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Consumismo e exclusão social no capitalismo - UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e analisar os aspectos que caracterizam a sociedade capitalista como sociedade do consumo.

Compreender o processo de massificação dos padrões de consumo associados à lógica do capital nas sociedades industrializadas.

Identificar situações de desigualdade e de exclusão social nas sociedades capitalistas contemporâneas, refletindo sobre as suas implicações.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é o capitalismo e quais são as principais características das sociedades capitalistas.

O processo de industrialização entre os séculos XVIII e XX.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

 

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Atividades UCA ESEBA

1- Estudo do texto: Consumo e Sustentabilidade

 

Consumo e sustentabilidade

"Nos dias atuais as empresas adquiriram tal capacidade de produzir que, para evitar uma super-oferta de bens que faça os preços caírem ao ponto de comprometer a lucratividade, desenvolveram-se estratégias de obsolescência planejada. Obsolescência planejada é a prática, desenvolvida por empresas, de tornar um produto ou serviço obsoleto, por meio do lançamento de um produto tecnologicamente mais avançado, mas é possível também tornar um produto obsoleto: 1) recorrendo ao fornecimento de peças de reposição, tão dispendiosas, que se torna mais interessante comprar um produto novo; 2) baixando a qualidade dos materiais para encurtar o tempo de vida dos produtos; 3) tornando indisponíveis partes essenciais para inviabilizar a fabricação de um item e/ou o conserto de um produto.

Há ainda o que se chama de obsolescência perceptiva, que é a forma de reduzir a vida útil dos produtos, que ainda são perfeitamente funcionais e úteis, lançando produtos com aparência inovadora e mais agradável, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados e dessa forma, induzem o consumidor à troca.

Nesse sentido cabe questionar a relação com o meio-ambiente dos processos de geração de programas de computador cada vez mais pesados, que acarretam a troca de equipamento de informática, bem como de serviços como a propaganda, designer e moda, que existem como estímulo à aquisição de novos modelos. Debater a relação do consumo com o meio ambiente implica, portanto, debater e criticar as práticas de obsolescência planejada."

(O texto na íntegra está disponível em: http://leonardomesentier.blogspot.com/2010_09_01_archive.html)

 

a. Após a leitura atenta do texto, peça aos alunos que resumam, por escrito, o que entenderam sobre os conceitos de obsolescência planejada e obsolescência perceptiva , dando exemplos extraídos de suas experiências cotidianas.

b. Em seguida, solicite que respondam: os dois conceitos trabalhados no item b estão relacionados ao funcionamento das sociedades capitalistas industriais? De que maneira?

c. Professor, oriente os alunos para que levem aos familiares a reflexão sobre os conceitos trabalhados no item a e que tragam, por escrito, exemplos dos dois tipos de obsolescência para o debate em sala de aula. Esta discussão será enriquecida com o trabalho sobre o vídeo " A História das Coisas".

 

Vídeos UCA ESEBA

 

2- Projeção e debate do Vídeo: A História das Coisas

Título original: The story of stuff

Apresentação: Annie Leonard 

Versão brasileira: Permacultura

Locução: Nina Garcia

Adaptação de texto: Denise Zepter

Direção: Fábio Gavi

 

 Video História das Coisas

Vídeo disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

 

a. Para assistir ao vídeo, oriente os alunos a acessarem o link indicado acima.

DEBATE

b. Após assistirem ao vídeo "História das Coisas", proponha aos alunos um debate acerca de suas ideias centrais, abaixo apontadas:

  1.  A relação entre a produção capitalista e a exploração de recursos naturais.

  2. A relação entre países capitalistas.

  3.  A utilização de químicos tóxicos na produção capitalista e suas consequências para as pessoas e para o ambiente.

  4.  Quem paga o valor real dos produtos no capitalismo? Trabalhar com o exemplo do rádio de 4,99 citado no vídeo: “O metal deve ter sido extraído na África do Sul, o petróleo no Iraque, o plástico produzido na China e talvez o rádio tenha sido montado por uma criança de 15 anos numa fábrica no México. O preço do rádio não paga nem o aluguel do espaço ocupado na prateleira, nem o salário do empregado que vendeu, ou as viagens de navio e caminhão que o rádio fez”. O consumidor não pagou o valor real do rádio. Quem pagou?

  5. "O coração do sistema capitalista é o consumo. A principal identidade das pessoas no capitalismo é a de serem consumidores":

  • Produzir e consumir bens: é o mais importante, está acima de outras coisas essenciais para os seres humanos. 
  • A obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva.
  • O papel da publicidade e da mídia em geral para o consumismo.
  • O consumismo e a produção de lixo.

 c. Após o debate, oriente os alunos a sistematizem as suas conclusões por escrito.

