Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Consumidor, Consumo e Consumismo!

 

30/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Suelen Fernanda Machado

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferenças entre consumo e consumismo e o papel que cada um dos cidadãos desempenham para a manutenção do capitalismo no Brasil.
Duração das atividades
3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Como prática social inicial sugerimos a leitura do poema: "Eu, etiqueta" de Carlos Drummond de Andrade.

O poema no formato de áudio encontra-se no seguinte endereço:http://grurinha.multiply.com/video/item/98

O poema está na voz do ator Paulo Autran.

undefined

Neste momento é importante introduzir o tema proposto. O poema cumpre bem esta função. O mesmo será trabalhado com maior profundidade durante a instrumentalização, mas o professor poderá fazer algumas reflexões para perceber a perspectiva dos alunos sobre o assunto em questão. Algumas perguntas e esclarecimentos são importantes:

  • Que tipo de texto acabamos de ler/ouvir? (descritivo, literário, argumentativo)
  • Quem é Carlos Drummond de Andrade?
  • Por que vocês acham que ele escreveu este texto?
  • Qual o significado do título?


Neste momento o professor pode selecionar algumas questões indicadas pelos alunos, sobre o que eles gostariam de saber mais sobre o tema proposto. O foco sugerido é:

  • O que é consumismo e consumo?
  • O que é ser/como podemos nos tornar consumidores conscientes?
  • Quem mais consome na família dos alunos?
  • Quem gerencia as despesas da família e como isto é organizado?

Desvendando conceitos:

Para que se compreenda o sentido de cada conceito (título da aula) o professor pode apresentar, ou pesquisar com os alunos, o significado dos termos no dicionário:

Significados encontrados no dicionário Houaiss (do site: http://www.uol.com.br/)

Consumo:

substantivo masculino
ato ou efeito de consumir;
1 o que se gasta; dispêndio, despesa, consumação.

Consumismo:

substantivo masculino;
1 ato, efeito, fato ou prática de consumir ('comprar em demasia').

Consumidor:

adjetivo e substantivo masculino.
que ou o que consome;
1 que ou aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente.

Textos sugeridos para leitura:

Texto que trata sobre consumo e consumismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo. Acesso em 14/09/2009. 

Texto que trata da influência da mídia nos atos de consumo. Disponível em: http://primeirapauta.com/br/?p=%20111. Acesso em 14/ 09/2009. 

Página que traz definições de consumo e consumismo. Disponível em:http://www. suapesquisa.com/o_que_e/consumismo.htm. Acesso em 14/09/2009. 

Página que traz informações sobre consumo consciente. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/consumo-consciente1.htm. Acesso em 14/09/2009.

Portal do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.portaldomeioambiente.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=365:consumo-responsavel&catid=1060:consumo-responsavel&Itemid=737 Acesso em 14/09/2009.

Critérios para avaliação:

  • Avaliar a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Avaliar a metodologia adota para a pesquisa das palavras;
  • Avaliar a participação dos alunos no decorrer da atividade;

"Jogo do Dicionário":

De posse do texto: Eu, etiqueta (Carlos Drummond de Andrade), os alunos deverão destacar palavras das quais não sabem o significado.

As palavras poderão ser anotadas no quadro-negro.

O professor vai indicando as palavras do quadro que deverão ser conceituadas pelos alunos sem o auxílio do dicionário. O objetivo é que os alunos escrevam no papel qual imaginam ser o significado de tal palavra e aprendam a interpretar no contexto. Para isto sugerimos:

  • ler o parágrafo ou a frase que se encontra a palavra desconhecida e tentar compreendê-la pelo significado no contexto da frase;
  • analisar o pre-fixo, radical e sufixo da palavra;
  • lembrar palavras que sejam sinônima e antônimo.

Depois que todos registrarem os conceitos de cada palavra, deverão ler em voz alta.

Somente depois um dos alunos lê então o significado da palavra encontrado no dicionário, o aluno que acertar o significado vai acumulando pontos.

Obs: quantidade de pontos e regras do jogo poderão ser definidas por professores e alunos.

Critérios para avaliação: Avaliar a participação dos alunos durante a atividade, percebendo principalmente o uso da linguagem verbal/gramatical durante os momentos de expressão oral.

Escrita e Interpretação de texto:

1) Na poesia Eu, etiqueta, Carlos Drummond de Andrade se define de várias formas, entre elas:

  • escravo da matéria anunciada;
  • homem-anúncio;
  • objeto pulsante;
  • artigo industrial;

A partir do que foi discutido sobre consumo e consumismo, descreva de forma sintetizada, qual a relação dessas palavras com os atos de consumo e consumismo.

2) Mais adiante o autor do texto deixa claro que já não é mais "ser, pensante", e que seu nome tem de ser retificado para "coisa, coisante". Que interpretação podemos fazer deste pensamento do autor?

3) No texto o autor também afirma: "Estou, estou na moda". O que siginifica "estar na mod a" para você?  Como a moda contribui para a expansão do capitalismo no Brasil?

4) Ao afirmar estar na moda o a utor conclui: "É duro andar na mo da, ainda que a mod a seja negar minha identida de". Que interpretação podemos fazer desta afirmação?

