Identificar os movimentos realizados pela terra em volta do sol e visualizar que quando uma parte da terra é dia a outra é noite.
Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificação, comparação, noção do que seja o dia e a noite.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento- O(a) professor(a) pode utilizar como recurso visual o globo terrestre e nesse momento fazer algumas perguntas ao grupo, tais como:
vocês conhecem este objeto?
Para que serve o globo?Outras questões podem surgir no processo. Para construção da noção do movimento da terra em volta do sol, as crianças desenvolvem atividades com o próprio corpo e elaboram explicações que justificam os dias e as noites.
2º Momento - Desenvolver uma experiência com as crianças no contexto da sala de aula para a identificação dos movimentos de Rotação e Translação e construir uma explicação diante do que estão observando - o globo de um lado fica escuro e do outro claro. A situação e realizada pela criança da seguinte maneira:
girar em torno de si mesma,
elaborar uma explição para argumentar a origem dos dias e as noites
realizar em dupla os dois movimentos de Rotação e translação.
Avaliação
Verificar se as crianças elaboraram explicações para o fenômeno dos dias e das noites, tomando como referência os movimentos de Rotação e Translação.
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