 

3- Elaboração de Folder com imagens e texto relativos ao tema: desigualdade e exclusão social

a. A proposta para esta atividade é  a elaboração de um folder, pelos alunos, no qual façam uma reflexão a respeito do tema "Exclusão e Desigualdade social nas sociedades capitalistas". Para tanto, devem seguir as orientações abaixo:

  • Fazer a leitura de textos que tratam da temática. Sugestão de link para acesso:

Norte e Sul: Desigualdades e Exclusão Social. Disponível em:  http://www.grupoescolar.com/materia/norte_e_sul:_desigualdades_e_exclusao_social.html

  •  Ler com atenção o texto do escritor Frei Betto e depois responder, por escrito, as questões propostas:

 Frei Betto

 

 Endereço (URL) da foto: http://www.cartamaior.com.br/arquivosCartaMaior/FOTO/1/freibettomat.jpg


 

“Somos 6,3 bilhões de habitantes no planeta Terra. Do total de habitantes deste mundo, dois terços vivem, segundo a ONU, abaixo da linha da pobreza. E, desses, 1,2 bilhão sobrevivem com menos de US$ 30 por pessoa ao mês. Morrem, por dia, 24 mil vítimas da fome. Ela ainda é o nosso maior flagelo. Mata 5 milhões de crianças por ano. Os cálculos já foram feitos: bastam US$ 50 bilhões por ano até 2015 para que a fome seja eliminada da face da Terra. Até porque não há excesso de bocas nem falta de alimentos. O planeta produz comida para 11 bilhões! O que há é falta de justiça. Imagine você que, só no Brasil, são desperdiçados, por mês, alimentos que dariam para saciar a fome de 35 milhões das 53 milhões de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Vivemos ainda num estágio pré-humano. Basta dizer que, desde 1940, as guerras mataram 86 milhões de pessoas, a maioria jovens. No ano passado, o mundo gastou US$ 900 bilhões em armas.

Hoje vivemos num mundo injusto, desigual, contraditório. Temos naves espaciais e pesquisas de clonagem de seres humanos, mas ainda convivemos com crianças de rua e a Aids ameaça 25 milhões de africanos. Nossa ciência e nossa tecnologia servem a uma elite, aos 20% da população mundial, residente no Hemisfério Norte, que detêm em mãos 80% da riqueza do planeta. Salva-se o capital em detrimento de vidas humanas. Essa ambição de lucro fez com que alterássemos drasticamente o equilíbrio ambiental. Agora a natureza vinga-se, e não faz distinção entre ricos e pobres.”

( Extraído de. AO ARQUEÓLOGO DO FUTURO. Carta Maior, 2005. Disponível na íntegra em:  http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=8302 )

Questões sobre o texto:

  1.  Qual é o problema denunciado no texto pelo escritor, o qual perdura ainda hoje nas sociedades capitalistas?

  2. Leia a afirmativa: De acordo com o texto, para Frei Betto as sociedades capitalistas, embora tenham ótima produção, não conseguem produzir comida suficiente para todos os habitantes do planeta, por isso ainda há mortes causadas pela fome no mundo. Você concorda com a afirmativa? Justifique sua resposta com argumentos claros.

  3. Para Frei Betto, há uma boa distribuição da riqueza e dos avanços científicos e tecnológicos entre os diferentes grupos sociais no capitalismo? Justifique sua resposta.

  4. Frei Betto afirmou: “Essa ambição de lucro fez com que alterássemos drasticamente o equilíbrio ambiental. Agora a natureza vinga-se e não faz distinção entre ricos e pobres”. O que ele quis dizer com isto? Como você interpreta essas palavras do escritor?

  • Elaborar o folder, conforme modelo abaixo:

 

                                   Folder 1       Folder 2

 Folder elaborado pela aluna Luísa Alvarenga Turini, do 7o ANO/2010, da ESEBA/UFU, em atividade solicitada pela professora Rosilene Tomaz Silva. Para a leitura do texto produzido pela aluna e visualização das imagens com melhor resolução, acessar o link: http://gephiseseba.blogspot.com/

 

  • No modelo, a aluna elaborou o folder utilizando o editor de texto do computador. As imagens foram capturadas no Google Imagens. A impressão foi feita em uma folha de papel sulfite, frente e verso.

  •  Depois do trabalho de elaboração do folder por cada aluno, sobre a temática " Exclusão e Desigualdade Social nas Sociedades Capitalistas", é hora de socializar! Todos devem trocar entre si cada folder elaborado.

  • Professor, a partir da produção realizada por cada aluno e socializada na turma, estimule um debate entre os alunos a respeito das implicações das situações evidenciadas no folder e também das possibilidades de superação das mesmas.

  • Posteriormente, divulgar na escola as produções dos alunos, incentivando a reflexão sobre o tema entre todas as turmas.
Recursos Complementares

Dossie Consumo - Revista Com Ciencia No. 99 - 10/06/2008. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&tipo=dossie

Consumo, descarte e riqueza. Disponível em:  http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=32&id=378

Aula publicada no Portal do Professor: Consumidor, Consumo e Consumismo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7332

Desigualdade Social. Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social.html

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, projeção de vídeo, elaboração de folder.

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