Critérios para avaliação:

Avaliar a capacidade de interpretação de texto;

Avaliar o uso correto da linguagem e escrita (principalmente uso de verbos/gramática)

A atividade de escrita e interpretação de texto poderá ser discutida em seminário organizado pelo professor. Os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos para discutir as respostas dadas às questões. Após esta discussão deverão selecionar algumas do grupo para apresentar para o grande grupo (seminário).

O professor será o mediador do debate e deverá fazer com as questões sejam refletidas a partir de situações contemporâneas que podem ser percebidas na mídia e/ou no dia-a-dia.

Critérios para avaliação: Avaliar a participação dos alunos durante o debate, percebendo principalmente o uso da linguagem verbal; avaliar a capacidade de síntese dos alunos ; avaliar os critérios e metodologias utilizadas para a apresentação do grupo; avaliar a relação do alunos com o grupo.

Assistir com os alunos a seguinte animação:

Meow

Objetivo

Despertar nos alunos senso crítico no que tange ao consumismo, cultura de massa, globalização e a influência da mídia no comportamento das pessoas.

Descrição do recurso: Curta de animação da década de 1980, produzido por Marcos Magalhães, que discute sobre a questão da invasão da cultura americana e a dependência que isso causa. E como a cultura de massa é utilizada para a dominação e condicionamento sobre nossos próprios desejos de consumo e influenciar no nosso cotidiano.

Sugestão de roteiro para trabalhar o vídeo:

  • Qual mensagem o vídeo pretende passar?
  • Que pessoas eram aquelas que pulavam o muro? Porque será estavam pulando? Estavam fugindo de quê?
  • O que leva o gato a tomar refrigerante? (mídia, globalização, cultura de massa=propaganda)
  • Que características podemos notar na propaganda do refrigerente? (apelo sexual=desejo)
  • Este vídeo foi produzido na década de 80. Que mudanças e fatos históricos estavam ocorrendo em nosso país neste período?
  • Quais as características das pessoas que estão servindo a bebida ao gato?
  • A mensagem passada pelo vídeo pode ser vista como atual nos dias de hoje? Por quê?

Para interpretação do vídeo sugerimos este endereço que apresenta algumas sugestões pedagógicas de uso por professores:http://www.portacurtas.com.br/parecerfilme2.asp?Cod=811#

Solicitar que os alunos procurem conhecer o código do consumidor.

Algumas perguntas podem ser realizadas para instigá-los a procurar seus direitos:

  • Você conhece os seus direitos como consumidor?
  • Já leu o código do consumidor?
  • Você analisa o produto e as formas de pagamento antes de comprar algo?
  • Compra produtos em muitas prestações sem avaliar os juros no custo final?
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meow Animação/simulação
Recursos Complementares

Aulas:

O Consumismo e Cildo Meireles: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2590 acessado em 18/09/2009

Consumo consciente - precisamos realmente de tudo que queremos? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=180 acessado em 18/09/2009

A indústria cultural somos nós. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1367 acessado em 18/09/2009

Avaliação

A avaliação está descrita no decorrer da aula. Mas o professor pode ser valer de outros recursos, tais como: propor a turma que anote todos os gastos do mês de sua família, e no final do mês faça uma análise, junto aos seus familiares do que realmente era necessário e o que foi supérfluo. Esta auto-avaliação do grupo familiar pode contribuir para um planejamento mais eficiente dos gastos da família.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maisa, Barbados - disse:
    alana.linda132@hotmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    eu adorei amei gostei eu achei exelente maravilhoso por que eu quero dar os parabens a esse professor thal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • Katia regina talon, FAETEC , Rio de Janeiro - disse:
    katiaquadros@globo.com

    14/06/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora de Língua Portuguesa e achei a aula magnífica! Estratégias adotadas, orientação perfeitamente didática. Para o professor, uma excelente ferramenta. Obrigada por disponibilizar material tão rico!


  • chandeller, E.E Francisco Ferreria Lopes , São Paulo - disse:
    chandeller.lima@gmail.com

    03/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da aula, bastante diversificada... Pretendo aplicá-la. Só um fato me intrigou bastante. Quando vc clica no endereço ou copia e cola na barra de endereços deste site: http://primeirapauta.com/br/?p=%20111 Ele aparece a página de carrinhos em miniatura do facebook. Censura isto? Pois o artigo parece ser bem interessante. Pois o texto trata da influência da mídia nos atos de consumo. Foi uma coincidência ou ato proposital? Se puderem rever este erro agradeceria. E parabéns pelo trabalho


  • Patrícia Morais, Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado , Bahia - disse:
    patymorais43@yahoo.com.br

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    Simplesmente maravilhoso! É uma ótima ferramenta para os professores. Me ajudou bastante e usarei sempre! Obrigada!


  • karina de oliveira azevedo, Dib Audi , São Paulo - disse:
    koafox@msn.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Pessoal estou no primeiro ano da minha vida como professora e adorei essa aula, já gostava muito desse poema do Carlos Drummond e essa aula deu uma direçao muito bacana para o meu trabalho Parabéns!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.