PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=B-nqv9NYq0s ; PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=40ggLYBWozA&feature=related ; PARTE 3: http://www.youtube.com/watch?v=1dibx-o6SiI&feature=related ; PARTE 4: http://www.youtube.com/watch?v=bbc4DxC3ZS8&feature=related , acessados em 1º. jun. 2011) e do texto “Greves de 1968 em Contagem e Osasco: o ressurgimento do sindicalismo” (disponível em: http://fsmemoriasindical.blogspot.com/2010/10/greves-de-1968-em-contagem-e-osasco-o.html , acessado em 1º. jun. 2011). Em seguida, os alunos deverão elaborar um quadro relacionando as demandas, o contexto e as consequências dos movimentos grevistas de 1968 e de algum movimento grevista da atualidade. É importante que o professor atue no sentido de tornar claras as diferenças de contexto político e de demandas entre os dois períodos.

Como atividade para casa, os alunos deverão pesquisar a ocorrência de movimentos de trabalhadores em sua cidade durante o regime militar. Se possível, deverão levar para a sala de aula recortes de jornal, vídeos, fotos ou entrevistas com pessoas que tenham participado desses movimentos, se houver.

Greve de Contagemhttp://2.bp.blogspot.com/_GUnOHBLXgXA/TL2iA8r761I/AAAAAAAAADc/Mrtq3wKnZug/s1600/Greve-Contagem-1968.JPG

Greve de Osasco http://4.bp.blogspot.com/_fvMmtgX9Xf0/SO7qwrNtRkI/AAAAAAAACXg/T6814J_gmGw/s400/1968+-+Greve+Osasco.jpg

 

Atividade 3

A terceira atividade irá abordar a forma como a Cultura se manifestou contra o regime militar brasileiro, e de que forma foi afetada por ele. Devido à grande diversidade cultural e à vasta produção brasileira no período, o professor deverá fazer uma breve introdução tomando por base o Blog “Cultura 1968” (disponível em: http://cultura1968.blogspot.com/, acessado em 1º. jun. 2011).

A partir desta breve introdução, o professor deverá dividir a turma em grupos de cinco ou seis alunos. Cada grupo deverá discutir, a partir da leitura do texto “As ações do Comando de Caça aos Comunistas (1968-1969)”, disponível em http://www.eeh2008.anpuhrs.org.br/resources/content/anais/1212362230_ARQUIVO_clarissabrasil.pdf (acessado em 1º. jun. 2011), as formas de repressão à cultura brasileira por grupos de extrema-direita. Em seguida a turma deverá reunir-se novamente e o professor deverá mediar um seminário no qual se apresentem as discussões dos grupos. É importante que o professor expanda as conclusões dos alunos para todo o contexto cultural brasileiro.

Como atividade complementar de pesquisa, os alunos deverão levantar peças, filmes e canções que tenham sido censurados durante o regime militar e levar para a sala de aula o resultado dessa pesquisa. Poderá ser pedido, ainda, pelo professor que produzam um pequeno texto dissertativo sobre o tema.

 

Conclusão

No decorrer das atividades, os alunos deverão ser capazes de compreender os eventos do ano de 1968 no Brasil e, mais importante, terem condições de estabelecer relações entre esses eventos e o contexto brasileiro, e ainda a outros eventos ocorridos naquele ano pelo mundo. É importante que os alunos consigam ainda relacionar o ano de 1968 dentro do contexto político autoritário do regime militar e as formas encontradas de estabelecer oposição a ele.

Recursos Complementares

O professor pode acessar os hotsites:

"Educaterra": http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm , acessado em 1º. jun. 2011

"40 anos de 1968": http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL464249-15530,00-ENTENDA+OS+PROTESTOS+DE.html , acessado em 1º. jun. 2011

"Ponteiro 1968": http://www.ponteiro.com.br/mostrad4.php?formano=1968 , acessado em 1º. jun. 2011

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e das atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos poderão ser avaliados ainda a partir da produção de um texto síntese de todo o conteúdo estudado, que poderá ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televisão, de acordo com as condições disponíveis em cada escola. Outra forma de avaliação possível poderá ser por meio da encenação de trechos de uma das peças censuradas levantadas na atividade 3 pelos alunos.

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